Google Analytics Alternative

O QUE OCORRE NO SISTEMA GASTROINTESTINAL DURANTE O EXERCÍCIO.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016
Antes de relacionar sistema gastrointestinal com exercício, faremos uma breve introdução do funcionamento desse sistema. O sistema Gastrointestinal é dividido de forma segmentada, e cada uma de suas divisões possui determinadas funções. Sabemos que na boca ocorre tanto digestão quando absorção, que o esôfago é um local apenas de passagem (por tanto, possui apenas função mecânica) e que no estômago é onde ocorre a maior parte da digestão. O sistema gastrointestinal inicia na boca e vai até o ânus. Por ser um sistema complexo, com algumas divisões e glândulas acessórias, vamos ilustrar suas divisões e principais funções. 


Duas passagens muito importantes fazem parte desse sistema, e controlam a entrada e saída de substâncias ao estômago: O esfíncter gastroesofágico, que separa estômago do esôfago (responsável por provocar refluxo quando sua musculatura está comprometida) e o esfíncter pilórico (ou, simplesmente, piloro) que separa estômago de intestino delgado.

Algumas informações importantes referentes ao sistema gastrointestinal: glândulas acessorias. 

A vesícula biliar tem sensibilidade ao colesterol, o excesso de colesterol pode formar “pedras” na vesícula. Pessoas que removeram essa vesícula tem intolerância ao colesterol.
O suco pancreático é composto, principalmente, por enzimas, tais como amilase pancreática, lipase pancreática, tripsinogênio e quimiotripsinogênio.
Os quilomicrons estão no sistema linfático e transformam gordura através de lipoproteínas com isso não acontece a passagem direta da gordura para o sangue.


Hormônios relacionados com a digestão



As proteínas e gorduras diminuem o esvaziamento gástrico.
O Intestino Grosso tem como sua principal função a reabsorção de H2O.

Índice glicêmico (IG) e carga glicêmica. 

O IG mostra a velocidade que se transforma um carboidrato em glicose. Taxa alta de glicose estimula células beta do pâncreas, isso ocasiona uma concentração maior de insulina resultando numa maior reabsorção de glicose. Taxa baixa de glicose estimula células alfa do pâncreas, isso ocasiona um aumento na concentração do glucagon no sangue estimulando a quebra do glicogênio para a formação de glicose. 

Alimentos com IG alto estimulam um aumento da insulina no sangue ocasionando uma predisposição a formação de gordura no corpo. Cerca de 50min após a ingestão de alimentos com alto IG, eles podem ocasionar uma HIPOGLICEMIA DE REBOTE, pois a glicose cai para além dos níveis basais e a insulina está muito ativada.

Carga glicêmica (CG)
Não é só o IG que importa para a liberação da insulina. A CG é extremamente importante, pois ela nos mostra que o conteúdo de carboidratos também influencia através dessa fórmula:

Através dela podemos concluir o porque que um pão de 10g não tem o mesmo pico que 100g de pão, assim como as quantidades de feijão como é demonstrado no gráfico:



Quais as modificações que o exercício físico provoca no sistema Gastrointestinal?
O exercício físico de alta intensidade (maior que 70% do VO2 máximo do indivíduo) provoca inibição do sistema gastrointestinal: diminui velocidade de digestão. Já o exercício moderado, de intensidade baixa, aumenta a velocidade de digestão: por isso, aquela famosa frase “dar uma caminhada depois de comer para ‘baixar’ a comida”. Quem nunca fez isso?!
O esvaziamento gástrico depende: a) do volume b) do conteúdo calórico e c) do PH do alimento. Quanto maior o volume ingerido, mais rápido será o esvaziamento gástrico, e quanto menor for o PH e maior for o conteúdo calórico, mais devagar será o esvaziamento gástrico. ISTO É: Alimentos hipercalóricos, com PH baixo, são digeridos com maior dificuldade. O gráfico abaixo representa a diferença do esvaziamento gástrico frente a uma técnica de dupla-amostragem: duas concentrações diferentes de carboidratos (4,5% e 9%).

O exercício físico provoca alterações no chamado Fluxo Sanguíneo Esplâncnico (FSE): sangue que chega à região abdominal. À medida que se aumenta a intensidade do exercício, o FSE diminui em resposta. É por este motivo que, em atividades intensas, a motilidade gástrica diminui.


Adaptações ao treinamento físico
Quais as adaptações que o sistema gastrointestinal sofre ao longo do treinamento? São três principais.
1) Aumento da motilidade gástrica. Por esse motivo, quem sofre de constipação, ou, popularmente falando “intestino preso” é recomendado praticar exercícios regularmente.

2) Maior secreção de muco pelas células estomacais. Esse efeito é chamado de “ação anti ulcerogênica “ do exercício, pois, ao aumentar a produção de muco, indivíduos que sofrem de problemas gástricos estariam menos aptos a desenvolver úlceras.

3) Aumento da irrigação tecidual. Por uma maior ativação do sistema nervoso parassimpático.

O exercício físico também provoca mudanças em relação a sensação de fome e saciedade do individuo, mas antes de explicar como ocorrem essas mudanças, vamos introduzir algumas informações. A sensação de fome é controlada por duas vias: uma via sensorial e uma via Hormonal.
* A via sensorial é formada pela visão,olfação e degustação, sendo muitas vezes, a imaginação parte integrante desta via, muita vezes, só de imaginar o alimento, nosso organismo (ou melhor, nossa glândulas salivares) já começa a trabalhar para iniciar a digestão.
* A via hormonal é composta por hormônios, que integram as informações vindas da via sensorial junto ao hipotálamo, onde, a informação é traduzida. O principal hormônio responsável pela sensação de fome é o hormônio grelina (produzido por células do estômago, descoberto recentemente). E é na regulação deste hormônio que o exercício físico atua. Para saber mais sobre o hormônio grelina, acompanhe estudos realizados sobre a relação da grelina com a obesidade e o exercício. Acesse: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=4442&fase=imprime .

O hormônio grelina possui diferentes lisoformas, e apenas a sua forma acilada consegue ultrapassar a barreira hematoencefálica e chegar até o hipotálamo para ser interpretada. É exatamente neste mecanismo que o exercício físico age: o exercício provoca diminuição da grelina acilada, diminuindo assim, a sensação de fome.

Um estudo demonstrou a diferença de concentração de grelina acilada em indivíduos que praticaram exercício e um grupo controle.


O exercício físico além de contribuir para um melhor funcionamento do sistema gastrointestinal, contribui para o controle da fome. 

Fonte: Fisio.

0 comentários:

Postar um comentário