Google Analytics Alternative

VITAMINA B3 AJUDA A AUMENTAR OS ANTIOXIDANTES NO ORGANISMO.

quinta-feira, 31 de março de 2016 0 comentários
Image copyrightThinkstockImage caption. Vitamina B3 ajuda a elevar níveis de antioxidantes no organismo, o que pode retardar o processo de envelhecimento da célula

Um experimento científico que está em fase de testes tem buscado entender como uma vitamina - a B3 - pode ajudar a conter o processo de envelhecimento do corpo humano.

Uma das causas do envelhecimento é a presença de radicais livres no organismo – eles oxidam nossas células e muitas vezes causam sua destruição. Para evitar esse processo, os antioxidantes que consumimos servem para acabar com os radicais livres e minimizar o dano deles às células.

O que esse grupo de cientistas está buscando é justamente uma forma de aumentar os níveis de antioxidantes das células. E os esforços se concentram na vitamina B3, encontrada em alimentos como frango, porco e atum.

"O que nós temos feito é aumentar o processo natural dos antioxidantes no corpo. Fizemos isso com ratos por meio de modificações genéticas, e esses ratos viveram mais e com mais saúde", explicou à BBC Manuel Serrano, do Centro Nacional de Pesquisa sobre o Câncer na Espanha, que é um dos líderes do estudo.

Segundo Serrano, não é possível replicar o experimento com modificações genéticas em seres humanos, mas o grupo tem feito testes para saber se dá para atingir o mesmo resultado de outra maneira. A ideia é aumentar a síntese de derivados da vitamina B3 para, consequentemente, melhorar os níveis de antioxidantes no organismo.

"Os derivados da vitamina B3 são a chave para a defesa dos antioxidantes do nosso corpo. Então uma possibilidade que estamos estudando é que, complementando a dieta com vitamina B3, poderíamos melhorar esse processo de defesa", afirmou.

"Ainda não temos a certeza de que isso daria certo. É algo que precisamos testar para ver se tem um impacto na defesa dos antioxidantes."

Caso isso se confirme, o consumo de alimentos que contenham vitamina B3 seria importante para o aumento dos antioxidantes no organismo – o que em tese poderia conter o envelhecimento. Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como atum e outros peixes, frango, carne de porco, fígado, ovos, leite, amendoim e arroz.

Mas Serrano alerta que nada consumido em excesso vai fazer bem.

"Acho que quando o assunto é comida, a melhor estratégia é ter uma dieta balanceada, porque com certeza frango e porco têm outras substâncias que não são tão boas. Então não quero dizer às pessoas para comerem o quanto quiserem de frango e porco. Acho que isso não seria racional", ressaltou.

Fonte: BBC.

HIPERCALÓRICOS COLABORAM PARA O SEU TREINO.

quarta-feira, 30 de março de 2016 0 comentários
Suplementos de energia que ajudam a aumentar a quantidade de calorias no corpo, os hipercalóricos, são indicados para quem realiza exercícios físicos intensos. Os principais usuários são aqueles que querem aumentar o ganho de massa corporal, tanto magra quanto gorda. Por isso, não são indicados para quem tem metabolismo lento ou facilidade em ganhar peso.

Grande parte dos hipercalóricos é composta por carboidratos, mas a fórmula também inclui vitaminas, sais minerais, aminoácidos e diversos tipos de proteínas que auxiliam no aumento dos músculos. No entanto, não são todas as pessoas que podem consumir essa suplementação, que também oferece alguns riscos. Saiba mais a seguir.

O consumo excessivo do suplemento pode sobrecarregar o fígado. Foto: iStock, Getty Images

Conheça os benefícios dos hipercalóricos
Se você busca aumento de peso, com direito a elevar o percentual de gordura e ganhar massa magra, então pode investir em um suplemento hipercalórico. Esses produtos proporcionam mais energia e disposição para os treinos e estimulam o crescimento da massa muscular.

Nas academias, eles são bastante populares. O carboidrato da composição tende a ser queimado durante os treinos, pois os exercícios requerem bastante energia. Assim, o ganho de massa magra costuma ser maior que o de gordura ou que o o acúmulo no tecido adiposo. O cuidado vai para quem possui tendência a engordar.

Os hipercalóricos nunca devem substituir uma refeição, mas podem ser consumidos juntamente com alimentos de baixo teor calórico, já que garantem o máximo de energia para o treino. O ideal é que o suplemento seja tomado logo depois de a pessoa voltar da academia, na forma deshakes ou de vitaminas.

Lembre-se sempre de conferir as instruções do fabricante para consumir a dose certa, conforme seu tamanho e seu peso. Uma quantidade muito alta pode levar ao ganho de peso. Geralmente, o suplemento hipercalórico é recomendado para quem está muito magro ou para atletas que perdem muita energia durante os treinos.
Os perigos de consumir hipercalóricos

Nem só benefícios trazem os hipercalóricos. Uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) descobriu que os alimentos com alto teor de calorias são responsáveis por um aumento significativo da gordura visceral, que se localiza nas partes internas do corpo, próxima aos rins e ao fígado.

O estudo foi feito com dois grupos de ratos, que consumiram rações comuns e outras com suplementações hipercalóricas. Os resultados apontaram para esse aumento das taxas de gordura, que podem prejudicar a saúde.

Os suplementos hipercalóricos apenas devem ser tomados quando há recomendação de um nutricionista. Como eles possuem uma grande quantidade de carboidratos, podem acabar sobrecarregando o organismo e desregular o metabolismo de algumas pessoas.

Dietas equilibradas, com consumo regular de legumes e frutas, são as mais indicadas para quem está plenamente saudável e pratica exercícios. O suplemento apenas deve ser tomado quando há alterações metabólicas fortes, ou caso haja necessidade de reposição energética.

Quem tem problemas no fígado também deve tomar cuidado. A substância tem excesso de proteína e pode exigir muito trabalho desse órgão. Da mesma forma, diabéticos apenas devem utilizar o composto após consultar um médico.

BEBIDAS FUNCIONAIS PROTEGEM SEU SISTEMA CARDIOVASCULAR.

0 comentários
Bebidas funcionais são produtos não alcoólicos que incluem ingredientes não tradicionais em sua composição (como ervas, vitaminas, minerais e antioxidantes) na tentativa de promover benefícios que vão além da nutrição do organismo.

Um antioxidante é uma molécula capaz de inibir a oxidação (perda de elétrons ou "enferrujamento") de células e moléculas. Fazem isso doando elétrons. Exemplos de substâncias capazes de fazer esta doação são a vitamina C e os polifenóis (presentes em frutas e verduras) e os tióis, compostos organosulfurados (que contém carbono e enxofre), como a glutationa, o aminoácido cisteína e a coenzima A.

