Google Analytics Alternative

CAMINHADA AUXILIANDO NA DEPRESSÃO LEVE.

segunda-feira, 16 de abril de 2012
Pesquisadores da Universidade de Stirling, na Escócia, mostraram que a caminhada pode ser uma ferramenta eficaz no tratamento da depressão.

A pesquisa, publicada no jornal Mental Health and Physical Activity, revela que o exercício leve teve um grande efeito sobre a condição psicológica semelhante a outras formas mais vigorosas de atividade física.

A depressão é um distúrbio comum em todo o mundo. A maioria dos pacientes é tratada com medicamentos antidepressivos, no entanto, essa abordagem não é recomendada para pessoas com depressão leve.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que exercícios vigorosos aliviam os sintomas da depressão, mas o efeito de atividades menos exigentes ainda não era claro.

Para o trabalho, a equipe da pesquisadora Roma Robertson analisou oito estudos acadêmicos que somaram um total de 341 participantes.

Os resultados da análise mostraram que a caminhada, uma intervenção potencialmente muito aceitável e segura, foi muito eficaz para a depressão e teve efeitos parecidos ao de outras formas mais vigorosas de exercício.

Apesar dos resultados promissores, os pesquisadores admitem, no entanto, que mais pesquisas precisam ser feitas sobre o assunto para verificar questões sobre a duração, a velocidade e o local onde a caminhada deve ser realizada.

Fonte: I Saúde, Caminhada auxilia no tratamento de pessoas com depressão leve. Exercício mostrou efeito consistente sobre a condição psicológica semelhante a outras formas mais vigorosas de atividade física. Acesso em 16/04/2012.

0 comentários:

Postar um comentário