Google Analytics Alternative

QUE TAL APROVEITAR E CONFERIR O QUE O MILHO PARA OFERECER?

terça-feira, 3 de julho de 2018
Um alimento típico do país, é versatil e permite seu uso em diversas coisas, desde ingredientes para comidinhas caseiras até como produto básico para uma dieta balanceada. Que tal aproveitar e conferir o que ele tem para oferecer?
Além de saboroso, tem inúmeras propriedades que fazem bem para o seu corpo! FOTO: iStock.com/GettyImages

Se você está à procura de um alimento com mil e uma utilidades na culinária, aposte no milho. Ele pode ser consumido em bolos, tortas, mingau, pamonha, na espiga com manteiga, refogado e em recheios. Alguns tipos de milho viram canjica e pipoca. Mas quais são os benefícios do milho para a digestão, por exemplo? Bom, ele é capaz de suavizar e proteger a mucosa intestinal, afastando o risco de inflamações e também possui boa quantidade de fibras, que melhoram a digestão. Então, o que acha de conferir algumas outras peculiaridades desse cereal típico das terras tupiniquins? Leia abaixo e aproveite.

O que ele fornece?
O cereal pode proporcionar bem-estar com diversos sabores! FOTO: iStock.com/GettyImages

“É fonte de carboidratos, entre eles o amido, por isso, fornece energia. É rico em vitaminas E e do complexo B, contém carotenoides, entre eles a luteína e a zeaxantina, pigmentos vegetais com ação antioxidante que protegem a saúde ocular”, responde a nutricionista Greice Caroline Baggio. Verduras verde-escuras e alimentos com coloração amarelada são ricos nessas substâncias, que previnem cegueira noturna, degeneração macular e catarata (as duas últimas doenças são mais frequentes em pessoas idosas). Mas, apesar de ser utilizado primordialmente para alimentar os animais, os nutrientes desse alimento não devem ser desprezados, afinal, o milho pode ser consumido no lugar do arroz em algumas refeições. O milho ainda contém ácido fólico, necessário para a saúde dos órgãos reprodutores e essencial às grávidas, pois participa da formação do sistema nervoso do bebê.

Como pode ser consumido?
A farinha de milho, por exemplo, pode combater a anemia, sabia? FOTO: Shutterstock.com

Pode ser tanto na forma de óleo, farinha ou fubá. A farinha pode ser usada diretamente nos pratos, como farofas e cuscuz, e é produzida a partir do milho moído e aquecido. Já o fubá é a farinha mais fina, feita a partir da moagem dos grãos secos do milho. É utilizada no preparo de um prato bastante conhecido: a polenta. Tratando-se novamente dos benefícios do milho, pode atuar como ingrediente para cremes de esfoliação da pele, eliminando as células mortas e proporcionando sua renovação. Tanto a farinha como o fubá oferecem proteínas, fibras, magnésio, fósforo, potássio e ferro, nutrientes essenciais para o equilíbrio do organismo.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Greice Caroline Baggio, nutricionista

0 comentários:

Postar um comentário