Google Analytics Alternative

CASTANHAS-DO-PARÁ E SELÊNIO.

quarta-feira, 1 de junho de 2016
Além da quantidade, os tipos de gorduras consumidas são fundamentais para nossa dieta e promoção da saúde. As gorduras insaturadas das castanhas do Pará auxiliam na redução do colesterol LDL e aumento do HDL. Além de todos os nutrientes e boas gorduras, a castanha do Pará, apresenta vitaminas do complexo B e o magnésio que são essenciais para o sistema nervoso, protegendo o cérebro, contribuem para diminuir a ansiedade e melhorar o humor. Mas a ação antioxidante é uma das grandes vantagens de consumir a oleaginosa, já que é rica em selênio, sendo que uma castanha por dia fornece a quantidade recomendada diária do mineral.

Em relação aos minerais antioxidantes os mais ativos no organismo são o zinco e o selênio. O selênio não age diretamente nos radicais livres, mas é parte indispensável de muitas enzimas antioxidantes, como a glutationa peroxidase, ao qual não teriam nenhuma função sem esse mineral. Enzima que impede a formação de radicais livres, bloqueando assim a reação em cadeia antes que ela comece.

Por sua propriedade antioxidante, nas últimas décadas vêm sendo conduzidas investigações para avaliar o papel do selênio na redução do risco de doenças cardiovasculares, estando sua deficiência associada à doenças cardíacas. As pesquisas também sugerem que o mineral possa prevenir contra diversos tipos de câncer.

A recomendação de consumo para adultos é de 55 µg/dia. As principais fontes dietéticas são cereais, castanhas, carnes, peixes e frutos do mar. 

Sugestão? Cookies integral com castanha-do-Para, este biscoito fornece 62% da ingestão diária de selênio em 30g, ele pode ser levado para qualquer lugar: o lanche no trabalho, na faculdade, escola, academia… 
Porção de 30 g (4 Biscoitos)Quantidade%VD(*)
Valor Calórico 124 kcal = 523 kj6
Carboidratos19 g6
Proteínas2,4 g3
Gorduras Totais4,6 g8
Gorduras Saturadas2,0 g9
Gordura Trans0 g**
Fibras Alimentares1,2 g5
Sódio69 mg3
*% Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.
**VD não estabelecido

Por Greice Caroline Baggio Simioni.

0 comentários:

Postar um comentário