Para manter o shape em sua melhor forma, além de atividade física, é necessário manter um alimentação equilibrada. Muitas pessoas entendem isso como sinônimo de DIETA
, que, apesar de serem úteis quando feitas com acompanhamento de um nutricionista, quando não seguidas corretamente podem mais prejudicar mais do ajudar a pessoa.

Por isso, uma das alternativas mais eficazes e utilizadas ultimamente é a “reeducação alimentar”. Assim, com uma alimentação balanceada em nutrientes é possível melhorar a saúde da pessoa e ajudá-la durante o processo de EMAGRECIMENTO
.


Foto: Shutterstock Images
Antes de consultar um nutricionista é possível começar a consumir alimentos mais saudáveis, assim, priorizando grupos de alimentos ricos em nutrientes. Apesar de não haver nenhuma contraindicação, a reeducação alimentar deve ser orientada por um especialista, pois, dessa forma, evita com que a pessoa acabe em uma DIETA
restritiva.

Ainda não está convencido de que reeducação alimentar é a melhor opção? Então, confira 10 motivos para amar essa alternativa:
1 – Ajuda na perda de peso!
A maioria dos alimentos consumidos normalmente apresentam um alto índice glicêmico, causando um maior acúmulo de gordura no corpo. Já UMA DIETA
rica em fibras, ajuda a diminuir o índice da refeição, contribuindo para a perda de peso.

2 – Diminui a retenção de líquido
“As verduras, legumes e frutas são ricas em fitoquímicos, substâncias com grande capacidade de destruir os radicais livres e aumentar a eliminação de toxinas. Além disso, apresentam muita água em sua composição, contribuindo para uma maior diurese”, explica a nutricionista Paula Crook. Além disso, os temperos naturais também ajudam a diminuir a retenção.
3 – Melhora o funcionamento intestinal
Verduras, legumes, frutas e cereais integrais são essências para a obtenção de fibras superimportantes para a regulação intestinal. Assim, com uma alimentação rica em fibras, o funcionamento do seu intestino será praticamente perfeito!
4 – Aumenta a sensação de saciedade
Alimentos com fibras e gorduras boas ajudam a diminuir a velocidade da absorção dos carboidratos na corrente sanguínea, assim, proporciona o aumento da sensação de saciedade no organismo.
5 – Melhora e aumenta a disposição
Se um dos seus maiores problemas com DIETAS
é que elas diminuem a sua disposição, devido à carência de nutrientes, a reeducação alimentar é a escolha perfeita para você! “O consumo excessivo de aditivos químicos presentes nos alimentos prejudicam as funções do organismo, pois o não fornecimento constante de energia faz com que o corpo diminua o ritmo de trabalho para preservar as funções vitais, gastando muito menos energia do que é necessário”, explica Paula Crook.

6 – Aprimora o sistema imunológico
Com a falta de vitaminas e minerais essenciais ao organismo,DIETAS
restritivas levam ao comprometimento do sistema imune e das defesas antioxidantes dos indivíduos. Já o cardápio com reeducação alimentar, por ser rico em nutrientes, auxilia na melhora do sistema imunológico.

7- Diminui a ansiedade
A ansiedade pode ser causada pela queda de serotonina no organismo. A carência de serotonina pode vir da baixa de triptofano (um aminoácido) e de carboidratos. As melhores fontes desse aminoácido estão em: peixes, nozes, castanhas, linhaça, arroz integral, chocolate amargo, banana, abacate e em vários outros alimentos que fazem parte da rotina alimentar de quem fez reeducação.
8 – Melhora a qualidade do sono
“Estudos vêm mostrando que indivíduos com UMA DIETA
mais variada são mais propensos a dormir melhor. Para os autores, melhorar a oferta de nutrientes para o organismo melhora, entre outras coisas, o sono”, explica a nutricionista.

9 – Diminui o risco de doenças crônicas
Segundo estudos, hábitos alimentares inadequados aumentam os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas DIABETES
, obesidade e hipertensão, por exemplo). “As pessoas que optam por combustíveis adulterados, ou seja, alimentos pouco nutritivos e contendo muitos aditivos químicos, não garantem o equilíbrio funcional do organismo e como consequência geram doenças”, reforça Paula.

10 – Ajuda a deixar sua flora intestinal muito mais saudável
Todo o processo de nutrição irá refletir no funcionamento do sistema digestivo. A flora normal do intestino é composta por milhares de bactérias e o que ditará o bom funcionamento dessa flora é o equilíbrio entre esses microrganismos. A forma mais fácil de manter a saúde dessa parte é a ingestão de fibras! Assim, você não prejudica o seu organismo.
Fonte: Revista Shape