Alguns alimentos são ricos em polifenóis como o azeite de oliva extra virgem (não aquecer), o vinho tinto e os chás. Os flavonóides são a principal família de polifenóis e estão presentes como antocianinas nas frutas e legumes roxos, como antocianidinas (semente de uvas vermelhas e pretas, repolho roxo, casca da maçã, folhas do mirtilo e ginkgo biloba) ou como antoxantinas, compostos sem cor divididos nas categorias: flavonas, isoflavonas, flavanóis e flavonódes.

Um desequilíbrio entre substâncias oxidantes (como os radicais livres) e antioxidantes leva ao estresse oxidativo, condição potencialmente danosa e que aumenta o risco de câncer, diabetes, aterosclerose, derrame, trombose venosa, insuficiência renal crônica, doença de Parkinson e mal de Alzheimer. Uma das formas de reduzir o risco de doenças crônicas é protegendo o endotélio vascular, a camada de células que reveste o interior dos vasos (Rajendran et al., 2013).

UM ENDOTÉLIO SAUDÁVEL POSSUI BOA CAPACIDADE DE VASODILATAÇÃO, SUPRIME A TROMBOSE, A INFLAMAÇÃO VASCULAR E A HIPERTROFIA CELULAR. ESTE ESQUEMA MOSTRA A DIFERENÇA DO ENDOTÉLIO SAUDÁVEL (A) E DO ENDOTÉLIO DISFUNCIONAL (B). PARA SABER MAIS: RAJENDRAN ET AL., 2013

Após 40 a 50 anos de vida o endotélio passa a não funcionar muito bem, produzindo menos óxido nítrico, responsável pela dilatação dos vasos (Vogel, 1999). Por isso, é mais comum a pressão arterial aumentar após a 4o ou 5a década de vida. Porém, a idade não precisa determinar a perda da função endotelial. Na população chinesa, por exemplo, o endotélio permanece saudável por muito mais tempo (Woo et al., 1997).

Um dos motivos parece ser o alto consumo de chá verde (Alexopoulos et al., 2008). O chá possui flavonóides que neutralizam os radicais livres, protegendo contra a disfunção endotelial e o aparecimento de várias doenças.

Assim como o chá verde, maçãs são ricas em flavonóides. Os principais flavonóides do chá verde são as catequinas, especialmente epicatequinas, galocatequinas, epigalocatequina-3-galato, epicatequina-3-galato. Já a maçã possui outros flavonóides protetores como a quercetina e seus glicosídeos. As maçãs também são ricas em outras substâncias protetoras como vitamina C e ácido clorogênico. Se você não gosta de chá verde uma das opções é misturá-lo então com a maçã. 

É o que sugere o estudo de Rubio-Perez e colaboradores (2014). No artigo os autores demonstram como prepararam o suchá. Para fazer 1 litro da bebida faça o chá verde (16 gramas de folha de camelia sinensis) em 842 ml de água quente. Coe e misture com 100 ml de suco de maçã concentrado, sumo de 1 limão concentrado. Na pesquisa os autores também adicionaram 58g de trehalose (um tipo de açúcar), mas você pode deixar sem açúcar nenhum na minha opinião.

Outro chá que parece reduzir a disfunção endotelial tanto quanto o chá verde é o chá preto (Jochmann et al., 2008). Mas não vale misturar o chá preto com leite, neste caso o risco de doença cardiovascular permanece alto (Lorenz et al., 2007; Wang et al., 2011).

Fonte: Nutriyoga.

ORIENTAÇÕES RESTRITIVAS NO QUE DIZ RESPEITO À EXPOSIÇÃO AO SOL PODEM FAZER MAIS MAL DO QUE BEM PARA A SAÚDE.

0 comentários
Há algum tempo pesquisadores vêm alertando que o exagero no uso de filtros solares causa deficiência de vitamina D, sobretudo nas crianças.

Exageros
Não será fácil reverter a tendência de as pessoas fugirem do Sol depois de décadas de discurso científico amedrontando a população sobre o risco do câncer de pele.

Hoje já se sabe que os benefícios de tomar Sol superam o risco do câncer de pele, além do que os próprios protetores solares podem causar câncer de pele.

Agora, um novo estudo feito na Suécia, onde a população tem pele muito clara, o que torna o risco de câncer de pele mais elevado, mostrou que as pessoas que tomam banho de sol regularmente vivem mais do que aquelas que evitam o Sol.

Paradoxo do Sol
Foram analisadas informações de 29.518 mulheres suecas, que foram acompanhadas por 20 anos.

Os dados mostraram que a expectativa de vida mais longa entre as mulheres com hábitos de exposição ativa ao Sol - tomar banho de Sol intencionalmente - está relacionada a uma diminuição das doenças cardíacas e das mortes por doenças não relacionadas a problemas cardíacos ou a qualquer tipo de câncer.

Assim, quando os cientistas analisam apenas a contribuição do câncer de pele para as mortes, o número desponta, parecendo grande frente às outras causas justamente porque as outras causas diminuíram, dizem os pesquisadores.

Evitar o sol equivale a fumar
Mas o resultado mais impressionante do estudo surgiu quando os pesquisadores compararam o risco de morte pelo câncer de pele entre as pessoas que tomavam banho de Sol, que fugiam do Sol e as fumantes.

"Nós verificamos que os fumantes no grupo de maior exposição solar têm um risco semelhante ao dos não-fumantes que evitam a exposição ao Sol, indicando que evitar a exposição ao Sol pode ser um fator de risco [para o câncer] da mesma magnitude que o tabagismo," disse Pelle Lindqvist, da Universidade de Lund, primeira autora do artigo publicado na revista médicaJournal of Internal Medicine.

"Orientações demasiadamente restritivas no que diz respeito à exposição ao Sol podem fazer mais mal do que bem para a saúde," concluiu Lindqvist.

O CHOCOLATE PODE MESMO TE DEIXAR MAIS FELIZ, SAUDÁVEL E INTELIGENTE?

terça-feira, 29 de março de 2016 0 comentários
Não são poucas as citações na mídia sobre os benefícios do chocolate: desde uma vida mais calma até um coração mais saudável já foram atribuídos ao produto.

Alguns nutricionistas afirmam que comer chocolate amargo todo dia pode reduzir a pressão sanguínea e beneficiar o coração. Também dizem que pode evitar alguns tipos de câncer, derrames e até melhorar a memória.

A BBC fez uma avaliação das últimas provas a favor do chocolate e como seus efeitos podem ser comparados aos de algumas drogas.

O tipo importa?
"Atribuo todo meu sucesso essencialmente à grande quantidade de chocolate que consumo. Pessoalmente eu acho que chocolate ao leite te deixa estúpido... chocolate amargo é a chave.. É algo que, se você quer um prêmio Nobel de medicina ou de química, tudo bem, mas se você quer um prêmio Nobel de física, tem que ser chocolate amargo mesmo", já disse Eric Cornell, vencedor do Nobel de física em 2001.

Infelizmente a escolha de chocolate provavelmente não fará muita diferença quando se trata do prêmio Nobel, mas fica a questão: o chocolate amargo é mesmo o melhor?

