Google Analytics Alternative

TELEVISÃO AFETA HÁBITOS ALIMENTARES DAS CRIANÇAS.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Estudo indica que a televisão é o meio mais popular
entre crianças, mais do que internet e videogames
e que elas permanecem, em média,
10 horas por semana assistindo TV
Assistir TV aumenta o consumo de doces e alimentos salgados - em vez de frutas e legumes - entre crianças, inclusive aquelas em idade pré-escolar.

Pesquisadores da University of Michigan e da University of Illinois, nos Estados Unidos, conduziram estudo de três anos usando dados de 423 pais e 354 crianças, com idades entre 2 e 4 anos. Os pais preencheram um questionário sobre os hábitos de seus filhos em relação à TV, ao uso da Internet e de videogames, durante todo o dia e com as suas medidas físicas.
Presente estudo evidencia como a exposição precoce à TV tem impacto sobre o ganho de peso e o desenvolvimento da obesidade mais tarde na vida.

"Estudo capturou um momento na vida das crianças no qual ver TV pode levá-los em direção a maus hábitos alimentares, antes que estes hábitos culminem no aumento acelerado do IMC", diz a professora de comunicação Kristen Harrison, que trabalhou junto à professora de serviço social Janet Liechty, da University of Illinois.

Os pais e cuidadores devem ficar atentos aos hábitos das crianças em fase pré-escolar em relação a ver TV e à alimentação antes que a criança fique com excesso de peso, disse Harrison. A obesidade infantil nos Estados Unidos tornou-se uma prioridade nacional, especialmente entre as crianças com idades entre 2 e 5 anos.

Os pesquisadores analisaram três estilos parentais: restritivos, que limitam o conteúdo da programação que as crianças assistem e o tempo de visualização; instrutivos, que envolvia a comunicação sobre o conteúdo da TV entre pais e filhos; e a co-visão social, que é um método não-crítico e que indica que os pais endossam o conteúdo. Os pais que foram mais rigorosos com o conteúdo e o tempo para assistir TV foram os mais bem sucedidos em mudar os hábitos alimentares da idade pré-escolar, a pesquisa mostrou. Os outros dois tipos de estilos parentais tiveram pouco efeito sobre a alteração dos padrões alimentares pouco saudáveis.

Os resultados indicaram que a TV era o meio mais popular entre as crianças, mais do que a internet e os videogames, elas permanecem mais de 10 horas semanais assistindo TV. Mas quando combinada com outras mídias, a exposição semanal média foi de 18,8 horas. A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças limitem a exposição semanal para 14 horas.

Fonte: Texto e imagem em Isaude, Crianças comem mais doces e alimentos salgados quando assistem televisão. Assistir TV afeta hábitos alimentares de crianças em fase pré-escolar, tornando-as menos propensas a consumir frutas e legumes. Acesso em 15/12/2011.

0 comentários:

Postar um comentário