Google Analytics Alternative

16 ALIMENTOS FUNCIONAIS QUE AGEM NA DESINTOXICAÇÃO DO ORGANISMO.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013 0 comentários
1. Cebola
Possui um poderoso antioxidante, a alicina, com poderes anticancerígenos, além de vitaminas A e C e cálcio. Rica em futro-oligossacarídeos (FOS), uma fibra que melhora a função intestinal, promove a proliferação das bactérias benéficas no intestino, auxilia na redução do colesterol plasmático, promove saciedade e melhora a disponibilidade de minerais. A cebola também protege o sistema circulatório e minimiza as dores de cabeça. Este efeito analgésico é provocado pelo enxofre, responsável pelo cheiro forte da cebola. Ajuda na regulação da pressão e circulação sanguínea, tem efeito anticoagulante e estimula as taxas do bom colesterol, que protege o coração. A recomendação diária é de cerca de 100 gramas.

2. Azeite de oliva
O azeite de oliva é um alimento rico em antioxidantes. Possui gordura de ótima qualidade, do tipo monoinsaturada, minerais, e vitaminas (é uma excelente fonte de vitamina E). Ele auxilia no emagrecimento porque diminui a velocidade de digestão dos alimentos e, consequentemente, diminui o índice glicêmico da refeição, ou seja, ajuda a reduzir a concentração de açúcar no sangue e a produção de insulina, hormônio que em excesso contribui muito para o estoque de gordura abdominal. Uma pesquisa publicada na revista "Diabetes Care", da Associação Americana de Diabetes, revelou que a ingestão diária de duas colheres das de sopa de azeite evita a formação de gorduras na região visceral, que resulta na indesejável barriguinha.

3. Fibras
Alimentos como cereais integrais, legumes e frutas contêm boa quantidade de fibras. Elas auxiliam, e muito, em uma sensação que todas as pessoas gostam de sentir: saciedade! isso acontece quando o cérebro dá o sinal que não precisamos mais comer. As fibras são grandes aliadas, pois conseguem ocupar mais espaço no estômago e esse “sinal” chega na hora certa!
Segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no período de 2002 a 2003, o consumo de fibras pela população brasileira é baixo, acompanhado pela elevada ingestão de gorduras e proteínas. Cerca de 61% da população consomem fibras abaixo da recomendação de 20 a 35g/dia. Estudos realizados com grupos vegetarianos que consomem basicamente grãos, cereais integrais e folhosos mostram que os índices de excesso de peso são bem menores. E um outro estudo de 2010 publicado pela revista "Annals of the New York Academy of Science" mostrou que as fibras promovem saciedade e podem reduzir a absorção de energia ou estimular o gasto desta.

4. Mirtilo
Você pode nunca ter ouvido falar em mirtilo, mas com certeza conhece a blueberry, uma frutinha deliciosa, que cresce na Europa e nos Estados Unidos. Cada vez mais estudado em pesquisas científicas, o mirtilo vem ganhando atenção principalmente pelo seu alto teor de antioxidantes como os flavonóides, antocianinas e resvetratol. Diante dos vários estudos feitos, um dos benefícios apontados foi a atuação dos antioxidantes da blueberry no cérebro. Além de apresentar uma animadora melhoria na memória, a frutinha pode abrandar ou adiar o aparecimento de outros problemas cognitivos associados ao envelhecimento. Um de seus antioxidantes, o resvetratol, previne também processos oxidativos que formam a placa de gordura no sangue. Sendo assim, o mirtilo pode ser apontado como um grande colaborador da saúde cardiovascular. Além da ação antioxidante, a ingestão de blueberry mantém a pressão arterial saudável e reduz o colesterol total no sangue. E não é só isso. Assim como todas as “berries”, o mirtilo tem baixo índice glicêmico, tendo um impacto favorável na regulação de açúcar sanguíneo, o que contribui para perda de peso. Fora os antioxidantes, o mirtilo é rico em nutrientes essenciais, como vitaminas C, A, E e Complexo B e fonte de diversos minerais como potássio, manganês, cobre, ferro e zinco. Como não são tão fáceis assim de achar, as blueberries podem ser congeladas e então, consumidas durante todo o ano.

5. Semente de linhaça
Essa semente tão pequena já caiu no gosto da maioria das pessoas que decidem emagrecer e não é para menos. Rica em fibras e em gordura de ótima qualidade, cumpre bem o seu papel de ajudar a manter a saciedade e desinflamar o organismo, principal problema orgânico engrenado por quem quer emagrecer. A perda de peso é ligada à saciedade, que a linhaça promove por ser boa fonte de fibras e por conter substâncias que estimulam a produção de um hormônio controlador de apetite. Para completar os benefícios, a semente ainda é fonte de ômega 3, que ajuda a desinflamar e diminuir o colesterol.
A última dica é: invista na versão dourada, ela é mais saudável por ser livre de agrotóxicos e tem a casca mais molinha, o que facilita na hora de fazer a farinha para sucos e shakes, que pode ser guardada na geladeira por até uma semana. A linhaça ainda possui no seu interior um óleo que ajuda o organismo a utilizar o ômega 3, gordura essencial para funcionamento cerebral, cognitivo e para perda de peso.

6. Porangaba
Também conhecida como bugre, pode ser consumida em forma de chá puro ou associado a outras ervas. Reduz o apetite por aumentar a saciedade e tem efeito diurético, o que é favorável para a eliminação de toxinas pelos rins.

7. Oleaginosas
Esse grupo inclui amêndoas, nozes, castanha do Pará, castanha de caju, pistache, entre outros alimentos. É uma ótima opção para ter dentro da bolsa e atacar no meio da tarde, quando a bate aquela fome. Isso porque elas são ricas em gorduras monoinsaturadas, além substâncias antioxidantes, esse conjunto faz com que seus níveis de glicose, o açúcar do sangue se mantenham estáveis, o que dá aquela disposição e ainda ajuda a queimar gordura. Além disso, são ricas em fibras, proteína vegetal de ótima qualidade, vitamina E, selênio, zinco e complexo B. O mix perfeito para ajudar no controle do peso!
Uma pesquisa de 2009, publicada na revista americana "Journal of Clinical Nutrition" e conduzida pela escola de saúde pública de Harvard, só trouxe mais uma comprovação de que as castanhas devem fazer parte de uma dieta saudável. O estudo feito com 51.188 mulheres de idades entre 20 e 45 anos, acompanhadas entre 1991 e 1999, mostrou que as voluntárias que consumiam oleaginosas duas ou mais vezes durante a semana tiveram menos ganho de peso se comparado ao grupo que relata consumir raramente e ainda conclui que a adição desse alimento não leva ao ganho de peso e que pode sim auxiliar na perda. Tenha sempre um potinho na bolsa ou na gaveta do escritório com algumas oleaginosas, elas são uma ótima opção de lanche da manhã ou da tarde. Além de conferirem todos esses benefícios, ainda promovem saciedade na medida certa.

8. Semente de girassol
As sementes de girassol são ricas em fibras, vitaminas E, D, complexo B e magnésio. Todos esses nutrientes essenciais para a saciedade e consequentemente controle do peso.