Os supostos benefícios do chocolate para a saúde e o cérebro são atribuídos, principalmente, aos antioxidantes encontrados no cacau. No entanto, pelo fato de o cacau ser amargo, frequentemente se adiciona leite e açúcar para fazer o chocolate, diluindo o conteúdo de antioxidantes.

Também é preciso lembrar dos problemas causados pelo consumo de grandes quantidades de calorias e açúcar.Image copyrightThinkstockImage caption. Cientistas e médicos recomendam o chocolate amargo

Então a mensagem é: se você come chocolate, escolha o amargo, escuro. O ideal seria o que tem 85% de cacau ou mais, que possui menos gordura e açúcar do que o chocolate ao leite.

Quais drogas o chocolate imita?
O cacau tem pequenas quantidades de alguns estimulantes que são encontrados em várias drogas legais e ilegais.

O "chocolatier" belga Dominique Persoone criou um um dispositivo que disparava cacau diretamente no nariz do usuário. Ele afirma ter vendido 25 mil unidades do dispositivo, que não era barato (45 euros, cerca de R$ 185), e a embalagem vinha com alerta sobre riscos do uso excessivo.

Parece pouco provável que o chocolate realmente imite os efeitos das drogas, mas ele possui algumas substâncias químicas presentes em algumas drogas.

1.Ópio
O chocolate pode afetar o cérebro de uma forma parecida com o ópio, reduzindo a dor e produzindo prazer, apesar de ser bem mais fraco.

Isso ocorre graças ao neurotransmissor encefalina. Estudos em ratos indicam que a quantidade de encefalina produzida quando se come chocolate é o bastante para criar um efeito suave e levar ao vício.

Apesar de especialistas acreditarem que isso também se aplique a humanos, ainda não há provas.

2.AmorImage copyrightiStockImage caption. Chocolate tem grupo de alcaloides neuroativos também presentes na cerveja e no vinho

O cacau pode imitar o efeito do amor, segundo alguns especialistas, pois contém a substância química feniletilamina, liberada nos primeiros meses de um relacionamento.

Isso faz com que a pessoa se sinta excitada e nervosa e pode funcionar como um antidepressivo.

Existem apenas pequenas quantidades da substância no chocolate e há dúvidas se ela permanece ativa quando o chocolate é ingerido. Portanto ainda não se sabe com certeza se a pessoa sente mesmo esse efeito.

3.Maconha
O chocolate tem pequenas quantidades de anandamida, conhecida como a "molécula da felicidade".

Este neurotransmissor atinge as mesmas estruturas cerebrais acionadas pelo THC, o ingrediente ativo da maconha.

No entanto, para ter um impacto substancial no cérebro, a pessoa precisaria comer vários quilos de chocolate, então não é provavel que o chocolate afete o humor da pessoa.

4.Álcool
O chocolate tem um grupo de alcaloides neuroativos conhecidos como tetrahidro-beta-carbolinas, que também podem ser encontrados na cerveja, vinho e outras bebidas.

Essas substâncias elevam nossos níveis de dopamina e serotonina - têm, portanto, um efeito no humor. E podem explicar o poder viciante do chocolate.

O chocolate, contudo, possui quantidades reduzidas de tetrahidro-beta-carbolinas e são necessárias mais pesquisas antes de concluir que há impacto no humor.

5.Café
O cacau tem cafeína e é possível encontrar um pouco deste estimulante no chocolate. Quanto mais amargo o chocolate, maior a quantidade de cafeína.

Mas as quantidades de cafeína são mais baixas em todos os tipos de chocolate, incluindo o amargo, do que no café.Image copyrightThinkstockImage caption. É possível encontrar cafeína no cacau e até um pouco dela no chocolate

O cacau também tem teobromina, que produz um efeito estimulante quando combinada com cafeína.

Melhora o desempenho do cérebro?
Estudo publicado recentemente envolvendo cerca de mil pessoas descobriu a ligação entre comer chocolate - não importando o tipo - pelo menos uma vez por semana e uma melhora na memória e raciocínio abstrato.

Há razões para otimismo, mas a pesquisa não apontou categoricamente se comer chocolate foi a causa da melhora.

Em outra pesquisa recente, descobriu-se que uma substância química encontrada no cacau e no chocolate reduz a perda de memória relacionada à idade em adultos de 50 e 69 anos.

O estudo apontou que o antioxidante flavonol (uma classe de flavonoides) aumenta o fluxo sanguíneo para uma região do cérebro que promove a memória. Cientistas estão animados com a descoberta, pois é o primeiro indicador de que a dieta pode reverter o declínio na memória e também reduzir a perda da memória.

Depois de consumir bebidas enriquecidas com estes flavonois por três meses, o desempenho das pessoas neste grupo de idade em um teste de memória foi equivalente ao desempenho de pessoas várias décadas mais jovens.

No entanto, apenas comer mais chocolate não vai proteger a memória, pois métodos usados para processar o chocolate costumam remover a maior parte dos flavonois.

Uma barra de chocolate típica tem 40 mg destes flavonois, e a bebida usada na pesquisa continha 900 mg. Seria necessário comer quantidades enormes de chocolate para obter algum benefício.Image copyrightThinkstockImage caption. Muitos médicos questionam se as propriedades do cacau são mantidas depois que ele é transformado em chocolate

E a saúde?
Acredita-se que os antioxidantes encontrados no cacau possam ter efeitos antiinflamatórios, melhorando o fluxo sanguíneo e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Algumas pessoas também afirmam que o cacau protege contra o câncer e reduz o estresse.

Mas há a questão da validade de estudos que ligam o cacau à diminuição da pressão sanguínea, e se há algum efeito para a saúde depois que o cacau é transformado em chocolate.

Em 2012, uma análise das melhores provas dos efeitos do cacau na pressão sanguínea concluiu que alguns produtos do cacau, incluindo chocolate amargo, diminuem levemente a pressão. A análise apontou, porém, a necessidade de mais comprovações.

"Se você está com um peso saudável, comer chocolate com moderação não aumenta o risco de doença cardíaca de forma detectável, e pode até ter algum benefício. Eu não aconselharia meus pacientes a aumentar o consumo de chocolate com base nesta pesquisa, particularmente se estiverem acima do peso", disse à BBC o especialista independente Tim Chico.

Fonte: BBC.

BRÓCOLIS PROTEGE CONTRA CÂNCER DE FÍGADO.

0 comentários
O brócolis também protege contra a artrite, embora sejam melhor conhecidas as bases bioquímicas da ação do brócolis contra o câncer.

Fígado gorduroso 
Comer brócolis três a cinco vezes por semana pode reduzir o risco de muitos tipos de cânceres. 
O efeito anticâncer do brócolis é conhecido há bastante tempo e pode até ser ampliado, por exemplo, com a ingestão de brócolis picante.

Neste novo estudo, a equipe mostrou que a inclusão de brócolis na dieta pode proteger contra câncer do fígado, bem como ajudar na luta contra o desenvolvimento da chamada doença hepática gordurosa não-alcoólica.

