Google Analytics Alternative

QUANDO VOCÊ PERDE PESO, PARA ONDE VAI ESSE PESO?

terça-feira, 6 de janeiro de 2015
Peso expirado
Apesar de uma obsessão mundial com dietas e regimes alimentares, muitos profissionais de saúde - médicos e nutricionistas, entre outros - não sabem responder corretamente à pergunta simples e direta: Para onde vai a gordura corporal quando as pessoas perdem peso?

"Há uma surpreendente ignorância e confusão acerca do processo metabólico da perda de peso," resume o professor Andrew Brown, da Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália), cuja equipe realizou entrevistas com centenas de cientistas, médicos e outros profissionais de saúde sobre a questão.

O equívoco mais comum entre os profissionais de saúde é que a massa que se perde seria convertida em energia ou calor, o que contraria uma lei fundamental da física.

"A resposta correta é que a maior parte da massa perdida é expirada na forma de dióxido de carbono. Ela sai na forma de ar," explica Ruben Meerman, principal autor do estudo.

Lei da Conservação das Massas
Em seu artigo, publicado no British Medical Journal, os autores mostram que perder 10 quilogramas (kg) de gordura exige a inalação de 29 kg de oxigênio e que esse processo metabólico produz 28 kg de dióxido de carbono e 11 kg de água.

"Se você seguir os átomos em 10 kg de gordura à medida que eles são 'perdidos', 8,4 kg desses quilogramas são exalados como dióxido de carbono através dos pulmões. Os restantes 1,6 kg tornam-se água, que pode ser excretada na urina, fezes, suor, respiração, lágrimas e outros fluidos corporais," relatam os autores.

Mais de 50% dos profissionais de saúde entrevistados acreditavam que a gordura fosse convertida em energia ou calor, o que viola a Lei da Conservação das Massas, mais conhecida como Lei de Lavoisier, que estabelece que nunca se cria nem se elimina matéria, sendo apenas possível transformá-la de uma forma em outra.

Assim, o que se perde em matéria deve sair do corpo na forma de matéria (átomos), estejam eles na fase sólida, líquida ou gasosa.

0 comentários:

Postar um comentário