Google Analytics Alternative

SAL MARINHO X SAL COMUM.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014


O Sal marinho dá a vida, o Sal comum tira

Quase ninguém imagina as grandes diferenças que existem entre eles. Se consumindo sal marinho encontramos todos os minerais que o corpo necessita, porque ninguém nos informa?

O Brasil felizmente é grande produtor de sal marinho e o seu preço é quase o mesmo do sal retirados das minas e rochas. Prefira sempre o sal marinho e saiba porque.

O sal marinho que alimenta, é o maior concentrado de minerais naturais. É o maior alimento que a natureza criou, na exata medida requerida pelas células. E o outro, o sal comum, lentamente nos liquida. O mar se move constantemente há milhões de anos, desgastando todos os minerais e pedras que existem no planeta e estas partículas estão suspensas na água do mar. O homem descobriu que, evaporando a água do mar, resta o sal marinho. Ao analisá-lo verificamos que contem, quase que nas mesmas proporções do soro sanguíneo, todos os minerais que o organismo precisa. Por isso se diz que viemos do mar.

Estes são alguns minerais contidos no sal marinho: enxofre, boro, bromo, césio, carbono, estrôncio, magnésio, potássio, sódio, alumínio, arsênico, bário, cobalto, flúor, fósforo, lítio, manganês, mercúrio, níquel, nitrogênio, ouro, prata, rádio, rubídio, selênio, silício, tório, urânio, vanádio, zinco, iodo e muitos outros.

Há, ainda, moléculas de todas as pedras do planeta, sejam de uma montanha ou do deserto. Tudo termina no mar levado pelas chuvas.

Os músculos, ao desidratar-se, perdem grandes quantidades de água e sais minerais, criando um estado de cansaço e esgotamento físico, psíquico, emocional e mental. Há maus funcionamentos internos quando faltam os minerais perdidos. Devemos fazer a reposição rapidamente, mas com SAL COMUM, nada chegará até as células: somente sódio puro. O Sal Marinho repõe em instantes as nossas perdas.

Benefício do consumo diário do sal marinho:
. Dá energia para os músculos.
. Compensa os prejuízos da má alimentação, diminuindo a acidez gástrica.
. Estimula a circulação sanguínea, respiratória, centros nervosos, os rins e as vias urinárias.
. O magnésio previne contra os transtornos do coração.
. O flúor fortalece os ossos e os dentes.
. Tem grande efeito bactericida e antibiótico.
. Produz um grande equilíbrio eletrolítico
. Evita resfriados, é antialérgico e estimula a cura das feridas. Alivia a psoríase, os processos menstruais e o bócio, além de combater o colesterol, a senilidade e os cálculos biliares.

Atenção: Segundo o Guia Alimentar Para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, a recomendação diária de consumo de sal para um adulto é de, no máximo, 5 gramas por dia, o que equivale a 1 colher de chá rasa por pessoa.


Confira a diferença entre sal refinado e sal marinho e saiba mais sobre os benefícios de cada um para a saúde.

Já faz algum tempo que o sal passou a ser visto como o grande vilão da alimentação. Afinal, quando consumido em excesso, ele pode causar doenças cardiovasculares, hipertensão, cálculo renal, entre outros sérios problemas de saúde. Porém, quando consumido na medida certa, ele também pode deixar de ser vilão para virar parceiro e, assim, trazer benefícios para o nosso organismo.

Benefícios
Entre os benefícios, destaca-se a sua fundamental participação na função biológica das células e no equilíbrio de fluídos, além de fornecer minerais importantes para o nosso organismo. Mas para que o sal realmente seja benéfico, é necessário controlar a quantidade do seu consumo no dia a dia, a qual não deve exceder o limite de 5 gramas (aproximadamente uma colher de chá) diárias, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quando vamos ao supermercado, além do sal refinado (sal de cozinha), encontramos também o sal marinho. Você sabe qual a diferença entre eles?

Sal Refinado
O sal refinado, assim como o sal marinho, é obtido através da evaporação da água do mar. Porém, o sal refinado passa por um processo térmico para que a sua umidade final fique em 0,05% e, também, pelo refinamento e branqueamento. Em ambos os processos, o sal perde quase todos os traços de microelementos ou oligoelementos (que inclui o iodo) e só permanece uma alta taxa de sódio. Para tanto que, após o refinamento, o sal precisa passar por um processo de iodação, já que a deficiência dessa substância no organismo pode desencadear o desenvolvimento de doenças como bócio e outras anomalias.

Sal Marinho
Já o sal marinho não passa por nenhum desses processos, seja ele térmico, de refinamento e ou branqueamento e, portanto, mantém todos os microminerais e nutrientes que o sal refinado acaba perdendo, inclusive o iodo. Além disso, o sal marinho também possui um sabor menos salgado do que o sal refinado e não sofre adição de nenhuma substância química. Assim, o sal marinho permanece com cor e tamanho diferentes do refinado. No máximo, ele é moído para que o seu uso possa ser feito no preparo de alimentos.

0 comentários:

Postar um comentário