Google Analytics Alternative

DICAS PARA SE ALIMENTAR CORRETAMENTE.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
Quando se fala em dieta, muitas pessoas já pensam em sacrifício, restrições e deixar de comer as delícias favoritas. Mas não precisa ser assim. O regime pode se tornar, até mesmo, prazeroso. Sabendo como se alimentar bem, é possível emagrecer com saúde e sem tortura.

Basta controlar as quantidades, fazer refeições variadas e equilibradas, optar por alimentos mais naturais, substituir os não tão saudáveis e manter o corpo sempre bem hidratado. Parece difícil? Veja como isso é possível.

Como se alimentar bem e emagrecer
Alimentar-se bem significa incluir no cardápio comidas saudáveis e que contribuam para a longevidade e a proteção do organismo, além de evitar opções industrializadas e ricas em substâncias prejudiciais ao corpo. Esses fatores são essenciais não só para perder peso com saúde, mas também para conquistar mais qualidade de vida.

Para emagrecer sem prejudicar o funcionamento do organismo, as dicas básicas são adotar um cardápio balanceado, hipocalórico, e praticar atividades físicas regularmente. A não ser que a pessoa precise fazer uma dieta restritiva, caso seja paciente de diabetes ou doença celíaca, a alimentação deve conter todos os tipos de alimentos.

Para se alimentar bem, a pessoa precisa consumir diariamente refeições coloridas, ou seja, que tenham fontes de fibras, minerais, vitaminas e proteínas. Também, deve passar longe de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares, que não só causam o aumento do peso, mas também contribuem para doenças como infarto, derrame, hipertensão, diabetes e até câncer.

Dica para alimentar-se bem
1. Coma a cada três horas
Uma das principais dicas para se alimentar bem é não passar longos períodos em jejum. Independentemente do tipo de dieta, é importante comer a cada três horas, fazendo pequenos lanches entre as refeições principais.

Ao restringir energia, o metabolismo tende a ficar mais lento, poupando energia e acumulando gordura. Além disso, a pessoa chegará à próxima refeição com muita fome, consumindo alimentos mais calóricos para compensar.

2. Opte por alimentos naturais
Tente seguir uma alimentação o mais natural possível, fugindo de produtos industrializados. Prefira molhos caseiros, lanches leves e sucos de frutas naturais, pois os alimentos industrializados contêm substâncias como corantes e conservantes, além de altas quantidades de sódio e açúcar.

3. Reserve um tempo para as refeições
Na hora de comer, procure lugares tranquilos e faça a refeição sem pressa. Alimentar-se bem também quer dizer ter refeições prazerosas e sem pensar em compromissos, com tempo para saborear e mastigar muito bem os alimentos, o que também fará com que você se sinta saciado mesmo ingerindo menores quantidades de comida.

4. Substitua a farinha e o sal
Outra dica para deixar as refeições mais leves e saudáveis é evitar produtos com farinha refinada, como massas, bolos e biscoitos, substituindo-a nas preparações pelas farinhas de arroz ou amêndoas, por exemplo. Também vale deixar o sal de lado e utilizar ervas aromáticaspara temperar a comida, como salsa, cebolinha, manjericão, alecrim, louro, orégano, sálvia, açafrão e coentro.

5. Mantenha o corpo hidratado
Para completar as dicas de uma alimentação saudável e equilibrada, beber pelo menos dois litros de água por dia não pode ficar de fora. A água ajuda na hidratação de todo o organismo, sendo essencial para que ele funcione corretamente. Ela serve como meio de transporte de algumas vitaminas hidrossolúveis como as vitaminas B1, B2, B6, B12 e C.

0 comentários:

Postar um comentário