Uma dieta com alto teor de gordura, rica em açúcar, além do excesso de gordura corporal, está relacionada com o desenvolvimento da doença hepática gordurosa não-alcoólica, que pode levar a doenças como a cirrose e o câncer do fígado.

Saúde do fígado
"A história normal acerca do brócolis e da saúde é que ele pode proteger contra uma variedade de diferentes tipos de câncer. Mas ninguém tinha olhado para o câncer de fígado," justificou a pesquisadora Elizabeth Jeffery, da Universidade de Illinois (EUA).

"Decidimos que o câncer de fígado precisava ser estudado especialmente por causa da epidemia de obesidade. Já está na literatura [médica] que a obesidade aumenta o risco de câncer de fígado e isto é particularmente verdadeiro para os homens. Eles têm um risco quase cinco vezes maior de ter câncer de fígado se forem obesos," completou.

Apesar do foco no impacto do brócolis sobre a formação e progressão de tumores cancerosos no órgão, a equipe também queria observar a saúde do fígado como um todo e como ele estava metabolizando os lípidos em decorrência da dieta rica em gordura.

Vegetais brássicos
Durante a doença hepática gordurosa não-alcoólica, formam-se glóbulos de gordura sobre o fígado.

Os experimentos em animais de laboratório revelaram que, no desenvolvimento da doença, tanto o número de nódulos de câncer quanto o tamanho dos nódulos aumenta no fígado.

Mas quando se adiciona brócolis à dieta o número de nódulos diminui. O tamanho dos nódulos que ainda ocorrem não foi afetado.

Embora os pesquisadores tenham usado apenas brócolis no estudo, Jeffery acrescenta que outros vegetais brássicos, como a couve-flor ou a couve-de-bruxelas, podem ter o mesmo efeito.

VERDURAS E TEMPEROS SÃO CULTIVADOS DENTRO DE SUPERMERCADO.

0 comentários

Consumidores preocupados com sustentabilidade e consumo consciente preferem alimentos orgânicos, compram de pequenos produtores, escolhem produtos com embalagens menos nocivas ao meio ambiente e torcem o nariz para aqueles que precisaram viajar por horas para chegar às prateleiras. Pensando nisso, um supermercado de Berlim decidiu reduzir a distância entre os clientes e as plantações: e cultivar verduras dentro da própria loja.

O mercado Metro instalou caixas modulares nas prateleiras onde planta verduras, rabanetes e ervas. No micro jardim do supermercado, todo o ambiente é controlado por computador: umidade, temperatura, nutrientes e exposição à luz. Sem terra e com técnicas de hidroponia, as plantas crescem mais rápido, mais fortes e com economia de fertilizantes e água.

E a safra farta impressiona. De acordo com um de seus criadores, Erez Galonska, em uma bandeja de um metro quadrado é possível produzir de quatro a seis plantas por dia durante um ano - a colheita equivale ao dobro do esperado para uma estufa tradicional.

A empresa de design responsável pelo projeto, batizado de Infarm, afirma que, pelo bom aproveitamento de espaço, o método pode baratear a agricultura vertical.

Na maioria das estufas tradicionais, cada estágio de crescimento da planta acontece em um local diferente, e isso exige escala para que a plantação seja econômica e eficiente. No Infarm, todas as etapas acontecem no mesmo lugar.

"Se você olhar para o nosso sistema, vai ver um mar verde. Não há perda de espaço nem desperdício de energia", afirma o cofundador do Infarm, Guy Galonska.

Os criadores da horta futurista acreditam que o cultivo indoor de alimentos é a chave para diminuir a quantidade de dióxido de carbono na Terra. Eles se apoiam em um estudo da Universidade de Columbia que defende que se todas as cidades do mundo produzissem 10% de seus alimentos em locais fechados, seria possível "devolver" 880 mil km² de área às florestas (aproximadamente 16% do tamanho da amazônia) e, com isso, reduzir o dióxido de carbono da atmosfera ao nível que era em 1980.

Vantagens da alface de prateleira
As verduras nascidas no interior do mercado foram cultivadas com menos água, não têm pesticidas ou fertilizantes, não passaram por nenhum processo de transporte, armazenamento, refrigeração, nem estão embaladas em sacos plásticos.

Além dessas vantagens ambientais, os produtos são um prato cheio para os chefs que procuram alimentos frescos. E é por isso que o projeto piloto do Infarm está no atacado do Metro, onde os chefs de cozinha da região fazem compras para seus restaurantes.

A empresa também desenvolveu um aplicativo para que os chefs encomendem temperos e ervas especiais que não conseguem encontrar facilmente. A iniciativa serve para que os profissionais acompanhem o crescimento das plantas, tenham novas ideias de pratos e se familiarizem à agricultura vertical.

O futuro do varejo
O projeto piloto do Infarm funciona no Metro há seis meses com ervas e verduras, mas os planos são de adaptar para outros tipos de vegetais. A próxima unidade, por exemplo, será de pimentas e tomates.

"Nós vemos como essa tecnologia é capaz de fornecer muitas outras coisas, como arroz, soja e certos tipos de frutas. Se a agricultura vertical vai substituir a tradicional? Acho que vai levar algum tempo. Mas em Marte, por exemplo, será apenas vertical" afirma Galonska.

A empresa quer provar que não há limites para o cultivo vertical e que, ao contrário do que se prega em relação a esse tipo de agricultura, é possível cultivar diversas culturas mesmo estando na cidade.

A Infarm pretende adaptar as caixas em diferentes tamanhos para instalar o sistema também no varejo. Há, inclusive, a intenção de começar um modelo business-to-business em que restaurantes, cafés e mercearias cultivem seus próprios produtos. E, no melhor dos cenários, vender essa tecnologia para que as pessoas possam plantar na cozinha de casa. Seria ótimo abrir a gaveta e ter uma horta como a do cozinheiro Nicolas, do filme A espuma dos dias, não é mesmo?

A CHLORELLA É UM ALIMENTO EFICAZ?

quinta-feira, 24 de março de 2016 0 comentários
Há mais de 2,5 bilhões de anos existe uma alga microscópica de água doce, a Chlorella pyrenoidosa. Essa alga é uma planta clorofilada, que converte elementos químicos inorgânicos em matéria orgânica, usando energia luminosa pelo processo da fotossíntese. Os cientistas que estudam a crosta terrestre creditam a essa alga a limpeza dos gases tóxicos que envolviam o planeta nas eras iniciais dos tempos, permitindo que a vida se desenvolvesse por aqui.

O que essa pequeníssima alga tem de tão especial? Essa foi a minha questão, quando me iniciei nos estudos da nutrologia, que é uma especialidade médica que usa os nutrientes como medicamentos. De lá até hoje, mais de 20 anos, acompanhei de longe o aparecimento de diversas marcas no país, e com muita tristeza encontrei produtos a base de chlorella de todo tipo, inclusive com metais pesados, conservantes, anti-umectantes, misturados com extrato de espinafre, e assim por diante. Esse é o problema com os produtos ditos “naturais”, e essa é a principal razão de eu ser tão criteriosa com as indicações que faço para meus pacientes. É indispensável saber o que ingerir, de onde vem, como é produzido, como é armazenado, como é transportado, e outras questões que vão garantir a qualidade do que vamos engolir!

