Google Analytics Alternative

NUTRIENTES ESPECÍFICOS EM ESTÉTICA.

domingo, 2 de agosto de 2015
A cada dia se comprova mais o grande papel que a alimentação tem na saúde e qualidade de vida. Os nutrientes, fornecidos em quantidades adequadas e de acordo com as características individuais do cliente, são os grandes responsáveis pelo diferencial entre ser saudável ou debilitado. Quando se pensa em estética, o bom-senso na alimentação sempre prevalece. Cada componente da dieta tem papel específico e um potencializa a função do outro. Fibras e água merecem sempre destaque e não podem faltar. 

Na busca pela beleza, autoestima e melhor aparência, os tratamentos estéticos surgem como grandes inovações. Para cada tratamento existem nutrientes específicos que potencializam a resposta do organismo ao mesmo. Determinados alimentos são verdadeiros “pacotes” de nutrientes. Muitos deles apresentam alto valor nutricional e baixo valor calórico, auxiliando ainda na redução e/ou manutenção de peso.

- Vitamina A
De ação antioxidante, retarda o envelhecimento, restaura e constroi novos tecidos, auxilia no controle da oleosidade excessiva da pele (acne) e do couro cabeludo, melhora a elasticidade dos fios de cabelos. A vitamina A, quando em excesso, intoxica o fígado, não devendo ser ingerida em cápsulas sem indicação e orientação especializada. Fontes: frutas e vegetais de coloração amarelada, gema de ovo, leite e iogurte desnatados.

- Vitamina C
Com poderosa ação antioxidante, retarda o envelhecimento, protege a pele da ação de raios ultravioletas, tem participação na formação e manutenção das fibras musculares e colágeno. A vitamina C tem ainda ação anti-inflamatória e colabora no processo de cicatrização. É encontrada em frutas cítricas, vegetais de coloração verde-escura. 

- Vitamina E
Outro poderoso antioxidante que previne o envelhecimento das células, melhora a microcirculação do couro cabeludo e protege a ação da vitamina C. Fontes importantes para a estética: gérmen de trigo, nozes, castanhas, óleos vegetais, abacate, cereais integrais, amêndoas, sementes de girassol, etc.

- Vitamina B6 
Tem papel de destaque no metabolismo dos aminoácidos (estruturas proteicas, componentes da pele, cabelo e músculos). Participa na manutenção do balanço hidroeletrolítico (sódio e potássio) e ajuda na manutenção do equilíbrio hormonal, prevenindo a retenção de líquidos. Fontes importantes para a estética: Levedo de cerveja, nozes, gérmen de trigo, vegetais folhosos, grãos integrais, soja, ervilha, melão, cenoura, etc.

- Vitamina B12
Essencial para o correto funcionamento de todas as células do organismo, principalmente as do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. Tem participação no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. Todos os produtos de origem animal são ricos em vitamina B12.

- Selênio
Antioxidante, atua em sinergismo com a vitamina E no combate aos radicais livres e ao envelhecimento celular. Também auxilia na firmeza de tecidos. Tem com fontes principais: aipo, alho, cebola, atum, brócolis, pepino, repolho, fígado, frango, frutos do mar, gema de ovo, leite, cereais integrais (arroz, trigo, aveia, cevada) e, especialmente, a castanha-do-pará. 

- Magnésio 
Essencial para a renovação celular, auxilia no crescimento dos cabelos e na vitalidade da pele. Também facilita o processo de digestão, principalmente das gorduras. Fontes importantes para a estética: brócolis, alcachofra, leguminosas (feijão, ervilha, soja).

- Zinco
Útil na ação metabólica de enzimas exerce função fundamental para crescimento celular, cicatrização, paladar e apetite. É fundamental na síntese proteica, fortalece sistema imunológico, tem ação anti-inflamatória e aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres. As principais fontes de zinco para a medicina estética são carne bovina, peixes, frango, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes, algas, ostras, leite, iogurte, levedo de cerveja, sementes de abóbora e girassol.

- Ferro
É um elemento que compõe a hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico no sangue. Ajuda no combate à celulite, por favorecer a oxigenação do sangue. Suas principais fontes são carnes, vísceras, gema de ovo, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão-de-bico), vegetais verdes-escuros, açaí. 

- Enxofre
Protege contra reações inflamatórias da pele, auxiliando no combate à acne. Também é essencial para a formação de queratina (proteína que estrutura a pele e cabelos). Fontes importantes para a estética: ovos, peixes, carnes, repolho, pimentão, cebola, couve-de-bruxelas e raiz-forte.

- Potássio
Auxilia na manutenção do equilíbrio de líquidos dentro e fora das células do organismo, merecendo destaque na hidratação. É importante para praticantes de exercícios e clientes que realizam procedimentos para flacidez, por atuar na contração muscular. As fontes desse mineral importantes para a estética são o abacate, banana, frutas cítricas e secas, grãos integrais, semente de girassol e quase todos os vegetais. 

- Fósforo e Cálcio
A associação dos dois minerais equilibra o Ph e mantém a estrutura das membranas celulares. Contribui para cabelos fortes e pele limpa. O equilíbrio entre os dois é fundamental, pois o excesso de fósforo prejudica o metabolismo do cálcio. O ferro também prejudica a biodisponibilidade do cálcio. 
Fontes de cálcio importantes para a estética: laticínios, vegetais verdes-escuros (também ricos em ferro), gergelim. Fontes de fósforo importantes para a estética: todos os tipos de carnes, ovos, laticínios, leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas, soja), grãos integrais e nozes.

- Iodo 
Faz parte da estrutura química dos hormônios tireoidianos, que aceleram as reações celulares em praticamente todos os órgãos e tecidos. A ingestão adequada colabora na redução de peso e gordura localizada. Suas fontes importantes para a estética são todos os peixes marinhos e frutos do mar, além do sal que é iodado. 

- ÔMEGA 3
Melhora a circulação, auxilia no combate às reações inflamatórias e protege os vasos sanguíneos. Fontes: salmão, bacalhau, sardinha, atum, semente de linhaça.

- POLIFENOIS
Protegem os vasos sanguíneos, combatem os radicais livres e auxiliam no combate a celulite. Fontes: semente e suco de uva, ameixa.

0 comentários:

Postar um comentário