9. Semente de gergelim
Apresenta boa quantidade de gordura monoinsaturada. É rica em manganês, cobre, vitamina B1, E, fibras e lignanas, um poderoso antioxidante. Além disso, é riquissÍma em cálcio e o consumo desse mineral em equilíbrio com o magnésio contido nas folhas verdes, reduz o potencial inflamatório e reduz o depósito de gordura abdominal, por isso não deixe fazer uma pastinha de gergelim ou salpicar um punhado na salada.

10. Brócolis
O brócolis e outros componentes da família das brássicas (também chamadas de crucíferas) estão relacionados à redução do risco de câncer de mama e próstata. Não é somente nestes tipos de câncer, mas no câncer de mama, intestino, pulmões e rins. Para mulheres, o brócolis também pode ter efeito especialmente protetor. Existem trabalhos mostrando o efeito do brócolis reduzindo o crescimento de HPV, o que está relacionado ao seu efeito também protetor contra o câncer de colo uterino. A nível gástrico, há pesquisas mostrando os benefícios do consumo de brócolis no tratamento da H. pylori, bactéria responsável por 70% a 80% dos casos de úlceras pépticas e pode também provocar câncer gástrico (A H pylori aumeta os riscos em 3 a 6x de desenvolver câncer gástrico).
O brócolis é fonte também de luteína que também possui efeitos contra o câncer. Por ser um carotenóide que age na retina protege da degeneração macular dos olhos, uma desordem cada vez mais prevalente.

Atenção! Para que haja efeito, é preciso que o brócolis seja triturado, mastigado ou picado para que neste processo, promovendo a liberação de uma enzima chamada mirosinase. Não devemos adicionar molhos ácidos tais como feito com vinagre ou limão, imediatamente após a trituração ou após picar o legume. O ideal é partir, aguardar um pouco e só no momento de servir adicionar o molho ao seu gosto.


11. Pimenta caiena
Aumenta a circulação, melhora a digestão e aumenta a temperatura do corpo. Estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford mostrou que a pimenta caiena, aumenta o metabolismo em 20%. Este mesmo trabalho evidenciou ainda sua propriedade de retirar gorduras das artérias. Ela pode ser adicionada a sucos, chás, salada ou cereais integrais. Ajuda ainda na detoxificaçao hepática.

12. Canela
A canela está entre os condimentos mais antigos que se tem conhecimento. Ela tem um polifenol que melhora a ação do hormônio insulina, sendo capaz de reduzir a gordura abdominal. Graças a essa ação, alguns estudos mostram que a adição de canela, auxiliou no controle da glicose sanguínea (açúcar no sangue) e do perfil lipídico, levando à redução do colesterol e dos triglicerídeos. O mais interessante é que a dose responsável por esse achado é de apenas 1g de canela ao dia (1/4 de colher de chá). Outras ações benéficas da canela são sedativo muscular, estimulante circulatório, redutora dos gases intestinais e detoxificantes.

13. Alho
O alho é um dos condimentos que mais tem propriedades benéficas ao organismo. É cheio de flavonóides, vitaminas do complexo B e óleos essenciais. Cerca de 30 compostos do alho já foram isolados, sendo o mais importante deles, a alicina, que confere o odor característico do alho. É importante saber que o alho só tem suas propriedades benéficas se for esmagado. Por essa grande capacidade antioxidante, é um bom aliado tanto na proteção do fígado quanto na desintoxicação do mesmo. Muitas pesquisas também enfocam os efeitos do alho no colesterol e na pressão arterial e indicam que a alicina reduz os níveis de colesterol e promove a diminuição da pressão arterial, devido a sua capacidade sua capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e ajudar a circulação do sangue. Um Estudo recente, feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), confirmou essas informações e concluiu no trabalho que o alho ajudar a prevenir ataques cardíacos e a reduzir colesterol. E não podemos esquecer o efeito importante na imunidade, já que o alho ajuda a aumentar as células de defesa. Os pesquisadores ainda não estabeleceram uma dose recomendada, portanto, não deixe o alho faltar no preparo de receitas!

14. Clorofila
Rica em nutrientes e oxigênio, ela contém todos os minerais, várias vitaminas, aminoácidos e enzimas. Foi descoberto que a clorofila tem uma molécula semelhante à hemoglobina importante para carregar o oxigênio no sangue. A clorofila possui ainda uma boa quantidade de ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio, minerais que neutralizam a acidez na corrente sanguínea e protegem o sistema imunológico. No que diz respeito aos sais minerais, esta substância exclusiva dos vegetais, é abundante em selênio (poderoso antioxidante), potássio (tonifica os músculos e enrijece a pele), magnésio (fortalece nervos e músculos, ajuda no movimento intestinal e na eliminação de gases), ferro (formador de hemoglobina) e sódio (necessário à digestão). Isso significa que ela é rica em elementos essenciais à renovação celular e ao equilíbrio orgânico.

15. Dente de leão
Planta amarga que possui efeito laxante e depurativo. Ainda é considerada uma arma no combate à celulite. Ajuda na redução da glucose, colesterol e melhora o funcionamento do fígado e vesicular biliar, órgãos importantes no processo de detox. Pode ser ingerida na forma de chá.

16. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas (morangos, amoras, framboesas, etc) são ricas em vitamina C que é fundamental para a formação do colágeno, substância que da a firmeza da pele. Esse grupo de frutas também contém o ácido elágico que também podem promove uma pele bonita e saudável pelo altíssimo poder antioxidante.
Consumo sugerido: uma a duas xícaras de mix de frutas vermelhas (de preferência, orgânicas) ou um a dois copos de suco por dia. Vale usar as frutas congeladas.
 
Fonte: GNT, Dieta Healthy Detox (HD): conheça os alimentos funcionais. Acesso em 28/11/2013.
 
 

CULTIVE SUAS PRÓPRIAS HORTALIÇAS EM GARRAFAS PET.

0 comentários
A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças.
Com a facilidade das compras em supermercados e feiras livres, deixou-se de se cultivar hortaliças e temperos dentro de casa. Para voltar às origens e descobrir o prazer que este hobby pode nos proporcionar, o CicloVivo, com informações do Engenheiro Agrônomo Juscelino Nobuo Shiraki, dá a dica de como construir uma horta caseira suspensa, reutilizando garrafas PET.
 
A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças. Além disso, a horta caseira é decorativa e deixa um aroma agradável no ambiente. O espaço pode ser pequeno, porém, precisa ser ensolarado. Você pode aproveitar pequenos espaços em casa, como quintais ou varandas. É importante escolher as espécies certas para o espaço disponível em sua casa.
 
Material
- Tesoura; Alicate; Arame;
- Garrafa PET; Isopor; Manta para jardinagem;
- Terra preparada; Hortaliças.
Métodos
Com auxílio da tesoura, faça furos grandes em cada uma das saliências do fundo da garrafa. Em seguida, corte uma janela na lateral do recipiente na parte intermediária. Para preparar o substrato que fica no fundo, vários materiais podem ser utilizados como, por exemplo, argila expandida e pedra britada, mas como a sugestão é um vaso suspenso, a escolha do material é importante. Neste caso usaremos isopor para ficar mais leve. 
Cubra o fundo da garrafa com pedaços de isopor; em seguida corte em círculo a manta de drenagem e coloque sobre o isopor cobrindo-o totalmente. O círculo deve ter o diâmetro um pouco maior que o diâmetro da garrafa.
Em um recipiente separado, prepare a terra. Para este tipo de plantio ela deve ser composta por 50% de terra comum e 50% de terra preta. Preencha a garrafa PET até a metade com o preparado. Coloque sua hortaliça e ajeite bem, a seguir, adicione mais um pouco. Complete com mais um punhado até ficar um dedo abaixo da altura da ‘janela’. Este espaço é importante para que a água não transborde quando a hortaliça for regada. Para finalizar, faça um gancho com o arame e amarre-o no gargalo da garrafa.
 