Fiquei muito interessada quando, no ano de 2012, me apresentaram uma empresa que estava importando para o Brasil um produto com 100% de chlorella compactada em comprimidos de 200 mg. Mas, o mais importante, tive acesso a documentação comprovando o controle de qualidade, com uma tecnologia de ponta para a quebra da parede da alga, usada para aumentar sua digestibilidade, garantindo que a degradação da clorofila fique em níveis baixíssimos, com a dosagem do “pheophorbide”(produto de degradação da clorofila) abaixo de 20 mg por 100 g de chlorella. Esses níveis são muito rigorosos no Japão, e lá eles aceitam como excelente uma chlorella que tenha o “pheophorbide” em 60 mg/100 g, e não permitem a comercialização se for acima de 80 mg/100 g. A partir dessas informações, iniciei minha experiência própria, da minha família e de meus pacientes com o uso da chlorella como suplemento alimentar. Não sem antes fazer uma revisão completa da literatura mundial. Com certeza estudei muito essa alga minúscula, a ponto de já achar que posso escrever um livro! Quem sabe?

Se fizermos uma busca na internet, teremos 4.960.000 resultados; se buscarmos trabalhos científicos, teremos mais de 122.000 publicados em revistas e jornais científicos qualificados. Portanto, estamos diante de um alimento extremamente dissecado aos olhos da ciência! E só encontramos benefícios. Portanto, me sinto hoje habilitada a escrever de forma exclusivamente informativa sobre a chlorella.

Como alimento, a chlorella tem mais de 50% de sua composição em proteínas, incluindo todos os aminoácidos essenciais. Tem em torno de 20% de carboidratos complexos (do bem) e muita fibra, solúvel e insolúvel. Quanto aos micronutrientes, apresenta todas as vitaminas do complexo B, em quantidades suficientes para ação nutracêutica, de betacaroteno, incluindo luteína e astaxantina, bem como as vitaminas C, D, E e K; ácidos graxos insaturados e poliinsaturados; minerais como cálcio, ferro, fósforo, iodo, zinco, potássio, magnésio e germânio. E apresenta a maior concentração de clorofila entre as plantas conhecidas no nosso planeta. Com essas informações nutricionais, entendemos as mais variadas aplicações desse suplemento. Começando com a melhora da função intestinal, da microbiota da parede do intestino, auxiliando a diminuir as inflamações da parede e o aumento da permeabilidade, quando houver.

Com o aumento da ingesta de nutrientes importantes e com a melhora da parede intestinal, a absorção vai ficar restaurada, criando condições mais saudáveis; exemplo: com o uso continuado, teremos a implementação nutricional, levando a restaurar padrões funcionais em geral, equilibrando o metabolismo, ajudando a modular órgãos como o pâncreas e a tireoide, comumente desregulados na síndrome metabólica, que causa aumento da gordura abdominal bem como do colesterol, triglicerídeos e pressão alta, ainda sobrepeso e obesidade.

Mas o mais surpreendente é a sua composição de “growth factor”, conhecido como chlorella growth factor: CGF. Esse fator de crescimento é complexo, formado de peptídeos, polissacarídeos e ácidos nucleicos, assim como adenosina e citosina nucleotídicas, matéria-prima para reconstrução das cadeias de DNA e RNA. A chlorella tem a maior concentração de ácidos nucleicos de todos os alimentos existentes. Essa informação leva muitos pesquisadores a afirmarem que pode haver retardo do envelhecimento celular com sua suplementação. De acordo com trabalhos feitos em cobaias e descritos na Revista Americana Naturalista Health World, na sua edição especial de 1990, quando as cobaias de laboratório eram alimentadas com chlorella, seu tempo de vida era aumentado em mais de 30%. A outra importante atuação do CGF é sua capacidade de estimular o sistema imunológico, através da estimulação da produção do interferon endógeno, e ativação dos leucóciotos T, leucócitos B e macrófagos. Além disso, esse suplemento faz a modulação do TNF, ou seja, o fator de necrose tumoral, que além de proteger o organismo de células tumorais, ainda promove o crescimento dos fibroblastos.

Nem precisamos explicar o quanto isso é benéfico, pois aumenta a produção de colágeno, diminui a flacidez, modula as cicatrizações, diminui as estrias e assim por diante, sem falar que pode ajudar a recompor articulações e ossos, desde que a nutrição seja feita por longo prazo, associada a hábitos saudáveis de vida e exercícios físicos regulares. Fontes: Dr. Bernard Jensen no livro “Chlorella: a jóia do oriente” e Dr. David Steenblock “Chlorella: alga medicinal natural”.

Mas, o melhor vem sempre no final, a chlorella por ser rica em clorofila, é altamente alcalinizante! Hoje sabemos que as doenças degenerativas, as doenças auto-imunes, o envelhecimento patológico e o câncer acontecem em terrenos biológicos muito ácidos. Desde 1931, a tese que levou o Dr. Otto Warburg a ganhar o Prêmio Nobel de Medicina, declara que o câncer é uma doença que aparece quando o tecido está ácido e pouco oxigenado. E esse médico brilhante fez seus estudos de alcalinização com culturas de chlorella.

COMO DIMINUIR A VONTADE DE COMER AÇÚCAR NA INFÂNCIA.

quarta-feira, 23 de março de 2016 0 comentários
Doces estão vinculados a uma ideia de felicidade. Eles são presença certa em comemorações e ajudam a apaziguar os ânimos em momentos estressantes - depois de um dia difícil no trabalho, é comum se considerar merecedor de uma generosa fatia de bolo de chocolate.

De fato, os doces fornecem energia ao organismo e estimulam a produção de um hormônio ligado ao bem-estar, a serotonina, provocando uma sensação de prazer quase tão viciante quanto uma droga – o corpo quer sempre mais.

E é por isso que as guloseimas, calóricas e muitas vezes cheias de gordura, estão entre as piores vilãs de qualquer dieta. Mas...

Doce D+ na infância pode levar à violência
A relação entre o consumo de açúcar e os riscos de delinquência permaneceram mesmo após levados em consideração fatores como ambiente familiar, qualificações educacionais após os 16 anos e posse de carro aos 34.

"Nossa explicação foi que dar doces e chocolates regularmente para crianças pode impedir que elas aprendam como esperar para obter o que querem", disse Simon Moore, líder da pesquisa. "Ser incapaz de adiar a gratificação pode levá-las a um comportamento mais impulsivo, que é fortemente associado à delinquência".

Outra possível razão apontada por especialistas foi que crianças que já são "difíceis" podem acabar ganhando mais doces para se acalmarem. É possível enganar o cérebro para reduzir o apetite por doces. Segundo Cintia Cercato, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o maior aliado nessa tarefa é o exercício físico.

