Google Analytics Alternative

SMOOTHIE DE BANANA E FRUTAS VERMELHAS.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013 0 comentários

RECEITAS COM BATATA YACON.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 0 comentários
 
O yacon é um tubérculo originário na região dos Andes . É considerado agradável devido ao seu sabor adocicado e, devido ao seu alto teor de água, deixando uma sensação refrescante depois de ser consumido. O yacon é um tubérculo de baixo valor calórico, textura suculenta e armazena carboidratos principalmente na forma de frutooligossacarídeos.
SALADA DE BATATA YACON
Ingredientes:
400 gramas de Yacon
300gramas de alface americana cortada
2 unidades de pepino japonês
300 gramas de agrião
12 unidades de tomate uva ou sweet grape
10 unidades de azeitona preta sem caroço
Modo de Preparo:
Higienize o yacon, os pepinos, a alface, os tomates e o agrião. Descasque o yacon e corte-o em quadrados pequenos, reserve. Descasque os pepinos, fatie, reserve. Separe as folhas da alface americana e corte-as, reserve. Separe as folhas dos caules do agrião e reserve. Mantenha a salada na geladeira até à hora de servir.
 
SUCO DE MELÃO COM BATATA YACON
Ingredientes:
2 xícaras de chá de melão picado
1 batata yacon média
10 folhas de hortelã
1 xícara de água de coco
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador

RECEITA DE ROBALO GRELHADO COM BATATA YACON
 Ingredientes:

1 quilo de robalo
500 gramas de batatas yacon descascadas e cortadas ao meio
Meio pote de manteiga sem sal em temperatura ambiente
10 folhas de manjericão
2 dentes de alho
1 cebola pequena cortada em quartos
Sal e pimenta a gosto
1 colher de chá de coentro
1 colher de chá de cominho
1 colher de sopa páprica
Um quarto de pimenta jalapeno pequena sem sementes e picada
1 colher de sopa azeite
 
Modo de Preparo:
Em um processador de alimentos, pique o manjericão, a salsa e o alho. Junte a manteiga aos demais ingredientes que estão no processador e pique até misturar bem os ingredientes e se formar uma manteiga de ervas e alho. Em uma frigideira aqueça o óleo em fogo médio. Adicione o coentro, o cominho, a pimenta jalapeno, a páprica e mexa muito bem por trinta segundos. Em seguida, junte a cebola e a batata yacon, mexendo sempre até que a cebola comece a libertar seus aromas. Adicione a mistura de manteiga de ervas e alho. Deixe levantar fervura, baixe o fogo, tampe a frigideira e cozinhe até que as batatas yacon fiquem macias, o que deverá demorar aproximadamente uns 15 minutos. Pré-aqueça a grelha onde irá cozinhar o robalo em fogo médio-baixo. Esfregue o robalo com azeite e tempere com sal e pimenta. Leve para assar na grelha e cozinhe por cerca de 6 a 10 minutos de cada lado, dependendo da espessura do seu peixe. O peixe deve ser firme, mas não muito seco. Sirva de imediato com as batatas yacon e o molho.
 
BATATA DE YACON SAUTÉ
Ingredientes:
1 batata yacon
1 a 2 dentes de alho amassados ou picados
Fio de azeite
 
Modo de Preparo:
Descasque as batatas yacon e corte em cubos médios; deixe tudo mergulhado na água. Esquente a frigideira e adicione fios de azeite. Coloque as batatas e o alho; deixe dourar. Polvilhe uma pitada de gersal por cima e sirva com azeite de hortelã ou outro de sua preferência.
 
Fonte: Dietética, acesso em 02/12/2013.

PARTICULARIDADES DOS QUEIJOS GORGONZOLA, FETA E GOUDA.

