Google Analytics Alternative

BENEFÍCIOS À SAÚDE DO CONSUMO MODERADO DE CHOCOLATE.

sexta-feira, 29 de março de 2013 0 comentários
Bem dosado e do tipo certo, o chocolate pode até ajudar a emagrecer. "O melhor é o amargo, que tem maiores quantidades de cacau e, por isso, mais benefícios", explica a nutróloga Sylvana Braga, especialista em prática ortomolecular, São Paulo. A quantidade não deve ultrapassar 30 gramas por dia - o equivalente a uma barra pequena ou dois bombons. Ao utilizá-lo no preparo de ovos, trufas, bolos e outros doces, é preciso uma atenção maior: além de aumentar o número de gorduras e calorias da sobremesa, o chocolate pode perder os nutrientes quando muito aquecido. Confira a seguir sete motivos para manter essa delícia no cardápio.
 
Dá saciedade
O chocolate pode ajudar você a sentir-se mais satisfeito e não exagerar na comida. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, mostrou que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem aumentar a produção do hormônio leptina, que aumenta a sensação de
saciedade.

A nutricionista Raquel Maranhão, da Clínica BeSlim, do Rio de Janeiro, lembra que outros fatores podem interferir na produção de leptina, como a menor concentração de insulina que diminui o nível do hormônio. Por isso, não adianta apenas consumir chocolate sem atentar para os outros fatores envolvidos.
Chocolate derretido - foto: Getty Images
Protege contra derrames

Segundo a nutróloga Sylvana, o cacau é rico em antioxidantes que reduzem a inflamação nas artérias e a aderência do colesterol à parede dos vasos, prevenindo a formação de trombos na corrente sanguínea e, consequentemente, o
AVC (acidente vascular encefálico). Um estudo realizado pelo Karolinska Institutet, na Suécia, confirma esse benefício. Eles descobriram que as mulheres que comiam aproximadamente duas barras de chocolate por semana - aproximadamente 60 gramas - estavam até 20% mais protegidas contra derrames em comparação com aquelas que nunca comiam o doce.
 
Bombons - foto: Getty Images
Ajuda a emagrecer

O chocolate pode ajudar a
emagrecer - desde que inserido dentro de uma alimentação balanceada. Segundo Sylvana Braga, o doce é rico em cafeína, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias, mas é preciso ingerir a versão amarga, com muito cacau. A diminuição do estresse e da ansiedade e o aumento da saciedade também são benefícios que podem contribuir para eliminar mais rápido os quilos extras.
Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (EUA) encontrou resultados parecidos: pessoas saudáveis que praticavam exercícios físicos e comiam chocolate regularmente (duas vezes por semana) tendiam a ter menor índice de massa corpórea (IMC) do que aquelas que se exercitavam e comiam chocolate com menos frequência.
Chocolate em barra - foto: Getty Images
Melhora o raciocínio

Sylvana Braga explica que a cafeína presente no chocolate pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral. Após acompanhar dois grupos na solução de equações, especialistas da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, notaram maior agilidade e número de acertos entre as pessoas que consumiram 500mg de flavonoides, substâncias encontradas no chocolate amargo e meio amargo (a versão ao leite também oferece flavonoides, mas em quantidade bem menor).
 
Chocolate em pedacinhos - foto: Getty Images
Controla o colesterol

A nutricionista Raquel explica que o consumo de chocolate amargo - rico em cacau e flavonoides - pode auxiliar na diminuição do colesterol total e do
colesterol LDL (o colesterol ruim). Os antioxidantes diminuem a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos.
Chocolate - foto: Getty Images
Antienvelhecimento

Raquel Maranhão conta que, por ser rico em antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, quando elevados, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de
envelhecimento. É por isso que o doce também é usado em cosméticos com efeito regenerador, antirrugas e antienvelhecimento.
Chocolate em pedaços - foto: Getty Images
Promove bem-estar

Sylvana Braga explica que o chocolate libera endorfinas que melhoram o humor e a ansiedade e ainda combatem a
depressão e o desânimo. Além disso, ele fornece energia, melhorando a disposição para as atividades diárias, e concentra outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, fenilalanina e tirosina, que reforçam a sensação de bem-estar.
 
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas Nestlé, em Lausanne, na Suíça, investigou a relação entre o consumo diário de chocolate e o nível do hormônio cortisol, responsável pelo estresse. Os cientistas observaram que o nível de cortisol baixou consideravelmente em todos os participantes que consumiam o doce, chegando a 40% de redução naqueles que sofriam com a ansiedade.