"Estudos já mostraram que, logo após praticar uma atividade física, as pessoas tendem a ter menos vontade de comer açúcar, gordura e carboidratos", explica. 

Além disso, controlar fatores como o estresse e a ansiedade também ajudam a diminuir a ânsia pelas guloseimas. "Algumas pessoas usam os doces como antidepressivos. Então, ter uma boa vida afetiva contribui para que a pessoa não desconte a frustração nos doces", afirma a endocrinologista Gláucia Carneiro, da SBEM. 

Para a maioria das pessoas, cortar doces de uma vez pode provocar uma espécie de abstinência, que levará a um posterior abuso de açúcar.

Por isso, o ideal é parar gradativamente
Comer doces por cinco dias na primeira semana, três na semana seguinte, até atingir a cota de um dia da semana.

Contudo, para quem tem compulsão alimentar semelhante a
um vício em drogas, a recomendação é cortar o açúcar de uma vez.

NÃO tomar líquido durante a refeição
Tal péssimo hábito faz com que a comida se mova mais rapidamente do estômago para o intestino, sem ao menos ter sido adequadamente digerida...

Como a presença de comida no estômago é uma das leituras do cérebro sobre a sensação de saciedade, misturar líquido com sólido pode causar fome.

Comer devagar
Mastigando bastante os alimentos, também contribui para que o organismo se sinta satisfeito e esqueça qualquer vontade de comer doces. 

ATIVIDADE FÍSICA
É comprovado: além de todos os benefícios que traz à saúde e à estética, a atividade física ainda diminui a vontade de comer doces. Estudos mostraram que, logo após se exercitar, as pessoas se sentem menos propensas a comer alimentos ricos em carboidratos, açúcar e gordura. Isso porque a atividade física estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar no organismo - o mesmo efeito causado pelo consumo de doces. 

O que os olhos não vêm, não sente...
O simples fato de ter um doce apetitoso ao alcance do olhar já é suficiente para despertar no organismo o desejo pela guloseima. Por isso, manter os doces longe do campo de visão - ou simplesmente não tê-los em casa - pode ser uma boa ideia. 

Estabeleça um horário para as refeições
Ficar muitas horas em jejum faz com que o organismo busque uma fonte rápida de energia para manter seu funcionamento – com fome, dispara a vontade de comer carboidratos e açúcares. O ideal é alimentar-se de forma fracionada, com pequenas refeições a cada três horas.

ALIMENTOS INTEGRAIS, frescos, maduros, crus...
Alimentos ricos em fibras e proteínas ajudam a prolongar a sensação de saciedade no organismo – logo, são aliados no combate à vontade de engolir doces. 

Prefira comer doces na próxima refeição
Se a vontade por um doce for incontrolável, coma uma fruta fresca picada, daquelas bem maduras e suculentas...

A recomendação de um DOCE é deixar para comer na próxima refeição. O perigo de exagerar é menor: o organismo já estará saciado e ficará satisfeito com poucas colheradas de açúcar. 

Consuma carboidratos com moderação
A ingestão de alimentos ricos em carboidrato, como pães e massas, libera insulina no sangue. Esse hormônio ativa a região cerebral responsável pela sensação de fome, aumentando o apetite. 

Tome refeição matinal
Pular o café da manhã pode aumentar o desejo por guloseimas. Como a refeição é a responsável por fornecer energia para o organismo começar o dia, ignorá-la pode fazer com que o organismo busque outras fontes rápidas de energia, como o doce.

Troque um doce por uma fruta
O açúcar dos doces é chamado de sacarose, e o das frutas, frutose. Enquanto a sacarose tem absorção rápida, pois é fácil de ser quebrada, a frutose demora mais para ser absorvida pelo organismo, o que prolonga a sensação de saciedade. Por isso, sempre que possível, é melhor trocar um doce por uma fruta. 

Doces liberam serotonina, hormônio que causa a sensação de bem-estar. Assim, muitas vezes acabam sendo usados como antidepressivos. Controlar a ansiedade e o stress, praticando atividades que possam servir como fonte de prazer, pode ajudar a diminuir o desejo por açúcar.

Estragar os dentes já não precisa mais ser um dos únicos argumentos para convencer seu filho a manter distância dos doces.

Um estudo da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, concluiu que o consumo diário de açúcar na infância pode levar à violência na vida adulta. A explicação pode estar na dificuldade em aprender como postergar a gratificação.

A pesquisa, publicada na edição de outubro do British Journal of Psychiatry, foi baseada em dados de cerca de 17.500 pessoas. Os cientistas descobriram que 69% dos participantes violentos aos 34 anos de idade ingeriam doces e chocolate quase todos os dias quando tinham dez anos. O índice caiu para 42% entre os não-violentos.

Mais uma vez...

Doce na infância pode levar à violência
A relação entre o consumo de açúcar e os riscos de delinquência permaneceram mesmo após levados em consideração fatores como ambiente familiar, qualificações educacionais após os 16 anos e posse de carro aos 34.

"Nossa explicação foi que dar doces e chocolates regularmente para crianças pode impedir que elas aprendam como esperar para obter o que querem", disse Simon Moore, líder da pesquisa. "Ser incapaz de adiar a gratificação pode levá-las a um comportamento mais impulsivo, que é fortemente associado à delinquência".

Outra possível razão apontada por especialistas foi que crianças que já são "difíceis" podem acabar ganhando mais doces para se acalmarem. 

(*) Cintia Cercato e Gláucia Carneiro - endocrinologistas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). 

Artigo publicado no site da Revista Veja - editora Abril

Fonte: Doce Limão.

4 OPÇÕES FUNCIONAIS PARA INCLUIR NA DIETA.

0 comentários




- O Matcha Mix Nutri contribui para o emagrecimento saudável, de forma fácil e prática.

É extraído de forma artesanal a partir das folhas mais jovens do chá-verde originadas de plantações protegidas da exposição solar. O tipo de processo é diferente dos demais chás provenientes da camellia, o vegetal é triturado sem pressa em um moinho de pedra, até que seja reduzido a pó. O resultado: um gosto herbal bastante destacado, que, para algumas pessoas, requer mais de tempo de adaptação do paladar para ser degustado.

Benefícios: O Matcha Mix Nutri concentra grande quantidade de clorofila, é rico em aminoácidos e L-teanina, cafeína e catequinas substâncias que ajudam a dissolver a gordura e a eliminá-la rapidamente, é diurético, ou seja, aliado no combate à retenção de líquidos e ao inchaço.

O Matchá Mix Nutri é rico em fibras, e pode auxiliar no controle do colesterol, além de estar associado a melhoras na recuperação das fibras musculares. Por isso, é indicado para os praticantes de atividades físicas com regularidade.

Como se não bastassem todos esses pontos positivos, o Matchá ainda tem poucas calorias, é adoçado com sucralose, e contém um delicioso aroma natural de limão.

