Google Analytics Alternative

TAXA DE DIABETES ENTRE JOVENS NA CHINA E QUATRO VEZES MAIOR DO QUE NOS EUA.

sexta-feira, 5 de julho de 2013
Nos últimos anos, a população chinesa está enfrentado mudanças dramáticas na dieta o que está colaborando para o aumento dos casos de diabetes e obesidade
Nos últimos anos, a população chinesa está enfrentado mudanças dramáticas na dieta o que está colaborando para o aumento dos casos de diabetes e obesidade.
Adolescentes chineses têm taxa de diabetes cerca de quatro vezes maior do que jovens norte-americanos. É o que aponta estudo realizado em parceria pela University of North Carolina, nos Estados Unidos, e pela Chinese Center for Disease Control (CCDC), na China. Resultados ainda evidenciam que a população chinesa está cada vez mais acima do peso. Os pesquisadores alertam que o aumento na incidência de diabetes e obesidade faz crescer paralelamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, fatores que em conjunto podem sobrecarregar o sistema de saúde chinês em um futuro próximo.
 
Entre 1989 e 2011, o estudo acompanhou mais de 29 mil pessoas em 300 comunidades em toda a China, com pesquisas realizadas em 1989, 1991, 1993, 1997, 2000, 2004, 2006, 2009 e 2011. O país tem enfrentado um crescimento econômico sem precedentes nas últimas duas décadas, além de, ao mesmo tempo, mudanças dramáticas na dieta, no peso e na prática de exercícios físicos da população.
 
Em 2009, a investigação acompanhou uma amostra selecionada aleatoriamente representando 56% da população chinesa e encontrou um grande aumento nos fatores de risco de sobrepeso e de risco cardiometabólico. "O que é inédito é a mudança na dieta, peso e risco cardiovascular em crianças com 7 anos ou mais", diz o líder do estudo Barry Popkin. "Estas estimativas destacam o enorme fardo que o sistema de saúde chinês vai enfrentar se nada mudar
 
A equipe de pesquisa observou uma incidência de 1,9% de diabetes e de 14,9% de pré-diabetes em crianças chinesas de 7 a 17 anos. Os pesquisadores encontraram níveis elevados de hemoglobina glicosilada (HbA1c) no sangue das crianças.
 
"Os resultados sugerem uma carga muito alta de risco de doenças crônicas começando entre os jovens, com 1,7 milhões de crianças chinesas entre 7 e 18 anos e outras 27,7 milhões com pré-diabetes", alerta Popkin. "Além disso, mais de um terço das crianças menores de 18 anos tinham altos níveis de pelo menos um fator de risco cardiometabólico."
 
Comparando os dados dos chineses com os dos norte-americanos, os autores descobriram que as taxas de diabetes e inflamação foram mais elevadas na população jovem do país oriental do que entre crianças e adolescentes dos Estados Unidos ou de outros países asiáticos. Pesquisadores descobriram que 1,9% dos jovens entre 12 e 18 anos da China têm diabetes, contra 0,5% nos Estados Unidos. O estudo também encontrou uma grande disparidade no que diz respeito à inflamação, um fator importante de risco cardiovascular; 12,1% dos adolescentes chineses apresentaram alto risco de inflamação, contra 8,5% dos jovens norte-americanos.
 
"A maior preocupação é que identificamos estes altos níveis de risco em toda a China. Nas áreas rurais e urbanas, bem como entre famílias de alta e baixa renda. Desta forma, os custos iminentes para o sistema de saúde são enormes," conclui o pesquisador envolvido no estudo Penny Gordon-Larsen.
 
Fonte: I Saúde, Taxa de diabetes entre jovens na China é quatro vezes maior do que nos EUA. Estudo mostra que 1,9% dos adolescentes entre 12 e 18 anos da China têm diabetes, contra 0,5% dos jovens norte-americanos. Acesso em 04/07/2013.
 

0 comentários:

Postar um comentário