Google Analytics Alternative

AUTOIMAGEM CORPORAL E FELICIDADE.

segunda-feira, 16 de maio de 2016
Autoimagem corporal está fortemente ligada à felicidade

Autoimagem corporal
Para descobrir a relação entre a percepção que as pessoas têm de seus corpos e seu nível de felicidade, ou satisfação geral com a vida, pesquisadores entrevistaram mais de 12.000 adultos nos EUA.


As perguntas foram focadas na personalidade, nas crenças acerca dos relacionamentos românticos, na autoestima, nas características pessoais e no tempo que cada pessoa gasta vendo televisão, um indicador indireto do quanto as pessoas cuidam do próprio bem-estar físico.

"Nosso estudo mostra que a sensação que homens e mulheres têm acerca do seu peso e da sua aparência desempenha um papel importante na satisfação que eles demonstram com suas vidas em geral", disse David Frederick, professor de psicologia na Universidade Chapman e principal autor do estudo.

Autoimagem e relacionamentos
As pessoas insatisfeitas com o seu peso relataram uma satisfação substancialmente menor com suas vidas sexuais, além de uma baixa autoestima geral.

Os resultados também mostraram que as orientações das pessoas em relação aos seus relacionamentos - conhecidas como "estilos de apego" - estão associadas com a forma como elas se sentem acerca dos seus corpos.

Pessoas com um estilo de apego "ansioso" estão frequentemente preocupadas com seus relacionamentos românticos e têm medo de que seus parceiros irão deixá-las.As mulheres com estilos de apego "ansioso" e "medroso" se mostraram mais insatisfeitas com sua aparência e peso.

Importância da aparência para homens e mulheres
Para as mulheres, a satisfação com a aparência foi o terceiro indicador mais forte de satisfação com a vida em geral, atrás apenas da satisfação com a situação financeira e da satisfação com o parceiro romântico.

Para os homens, a satisfação com a própria aparência foi o segundo mais forte indicador de satisfação com a vida, atrás apenas da satisfação com a situação financeira.

"Poucos homens (24%) e mulheres (20%) se sentem muito ou extremamente satisfeitos com o seu peso," disse Frederick. "Estes resultados são consistentes com a ênfase colocada na importância de ser magra para as mulheres e de parecer atlético ou esbelto para os homens. Parece, portanto, que ainda temos um longo caminho a percorrer antes de atingir a meta de [as pessoas se] sentirem realmente felizes com seus corpos."


"Ame o seu corpo" para perder peso.

Auto-imagem corporal
A obesidade aumenta o risco de diabetes e doenças cardíacas e pode reduzir significativamente a expectativa de vida de uma pessoa.

Por isso, não deveria ser surpresa que as pessoas que gostam mais de si mesmas deveriam lutar com maior determinação contra essa condição.

Pesquisadores das universidades Técnica de Lisboa e Bangor fundamentaram essa constatação, em um estudo que mostra que melhorar a autoimagem pode aumentar a eficácia dos programas de emagrecimento com base em dietas e exercícios.

Plano de intervenção comportamental
Os pesquisadores reuniram mulheres com sobrepeso e obesidade em um programa de perda de peso com um ano de duração.

Metade das mulheres recebeu informações sobre saúde em geral, sobre a boa nutrição, gerenciamento do estresse, e a importância de cuidar de si mesmas.

A outra metade participou de 30 sessões semanais em grupo (o plano de intervenção comportamental), onde foram discutidas questões como exercícios físicos, o comer emocional, melhoria da autoimagem corporal, e como reconhecer e superar barreiras pessoais à perda de peso e lapsos da dieta, o chamado efeito sanfona.

Conscientização
As mulheres do plano de intervenção comportamental melhoraram a imagem que tinham do próprio corpo e reduziram suas preocupações com as dimensões e a forma corporal.

Ao contrário do que possa parecer, contudo, mesmo se sentido muito melhores consigo mesmas, elas não se resignaram com seu peso.

Em comparação com o grupo controle, elas foram mais capazes de auto-regular sua alimentação e perderam muito mais peso - em média 7% do seu peso inicial, em comparação com menos de 2% para o grupo controle.

Problemas de imagem corporal
"Problemas de imagem corporal são muito comuns entre as pessoas com sobrepeso e obesidade, muitas vezes levando a padrões mais rígidos de alimentação, que são obstáculos para perder peso," dizem os pesquisadores.

"Nossos resultados mostraram uma forte correlação entre melhorias na imagem corporal, especialmente na redução da ansiedade sobre as opiniões de outras pessoas, e mudanças positivas no comportamento alimentar.

"Com isto, acreditamos que aprender a se relacionar com o próprio corpo de forma mais saudável é um aspecto importante para a manutenção da perda de peso e [isto é algo que] deve ser abordado em todos os programa de controle de peso."

0 comentários:

Postar um comentário