Delicioso e Refrescante esse produto é: 
Rico em Antioxidantes;
Rico em Clorofila;
Ação diurética no organismo;
Sem corantes, conservantes;
Adoçado com sucralose, adoçante proveniente da cana de açúcar;
Alimento com baixa caloria;
Sabor natural de Limão.

- O Shake FiberLax é resultado de anos de estudos, pesquisas e experimentos com objetivo de produzir um alimento saudável, saboroso e prático para quem deseja complementar ou suplementar sua alimentação com qualidade e saúde.

FiberLax contém whey protein entre seus ingredientes, o que favorece a preservação da massa muscular durante o processo de emagrecimento. O excelente sabor do FiberLax é um incentivo a reeducação alimentar com prazer e satisfação.

É composto por alimentos de elevado valor nutricional, 12 vitaminas e 11 minerais, o exclusivo FS Control (3 fibras solúveis consideradas prebióticas) e colágeno.

Estes ingredientes têm efeitos comprovados como coadjuvantes no emagrecimento, controle do colesterol e glicose sanguíneos, combate ao câncer e prisão de ventre, prevenção do envelhecimento precoce e redução de apetite.

Atende às especificações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o desenvolvimento de alimentos para redução ou manutenção de peso por substituição parcial das refeições.

- O Reducere Slim é composto por 15 ingredientes selecionados: grãos, sementes, frutas, extratos, colágeno e fibra solúvel;
Alimentos de elevado valor nutricional;
Aumenta a saciedade, favorece o emagrecimento;
Ação anti-inflamatória e desintoxicante;
Regula o intestino.

- O colágeno hidrolisado atua no combate a flacidez da pele e fragilidade óssea;
Aumenta a tonicidade dos músculos;
Previne o surgimento de estrias e celulite;
Fortalece as unhas e cabelos.

O alimente-se com sabedoria indica!

5 ALIMENTOS FUNCIONAIS PARA CORREDORES.

terça-feira, 22 de março de 2016 0 comentários
A dieta de um corredor é parte importante do seu processo de desenvolvimento. Quanto mais comprometido com a alimentação o atleta está, melhor será seu desempenho no esporte. Alguns alimentos funcionais podem, ainda, ser grandes aliados de quem corre.

Foto: Thinkstock

FRUTAS VERMELHAS OU ROXAS
Que benefícios proporcionam?
A prática de exercícios, principalmente de treinos intensos, gera um grande aumento de radicais livres no organismo, que, em excesso, geram o chamado estresse oxidativo, onde há um desequilíbrio na produção de radicais livres e na ação dos antioxidantes. Isso pode gerar danos no DNA celular, aumentando o risco de câncer, além de prejudicar a recuperação após os treinos. As frutas vermelhas e roxas, como amora, framboesa, morango, goji berry, mirtilo e açaí são ricas em antocianinas, antioxidantes que ajudam a neutralizar a ação desses compostos no organismo. Além disso, as frutas vermelhas também contribuem para melhora da circulação sanguínea.
Qual é o melhor horário para ser ingerido?
Podem ser consumidas a qualquer hora do dia, na forma in natura ou congeladas, como shakes.
Quantas vezes?
Para que tenham benefícios, o ideal é que o consumo seja feito de maneira regular, podendo ser consumida diariamente ou de três a quatro vezes na semana.
Há contraindicações?
Não.
Qual é a medida certa?
Uma xícara de chá por dia é suficiente para oferecer benefícios ao organismo.
Mais informações
Para que os benefícios antioxidantes sejam mantidos, é recomendado o consumo das frutas orgânicas, que são cultivadas sem a utilização de agrotóxicos.

Foto: Thinkstock

PEIXES DE ÁGUA FRIA
Que benefícios proporcionam?
Os peixes de água fria, como sardinha, salmão, atum e arenque são ricos em um tipo de gordura chamada ômega 3, que não é produzido pelo nosso organismo e deve ser obtida pela alimentação. O ômega 3 tem ação anti-inflamatória e por isso pode ajudar na recuperação muscular, também é importante para a melhora da circulação sanguínea, além de facilitar a passagem de nutrientes através da barreira celular. O ômega 3 também está presente na linhaça e na chia.
Qual é o melhor horário para ser ingerido?
Tanto no almoço quanto no jantar pode ser uma boa opção. Caso a ingestão seja insuficiente para o organismo, a suplementação pode ser recomendada por um nutricionista.
Quantas vezes?
Pode ser consumido diariamente, seja na forma de alimentos ou suplementos, porém é importante que esteja inserido em uma dieta variada, evitando o consumo dos mesmos alimentos diariamente.
Há contraindicações?
É contraindicado para pessoas que tenham alergias a peixes e frutos do mar. No caso da suplementação, deve ser feita com acompanhamento do médico ou nutricionista, principalmente por pessoas que tomam anticoagulantes.
Qual é a medida certa?
A dosagem da suplementação pode variar de acordo com as necessidades individuais, mas geralmente é de 1g de ômega-3 ao dia.

Foto: Thinkstock

IOGURTES E LEITES FERMENTADOS
Que benefícios proporcionam?
Eles contêm probióticos, bactérias benéficas que ajudam na manutenção do intestino, favorecendo a absorção de nutrientes e a produção de algumas vitaminas, como a vitamina K. Ainda ajudam a fortalecer o sistema imunológico – geralmente debilitado em pessoas que praticam exercícios intensos, como longas provas de corrida.
Qual é o melhor horário para ser ingerido?
Deve ser ingerido no período da noite, antes de dormir. Assim, devido ao longo período em jejum, as bactérias terão maior tempo para se fixar na parede do intestino. Não devem ser consumidos junto com líquidos quentes, como chás, pois altas temperaturas podem matar as bactérias benéficas.
Quantas vezes?
Diariamente, uma vez por dia.
Há contraidicações?
Pessoas com problemas intestinais ou câncer devem consultar um médico ou nutricionista antes de consumir.
Qual é a medida certa?
Os probióticos estão presentes em alimentos como iogurtes e leites fermentados, porém, em pequena quantidade, por isso, o ideal é suplementar em cápsulas ou sachês – sempre com o auxílio de um profissional de nutrição.

Foto: Thinkstock

CHÁ VERDE
Que benefícios proporcionam?
O chá verde é rico em catequinas, uma substância antioxidante que ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres ao organismo. Ele também é rico em cafeína, que tem efeito termogênico, potencializando a queima de gorduras, além de dar mais energia e melhorar a disposição durante as corridas.
Qual é o melhor horário para ser ingerido?
Pode ser consumido na parte da manhã, como pré-treino (por conta da cafeína) ou como pós-treino. É recomendado evitar seu consumo no fim da tarde e à noite, pois a cafeína pode prejudicar a qualidade do sono.
Quantas vezes?
Pode ser consumido diariamente, limitando a quantidade entre 2 ou 3 xícaras ao dia – sem açúcar e longe das refeições.
Há contraindicações?
Pessoas com pressão alta, problemas cardíacos, gestantes devem evitar o consumo do chá verde. Em excesso, o chá verde pode prejudicar a absorção de nutrientes.
Qual é a medida certa?
O ideal é fazer o chá com a erva seca, a medida é 1 colher de sopa para cada 100ml de água.