Confira o vídeo com o passo a passo:
 

 
Fonte: Ciclo Vivo, Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafa PET. Acesso em 28/11/2013.

MOTIVOS QUE LEVAM ÀS CÃIBRAS E ALIMENTOS RICOS EM POTÁSSIO.

terça-feira, 26 de novembro de 2013 0 comentários
Cãibras são contrações súbitas, breves e dolorosas de um músculo ou grupo muscular. As cãibras são caracterizadas por espasmos musculares involuntários que ocorrem com mais frequência durante ou após atividades físicas intensas, e ocasionalmente em repouso, podendo ser causadas por diversos fatores.
 
As cãibras podem ser desencadeadas após exercícios extenuantes, e geralmente duram segundos, podendo-se observar o endurecimento do grupo muscular durante sua atuação. O desaparecimento da mesma, na grande maioria das vezes ocorre subitamente. Os músculos mais afetados são gastrocnêmio, os isquiotibiais e os abdominais.
 
Existem várias teorias que estabelecem a causa das cãibras:
1. Teoria metabólica
O músculo se torna "intoxicado" por metabólitos provenientes da atividade contrátil, principalmente o acido láctico e a amônia. A acidose induzida pelo exercício é outro fator envolvido no desenvolvimento da cãibra. Se a necessidade de oxigênio não é suprida, o estoque de fosfocreatina é consumido e a célula muscular não consegue realizar as etapas intramitocondriais do ciclo de degradação da glicose, gerando o acúmulo de ácido lático. O excesso de ácido láctico intracelular pode baixar o PH celular, o que daria origem à cãibra.
2. Teoria ambiental
Segundo essa teoria, as modificações extremas no ambiente externo ao organismo, como as provenientes da temperatura, podem desencadear cãibras.
 
O mecanismo para explicar essa teoria é o seguinte:
Elevação da temperatura corporal
|
Intensidade reações químicas
|
Reações químicas que geram a contração muscular são intensas
involuntárias
|
"Cãibras induzidas pelo calor"
 
Em condições de baixas temperaturas, o desencadeamento de cãibras seria pelo seguinte mecanismo:
 
Baixas temperaturas
|
Respostas fisiológicas do organismo
|
Constrição dos vasos sangüíneos
|
Prejuízo de fluxo sangüíneo para os músculos
|
Cãibras
 
3. Teoria da desidratação
A perda de água induzida pelo exercício gera um desequilíbrio nos fluídos corporais, causando interferência no mecanismo contrátil dos músculos,
podendo gerar contrações súbitas - cãibras.
Esta teoria confunde-se com outras possíveis causas das cãibras, pois a desidratação pode resultar na deficiência de potássio e sódio, como veremos a seguir.
4. Teoria eletrolítica
Trabalhos têm demonstrado que a deficiência de sódio parece ser o principal fator desencadeador das cãibras. Este mineral tem grande importância na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam a movimentos musculares. Desta forma, a diminuição da concentração pode aumentar a sensibilidade muscular e sob condições de exercícios com perda excessiva de suor, uma tensão muscular seguida de movimento pode fazer com que o músculo se contraia involuntariamente. Se a reposição do mineral não ocorrer, instala-se uma deficiência progressiva e significativa de sódio e água, provocando a hiperirritabilidade de algumas terminações nervosas que podem proporcionar as contrações espontâneas dos músculos.
5. Teoria de deficiência de potássio
A deficiência de potássio poderia causar distúrbios na formação de potenciais elétricos, que prejudicaria o controle da contração muscular, gerando contrações espontâneas dos músculos.
6. Teoria de deficiência de cálcio
Um dos mecanismos envolvidos na fisiologia da cãibra diz respeito à deficiência das concentrações de cálcio no sangue, que resultaria na alteração do balanço de cálcio no interior da célula e conseqüentemente desequilíbrio no processo de contração muscular.
A ativação de elementos contráteis por meio da ATPase Ca 2+ é fundamental no processo de contração muscular. Desta forma, a deficiência deste mineral geraria cãibras pelo fato de que componentes ionizados do cálcio plasmático são determinantes na manutenção da excitabilidade neuromuscular.
As conseqüências das cãibras no atleta são queda de performance, podendo chegar a distensões, estiramento e até a rupturas de ligamentos e músculos.
 
PERGUNTAS e RESPOSTAS:
1. Qual a melhor via para analisar a causa da cãibra?
A investigação alimentar, de hidratação, do treinamento e suas condições são fundamentais nesta investigação. Dosagens bioquímicas dos nutrientes envolvidos na ocorrência da cãibra pode ser outra alternativa para estabelecer a causa.
2. Existe alguma limitação do uso de banana durante o esporte?
Alguns atletas podem apresentar aumento do volume gástrico pelo teor de fibras da banana (cada 100g apresenta 2,03g de fibras). Portanto, deve ser estudada a tolerância individual de cada atleta, de modo que essa ingestão não atrapalhe o desempenho.
3. Quais as melhores fontes de potássio na alimentação?
Estão descriminadas abaixo, bem como as quantidades de potássio por 100 gramas:
 
Banana - 396
Carne crua - 395
Arroz integral - 223
Bacalhau fresco - 203
Blanquet de peru - 204
Suco de laranja - 200

Referências bibliográficas
Colombani, P. C., Kovacs, E., Rindova, F. P., Frey, W., Langhans, W., Arnold, M. & Wenk, C. (1999). Metabolic Effects of a protein-suplemented carbohydrate drink in marathon runners. Internacional Journal of Sport Nutrition, 9 (2), p181-201.
Coogan, A. & Coyle, E.F. (1991). Carbohydrate ingestion during prolonged exercise: effects on metabolism and performance. Exercise and Sports Science Reviews, 563-569.
Coogan, A.R. & Coyle, E. F. (1987).Reversal of fatigue during prolonged exercise by carbohydrate infusion or ingestion, J. Appl. Physiol., 63, 2388.
Costill, D.L., Sherman, W.M., Fink, W.J., Maresh, C., Witten, M. & Miller, J.M. (1989). The role of dietary carbohydrates in muscle glycogen usage during exercise. J. Appl. Physiol., Bethesca, 43, 697-698.
Davis, J.M. & Lamb, D.R. (1988).Effects of ingestion 6% and 12% glucose-electroly beverages during prolonged intermittent cycling exercise in the heat. Europe Journal Physiologic, 13, 1-2.
Kang, J., Robertson, R. J., Denys, B. J., DaSilva, S. G., Visich, P., Suminski, R.R., Utter, A. C., Goss, F. L. & Metz, K. F. (1995). Effects of carbohidrate ingestion subsequent to carbohidrate supercompensation on endurance performance. Internacional Journal of Sport Nutrition, 5 (4), 329-343.
Lamb, D.R. & Brodowicz, G.R. (1986). Optimun use of fluids of varying formulation to minimize exercise-induce disturbaces in homeostasis. Sports Medicine, 3, 247.
Malomsoki, E.J., Ekes, E. & Martos, E. (1991). The effects of complete nutrition on the atletes performance. J. Sports Med. Phys. Fitnes, Turin, 31, p. 422.
Coyle, Edward F. Carboidratos e Desempenho Atlético. Gatorade Sports Science Institute. Sports Science Exchange 09. Janeiro/Fevereiro - 1997
Rankin, Janet Walberg. Efeito da ingestão de carboidratos no desempenho de atletas em exercícios de alta intensidade. Gatorade sports science institute sports science exchange 30. Julho/Agosto/Setembro - 2001
Bacurau, Reury Frank. Nutrição e suplementação esportiva. Phorte Editora, 2000.
Katch, Frank I. & Mcardle, William D. Nutrição, exercício e saúde., Ed Medsi, 4ªed, 1996,
Wolinsky, Ira; Hickson James F. Nutrição no exercício e no esporte, ED. ROCA, 2ª ed, 1996.
 
