Google Analytics Alternative

DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DA CHIA E INCLUA NA ALIMENTAÇÃO.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
Estando cada vez mais presente na dieta devido ao teor de boas gorduras, Salvia hispanica L. é o nome científico da semente nativa do sul do México e norte da Guatemala conhecida como Chia, excelente fonte de ácidos graxos poliinsaturados, como o ácido linoleico (LA, 17-26%) e o ácido alfa-linolênico (LNA, até 68%). O LNA (18:3n-3) e o LA (18:2n-6) são os precursores da série ômega-3 (n-3) e ômega-6 (n-6), respectivamente, sendo considerados ácidos graxos essenciais, devendo ser suprido através da alimentação. 

A chia apresenta um balanço adequado entre esses dois ácidos graxos essenciais e não necessita ser triturada para tornar seus nutrientes disponíveis. É fonte de proteínas de boa digestibilidade, fibras e minerais como cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês e zinco, além de vitaminas do complexo B: além de antioxidantes como o ácido caféico.

Recomenda-se o consumo de 25 gramas das sementes in natura todos os dias, cerca de 2 colheres de sopa, sendo que um consumo levemente maior não vai acarretar danos à saúde. Em 25 grmas de semente, encontramos 130 kcal, 11g de carboidratos, 3.9g de proteínas, 7.7g de gorduras totais, 9.4g de fibra alimentar, 4.4g de ALA (ômega 3), 1.4g de ácido graxo linoléico (ômega 6).

A chia pode ser acrescentada a dieta, sendo uma excelente fonte de gorduras insaturadas, fibras alimentares e antioxidantes naturais disponível como matéria prima para seu uso em alimentos funcionais, nutracêuticos e suplementos dietéticos.

A chia é ideal para enriquecer grande quantidade de produtos, como fórmulas e alimentos para bebês, alimentos para fornos, barras nutritivas, iogurtes, saladas. pode ser consumida de diversas formas; in natura, em forma de óleo, pura ou adicionada a sucos, frutas, iogurtes, cereais matinais, saladas, sopas, no preparo de pães, bolos e biscoitos. 

Lembrando que como qualquer outro alimento, apresenta variação em sua composição de acordo com fatores ambientais como altitude, temperatura, ph e tipo de solo, luz, entre outros fatores.

Nutrientes e benefícios à saúde:

O consumo de chia tem mostrado controle do peso corporal, nos níveis de glicemia, preferencialmente pós-grandial, além de melhorar o perfil lipídico, entre outros. Assim, sua ingestão pode auxiliar na redução de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.

- Rica em fibras solúveis e insolúveis, essenciais para o bom funcionamento intestinal e atuam na saciedade; 

A Chia também auxilia na redução de peso, já que quando as fibras presentes na semente entram em contato com a água no intestino, elas formam uma espécie de gel, dando a sensação de saciedade e aumentando o tempo da digestão. Fibras que auxiliam na saciedade, agem no bom funcionamento intestinal e previnem doenças. 

- Rica em ômega 3: ácido graxo essencial, ou seja, o organismo não pode produzi-lo , devendo ser suprido na dieta diária, os estudos sugerem que o ômega 3 atua na prevenção de doenças cardiovasculares, protege contra os sintomas da depressão e demência, melhorando as funções cerebrais, fortalece o sistema imunológico e ainda reduz sintomas da artrite como dor e rigidez nas articulações. As gorduras ômega 3 atuam como antiinflamatórias e antioxidantes, também podem contribuir na proteção contra dos diversos tipos de câncer e atuarem contra o envelhecimento precoce.

- Fonte de minerais como cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês e zinco, além de vitaminas do complexo B: As sementes de chia contêm cálcio, mineral essencial na formação óssea e prevenção da osteoporose, contêm magnésio, nutriente vital que trabalha sinergicamente com o cálcio e a vitamina D na formação óssea, estando envolvido na produção de energia, relaxamento muscular, na função do sistema nervoso.

Por Greice Caroline Baggio.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Alimente-se com Sabedoria recomenda: 

SEMENTE DE CHIA da N4 Natural


Acesse o site e adquira na N4 Natural


Conceitos importantes da N4 Natural:
- Para os produtos a granel, sabemos que a maioria dos nossos clientes têm o hábito de armazenar em potes, que utilizam no dia a dia. Partindo deste conhecimento, simplificamos as embalagens dos nossos produtos, desta forma conseguimos ter um bom preço e incentivar mais o seu consumo.
- 100% das caixas que utilizamos, são recicladas.
- Acesse e obtenha produtos saudáveis para uma vida em equilíbrio!

0 comentários:

Postar um comentário