Google Analytics Alternative

FORMAS DE INCLUIR A SOJA NA ALIMENTAÇÃO.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
Hoje, a soja é muito fácil de ser incorporada à dieta, pois há uma variedade de produtos que utilizam esse ingrediente. Porém, o grão cozido continua sendo uma das melhores formas de consumo, já que possui a maior concentração de isoflavonas, comparado a outro derivado. Marcela Alezandro dá uma dica importante para manter ainda mais elevadas as porcentagens de isoflavonas presentes no grão. “Durante o preparo, podem ocorrer perdas nutricionais, como quando o grão é colocado de molho (11% do conteúdo total), e durante o cozimento (as perdas podem chegar a 50%)”, alerta anutricionista. Mas é possível empregar técnicas de preparo a fim de proteger o alimento das possíveis perdas. “Exclua a etapa do remolho, já que a isoflavona é solúvel em água, e utilize uma temperatura menor, ou menor tempo de cozimento”, indica Marcela. Então, prefira preparara soja em panelas de pressão.

Outro fator que deve ser levado em conta é que produtos não fermentados – como o grão e a farinha de soja – apresentam um conteúdo de isoflavonas duas a três vezes maior que os produtos fermentados, como o tofu e o missô. Assim, 1/2 xícara de chá de farinha de soja preserva 200 mg do nutriente, enquanto a mesma quantidade de tofu apresenta em torno de 75 mg. Mesmo com todos esses dados, é importante enfatizar que a forma ideal para consumo é aquela que mais lhe agrada. Ou seja, não adianta ser o grão cozido a forma mais rica em isoflavonas, se você não consegue comer o alimento, por este não ser tão saboroso ao seu gosto.

Neste caso, é melhor consumir alimentos que contenham soja e seus derivados como ingredientes. A variedade de opções (hambúrguer, salsicha, quibe, empanados, lasanha, pão, biscoito, chocolate, doces, alémda infinidade de sabores de bebidas) permite até mesmo que esses produtos sejam incluídos na dieta de forma “mascarada”, sem quea pessoa perceba que está consumindo, de fato, a soja. Já os benefícios (estes, sim!) serão sentidos por todos os seus consumidores.

Informações Nutricionais:
FARINHA
calorias 332 kcal
gorduras 7 g
proteínas 46 g
carboidratos 38 g
fibras 10 g
ferro 6 mg
cálcio 188 mg

TOFU
calorias 65 kcal
gorduras 4,8 g
proteínas 7 g
carboidratos 1,9 g
fibras 0,5 g
ferro 1,4 mg
cálcio 81 mg

BEBIDA
calorias 50 kcal
gorduras 2 g
proteínas 4,5 g
carboidratos 5 g
fibras 1,3 g
ferro 1,1 mg
cálcio 38 mg

GRÃOS COZIDOS
calorias 141 kcal
gorduras 6,5 g
proteínas 12,35 g
carboidratos 11 g
fibras 4,2 g
ferro 2,5 mg
cálcio 145 mg

PROTEÍNA ISOLADA
calorias 338 kcal
gorduras 3,4 g
proteínas 81 g
carboidratos 7,5 g
fibras 5,6 g
ferro 14,5 mg
cálcio 178 mg

0 comentários:

Postar um comentário