Fonte: RG Nutri, acesso em 26/11/2013.

AVEIA X COLESTEROL.

0 comentários

A aveia é um cereal pertencente ao gênero Avena, da família Gramineae e seu nome científico é Avena sativa L, herdado do latim avena. Desde 1.000 a.C. é reconhecida na Europa e Ingleterra como alimento essencial para a saúde.
 
A forma de aveia mais utilizada e comum na alimentação brasileira é a Aveia Sativa, de grão amarelado, porém são conhecidas cerca de 130 espécies de aveia.
Este alimento possuí alta qualidade nutricional, é rico em proteínas, vitaminas, amidos complexos e fibras, sendo que o farelo da aveia possui alto teor de ß-glucanas, um tipo de fibra solúvel presente em grandes quantidades no farelo de aveia. Trata-se de polissacarídeos lineares, não ramificados, compostos por unidades de glicose unidas por ligações do tipo beta 1,4 e beta 1,3 glicose. As b-glucanas são hidrossolúveis e resistentes aos processos digestivos. Além disso, têm tendência a formar soluções viscosas e géis, quando em contato com água.
 
Concentração média de b-glucanas em amostras de aveia de diferentes fases de processamento
Aveiab- glucanas (%)
Descascada5,11
Tostada4,67
Cortada5,65
Flocos5,09
Flocos finos5,54
Farinha3,74
Farelo9,51
*Coeficiente de variação
Fonte: DE SÁ; FRANCISCO; SOARES6
 
Aveia x colesterol
O colesterol é um componente essencial das membranas estruturais de todas as células e o principal componente do cérebro e células nervosas. É encontrado em altas concentrações nos tecidos glandulares e no fígado, onde é sintetizado e armazenado. O colesterol também é precursor dos hormônios esteróides, dos ácidos biliares e da vitamina D.
Apesar da importância relevante do colesterol em diversas funções orgânicas, o aumento plasmático de seus níveis tem ocasionado sérios problemas à saúde da população. As dislipidemias estão entre os mais importantes fatores de risco da doença cardiovascular aterosclerótica, integrando o conjunto das doenças crônico-degenerativas com história natural prolongada.
Entre as lipoproteínas - frações do colesterol total, estão a LDL (Low Density Lipoprotein), de baixa densidade, apontada como uma das mais importantes constituintes da composição do ateroma. Por outro lado, a HDL (High Density Lipoprotein), de alta densidade, tem um efeito reverso do colesterol, diminuindo ou estagnando a formação da placa.
Uma dieta rica em fibras tem sido claramente associada à diminuição do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, independente do consumo energético, de gordura ou outros fatores que afetem a dieta.
 
A aveia, em função da ação das ß-glucanas, tem sido largamente estudada como agente hipocolesterolemiante. Estudos com farelo de aveia demonstram forte ação na redução dos níveis séricos de colesterol. Este efeito pode ser atribuído à absorção de ácidos biliares após sua desconjugação pelas bactérias intestinais, sendo excretado pelas fezes, diminuindo o pool de ácidos biliares no ciclo entero-hepático, ou pelos ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), produzidos pela degradação bacteriana das fibras no cólon, os quais, também inibiriam a síntese de colesterol hepático e incrementariam a depuração de LDL12.
 
Em 1997, o FDA - Foods and Drugs Administration, importante órgão regulamentador de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, após uma rigorosa avaliação de estudos clínicos e epidemiológicos, reconheceu a eficiência da ingestão de diária de 3 gramas de fibras solúveis na redução dos riscos de doenças coronarianas. Com isso, autorizou o uso de mensagens sobre benefícios de redução do colesterol nas embalagens de farelo de aveia.

REFERÊNCIAS:
Rodrigues et al. Monografia Quaker - Aveia, 2003.
 
Fonte: RG Nutri, acesso em 25/11/2013.

NUTRIENTES DO CHÁ DE HIBISCO.

0 comentários
O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa. Devido a esta planta, a bebida é rica em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris. 
 
Este último ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual ocorre a maturação de células pré-adipócitas que se convertem em adipócitos maduros, capazes de acumular gordura no corpo. 
 
Outros estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol bom, HDL, diminuir o colesterol ruim, LDL, triglicerídeos e a pressão arterial. 

Principais nutrientes do chá de hibisco

Chá de hibisco - 200 ml - um copo
Calorias74 kcal
Proteínas0,86 g
Gorduras totais 1,3 g
Carboidratos 14,82 g
Fibras 0,6 g
Açúcar total 12 g
Ferro 17,28 mg
Magnésio 2 mg
Fósforo6 mg
Potássio 18 mg
Sódio 6 mg
Vitamina C36,8 mg
Tiamina - Vitamina B12,55 mg
Riboflavina - Vitamina B20,198 mg
Ácido fólico2 mcg
Vitamina A 30 mcg
Cálcio 2 mg
Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.                 
Confira qual a porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes que a porção recomendada, 200 ml (um copo), deste chá carrega: 
  • 213% de vitamina B1
  • 123% de ferro
  • 82% de vitamina C
  • 15% da vitamina B2
  • 5% de vitamina A
*Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. 
 
O cálice da flor utilizado para elaborar o chá de hibisco é rico em vitamina B2 (riboflavina), que auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos, e a vitamina B1 (tiamina). Todas vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro. 
 
O chá ainda possui boas quantidades de ferro, que atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. A Vitamina A, que conta com um efeito antioxidante e é necessária para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea, e a vitamina C, que protege o organismo contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele, também estão presentes na bebida.  
A bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras. 
 
Outro flavonoide interessante é a quercetina que ajuda a proporcionar uma ação diurética. Os ácidos orgânicos, como os ácidos cítricos, hibístico e málico, também possuem ação antioxidante e estão presentes em boas quantidades no chá de hibisco. 

Benefícios do chá de hibisco

Chá de hibisco tem ação diurética
Evita o acúmulo de gordura: Uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia concluiu que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo. 

Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. Ainda não está claro qual é a substância presente na bebida que é responsável pelo benefício. Porém, acredita-se que a ação antioxidantes dos flavonoides antocianina e quercetina contribuem para reduzir o depósito de gordura.

 
Ação diurética: O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia observou que o flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação. 
Outra pesquisa publicada pela Planta Medica, da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, concluiu que o chá age na aldosterona, hormônio secretado pelas suprarrenais que regulam o balanço eletrolítico do organismo favorecendo a ação diurética. Ainda não foram identificados quais os nutrientes que proporcionam o benefício. 
 
