Google Analytics Alternative

O AÇAÍ CABE EM DIETAS DE EMAGRECIMENTO?

quarta-feira, 19 de julho de 2017
O açaí cabe em dietas de emagrecimento?
Sim! A fruta é um importante alimento amazônico com propriedades antioxidantes (Barbosa et al., 2016) e antiiflamatórias, que contribuem para um melhor metabolismo celular. Tais substâncias também são capazes de prevenir o envelhecimento precoce e o câncer, além de fortalecer o sistema imune.

Mas vá com cautela. A polpa com 100g fornece aproximadamente 247 calorias. O açaí é rico em gorduras e se consumido com frutas, granola, mel, xarope de guaraná (e outras extravagâncias como leite condensado e suplementos proteicos) pode fornecer até 1.000 kcal em uma tijela média.

Mesmo assim, por ser uma fruta gordurosa, aumenta a saciedade, o que pode reduzir a compulsão alimentar e contribuir para a perda de peso. Você pode bater a polpa com morangos ou banana, de preferência bem maduros, já que o ideal é não adoçar (ou usar apenas estévia). Evite adicionar açúcar, mel ou xarope de guaraná para ter ainda os benefícios das antocianinas em termos de redução da glicemia, dos níveis de colesterol (Udani et al., 2011).

Açaí reduz acúmulo de proteína beta-amilóide no cérebro
O açaízeiro é uma árvore da região amazônica. Seu fruto (o açaí) é rico em antioxidantes (antocianinas e vitamina C), os quais são muito bem absorvidos assim que chegam ao intestino. Estudos em camundongos, mostram que o tais compostos, disponibilizados como extrato de açaí, podem contribuir para a prevenção de danos oxidativos e muitas doenças, inclusive o Alzheimer já que ajuda a reduzir o acúmulo de proteína beta-amilóide no cérebro. Contudo, a quantidade de antocianinas extraídas do açaí usadas nos estudos envolvendo o cérebro equivale a mais de 1.000 copos de açaí... É por isto que a indústria de nutracêuticos busca extrair os compostos ativos dos vegetais concentrando-os em cápsulas ou outros veículos.

Isto não quer dizer que o açaí não tenha benefício nenhum, mas sozinho não fará milagres. Além disso uma dieta ruim com açaí não surtirá os efeitos positivos esperados. Nem uma dieta ruim com cápsulas de açaí ou de seus compostos ativos.

Dietas inflamatórias (pobres em vegetais, ricas em açúcares, laticínios e carnes - principalmente processadas), inatividade física, estresse e diabetes tipo 2 são fatores de risco importantes para o desenvolvimento do Alzheimer. A modificação destes fatores de risco é mais importante do que uma estratégia isolada. Quanto à alimentação, uma dieta variada e baseada em vegetal ainda é a melhor forma de prevenir doenças, inclusive as neurodegenerativas.

0 comentários:

Postar um comentário