Google Analytics Alternative

RECEITAS DE CHAPATI (PÃO INDIANO).

quinta-feira, 28 de abril de 2016
A culinária indiana proporciona diversas opções saudáveis para quem está de dieta. Uma delas é o pão chapati. Levinho e com poucas calorias, ele é uma alternativa para matar a fome fora de hora. E o melhor é que a receita original pode ser adaptada para uma versão sem glúten, liberada para o cardápio de pessoas com a doença celíaca.

Você pode fazer um "wrap" ou servir o pão com homus. Foto: iStock, Getty Images

Chapati sem glúten
O chapati é um pão que combina com todas as refeições. Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou como entrada de um jantar especial, ele vai bem de diferentes maneiras. Uma sugestão é fazer um "wrap" com vegetais e saborear um prato leve e nutritivo. Também dá para servi-lo com homus ou outra pasta. Confira as receitas a seguir.

Ingredientes:
- 2 xícaras e ½ de farinha de arroz
- ¼ de xícara de óleo ghee
- 1 xícara de água morna
- Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Junte a farinha, o óleo e o sal em uma tigela. Mexa os ingredientes e vá adicionando a água morna aos poucos. Misture até que vire uma massa homogênea.

Sove com as mãos por dez minutos. Divida a massa em bolinhas de quatro centímetros de diâmetro. Abra com a ajuda de um rolo de madeira, espalhando o pão sobre uma mesaenfarinhada.

Aqueça uma frigideira sem adicionar óleo ou azeite. Coloque a massa do chapati e aguarde um ou dois minutos. Vire para tostar do outro lado. Depois, segure o pão indiano com uma pinça e leve-o para perto da chama do fogão, sem panela. Quando der uma leve dourada, retire e sirva numa travessa.
Sugestão de recheio: Homus

Essa pasta é perfeita para rechear o chapati. Livre de glúten e fonte de nutrientes, ela proporciona um sabor todo especial à receita. 

Ingredientes:
- 2 xícaras de grão-de-bico cozido
- ½ xícara da água do cozimento do grão-de-bico
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de pasta de gergelim
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim
- Sumo de 1 limão.

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até que virem uma pasta cremosa. Despeje em uma tigela e leve para a geladeira por uma hora antes de servir.

Que tal experimentar as receitas? Depois nos conte o resultado!


Também conhecido como pão ázimo, o chapati é uma daquelas receitas que sobrevive ao tempo. O pãozinho indiano, um dos mais antigos do mundo, é uma maravilha: não leva fermento e é feito na chapa!

Chapati com glúten
Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral 
1/2 colher (chá) de sal 
1 colher (sopa) de óleo 
1/2 xícara (chá) de água 
farinha de trigo branca para polvilhar

Modo de Preparo
1. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo integral com o sal. Regue com metade da água e misture com a mão, até formar uma farofa grossa.

2. Adicione o óleo e misture com as pontas dos dedos.

3. Aos poucos, junte o restante da água, sovando a massa com a mão. Aperte, amasse, estique e amasse novamente, dentro da tigela, por cerca de 5 minutos, até atingir uma textura macia e elástica. Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo. Mas evite juntar mais farinha na massa. Ela fica bem molenga inicialmente e, à medida que vamos sovando, ela fica no ponto.

4. Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha de trigo e faça um rolinho com a massa. Com uma faca (ou espátula) divida em 10 porções. Enrole com as mãos cada pedaço, como se fosse um brigadeiro. Abra a bolinha com o rolo de macarrão, até formar um disco fino - se a massa começar a grudar no rolo ou na bancada polvilhe mais farinha. 

5. Enquanto abre os discos, aqueça uma frigideira (de preferência antiaderente) em fogo médio, sem untar. Quando estiver quente, coloque o disco de massa e deixe o pão assar por cerca de 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas. Vire o pão e deixe por mais 15 segundos na frigideira. Enquanto isso, acenda uma outra boca do fogão.

6. Tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para inflar e chamuscar levemente. Transfira o pão para um prato e repita com o os outros discos. Você também pode finalizar os chapatis na frigideira, basta deixar cozinhar por mais tempo depois de virar.

7. Sirva a seguir. O chapati vai bem no café da manhã ou no happy hour com pastinhas. Para manter os pãezinhos macios, conserve em um saco plástico por até 3 dias.


0 comentários:

Postar um comentário