Controla o colesterol: Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine feito com 53 pacientes portadores de diabetes concluiu que o consumo do chá de hibisco contribui para a diminuição do colesterol ruim, LDL, e aumento do colesterol bom, HDL. A bebida diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7%. 
O mesmo estudo comparou o chá de hibisco com o chá preto e observou que o primeiro é mais eficiente para o combate do colesterol do que o segundo. Isto porque o preto apenas aumentou o HDL, mas diminuiu o LDL. O chá de hibisco é tão interessante para pessoas que possuem problemas com os níveis de colesterol por ser rica em substâncias com ação antioxidante.  
 
Controla a pressão arterial: Um estudo publicado no Journal of Nutrition concluiu que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. A pesquisa contou com 65 pacientes que tiveram os níveis de pressão arterial reduzidos. Os estudiosos acreditam que alguns flavonoides presentes na bebida proporcionariam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial. 
 
Bom para o cérebro: O chá de hibisco conta com boas quantidades de vitaminas B1 e B2. Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro. 

Quantidade recomendada do chá de hibisco
A orientação é consumir um copo de 200 ml de chá de hibisco. Para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, ou dois a três pacotinhos de chá. 

Como consumir o chá de hibisco
Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separe 200 ml de água, deixe ferver e após isso adicione de 4 a 6 gramas, equivalente a uma colher de chá, da flor seca. Mantenha a bebida por três minutos no fogo e após isso ela pode ser consumida.

Compare o chá de hibisco com outros chás

Nutrientes Chá de hibisco - 200 ml - um copoChá-preto - 450 mlChá mate - 1 litro
Calorias74 kcal1 kcal30 kcal
Proteínas0,86 g 0 g 0 g
Gorduras totais 1,3 g0 g 1 g
Carboidratos14,82 g0.3 g 6 g
Fibras0,6 g0 g 0 g
Cálcio2 mg 0 mg 10 mg
Ferro 17,28 mg 0.01 mg 0 mg
Magnésio 2 mg1 mg 20 mg
Fósforo 6 mg1 mg 0 mg
Potássio18 mg21 mg 50 mg
Sódio6 mg 0 mg0 mg
Vitamina C36,8 mg 0 mg0 mg
Tiamina - Vitamina B12,55 mg 0 mg8,9 mg
Riboflavina - Vitamina B20,198 mg 0.014 mg 0 mg
Ácido fólico2 mcg 5 mcg0 mcg
Vitamina A30 mcg 0 mcg0 mcg
Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco - versão 2, UNICAMP 
 
O chá de hibisco possui quantidades do flavonoide antocianina, um poderoso antioxidante, tão relevantes quanto as frutas vermelhas e roxas, como a amora, morango e mirtilo (blue berry). Comparado com outros chás, o de hibisco é rico em vitaminas A e C e em ferro, enquanto o preto e o mate não possuem estes nutrientes.

Combinando o chá de hibisco
Chá de hibisco + alimentos termogênicos: Pessoas que pretendem emagrecer podem combinar o chá de hibisco com um alimento termongênico. Isto porque o primeiro irá evitar que a gordura se acumule na região do abdômen e quadris enquanto o segundo será capaz de aumentar o gasto energético. Uma boa opção de bebida termogênica é o chá verde.

Contraindicações
É interessante que gestantes e lactantes evitem o chá de hibisco. Isto porque alguns estudos preliminares apontaram que a bebida possui ação mutagênica, ou seja pode interferir na estrutura dos genes do bebê, trazendo problemas.

Riscos do consumo excessivo
Por ter ação diurética, o consumo em excesso do chá de hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta destas substâncias pode levar à desidratação.

Onde encontrar
O extrato seco da flor de hibisco pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.
 
Fonte: Minha Vida, Chá de hibisco: a bebida que combate a gordura da barriga e quadris. Ele ainda controla os níveis de colesterol, pressão arterial e tem ação diurética. Acesso em 26/11/2013.

OS BENEFÍCIOS DAS UVAS.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013 0 comentários
O cultivo da videira no Brasil teve início por volta do ano de 1535, na Capitania de São Vicente, e como nada na vida, isto não foi à toa.
Melhor e mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonóides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração.
 
Os flavonóides no suco de uva, como os do vinho, se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL ou lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.
 
Pesquisadores da University of Wisconsin Medical School em Madison pediram a 15 pacientes, que já mostravam sinais clínicos de doença cardiovascular, incluindo artérias entupidas, que bebessem diariamente um copo de suco de uva. Após 14 dias, os testes sangüíneos revelaram que a oxidação nesse pacientes estava significativamente reduzida. E imagens de ultra-sonografia mostraram mudanças nas paredes das artérias, indicando que o sangue tinha fluído mais livremente.
 
A proposta do efeito protetor do vinho tinto deve ser bem considerada, mas não devemos esquecer dos seus efeitos adversos: alcoolismo, distúrbios de comportamento, síndrome fetal alcoólica, acidente vascular cerebral hemorrágico, hipertensão arterial, arritmia, miocardiopatia e morte súbita. Estudos têm mostrado que o consumo de álcool superior a 20 gramas por dia é responsável pelo aumento na incidência de hipertensão arterial; sendo a hipertensão arterial é uma das patologias cardiovasculares mais freqüente na população em geral e um dos fatores de risco para aterosclerose o uso do vinho neste grupo deve ser avaliado mais criteriosamente.
 
"Com o suco de uva, pode-se beber bastante para obter os benefícios sem se preocupar em ficar intoxicado." Dizem os autores. Nos últimos anos, os estudos sugeriram que o vinho tinto e os flavonóides encontrados na cerveja preta podem estimular o bom colesterol e evitar o coágulo sangüíneo. Ainda assim a maioria dos médicos reluta em recomendar o álcool, por temer que seja usado como desculpa para beber demais.

A evolução dos estudos neste sentido acreditam que antioxidantes do suco de uva permanecem no corpo por mais tempo do que os do vinho. Recente artigo científico editado em janeiro de 2000 pela revista American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o antioxidante presente no suco de uva permanecia no sangue por mais de 4 horas, enquanto que o do vinho tinto por apenas 3 horas depois de bebido pelos voluntários.

Comer uvas brancas ou verdes, ou beber seu suco, também não tem o mesmo efeito, porque não contêm os flavonóides que as uvas pretas e rosadas têm. 

 A tradição atribuiu ao suco de uva as mais elogiosas expressões como: sangue vegetal, leite vegetal e seiva viva. O suco de uva contém mais calorias que o leite, uma certa analogia que pode ser levada mais longe; a composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno. É pois, um alimento privilegiado para os períodos de "reconstrução" da fadiga, da anemia, da convalescença. 
 
O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose, é diretamente assimilável, não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos, é por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.

Do ponto de vista terapêutico trata-se de um dos mais preciosos sucos. O suco de uva é estimulante das funções hepáticas, constituindo mesmo a base de remédios farmacêuticos para o fígado (esta função é desempenhada não apenas pelo suco, como também, pela uva e folhas de parreira).

Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado a pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne. O suco de uva é um valioso estimulante digestivo pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.

Sucos naturais são formas saborosas de superenergizar seu corpo com energia rápida. Os sucos naturais contêm nutrientes específicos não encontrados em alimentos cozidos e ajudam a proporcionar uma energia fantástica.