Foto: Thinkstock

CACAU
Que benefícios proporcionam?
O cacau é rico em polifenóis, que também atuam como poderosos antioxidantes. Além disso, o cacau tem efeito fotoprotetor, ou seja, ajuda a proteger a pele contra os raios nocivos do sol. Essa ação é importante principalmente para quem corre na rua, onde há grande exposição aos raios UVA e UVB. O cacau também contém substâncias estimulantes, que podem ajudar a melhorar a disposição, além de aumentar a sensação de bem estar. O chocolate amargo, com alto teor de cacau, também é fonte de magnésio, um mineral que participa da contração muscular, da hidratação corporal, dentre outras funções.
Qual é o melhor horário para ser ingerido?
Pode ser consumido a qualquer hora do dia. Uma boa opção é consumir o cacau em pó após o treino, em um shake junto com proteínas, e o chocolate amargo, com altas concentrações de cacau ao longo do dia.
Quantas vezes?
1 pedaço de 30g ao dia é a dosagem suficiente para obter seus benefícios. O ideal é optar pelo chocolate amargo (acima de 50% de cacau), sem adição de açúcar, gorduras e leite.
Há contraindicações?
Pessoas com quadros de enxaqueca, refluxos ou com sensibilidade a substâncias estimulantes do cacau, como a cafeína, devem evitar o consumo.
Qual é a medida certa?
O ideal é consumir até 30g de chocolate amargo ao dia.

Fonte: Parte do texto em Sua Corrida.

5 LEGUMES E VERDURAS QUE VOCÊ PODE CULTIVAR EM CASA.

0 comentários
thinkstockImage captionTomate é um dos alimentos mais comuns em hortas domésticas


Cultivar uma horta em casa pode ser mais fácil do que se imagina.

Recentemente, na busca por obter produtos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, mais e mais pessoas ao redor do mundo têm decidido plantar suas próprias verduras e hortaliças.

Entre elas, celebridades como a primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que fez sua horta ecológica assim que chegou à Casa Branca em 2009, com o objetivo de "promover uma alimentação saudável".

Mas as hortas não são apenas uma "moda" de pessoas famosas ou ricas.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) atesta que as hortas domésticas têm representado uma "fonte cada vez mais importante de alimentos e nutrientes para as famílias pobres das zonas urbanas ou periféricas".

Além dos benefícios físicos e mentais de se cultivar uma horta, o hábito também pode ajudar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável e a gastar menos dinheiro.

A BBC preparou uma lista com os vegetais mais fáceis de cultivar em casa elencando os benefícios que eles podem trazer à saúde.

1) Tomates
Essa fruta originária do Equador, Peru e norte do Chile – e que consumimos como hortaliça – é um dos alimentos mais fáceis de plantar e é comum ser o ponto de partida dos iniciantes na aventura de ter uma horta em casa.

A diferença de sabor entre um tomate cultivado em casa e um que veio do supermercado pode ser gigantesca.

As vantagens do tomate para a saúde estão na quantidade de nutrientes, como potássio e fósforo, assim como antioxidantes e vitaminas A, C e E.

De acordo com um estudo recentemente publicado na revista especializada Medical News Today, é um alimento "funcional" já que, além de sua função nutritiva, beneficia o organismo, prevenindo doenças crônicas, como problemas do coração, diabetes e câncer.

Os especialistas aconselham a cultivar a planta em um lugar com bastante luz e a regá-la em pequenas quantidades, algumas vezes por semana.

É importante plantar o tomate em solo profundo, porque ele desenvolve raízes grandes e extensas. As folhas mais próximas do solo são mais propensas a contaminações, então devem ser eliminadas regularmente.

2) Cenouras
Outra hortaliça muito fácil de cultivar e com altas propriedades nutritivas é a cenoura. Neste caso, o mais importante é manter a umidade da terra – quando elas começarem a crescer, já é possível diminuir a frequência de regar o solo.thinkstockImage caption. Cenouras crescem em qualquer tipo de solo

As cenouras são ricas em vitamina A, antioxidantes e fibras.
Costuma-se dizer que "comer cenoura faz bem para a vista", mas ela também fortalece os dentes e as gengivas, ajuda a combater a constipação e revigora mentes cansadas.

A cenoura pode ser plantada ao longo de todo o ano e cresce sem grandes dificuldades.

3) Pimentas
A melhor época para plantar essa hortaliça, que é nativa da América Central e do Sul, é a primavera, porque ela é sensível ao frio.

Para cultivá-la, é preciso ter um terreno com bastante sol e plantar as sementes a uma distância de entre 40 e 50 centímetros entre uma e outra. É preciso também regá-la constantemente.

As pimentas verdes, vermelhas e amarelas contêm nutrientes como ácido fólico, tiamina e manganês e são ricos em fibras e em vitaminas C e B6.

Também contêm uma sibstância que se chama capsaicina e têm efeitos analgésicos.hinkstockImage caption. Melhor época para plantar pimentas é na primavera

4) Espinafre
Tanto o espinafre, como a couve e o brócolis são relativamente fáceis de plantar em casa.

No caso do espinafre, é possível cultivá-lo em pequenas hortas, separadas por 30cm de distância entre si ou espalhando as sementes em vasos.

Ele prefere os solos ricos e úmidos, ainda que possa crescer em qualquer tipo de solo, com tanto que haja matéria orgânica suficiente.

Esse é o tipo de planta que não precisa de muito calor, nem de muito sol.

É um alimento muito recomendado por causa de seu alto valor nutritivo, ainda que não se aconselhe o consumo exagerado, porque o ácido oxálico em excesso pode causar cálculo renal.thinkstockImage caption. Espinafres têm muitas propriedades nutritivas, mas não podem ser consumidos em excesso

No entanto, o espinafre tem muitas propriedades e é um bom anti-inflamatório. Traz benefícios neurológicos e ajuda a regular a pressão arterial e a melhorar o metabolismo.

Além de ser muito duradouro – pode sobreviver a todo o inverno para ser consumido na primavera.

5) Ervilhas
As ervilhas concentram muitos minerais – potássio, fósforo, cálcio, ferro – fibras, açúcares, hidratos de carbono e proteínas, além de vitamina A.

É um alimento indicado para diabéticos e ajuda a eliminar o colesterol.

Também tem um efeito tranquilizante muito benéfico para o sistema nervoso e para ajudar a dormir bem.

Elas podem ser cultivadas principalmente no outono, em um clima fresco, sem muito calor, e se adaptam bem a todos os tipos de solo.

Além de seus benefícios alimentares, as ervilhas também melhoram a qualidade do solo, já que elas fixam o nitrogênio na terra.

Fonte: BBC.