Google Analytics Alternative

CHIA, QUAIS OS BENEFÍCIOS DE CONSUMIR?

quinta-feira, 12 de abril de 2018
Foto: iStock.com/Getty Images

O elevado teor de fibras e proteína vegetal torna a semente de chia perfeita para a dieta. Além disso, ela também ajuda a suprir várias das necessidades nutricionais, pois é rica em cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio, zinco, ácidos graxos poli-insaturados essenciais (como o ômega 3) e quantidades significativas de aminoácidos, fatores que também contribuem para o emagrecimento saudável.

Ômega 3, fibras e proteínas na dieta
“O ômega 3 age combatendo a inflamação causada pelo acúmulo de gordura e auxilia o organismo a controlar o apetite”, explica a nutróloga Alice Amaral, de Juiz de Fora (MG). “Já as fibras tem o papel de proporcionar mais saciedade e regular o trânsito intestinal, retendo o excesso de gordura dos alimentos e detoxificando o organismo através da sua eliminação pelas fezes” complementa. E, por fim, as proteínas são encarregadas de promover um aumento na massa magra, que consequentemente acelera o metabolismo corporal. A quantidade indicada é de 25g de chia ao dia, aproximadamente 1 colher de sopa, que pode ser adicionada em diversos preparos do dia a dia.

Fome sob controle!
Além da grande concentração de fibras, a semente controla o apetite principalmente por ter um efeito mucilaginoso. “Isso faz com que ela absorva e reserve água quando chega ao estômago, intensificando a sensação de saciedade”, explica a nutróloga Alice Amaral. Devido à sua alta capacidade de absorção hídrica – ela aumenta cerca de 12 vezes o seu tamanho, de acordo com a nutróloga – a chia forma um gel no estômago, que faz com que o corpo entenda que já está satisfeito, evitando assaltar a geladeira.

Mas, para obter esse efeito, é preciso aumentar o consumo de água. “A hidratação não é só importante no processo de emagrecimento, ela é fundamental na promoção da saúde física e mental”, realça a profissional. Além de dar saciedade, ajuda o intestino a funcionar melhor e, consequentemente, uma quantidade maior de gordura presente nos alimentos é retida e eliminada pelo organismo.

Fonte: Alto Astral.

0 comentários:

Postar um comentário