Google Analytics Alternative

NUTRIENTES DA LENTILHA.

quinta-feira, 27 de abril de 2017
Como todo brasileiro, você deve ser fã do feijão. Seja sozinho ou em companhia do arroz, principalmente, ele é uma preferência nacional, Mas que tal variar um pouco e provar as possibilidades gastronômicas oferecidas pelas lentilhas? Não deixe para consumir essa delícia apenas a cada final de ano.

Benefícios das lentilhas vão muito além da sorte
Especialmente consumidas no Réveillon, a crença é de que as lentilhas têm o poder de atrair prosperidade, dinheiro e sucesso. Mas as suas vantagens vão além e, assim como o feijão, contribuem para uma alimentação mais nutritiva e saudável.Prato tradicional no Ano Novo, lentilha oferece uma série de benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Alguns dos principais benefícios da lentilha são a sua capacidade de prevenir elevações no colesterol e a obesidade, além de controlar o diabetes. Ela também ajuda no funcionamento do intestino, melhora a saúde dos ossos e até mesmo colabora para diminuir os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

Tantos benefícios não são mero acaso e podem ser explicados pela sua composição, rica em nutrientes. Das suas fibras, aproximadamente 25% são solúveis. De forma prática, é isso que ajuda a controlar o colesterol. As lentilhas também possuem alto teor de ferro, vitamina B e carboidratos, responsáveis por auxiliar na estabilidade da glicose no sangue.

Feijões x lentilhas
Embora tanto a lentilha quanto o feijão sejam alimentos ricos para o organismo, eles possuem várias diferenças entre si, principalmente nos níveis de concentração de seus componentes.

Na hora de escolher, vale a pena considerar as características de cada um. As comparações a seguir se referem a uma concha média de cada um dos grãos.

Valor calórico: para quem quer uma opção com menos calorias, a lentilha é a melhor opção. São 116 kcal contra 151 kcal do feijão.

Fibras: embora o feijão possua boa concentração de fibras (5,5 g), a lentilha chega a 7,9 g.

Proteínas: as lentilhas também levam vantagem em relação às proteínas. Enquanto o feijão apresenta 5,4 g, elas possuem 9 g.

Magnésio: aqui a quantidade maior pertence ao feijão, com 43 mg, contra 36 mg.

Tipos de lentilhas
Embora a lentilha do tipo marrom seja a mais conhecida pelos brasileiros, ela não é a única. Existem pelo menos outras duas variedades de lentilhas: a verde e a vermelha. Além de variarem na cor, seus sabores também são diferentes.

Lentilha marrom
A mais popular no país, é também que se encontra com maior facilidade. Sua cor varia entre tons mais claros e escuros de marrom e o seu sabor tem um leve toque terroso. O tempo de cozimento costuma ficar entre 20 e 30 minutos

Lentilha verde
Elas podem ser pálidas ou ter uma cor que varia entre tons de verde e marrom. Em relação aos outros dois tipos, seu sabor é mais forte e picante e o tempo para cozinhar é maior, são aproximadamente 45 minutos

Lentilha vermelha
A coloração dessa variedade pode mudar bastante, ficando entre amarelo, laranja e vermelho. Com uma consistência macia, ela oferece ao paladar uma experiência levemente adocicada.

Fonte: Fortissima.

0 comentários:

Postar um comentário