0 comentários
O Queijo Gorgonzola, italiano, é conjuntamente com o francês Roquefort um dos queijos com maior notariedade no planeta, elaborado a partir de leite de vaca, no Vale do Pó com relatos do ano 880 da era cristã, com sua denominação original de “Stracchino di Gorgonzola”. Conhecido genericamente como queijo azul, pelo abundante crescimento do mofo Penicillium roqueforti, de tonalidade azul-esverdeado, com sabor e aroma característico, tendendo ao picante, dependendo de qual momento será degustado.

O crescimento do mofo se completa por volta dos 30 dias de maturação, momento em que normalmente o queijo é embalado em papel alumínio, inteiro ou em fatias, armazenado sob refrigeração até o momento ideal de sua degustação, que deve ocorrer normalmente por volta de 45 a 50 dias (momento no qual a ação proteolítica e lipolitica, promovida pelas enzimas secretadas pelo Penicillium, se encontra estabilizada).
  
O queijo feta é um produto grego tradicional que se faz misturando leite de cabra e de ovelha. Tem um gosto excepcional, uma bonita cor branca e tem baixos níveis de gordura.

Na Grécia as ovelhas e as cabras não vivem em áreas fechadas onde lhes são dados alimentos específicos. Crescem livremente e alimentam-se da vegetação das montanhas, rochedos, colinas ou áreas planas. Os rebanhos têm de andar de um lado para o outro e, por vezes, percorrem grandes distâncias, de modo a encontrarem uma maior quantidade e diversidade de vegetação. Esta mobilidade ajuda-os a alimentarem-se de vegetação mais variada, já que os arbustos e as ervas aromáticas são abundantes na Grécia. Os sabores ricos dos seus alimentos são transmitidos para o queijo feito do leite destes animais. É esta a razão que faz com que o queijo feta detenha um sabor particular das áreas onde é produzido.

O queijo feta é colocado em recipientes de madeira ou plástico para maturar. A maturação faz-se em duas fases. Primeiro o queijo tem que ficar 15 dias sob condições de temperatura e humidade controladas. A segunda fase tem lugar em refrigeradores com uma temperatura estável e tem uma duração superior a 30 dias. O uso de conservantes não é permitido na produção deste queijo.

Alguns países tentaram fazer uma imitação do queijo feta usando leite de vaca. De modo a produzirem algo similar tiveram que usar corantes para o tornar branco. Como as cores artificiais não se mantêm muito tempo, aqueles queijos facilmente perdem a cor branca e começam a ficar com uma cor amarelada. Também o leite de vaca é gordo e assim, o queijo produzido com ele, contém mais gordura. E é claro que não se pode, sob quaisquer circunstâncias, produzir um queijo com o sabor e aroma do verdadeiro queijo feta, o qual é o resultado das ervas e arbustos encontrados nas terras gregas.

O queijo feta é exportado para diversos países. Este produto originário da Grécia vem num pacote onde aparece a figura da bandeira grega. A embalagem contém ainda informação sobre o tipo de leite usado e a zona em que foi produzido.
 
O Gouda é um queijo de massa firme e prensada, textura lisa, com pequenas olhaduras regulares, sabor tendendo ao avelã, quando maturado.

No Brasil é um queijo produzido de forma similar ao queijo Prato, mas com características típicas como uma massa mais untuosa, sabor suave ligeiramente adocicado, textura macia e casca fina, apresentando olhaduras ou não.
 
Fonte: Queijo no Brasil, acesso em 02/12/2013.

CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DOS MINERAIS NA ALIMENTAÇÃO.

0 comentários
Fundamentais para a realização de todas as atividades metabólicas do nosso organismo, minerais como zinco, manganês e selênio são cada vez mais alvos de pesquisas na área nutricional em todo o mundo. E não por acaso. Esses e outros compostos estão sendo reconhecidos por suas funções protetoras contra várias doenças crônicas não transmissíveis prevalentes em nossos dias. Apesar disso, são comuns as deficiências de grande parte desses minerais na dieta dos brasileiros, tanto pela falta de acesso aos alimentos que são suas principais fontes, como por erros no momento de escolher o que colocar no prato.
 