O tratamento com suco de uva é utilizado nas dietas d desintoxicação, pois: melhora o estado da maior parte dos doentes; regenera as células do fígado e dos rins; purifica o sangue; a ação laxativa poderosa, mas suave da uva, limpa o intestino de suas fermentações putrefativas; é depurativo e renova o plasma do sangue. A sua riqueza em vitaminas e sais minerais confere-lhe poder no combate a várias doenças, entre elas: - Aperiente peitoral, anti- escorbútica, reumatismo, gota, artrite, hipertensão, prisão de ventre, anemia, hipercolesteroemia, depressão, eczema e hepatite. Além disso é diurética, tônica, reconstituinte, ativadora das funções intestinais, vitalizante, mineralizante, antiinflamatória, calmante e adstringente. Por seu alto teor em sais de ferro, o suco de uva é aconselhado no tratamento da anemia. Pelos inúmeros fermentos que contém, a uva favorece a mudança da flora bacteriana do intestino, sendo indicada nas perturbações grastrointestinais. Beneficia todo o aparelho digestivo, combatendo a dispepsia, as flatulências, a atonia intestinal e as fermentações. Deve-se tomar vários copos ao dia para fins terapêuticos.

Alguns estudos indicam uma baixa incidência de câncer nas regiões da França onde a monodieta de uva é feita uma vez por ano.

Em casos de câncer, obesidade e/ou desintoxicação recomenda-se a dieta de uvas ou sob a forma de suco de uva durante três dias: no primeiro dia consome-se 1 Kg de uvas ou suco de uva. As frutas devem estar bem maduras e isentas de produtos tóxicos. Pode-se aumentar a quantidade até 3 Kg por dia, distribuída em 6 a 8 refeições ao dia. Esta dieta só poderá ser feita sob supervisão médica.

Para manter as artérias jovens, tome suco de uva preta/roxa diariamente. Pesquisas realizadas na Universidade da Flórida revelaram que as substâncias químicas encontradas nas uvas ajudam a dilatar a artérias e, conseqüentemente, podem reduzir a pressão sanguínea.

O segredo das uvas e do suco de uva no combate ao envelhecimento é simples e poderoso, as uvas contém 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem as doenças e envelhecimento, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis. Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes e , quanto mais vibrante for a casca, maior o seu poder antioxidante. Isso significa que as uvas vermelhas e roxas e o suco de uva roxo são os mais poderosos. A uva vermelha possui alto teor de antioxidante quercetina. A casca da uva contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e aumenta o colesterol LDL e dilatam os vasos sanguíneos.

De fato, testes realizados na Universidade de Wisconsin revelaram que três copos de suco de uva preta/roxa e um copo de vinho tinto tem igual efeito anticoagulante nas artérias.

A quercetina, um antioxidante, encontrado em abundância também na cebola e em alguns chás, parece ser um dos principais componentes antienvelhecimento das uvas.

Tomar pequenos goles é melhor do que engolir o suco todo, pois pequenos goles corretamente salivados, evitarão distúrbios digestivos. Além disso, o efeito energético será maior.

O suco de uva deve ser consumido isoladamente e não quando se consomem outros alimentos, para que se aproveitem todas as suas qualidades nutritivas.

Sob o aspecto nutricional, os principais constituintes do suco de uva são: água, açúcares, ácidos orgânicos, sais minerais, vitaminas, substâncias nitrogenadas, compostos fenólicos e pectina.

Minerais
O que pode fazer por você: Eles são vitais para nossa saúde. Sem eles, o corpo não poderia atingir um estado normal de saúde. Os minerais geralmente funcionam em parceria com as vitaminas, ajudando-as a chegar mais depressa nos lugares onde são necessárias. As vitaminas também fazem o mesmo pelos minerais. Eles protegem as células e fazem dentes e ossos fortes e pele saudável. Eles têm papel importante na pressão sanguínea, no funcionamento perfeito do coração, na recuperação de ferimentos, nas funções musculares, no equilíbrio dos fluídos, no sistema reprodutor e muito mais. O álcool, o fumo, o cozimento de vegetais, carnes e comidas processadas, podem causar esta deficiência. A seguir, relacionamos os principais minerais encontrados no suco de uva e suas descrições.

Potássio
O suco de uva é rico em potássio, um sal mineral que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo em que estimula o funcionamento dos rins e regula as batidas do coração. O potássio, juntamente com o sódio, regula a quantidade de água no organismo e transporta os nutrientes da corrente sanguínea para dentro da célula. Excesso de abocar, diuréticos, laxativos, sal em excesso, álcool e stress podem tornar este precioso mineral deficitário. Após o consumo de suco de uva, a excreção da urina, atinge, muitas vezes, o volume superior à quantidade ingerida. Os sais de potássio, em geral são citados como a causa desse fenômeno.

Ferro
O ferro é essencial à vida. Produz hemoglobina, a mioglobina e certas enzimas. O ferro ajuda no crescimento, previne a fadiga e defende o organismo contra doenças. O ferro é o mineral que ajuda a vitamina B a ser mais bem aproveitada pelo organismo.

Magnésio
O magnésio tem a propriedade de relaxar nervos e músculos. Conhecido como o mineral "anti-stress", ele também influencia no relaxamento dos nervos. Ele converte o abdicar do sangue em energia. Este mineral auxilia nosso organismo a aproveitar a vitamina C, o cálcio, o fósforo, o sódio e o potássio de maneira eficiente. O magnésio ajuda a manter dentes sadios e dá alívio temporário à indigestão.

Cálcio
Este mineral é vital à nossa saúde. A falta de cálcio pode causar a redução na estatura, perda de dentes, dor nas costas, ossos porosos sujeitos a fraturas, agitação, depressão, hipertensão, insônia e palpitação. O cálcio mantém os dentes fortes e ajuda o corpo a utilizar o ferro. O stress, a falta de exercícios, os antibióticos, as aspirinas, os óleos minerais, o excesso de consumo de gorduras, além de outros fatores, podem causar a deficiência de cálcio no organismo.

Manganês
Ajuda a nutrir o sistema nervoso, o cérebro e a regular as funções musculares, é importante para o metabolismo de proteínas e lipídeos, à saúde dos nervos, do sistema imunológico e normalização do nível de abocar no sangue.

Cobre
Converte o ferro em hemoglobina e é essencial ao aproveitamento da vitamina C pelo organismo, melhora as respostas imunológicas, a resistência ao estresse e as doenças de caráter crônico e/ou degenerativa.

Fósforo
É o segundo mineral mais importante no corpo, e está relacionado com o desenvolvimento do esqueleto, dos dentes, das funções renais, nervos e características genéticas. É importante para a regularidade do coração.

Zinco
Esse mineral essencial é necessário a todos. Ele é, por assim dizer, "a centelha da vida", mantendo o corpo saudável. Auxilia na formação de insulina. Exerce fator normalizador sobre a próstata e é importante no desenvolvimento dos órgãos reprodutivos.

Sódio
Regula e mantém o equilíbrio hídrico no organismo. É fator importante na transmissão dos impulsos nervosos e relaxamento muscular. O sódio é também requerido para a absorção de glicose.

Lítio
Auxilia no tratamento da depressão.

Vitaminas
Uma dieta bem balanceada é composta de alimentos que contém vitaminas, que são essenciais e vitais para uma vida saudável. As vitaminas são substâncias indispensáveis ao metabolismo celular e ao crescimento, que devem ser fornecidas ao organismo e não produzem calorias. O suco de uva é rico em vitaminas , dentre elas, A, B1, B3,B6,C,ácido fólico e ácido pantotênico.

