Google Analytics Alternative

BOLO DE CACAU E QUINOA.

sábado, 11 de junho de 2016
BOLO DE CACAU E QUINOA
- 3 ovos
- 1 xícara de farinha de arroz integral
- 1/4 xícara de açúcar mascavo

- 1 xícara de farinha de quinoa
- 1 xícara de água morna
- 1/4 xícara de cacau em pó 100%, sem açúcar
- 5 colheres de sopa de farinha de linhaça
- 1 colher de chá de fermento biológico

Preparo: 
Misture os ingredientes um a um, por último acrescente o fermento. Coloque em assadeira untada com óleo de coco e farinha de linhaça e leve em forno pré-aquecido, 180º C, por 25 minutos.

NUTRIENTES DO CACAU
Sabemos que o cacau é rico em antioxidantes e minerais importantes ao bom funcionamento do organismo.
Os flavonoides, especialmente a epicatequina, são as substâncias mais importantes do cacau, apresentando ação antioxidante, que fornece muitos efeitos positivos à saúde, combatendo os radicais livres. Flavonoides que podem reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e câncer, podem ajudar no controle do colesterol ruim e da pressão arterial, contribuindo para diminuir as chances de derrames. O cacau contém magnésio, um dos grandes minerais alcalinos do organismo,  importante para o bom funcionamento dos nervos, músculos e ossos. 

BENEFÍCIOS DA QUINOA
A quinoa (Chenopodium quinua W.) é uma planta orinária dos Andes, alimento importante para os Incas. Porém, ainda pouco presente no prato brasileiro, é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico, por conter aminoácidos essenciais.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o corpo não produz e por isso, devem ser fornecidos na dieta. As principais fontes são os alimentos de origem animal, entretanto a quinoa é uma ótima opção de origem vegetal, pobre em gorduras saturadas e isenta de colesterol, diferente das proteínas de origem animal. Boa fonte protéica para substituição da proteína animal na dieta.

A quinoa contém ainda, vitaminas como a vitamina A, E, e do complexo B, como riboflavina, ácido fólico, tiamina, também é rica em minerais, como o ferro (9,5 mg/100g), zinco, fósforo, potássio, magnésio.

Fonte de gorduras saudáveis, ômega 3 e 6, o grão pode fazer parte da dieta de atletas, antes e depois dos treinos, ela fornece carboidratos, principal substrato energético, e aminoácidos essenciais necessários à formação de massa muscular. Fornece ainda, quantidades altas de carboidratos, sendo boa fonte de energia, possuindo 347 Kcal por 100g, também possui alto teor de fibras, o que favorece o funcionamento intestinal.

Qualquer pessoa pode consumir o grão, por ser rica em proteínas é uma boa opção para os vegetarianos. Idosos também podem incluir no cardápio, pois estimula o fortalecimento do sistema imunológico, pelos minerais e vitaminas que possui. O consumo de quinoa pode melhorar a fadiga e a depressão por ter triptofano, um aminoácido necessário à produção de serotonina.


Por Greice Caroline Baggio Simioni.

0 comentários:

Postar um comentário