Google Analytics Alternative

ESTUDO MOSTRA COMO A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS AFETA AS CÉLULAS DE GORDURA.

quarta-feira, 3 de julho de 2013
Uma nova pesquisa da Universidade de Lund, na Suécia, descreveu, pela primeira vez, o que acontece à nível epigenético em células de gordura quando realizamos atividades física.

" Nosso estudo mostra os efeitos positivos do exercício na mudança do padrão epigenético de genes que afetam o armazenamento de gordura no corpo, diz Charlotte Ling, do Centro de Diabetes da Lund University (Suécia).

" Nós herdamos os nossos genes e eles não podem ser mudados. Os genes, contudo, tem os grupos metila, o que conhecemos como a expressão dos genes. Os grupos metila podem ser influenciados de várias formas, através de dieta, exercício e estilo de vida, num processo conhecido como a metilação do DNA. Esta é a epigenética, um campo relativamente novo de pesquisa que nos últimos anos tem atraído mais e mais atenção," afirma a pesquisadora.

No estudo, os pesquisadores investigaram o que aconteceu com os grupos metila nas células de gordura de 23 homens saudáveis, um pouco acima do peso, com idade em torno de 35 anos, que não tinham se envolvido anteriormente em qualquer atividade física. No estudo, eles participaram regularmente de aulas de spinning e de aeróbica por um período de seis meses.

Os integrantes da pesquisa foram incentivados a frequentar as aulas três vezes por semana, mas no final da pesquisa, a média da frequência ficou 1,8 aulas por semana, afirma diz Tina Rönn.

Usando a tecnologia que analisa 480 mil posições ao longo do genoma, eles podiam ver que as mudanças epigenéticas haviam ocorrido em 7 mil genes. O foco da analise passou a ser, então, a metilação em genes ligados à diabetes tipo 2 e obesidade.

Encontramos alterações nesses genes, o que sugere também que a alteração na metilação do DNA, como resultado da atividade física, pode ser um dos mecanismos pelos quais estes genes afetam o risco de doença, diz Tina Rönn, acrescentando que o estudo traçou, pela primeira vez, um mapa do processo de metilação do DNA de células de gordura.

No laboratório, os pesquisadores foram capazes de confirmar os resultados in vitro (estudar culturas de células em tubos de ensaio), desativando alguns genes, reduzindo assim a sua expressão. Este processo resultou em mudanças no armazenamento de gordura nas nestas células.
 
Fonte: I Saúde, Estudo mostra como a prática de exercícios afeta as células de gordura. A pesquisa descreveu, pela primeira vez, o que acontece à nível epigenético quando realizamos atividades físicas. Acesso em 03/07/2013.

0 comentários:

Postar um comentário