Vitamina A
É necessária à boa visão, poderoso antioxidante, previne doenças cardíacas, câncer de mama, pulmão, próstata e cólon. Torna a pele, dentes, cabelos e unhas saudáveis.

Tiamina (vitamina B1)
Transforma carboidratos em energia e é conhecida "a vitamina do humor", em razão de seus efeitos benéficos no sistema nervoso e atitude mental positiva. Ela ajuda na digestão e crescimento. Sua deficiência está associada à fadiga precoce, perda de apetite, irritabilidade e falta de concentração.

Riboflavina (vitamina B2)
Estimula o crescimento, ajuda a manter a pele, unhas e cabelos viçosos, importante para o trabalho muscular durante a atividade física. Beneficia a visão e alivia o cansaço dos olhos.

Niacina (vitamina B3)
Atua na digestão e alivia as perturbações gastrintestinais. Previne e alivia enxaqueca. Melhora a circulação e reduz a pressão alta no sangue. Reduz o colesterol e triglicérides. Propicia uma pele de aspecto mais saudável.

Piridoxina (vitamina B6)
Além de importante para o sistema nervoso, atua no metabolismo protéico, favorecendo a formação da proteína muscular. Sua deficiência está associada à anemia, distúrbios nervosos e fraqueza muscular.

Acido Fólico (vitamina B9)
Necessário para síntese de hemáceas saudáveis, prevenindo a anemia. O organismo precisa do ácido fólico para o processo de recuperação de doenças e no funcionamento prefeito do trato intestinal.

Ácido Pantotênico (vitamina B5)
Protege as membranas contra infecções, é essencial para a produção de anticorpos, ajuda a síntese de colesterol e, ainda mantém a flora intestinal em bom estado.

Ácido Ascórbico (vitamina C)
Vitamina C, ou "vitamina protetora", é essencial na proteção e formação das células. Ela ajuda o organismo a resistir a infecções. É importante na recuperação de doenças, necessário na formação de dentes e gengivas fortes. Essa vitamina contribui para a absorção de ferro pelo organismo, oferece proteção contra agentes cancerígenos e ajuda no tratamento e prevenção do resfriado. Reduz a pressão arterial.

Aminoácidos
Os aminoácidos são elos da corrente de proteínas. São essenciais à saúde porque ajudam a formar, recuperar, renovar e prover fontes de energia. Se algum aminoácido essencial está deficitário ou ausente, todos os outros vão se tornar deficientes e deverão ser repostos através de alimentação e complementos. A seguir, relacionamos os principais aminoácidos encontrados no suco de uva.

Ácido Glutâmico
Acredita-se que aproximadamente a metade da composição de aminoácidos do cérebro é composta de ácido glutâmico, "o combustível do cérebro".

Alanina
Mantém constantes os níveis d glicose no sangue. É indicada nos casos de hipoglicemia. Importante no aumento dos linfócitos e na imunidade. Desempenha papel significativo na prevenção de cálculos renais.

Arginina
Melhora o sistema imunológico, aumenta espermatogênese, melhora a fadiga física e mental, promove a baixa de colesterol, inibidora do crescimento do câncer, tem ação antiesclerótica.

L-Glutamina
Melhora o comportamento de doenças psiquiátricas, melhora a capacidade de aprendizagem e de memorização, é usada no tratamento de úlceras gástricas, é importante no tratamento ao alcoolismo, fadiga, senilidade e compulsão por doces.

Observação: Se você tem problemas de diabete, hiperglicemia, hipoglicemia ou qualquer outro problema de abocar no sangue, deve consultar seu nutricionista para estabelecer quantidades a serem ingeridas de suco de uva.

Valor Nutricional em 100 ml de Suco de Uva
Caloria 61 kcal
Carboidratos 14.96 g
Proteínas 0.56 g
Lipídeos 0.08 g
Vitamina A 8.00 UI
Tiamina 0.03 mg
Riboflavina 0.04 mg
Niacina 0.26 mg
Ácido Pantotênico 0.04 mg
Vitamina B6 0.07 mg
Ácido Fólico 2.60 mcg
Vitamina C 0.10 mg
Arginina 47.00 mg
Alanina 86.00 mg
Ácido glutâmico 110.00 mg
Fósforo 14.60 mg
Potássio 170.00mg
Cálcio 7.30 mg
Magnésio 7.10 mg
Cobre 0.053 mg
Zinco 0.14 mg
Ferro 1.30 mg
Manganês 0.33 mg
Sódio 0.53 mg
Enxofre 3.50 mg
Boro 1.40 mg
Cromo 0.013 mcg
 
Fonte: Uvibra, acesso em 25/11/2013.

CONHEÇA O CAMU-CAMU. FRUTA É DESTAQUE COMO MAIOR FONTE DE VITAMINA C.

0 comentários
Originário da Amazônia, rico em aminoácidos, flavonóides e, principalmente, vitamina C, o camu-camu não podia começar com uma letra mais adequada.

É gostoso consumir:
Quer uma dica de como consumir camu-camu? Faça um suco. Como o sabor é bastante ácido, utilize entre 10 e 15 frutas para cada litro de água. Desse modo, a concentração fica mais diluída. Bata no liquidificador, coe e adoce a gosto. Depois é só tomar esse suco refrescante e ter a certeza de que, pelo menos em termos de vitamina C, seu organismo está bem suprido.

De acordo com a engenheira de alimentos Rosalinda Pinedo, a elevada concentração de compostos nutracêuticos do camu-camu apresenta uma grande gama de efeitos biológicos. A vitamina C e outros compostos fenólicos presentes no camucamu, como as antocianinas, contribuem para promover:
* ações antioxidantes
* ações antimicrobianas
* ações antiinflamatórias
* ações vasodilatadoras

Amargo que faz bem:
Apesar de sua origem, o consumo da fruta pela população amazonense não faz parte do hábito alimentar regular. É o que conta a nutróloga Isolda Prado Maduro, que também é professora no curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas.

Ela entende que o amargor explica essa dificuldade do camu-camu. Porém, indica alternativas que já são consumidas, como picolés, sucos, néctar (obtidos pela mistura de polpa, açúcar e água, homogeneizado e pasteurizado), geléias, refrescos e sorvetes.

Como lembra a pesquisadora Rosalinda Pinedo, o pH baixo da fruta facilita seu processamento agroindustrial, pois protege-a da atuação de microrganismos patogênicos.

E, se a acidez dificulta o consumo in natura, "é desejável no processamento de suco. Pois o sabor acentuado permite diluí-lo mais e obter maior rendimento", observa Rosalinda.

São como bolinhas de gude vermelho-escuras. Mas, ao invés do brilho de vidro, elas são recobertas por uma casca opaca, dura e grossa, com uma fina camada que parece uma penugem. Por cima, uma coroinha de minúsculas folhas cobrindo a careca do rei. O rei da vitamina C. Essa fruta amazônica é bastante cultivada no Peru, tem chamado cada vez mais atenção no Estado de São Paulo e anda fazendo muitas viagens ao Japão. Poliglota desse jeito, mas ainda pouco conhecida, a fruta do camu-camu escorre sua polpa cor de púrpura em sucos, geléias, refrescos. Se a cor é atrativa, o gosto da fruta in natura não agrada qualquer paladar. Muito ácida e amarga, especialmente quando comida com casca, motiva seu aproveitamento em formas de preparo nas quais o beneficiamento da fruta transforma a bolinha de gude amarga em receitas para o café da tarde ou aperitivos. Uma de suas metamorfoses resulta em tabletes e cápsulas de vitamina C. Afinal, estamos falando da fruta com o maior teor dessa vitamina em todo o mundo.