“A carência que observamos hoje tem muito a ver com o estilo de vida moderno. Há uma substituição dos alimentos mais ricos em minerais, vitaminas e fibras por outros que são pobres nesses nutrientes e ricos em calorias, como os carboidratos simples (açúcares como sacarose, frutose e glicose) e os alimentos que contêm grande quantidade de gordura saturada”, explica a nutricionista Silvia Franciscato Cozzolino, professora de Nutrição Humana da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP).

Para passar bem longe do problema, portanto, o segredo é investir em uma alimentação saudável e balanceada. “Uma boa estratégia é montar
pratos bem coloridos a cada refeição, o que garante a combinação de diversos minerais e vitaminas diferentes”, diz a nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo. Na maioria dos casos, basta corrigir a dieta para usufruir de todos os benefícios. A suplementação é indicada em situações específicas, em que a deficiência for detectada por meio de exames clínicos e, ainda assim, deve ser feita sob acompanhamento médico. Tudo isso porque, em excesso, os minerais podem ser tóxicos. “Só recomendamos a suplementação quando a deficiência é muito grande e apenas a alimentação não será capaz de supri-la”, explica a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen).
 
Potássio para regular a pressão arterial
Principais funções
Auxilia na distribuição de água no organismo e na regulação da atividade neuromuscular. Além disso, o potássio é responsável pelo crescimento celular. “Junto com o sódio, tem influência importante sobre o ritmo cardíaco e a pressão arterial”, diz a nutricionista Amanda Epifânio. O mineral é reconhecido por sua ação no processo de queima de carboidratos, ajudando a regular as ações da insulina e da leptina, prevenindo quadros de diabetes tipo 2.

O que sua falta provoca
A deficiência de potássio ocorre normalmente devido a quadros prolongados de vômitos e diarreias, uso de diuréticos, desnutrição grave ou cirurgias. Entre os principais sintomas estão fraqueza muscular, cãibra e até problemas cardíacos importantes.

Problemas no excesso
Complicações cardíacas e paralisia muscular.

Recomendação diária
4,7 gramas (g)
Boas fontes
Pistache (1 xícara contém 700 mg); ameixa seca (a cada 50 g ou 10 unidades médias, 633 mg); mariscos no vapor (100 g, 628 mg); abacate (200 g ou 1/2 unidade, 602 mg); iogurte com baixo teor de gordura (200 g ou 1 pote, 573 mg).
 
Zinco para fortalecer a imunidade
Principais funções
É essencial para a atividade de mais de 300 enzimas, participa da formação e quebra de proteínas, de carboidratos, de lipídios e de ácidos nucleicos. Como se não bastasse, o composto está sendo apontado como fortalecedor do sistema imune e protetor cardiovascular, por causa de seu efeito antioxidante que pode retardar ou mesmo impedir o aparecimento ou agravamento da aterosclerose (estreitamento ou endurecimento dos vasos sanguíneos).

O que sua falta provoca
Distúrbios do sistema imune, aumentando o risco de contrair doenças oportunistas, como a herpes. Atraso no crescimento — no caso das crianças —, depressão,
diarreia, anorexia, perda de cabelo, fadiga e problemas de pele.

Conheça mais benefícios dos minerais
Problemas no excesso
Diminui a resistência a doenças, provoca oscilações no peso e problemas gástricos.

Recomendação diária
8 miligramas (mg) para mulheres e 11 mg para homens

Boas fontes
Carne vermelha assada (em 1 bife pequeno há 8,5 mg); ostras cozidas (15 g contêm 6 mg); grãos de soja cozidos (em 86 g ou uma concha pequena, 4,1 mg); amendoim (em 72 g ou 1 pires de café, 3,5 mg); amêndoa (em 39 g ou 13 unidades, 1,95 mg).
 
