Google Analytics Alternative

EVITE BEBIDAS MUITO QUENTES.

quinta-feira, 16 de junho de 2016
Assopre antes de beber
Um grupo de trabalho internacional composto por 23 cientistas convocados pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês) avaliou a carcinogenicidade (potencial cancerígeno) do consumo de café, mate e bebidas muito quentes.

O grupo de trabalho não encontrou indícios sobre os efeitos cancerígenos no consumo de café e nem de mate.

Entretanto, os dados mostram que ingerir bebidas muito quentes (acima de 65º C) provavelmente aumenta o risco de câncer no esôfago.

"Esses resultados sugerem que o consumo de bebidas muito quentes é uma das prováveis causas de câncer no esôfago e que é a temperatura, e não a bebida em si, que aparenta ser responsável por isso", afirmou Cristopher Wild, diretor da IARC.

Bebidas muito quentes
Estudos feitos em países como a China, República Islâmica do Irã, Turquia e América do Sul, onde o chá e o mate são ingeridos tradicionalmente em altas temperaturas (cerca de 70° C), apontam que o risco de câncer no esôfago aumenta com a temperatura em que as bebidas eram consumidas.

Em experimentos envolvendo animais, também houve evidência limitada para a carcinogenicidade de água muito quente.

"Fumar e ingerir bebidas alcoólicas são as principais causas do câncer de esôfago, particularmente em muitos países de alta renda", salientou Wild. "Entretanto, a maioria dos casos da doença ocorrem em partes da Ásia, América do Sul e África Ocidental, onde é comum o consumo de bebidas muito quentes e onde as razões para a alta incidência desse tipo de câncer não são bem compreendidas."

Com base nos dados analisados, a ingestão de bebidas muito quentes foi classificada como possível carcinogênico para humanos (Grupo 2A), embora o grupo reconheça que se trate de "evidência limitada de estudos epidemiológicos que mostraram associações positivas entre câncer do esôfago e o consumo de bebidas muito quentes".

O mate gelado e morno - abaixo de 65º C - não apresentou efeitos cancerígenos nem em experimentos com animais e nem em estudos epidemiológicos.

Café e Mate
O café também foi "liberado", passando da classificação de "possível cancerígeno para humanos (Grupo 2B)", atribuída pela pela IARC em 1991, para o grupo 3, sem risco de causar câncer.

Depois de analisar minuciosamente mais de mil estudos em humanos e animais, o grupo de trabalho concluiu que não há evidências suficientes da carcinogenicidade do consumo de café em geral. Ao contrário, inúmeros estudos vêm mostrando vários benefícios na ingestão das duas bebidas:
Câncer de esôfago

O câncer de esôfago é a oitava causa mais comum de câncer do mundo e uma das principais causas de morte pela doença, com aproximadamente 400 mil óbitos registrados em 2012 - 5% de todas as mortes por câncer.

Não se sabe, e os dados do novo estudo não mostraram, a proporção dos casos de câncer de esôfago, que podem estar ligados à ingestão de bebidas muito quentes.

0 comentários:

Postar um comentário