Google Analytics Alternative

13 MOTIVOS PARA CONSUMIR CASTANHAS.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015
Um estudo publicado na revista científica Nutrients, com 14.386 adultos, revelou que pessoas que consumiam castanhasdiariamente possuíam um melhor aporte nutricional do que aquelas que não incluíam o alimento no cardápio. Entre os tipos de castanhas que existem na praça, merece destaque a castanha-do-pará. Também conhecida como castanha-do-brasil, essa delícia é fonte de vitaminas do complexo B e E, além de minerais como zinco, selênio, magnésio, cálcio e potássio. Graças seus nutrientes, a castanha é capaz de colaborar com o funcionamento de diversas atividades do corpo ede prevenir doenças.

Conheça, a seguir, seus principais benefícios!
1 . Previne tumores
O processo natural de respiração produz os radicais livres, moléculas instáveis que se ligam a estruturas como DNA, membrana lipídica das células e enzimas. Com isso, modifica sua configuração e dá origem as mutações. “A partir daí, a célula pode começar a se replicar de maneira inadequada e acelerada. Esse é o princípio no desenvolvimento de câncer”, explica Natália Colombo, nutricionista (SP). O alimento auxilia na prevenção de tumores graças à atuação do selênio no funcionamento da enzima glutationa peroxidase, que é capaz de neutralizar os radicais livres. Já a vitamina E nela contida também possui ação antioxidante.

2 . Fortalece a imunidade
A castanha-do-pará é fonte de zinco, mineral essencial para a manutenção do sistema imune, especialmente para o funcionamento das células T. Esses glóbulos brancos responsáveis por defender o corpo de ameaças. “Além disso, na deficiência de selênio é observada maior produção de substâncias pró-inflamatórias por nosso corpo. Assim o sistema imunológico fica sobrecarregado e mais fraco”, explica Natália Colombo.

3 . Diminui a fome
A castanha é uma boa pedida de lanche da manhã ou da tarde por aumentar a saciedade, evitando que você assalte a geladeira antes das refeições principais. Isso porque ela oferece gorduras poli-insaturadas, que possuem digestão e absorção mais lentas.

4. Melhora a função cognitiva
Uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Universidade de São Paulo (USP), revelou que o consumo diário da castanha-do-pará atua positivamente sobre as funções cognitivas de idosos com comprometimento cognitivo leve (CCL). O problema predispõe ao aparecimento de Alzheimer e prejudica a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio, o juízo, a imaginação, o pensamento e a linguagem. Para comprovar isso, 20 idosos com diagnóstico de CCL foram separados em dois grupos, sendo que apenas um deles recebeu a instrução de consumir uma castanha-do-pará por dia.

Desses participantes, 95% apresentavam deficiência de selênio. “Todos passaram por uma bateria de testes cognitivos antes e depois da intervenção com a castanha. O grupo que recebeu a castanha teve melhora na praxia construtiva e na fluência verbal”, descreve Bárbara Cardoso, nutricionista responsável pelo estudo. Os resultados da pesquisa sugerem a influência do selênio na saúde neurológica. “Ele combate os radicais livres, que têm participação na fisiopatologia da doença de Alzheimer”, reforça a autora.

5. Garante juventude
Os radicais livres são conhecidos por acelerar o processo de envelhecimento. Assim, graças à atividade antioxidante do selênio e da vitamina E, o aparecimento das rugas também é prevenido.

6 . Colabora com a tireoide
A castanha-do-pará possui selênio e zinco, que impactam positivamente a saúde da tireoide. Essa glândula em formato de borboleta está localizada na região do pescoço e é responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). No corpo, ela regula funções de órgãos como cérebro, coração, fígado e rins. “A conversão periférica de T4 em T3 é regulada pelas enzimas iodotironina deiodinases tipo I, as quais são dependentes de selênio. Já a do tipo II é dependente de zinco no processo de transformação do T4 em T3”, esclarece Natália Colombo.

7 . Traz energia no dia a dia
As estrelas aqui são as vitaminas do complexo B, que ajudam a converter os alimentos consumidos em combustível para as atividades do corpo e ainda espantam a fadiga por tabela.

8. Afasta a depressão!
A castanha conta com o triptofano, aminoácido precursor da serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. “Seus níveis dependem da quantidade de triptofano”, explica Vanessa Suzuki, docente do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi (SP). A vitamina B6 e o magnésio, também presentes na castanha, também ajudam nesse processo.

9. Blinda o coração
Segundo uma pesquisa realizada em Harvard, trocar 5% das calorias do cardápio extraídas de gorduras saturadas (carne vermelha) por gorduras poli-insaturadas (presentes na castanha) diminui em 9% o risco de doenças coronárias.O estudo mostrou que o novo hábito reduziu o colesterol total e o LDL, também conhecido por colesterol ruim.

10. Eleva a absorção de nutrientes
Vitaminas A (cenoura, manga), D (peixes) e K (verduras) são chamadas de lipossolúveis por dependerem de gordura para serem transportadas e absorvidas. A castanha colabora com esse processo, fornecendo boa cota de gorduras insaturadas (gorduras boas). “Aproximadamente 100 g dela possuem 63,5 g de lipídeos, prevalecendo os que apresentam benefícios cardiovasculares”, explica a nutricionista Vanessa.

11. Fortalece os ossos
É verdade que a castanha possui uma quantidade modesta dessa dupla de minerais, mas sua presença pode dar uma força para os ossos. O magnésio participa da fixação do cálcio nos ossos, prevenindo a osteoporose.

12. Previne o diabetes
Artigo publicado em 2004 na revista Diabetes Care sugeriu uma redução no risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2 em pessoas que consumiam boas doses de magnésio. A hipótese é que ele atue no metabolismo da glicose e influencie na secreção da insulina também.

13. Evita espasmo muscular
A castanha-do-pará é uma boa pedida para atletas e pessoas que praticam atividades físicas. O motivo? O magnésio contribui para o relaxamento muscular e previne espasmos e tensões que podem levar a quadro de dores.

0 comentários:

Postar um comentário