Fósforo para combater a perda de memória
Principais funções
Para se ter uma ideia da sua importância, basta saber que o nutriente reveste todas as nossas células, participando do processo de crescimento de tecidos. Previne, ainda, a
perda de memória. “O fósforo participa da formação dos ossos e da dentição. Além disso, atua na contração muscular, ajudando a manter estável o ritmo dos batimentos cardíacos”, diz Daniela Jobst.

O que sua falta provoca
Apesar de rara, pode ocorrer quando há uma ingestão exagerada de antiácidos ricos em alumínio, medicamentos que atrapalham a absorção do nutriente. A carência também pode decorrer do aumento no volume da urina, característico de alguns quadros de desnutrição e
diabetes. Homens e mulheres que abusam do consumo de álcool podem apresentar problemas em relação à absorção do mineral. Sua falta pode acarretar taquicardia, perda de memória e dor nos ossos.

Veja mais benefícios dos minerais
Problemas no excesso
Hipertensão, problemas cardíacos e de circulação sanguínea.

Recomendação diária
700 mg para mulheres e homens

Boas fontes
Semente de abóbora seca (1/2 xícara de chá há 655 mg de fósforo); soja assada (em 86 g, 558 mg); semente de girassol (1/2 xícara de café, 377 mg); iogurte desnatado (em 200 g ou 1 pote, 287 mg); amêndoa (13 unidades, 215 mg).
 
Iodo para a tireoide funcionar melhor
Principais funções

De tão importante, mereceu ser adicionado a um dos componentes mais utilizados em nossa cozinha, o sal. “O mineral é fundamental para a formação de dois hormônios da glândula tireoide — tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) —, que são indispensáveis ao desenvolvimento do nosso organismo. Eles agem no sistema nervoso e cardiovascular e ainda nas funções renais e respiratórias”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

O que sua falta provoca
A deficiência desse nutriente é, ainda hoje, um problema de saúde pública e leva a consequências importantes, tais como o aparecimento do bócio, quadros de retardo mental irreversíveis e distúrbios associados ao sistema reprodutor.

Conheça mais benefícios dos minerais
Problemas no excessoHipertireoidismo, problemas gástricos, náuseas, vômitos, diarreias e sintomas cardiovasculares.

Recomendação diária e boas fontes
É recomendado consumir 150 mcg. Os alimentos ricos nesse nutriente são: mexilhão (em 150 g, possui 180 mcg de iodo); bacalhau (em 150 g ou uma posta média, 165 mcg); salmão (em 150 g ou um filé médio, 107 mcg); leite (em dois copos de 250 ml, 77 mcg); ovo (em 70 g ou 1 unidade e meia, 37 mcg).
 

RECEITAS COM FRUTAS VERMELHAS.

0 comentários
Veja algumas receitas usando frutas vermelhas (berries) e saiba como fazer a inclusão dessas frutas na sua alimentação:


MOUSSE DE IOGURTE COM CALDA DE FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes
1 pacote de gelatina sem sabor incolor
1 pote (200ml) de iogurte natural desnatado
1 colher (sopa) de açúcar ou adoçante (Sucralose ou Stévia)

Calda
100g de frutas vermelhas congeladas
1/4 xícara (chá) (60ml) de água

Modo de preparo
-Dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Deixe na geladeira até endurecer completamente
-Quando estiver pronta, bata no liquidificador com o iogurte desnatado e meia colher (sopa) de açúcar ou adoçante
-Coloque em tacinhas.

Calda
-Coloque as frutas vermelhas em uma frigideira em forno médio, acrescente água e o restante do açúcar/adoçante
-Mexa até formar uma calda
-Deixe esfriar e coloque sobre o iogurte. Sirva.

Rendimento: 4 porções
Valor calórico por porção: 60 kcal
Tempo de preparo: 60 minutos



SUCO DE ABACAXI COM FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes
3 fatias de abacaxi
2 colheres (sopa) de mirtilo
5 morangos
1 copo de água

Modo de preparo
-No liquidificador, bata todos os ingredientes. Sirva gelado.