A mais vitaminada
Tradicionalmente indicada como importante fornecedora de vitamina C, a laranja passou bastante tempo sendo a prescrição mais popular para aumentar a resistência do organismo. Depois, com o crescimento do consumo da acerola, essa fruta perdeu seu posto. Afinal, com um teor de vitamina C entre 1 g e 1,3 g para cada 100 g de polpa, a acerola passa voando sobre os cerca de 0,52 g para cada 100 g de laranja.

Mas as pesquisas feitas com o camucamu encontraram teores ainda mais impressionantes dessa vitamina, pois, em média, cada 100 g da polpa de camu-camu contém 2,5 g de vitamina C. Já foram encontradas concentrações superiores a 6 g nessa mesma quantidade. Com um teor de vitamina C que geralmente é o dobro da acerola e seis vezes mais do que a laranja, essa bolinha de gude tem a força de um canhão. "Não existe outra fruta, conhecida até o momento no mundo, com maior teor de vitamina C do que o camu-camu", confirma a engenheira de alimentos Rosalinda Arévalo Pinedo, que realizou seu doutorado sobre a fruta na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp.

E Rosalinda chama atenção para uma parte da fruta que merece os devidos méritos além da polpa. "O teor de ácido ascórbico (vitamina C) presente na casca é surpreendentemente alto. Em análises realizadas, encontramos um teor de 3,979 g na casca para cada 100 g da fruta. E essa constatação ainda não recebeu a devida consideração dos pesquisadores", revela.

Você sabia?

* O camu-camu (Myrciaria dubia) é da mesma família da goiaba e da jabuticaba.
* O ácido ascórbico (vitamina C) atua na síntese de colágeno. Por isso, o camu-camu tem sido aproveitado na indústria de cosméticos. Mas não se anime. A pesquisadora Rosalinda Pinedo alerta para a procedência ainda duvidosa desses produtos.
* Os flavonóides têm propriedades antimutagênicas e, por isso, atuam na prevenção do câncer. Existe a possibilidade de que o camu-camu seja um dos alimentos que, por possuir tais componentes, ajude a exercer esse efeito.
* O camu-camu também é conhecido como caçari e araçá-d'água.

12 frutas por dia
A recomendação nutricional diária para consumo de vitamina C, segundo informação da Food and Nutrition Board, é de 0,09 g para homens e 0,075 g para mulheres, no caso de adultos. Cada fruto do camu-camu pesa em torno de 8 g, podendo chegar até 15 g em alguns casos. Levando-se em conta a quantidade média de vitamina C do camu-camu e seu peso, míseras 12 frutinhas (cerca de 100 g), jogadas no liquidificador e batidas, fazem um suco que ultrapassa largamente o consumo mínimo desejável para um adulto diariamente. Mesmo que o processamento da fruta cause alguma perda, ainda assim o suco continua altamente rico em vitamina C. Como não é sintetizada pelo organismo, a vitamina C precisa ser ingerida. Suas inúmeras funções vão desde o fortalecimento da imunidade até a síntese dos ácidos biliares (veja quadro Por que você precisa da vitamina C?). Além disso, exerce um papel antioxidante, atenuando a ação dos radicais livres econtribuindo, assim, para evitar doenças crônicas.

O que mais ele tem?
Não é só a vitamina C que dá um toque especial ao camu-camu. Conforme menciona a engenheira de alimentos Rosalinda Pinedo, a presença de um grupo específico de flavonóides também é bastante significativa. Trata-se das antocianinas.

São pigmentos com propriedade de protegerem frutas, folhas e caules de diversos vegetais da ação de raios ultravioleta, dando a elas uma coloração entre roxo e azul. As uvas são exemplos de frutas com essa coloração condicionada pelas antocianinas. Uma das ações das antocianinas no organismo é atuar contra os radicais livres.


Rosalinda também ressalta outros componentes do camu-camu, como os minerais. "O camu-camu é uma rica fonte de potássio, cálcio e zinco", diz. E a pesquisadora, inclusive, propõe o uso deliberado da fruta na composição de alguns alimentos industrializados: "O cálcio é um dos elementos mais limitantes nas dietas de pré-escolares e adultos, havendo a necessidade de diversificação de fontes alimentícias. Por isso, o camu-camu poderia ser usado na fortificação de alguns produtos elaborados como sucos e bolos para elevar seu teor nutritivo".

Aminoácidos como serina, valina, prolina, fenilalanina, treonina e alanina são outros dos componentes nos quais o camu-camu é rico.

Por que você precisa da vitamina C?
Conforme atesta Isolda Maduro, "a participação mais importante da vitamina C é na síntese do colágeno, substância que dá estrutura aos tecidos conjuntivos como músculos, tendões, ossos e cartilagens". A vitamina C também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e promove a absorção, depósito e transporte do ferro pela dieta. E é necessária para a síntese dos ácidos biliares. Sua ação antioxidante coloca-a junto a outros micronutrientes na gama de compostos que podem ter a capacidade de prevenir doenças crônicas.

A fruta tamém é rica em flavonóides, que, além de dar a ela uma coloração vermelho-escura, atua contra os radicais livres.

Em estudo realizado por Cinthia Zanatta e Adriana Mercadante, no departamento de Ciência de Alimentos da Unicamp, foi detectada a presença de carotenóides no camu-camu. Assim como as antocianinas, os carotenóides dão coloração aos alimentos, tanto quanto atuam no organismo humano com suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas.

O carotenóide mais presente no camu-camu, segundo o estudo, foi a all-trans-luteína. No entanto, de acordo com a interpretação do professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, Jaime Amaya Farfan, apesar de sua presença na fruta, "a composição em carotenóides é baixa. O principal nutriente conhecido é mesmo o ácido ascórbico (vitamina C)".

Falta incentivo à produção Mas, mesmo com tantos benefícios à saúde, o rei da vitamina C ainda é pouco produzido e comercializado. "A produção de polpa no Brasil é ainda insignificante. Não ultrapassa 20 toneladas de polpa congelada por ano. O maior produtor é o Estado do Amazonas. No Pará, agricultores nipo-brasileiros começaram a cultivá- lo em áreas de terra firme, mas a produção ainda é pequena, com 5 toneladas de polpa por ano", descreve Urano de Carvalho, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental.

O grande produtor é o Peru, que alcança 800 toneladas de polpa por ano. Segundo Carvalho, boa parte desse montante é exportada para o Japão e a América do Norte.

Desde a década de 1990, o Estado de São Paulo passou a abrigar o cultivo dessa fruta originalmente amazônica. E houve boa adaptação, alcançando um estágio semi-comercial. O professor da Unicamp, Jayme Farfan, relata que "o camu-camu já foi exportado para os EUA, como fonte natural de vitamina C, mas o importador desistiu por causa da irregularidade da produção".

Já nos países vizinhos, além do Peru, também há relatos de ocorrência do camu-camu na Amazônia Colombiana e na Amazônia Venezuelana.
 
Fonte: Senado gov, Acesso em 25/11/2013.