Google Analytics Alternative

FLAVONOIDES.

quinta-feira, 27 de abril de 2017
Os flavonoides são compostos encontrados, principalmente, em frutas e hortaliças. São considerados fitonutrientes, substâncias que protegem a vitalidade das plantas, preservando-as de agressões externas, como insetos, mudanças climáticas, entre outros.

O consumo de alimentos com alto teor de flavonoides apresenta efeitos benéficos ao organismo, por realizar ações importantes à saúde, principalmente devido sua ação antioxidante. Estão divididos em subclasses, sendo elas: flavonas, flavonóis, isoflavonas, flavononas, antocianinas, flavonols, flavonóis.

benefícios dos flavonoides
Antioxidante: pode ajudar no combate aos radicais livres, protegendo as células e prevenindo o envelhecimento precoce.
Anti-inflamatório: podem auxiliar na redução do processo inflamatório comum na obesidade.
Alívio dos sintomas da menopausa: pode ajudar a diminuir a quantidade de ondas de calor em mulheres durante e após a menopausa.
Prevenção do câncer: devido a potente ação antioxidante, pode ajudar a prevenir a formação de alguns tipos de câncer.
Diminuição do risco de aterosclerose (acúmulo de gordura em artérias): o efeito antioxidante pode ajudar a evitar o acúmulo e processo inflamatório das gorduras nas paredes das artérias, reduzindo o risco de enfarte ou AVC.

onde encontrar flavonoides?
Flavonoides podem ser encontrados em diversos alimentos de origem vegetal. Normalmente estão presentes em frutas avermelhadas, vegetais, cereais e sementes:
Uva e vinho tinto, presentes em grande quantidade
Morango
Maçã
Romã
Blueberry
Framboesa
Brócolis
Couve
Cebola
Chá verde
Chá preto
Café
Chocolate amargo
Mel

recomendação de consumo dos flavonoides
Não há recomendação diária exata de flavonoides e a quantidade ingerida varia de acordo com a ingestão de alimentos ricos em flavonoides. Lembrando que para oferecer todos os benefícios para saúde, devem estar associados com uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Fonte: Natue.

0 comentários:

Postar um comentário