Rendimento: 2 porções
Valor calórico por porção: 62 kcal
Tempo de preparo: 5 minutos


BOLO INTEGRAL DE FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes
2 ovos
1 1/2 xícaras (chá) de leite semidesnatado
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 xícara (chá) de farinha integral branca
1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de aveia em flocos (ou farelo de aveia)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermente em pó
1 xícara (chá) de mirtilos
1 xícara (chá) de amoras
Manteiga sem sal e farinha para untar

Modo de preparo
-Bata na batedeira, os ovos, o leite, o óleo, a farinha, o fubá, a aveia e o açúcar, até obter uma massa homogênea
-Junte o fermento e bata um pouco mais
-Misture as frutas inteiras à massa
-Em uma assadeira com furo no meio, untada com manteiga e farinha, despeje a massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos, até que o bolo esteja dourado. Sirva.

Rendimento: 20 porções
Valor calórico por porção: 159 kcal
Tempo de preparo: 50 minutos


SMOOTHIE DE ABACAXI, BANANA E FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes
1 fatia média de abacaxi sem o miolo
1 banana pequena
2 colheres (sopa) de frutas vermelhas
1 iogurte desnatado

Modo de preparo
-Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Sirva imediatamente.

Rendimento: 1 porção
Valor calórico por porçao: 181 kcal
Tempo de preparo: 5 minutos


ENROLADINHOS DE FRANGO COM MOLHO SILVESTRE
Ingredientes
8 filés (60g cada) de frango bem finos
100g de ricota cortada em palitos
1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal
1 1/2 xícara (chá) (375ml) de vinho branco
250g de frutas vermelhas (morango, framboesa ou amora) lavadas e sem caroços
1 colher (café) de açúcar
Salsinha picada

Modo de preparo
-Coloque, sobre cada filé de frango, um pedaço de ricota
-Enrole fechando as pontas e prendendo-as com um palito
-Em uma panela de fundo largo, derreta a manteiga e doure os rolinhos em fogo baixo
-Junte o vinho branco e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, ou até que fiquem macios e o caldo do cozimento evapore
-Passe os rolinhos para uma travessa aquecida e reserve
-Na mesma panela (usada para cozinhar os rolinhos), adicione as frutas vermelhas e o açúcar, mexendo até formar um creme
-Despeje o molho sobre os rolinhos, polvilhe com salsinha. Sirva.

Rendimento: 4 porções
Valor calórico por porção: 222 kcal
Tempo de preparo: 40 minutos


PERAS COM CRANBERRY
Ingredientes
3 1/2 copos (700ml) de suco de cranberry
1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de baunilha
2 anises estrelados
2 pedaços de pau de canela
2 cravos da índia
4 peras pequenas

Modo de preparo
-Ferva o suco de cranberry com o açúcar e as especiarias em uma panela grande
-Descasque as peras e cozinhe-as no caldo durante cerca de 20 minutos
-Retire do fogo, deixe esfriar e coloque na geladeira
-Sirva as peras bem geladas com a calda.

Rendimento: 4 porções
Valor calórico por porção: 53 kcal

Tempo de preparo: 20 minutos

Aproveite as receitas e bom apetite!!!

PROBIÓTICOS: BENEFÍCIOS À SÁUDE.

0 comentários
Entre os benefícios do consumo de
probióticos estão o
equilíbrio imunológico
a prevenção de
cânceres, melhora das doenças digestivas 
(síndrome do
intestino irritável),
 dermatites e até a 
 redução da celulite.
As bactérias estão por toda parte do organismo, causando estragos e também trazendo benefícios, dependendo da espécie, da parte do corpo em que ficam alojadas e de como está o sistema de defesa. Pois não é que elas parecem estar envolvidas até na obesidade e no emagrecimento? As bactérias que vivem no intestino, segundo novas evidências científicas, desempenham papel na extração de nutrientes e calorias da comida, bem como seu estoque e gasto. Foi isso que observou uma recente pesquisa realizada pela Universidade Jiao Tong, em Xangai, na China.

