Google Analytics Alternative

CÂNCER: INFORME-SE, PREVINA.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A incidência de câncer em uma pessoa depende de muitos fatores e hábitos de vida, como o tabagismo e a alimentação. Uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, é importante para manter o bom funcionamento do organismo e, portanto, evitar alterações celulares.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. As vitaminas, fibras e outras substâncias ajudam as defesas naturais do corpo a destruir agentes cancerígenos antes que eles causem danos graves às células.

O Inca define câncer como um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

O último informe do Inca projeta, para os próximos dois anos, 518.510 novos casos de câncer, com maior incidência dos tipos: de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon e reto, e estômago para os homens. Entres as mulheres, os mais frequentes são os tumores de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto, e tireoide.

Fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas pode criar compostos que aumentam o risco de câncer colorretal e de estômago. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, ensopado, guisado, cozido ou assado.

As alterações celulares no estômago, cólon e reto também podem decorrer de uma alimentação pobre em fibras, com alto teor de gorduras e calorias, como as comidas fast food. A principal hipótese dos médicos é que isso acontece porque, sem a ingestão de fibras, o intestino funciona mais devagar. Por esse motivo, a mucosa fica mais tempo exposta aos agentes cancerígenos.

A ingestão de muita gordura pode alterar, ainda, os níveis de hormônio no sangue, aumentando o risco dos cânceres de próstata e mama.

Fonte: Parte do texto e imagem G1, Dieta saudável pode reduzir risco de câncer em pelo menos 40%, diz Inca. Frutas, legumes, verduras e cereais ajudam a evitar alterações celulares. Pele, mama, próstata, pulmão, colo do útero, cólon e reto são mais comuns. Acesso em 01/12/2011.

0 comentários:

Postar um comentário