Google Analytics Alternative

JUNTO A UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, O CHÁ DE HIBISCO PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017
Você sabia que tomar chá de hibisco pode te ajudar a emagrecer?
Isso porque ele possui propriedades diuréticas que ajudam a desinchar estimulando a produção de urina, que elimina as toxinas do corpo. O hibisco, diferentemente do chá verde, tem um sabor mais agradável e é rico em antioxidantes que previnem doenças do coração e o envelhecimento precoce.

O ideal é que o chá seja preparado com o hibisco original, chamado Hibiscus sabdariffa, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias e drogarias. Além do chá puro, o hibisco também pode adicionado a sucos e vitaminas na alimentação (1).

Também é importante ressaltar que não estou falando aqui de um chá milagroso. Para emagrecer, o chá de hibisco deve fazer parte de uma alimentação de verdade.

Neste artigo, eu irei compartilhar os principais benefícios do chá de hibisco.

Não deixe de ler e compartilhar.

O Que É Chá De Hibisco?
O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa.

A bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras.

Este último efeito ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual há produção de células de gordura, os adipócitos, cujo excesso leva ao acúmulo de gordura no corpo e, consequentemente, ao ganho de peso.

O chá de hibisco também emagrece porque contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar.

Estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol HDL (considerado bom) e a diminuir o colesterol LDL (considerado ruim), triglicerides e a pressão arterial (2).

Principais nutrientes do chá de hibisco incluem ferro, magnésio, fósforo, potássio, ácido fólico e cálcio.

O cálice da flor, utilizado para elaborar o chá de hibisco, contém traços de vitamina B2 (riboflavina), que auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos, e a de vitamina B1 (tiamina). Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular.

Outro flavonoide interessante presente no chá de hibisco é a quercetina que ajuda a proporcionar uma ação diurética e antiinflamatória. Os ácidos orgânicos, como os ácidos cítrico, tartárico e málico, também possuem ação antioxidante e estão presentes em boas quantidades na bebida.
Benefícios Do Chá De HibiscoO Chá De Hibisco É Diurético E Evita O Acúmulo De Gordura

Entre os principais benefícios do chá de hibisco, estão:
Diurético
O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, observou que o flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação.

Evita o acúmulo de gordura
Pesquisas também concluíram que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros, e quanto mais adipócitos, mais gordura acumulada no corpo.

Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen (gordura visceral) e quadris. Ainda não está claro qual é a substância presente na bebida que é responsável pelo benefício. Porém, acredita-se que a ação antioxidante dos flavonoides antocianina e quercetina contribui para reduzir o depósito de gordura.

Outra pesquisa publicada pela Planta Medica, da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, concluiu que o chá age na aldosterona, hormônio secretado pelas suprarrenais e que regula o balanço eletrolítico do organismo favorecendo a ação diurética.

Controla o colesterol
Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine feito com 53 pacientes portadores de diabetes concluiu que o consumo do chá de hibisco ajuda a diminuir colesterol ruim, LDL, e aumenta o colesterol bom, HDL. A bebida diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7% (3).

O mesmo estudo comparou o chá de hibisco com o chá preto e observou que o primeiro é mais eficiente para o combate do colesterol do que o segundo. Isto porque o preto apenas aumentou o HDL, mas diminuiu o LDL. O chá de hibisco também é interessante por ser rico em substâncias com ação antioxidante.

Controla a pressão arterial
Um estudo publicado no Journal of Nutrition concluiu que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. A pesquisa contou com 65 pacientes que tiveram os níveis de pressão arterial reduzidos. Os estudiosos acreditam que alguns flavonoides presentes na bebida proporcionariam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial. A isto se soma o seu efeito diurético, que também ajuda a baixar a pressão.

Como Preparar O Chá De Hibisco Para Emagrecer?
Como tomar o chá de hibisco? Para o preparo do chá de hibisco e para manter as propriedades da flor, deve-se colocar a água para ferver apenas até que ela começa a ferver, então deve-se apagar o fogo. A seguir deve-se acrescentar o hibisco, tampar o recipiente e deixar a bebida repousar por 10 minutos antes de coar e beber.

A proporção correta de hibisco e água é: 2 colheres de sopa de hibisco seco para 1 litro de água em início de fervura.

O ideal é que você tome o chá meia hora antes das principais refeições. Além disso, também pode-se adicionar outras ervas ao chá do hibisco, sendo que você pode tomar o chá com cavalinha, com gengibre ou com canela, pois elas aumentam o efeito diurético e antioxidante do chá. Você até pode tomar chá de hibisco com limão.

E claro, você não deve adocicar a bebida.

O chá deve ser ingerido sem adicionar açúcar para que alcance o efeito esperado e melhores resultados no emagrecimento quando associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.

Além do chá quente e do chá gelado, o hibisco também pode ser adicionado em sucos de frutas ou vegetais. Preparar os sucos é bem simples, basta substituir a água pelo chá de hibisco gelado, batendo juntamente com frutas ou vegetais no liquidificador.

Contraindicações Do Chá De Hibisco
O chá de hibisco está contraindicado em casos de gravidez, para mulheres durante a TPM (porque pode agravar os sintomas) e para pessoas com problema de pressão baixa.

Além disso, o chá de hibisco pode causar alterações hormonais e prejudicar a fertilidade, por isso não é indicado para mulheres que estejam tentando engravidar (4).

Por ter ação diurética, o consumo em excesso do chá de hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta destas substâncias pode levar à desidratação.

O excesso de chá de hibisco também pode causar intoxicação do organismo, alterações da pressão e fraqueza muscular. Por isso, evite exageros.

Mas quando usado corretamente, o hibisco é uma boa estratégia para o emagrecimento, aliado a uma alimentação rica em nutrientes e pobre em açúcares e alimentos processados.

0 comentários:

Postar um comentário