Os pesquisadores conseguiram fazer com que um homem de 26 anos, que pesava quase 175 quilos, emagrecesse mais de 50 quilos em apenas 23 semanas. Okay, ele fez uma dieta de restrição calórica, com pouco mais de 1.300 calorias por dia. Mas quem já fez dieta — levante a mão quem não tiver passado por isso — sabe que nem sempre cortar calorias é garantia de perder os pesos extras na proporção esperada.
O poder dos grãos integrais

O personagem da pesquisa, além de consumir aporte calórico reduzido, alimentou-se com uma dieta composta por mingau integral, que incentivou o crescimento das bactérias boas em seu sistema digestivo e que acabou com as enterobacters: as más bactérias. Ao começar a dieta, esses micro-organismos representavam cerca de 35% das bactérias presentes no seu sistema digestivo. Com o consumo da papa de grãos, a taxa caiu. Para tirar a prova dos quilos, os cientistas avaliaram dois grupos de camundongos desenvolvidos em laboratório para não terem enterobacter. Ambos passaram a comer uma dieta calórica. Depois, injetou-se no organismo de um dos grupos uma grande dose de enterobacter. Os camundongos sem bactérias não engordaram tanto quanto os outros.
A influência da microbiota

“Hoje sabe-se que algumas bactérias intestinais provocam alteração na absorção alimentar e, com isso, causam obesidade”, explica Flávio Quilici, presidente da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia de São Paulo (SGSP). Se a ciência descobrir como adestrar essas bactérias, está resolvido o problema dos quilos que se acumulam na hora e no lugar errado? Bom, a questão não é bem assim, pelo menos por enquanto. “Embora os estudos caminhem para a comprovação de que a manipulação das bactérias intestinais possa favorecer o tratamento da obesidade, é preciso levar em conta a grande diversidade da microbiota humana, além de outros fatores que agem sobre o ganho de peso, como a genética e o sedentarismo”, diz a nutricionista Carla Muroya, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Benefícios para a flora intestinal

A incerteza que ainda paira sobre o papel dos probióticos no controle da obesidade não deve desmotivar o seu consumo. Não restam dúvidas de que fazem bem à saúde. E mesmo que o resultado mais imediato não seja a perda de peso, há outras vantagens. “Estudos mostram sua atuação na saúde como um todo, que vai desde o equilíbrio imunológico até a prevenção de cânceres, melhora das doenças digestivas (síndrome do intestino irritável), dermatites e redução da celulite”, diz a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (SP).

Um estudo publicado em maio de 2012 pela American Medical Association [Associação Médica Americana] revelou que comer alimentos com probióticos reduz os riscos da diarreia que costuma atacar os pacientes que usam antibióticos. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da RAND Health, órgão fiscalizador de pesquisas científicas americano, avaliaram 82 estudos sobre o assunto.

Os antibióticos objetivam eliminar os micro-organismos responsáveis por causar doenças. Mas acabam matando também as bactérias benéficas, gerando um desequilíbrio intestinal que tem como consequência a diarreia. O papel do probiótico, nesse caso, é reequilibrar a flora intestinal.


Probióticos vendidos em supermercados devem ter a seguinte frase: “O (nome do micro-organismo) contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para obter os benefícios desse tipo de alimento é preciso consumi-lo diariamente. A orientação é ingerir no mínimo 10 unidades formadoras de colônia (UFC) ao dia. A maioria dos iogurtes e leites fermentados trazem essa quantidade em uma única dose. Comer dois ou três potinhos não faz mal, mas não faz grande bem. Bactérias consumidas em excesso são eliminadas. O segredo é incluí-los de forma equilibrada na dieta.

Fonte: Revista Viva Saúde, Probióticos: conheça seus benefícios. Acesso em 02/12/2013.