Fonte:
Minha Vida, Conheça sete benefícios do chocolate para a saúde. Além de gostoso, ele pode ser um aliado da dieta e do raciocínio. Acesso em 29/03/2013.

PEIXES NA ALIMENTAÇÃO.

quinta-feira, 28 de março de 2013 0 comentários
Peixes e frutos do mar são pobres em calorias e ricos em nutrientes, ou seja, tudo de bom para quem está seguindo uma dieta de emagrecimento. Que tal incluir essas delícias no seu prato? Veja aqui três sugestões saborosas e saudáveis publicadas na revista WOMEN´S HEALTH:
 
Tainha
Esse peixe, que vive em águas frias, é riquíssimo em ômega 3, substância que combate o mau colesterol e o envelhecimento. “Estudos mostram que o consumo de peixes ricos em ômega 3 contribui com os níveis de triglicérides, o alívio de inflamações e a melhora da pressão sanguínea e o ritmo cardíaco”, afirma a nutricionista Elaine Rocha de Pádua, da DNA Nutri, em São Paulo, em entrevista à revista WOMEN´S HEALTH.
 
Além desses benefícios, a tainha é pouco calórica. Uma porção de 100 g contém 116 calorias. Tem também uma boa quantidade de proteína, nutriente essencial para a saúde dos músculos.
Seu sabor é delicado e levemente salgado. Combina com salada verde e legumes grelhados ou cozidos no vapor. Que tal experimentar essa receita de tainha na grelha. Esse prato pode vir acompanhado de batatas, cebolas e tomates.
 
Salmão
Assim como a tainha, o salmão também tem alto teor de ômega 3. Além disso, é a maior fonte disponível na natureza de vitamina D, nutriente essencial para deixar os ossos fortes. Quer mais? Ele contém a niacina, ou vitamina B3, que fornece energia e ajuda o organismo a metabolizar gordura e carboidratos.
 
O salmão é um pouco mais calórico que a tainha: uma posta média de 100 g contém 165 calorias. Ele combina com molhos cítricos ou de soja. Experimente grelhado com vinagrete de limão ou molho de laranja e mel. Também fica bom com vegetais ligeiramente ácidos, como espinafre. Outra boa ideia é preparar um prato de salmão com gengibre. Combina com o calor do verão.
 
Sardinha
Mais uma peixe com muito ômega 3! Pena que é difícil encontrá-lo fresquinho. Mas não se preocupe, a versão enlatada é igualmente nutritiva. E não descarte a espinha, que faz muito bem para os ossos: 85 g do peixe contêm mais cálcio e vitamina D do que um copo de leite! Quer saber quantas calorias esse peixinho tem? Uma lata em conserva (de 100g) contém 294 calorias, por isso, não abuse na quantidade, ok!
 
Seu sabor é salgado e marcante, por isso, combina com azeitona, alcaparra e parmesão. Prove o enlatado (prefira as versões conservadas em água ou azeite de oliva) com massas, saladas e pães. Se for fresca, grelhe com limão e azeite.
 
Fonte: MdeMulher, Acesso em 28/03/2013.

CONSUMA ADEQUADAMENTE CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS.

quarta-feira, 27 de março de 2013 0 comentários
Os carboidratos e as proteínas são dois elementos básicos e importantes para a saúde que devem estar presentes no prato todos os dias para manter uma alimentação saudável e equilibrada. Restringir a dieta a apenas um deles ou consumi-los em excesso pode ser perigoso e fazer mal ao organismo, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (27).
 
Os carboidratos, por exemplo, são fontes primárias de energia e funcionam como combustível para o cérebro, medula, nervos e células vermelhas do sangue, ou seja, mantêm o corpo funcionando. Por isso, a deficiência deles pode trazer riscos para o sistema nervoso central e para o organismo, de maneira geral.
A dica da nutricionista Rosana Raele é que os carboidratos façam parte de, pelo menos, metade da dieta diária, principalmente pela manhã, quando o corpo e o cérebro precisam de mais energia.
 
Entre os alimentos ricos em carboidrato, estão o arroz, os cereais, os pães, massas, batatas e até mesmo as frutas. A falta de energia por causa da pouca ingestão desses alimentos pode logo dar sintomas, como fome, tontura, mal-estar e até mesmo prejudicar a memória.
 
 
Já as proteínas são constituintes básicos da vida, tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco – elas estão presentes até mesmo nos vegetais.
 
As proteínas são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares e também para expressar maior parte da informação genética. Além disso, elas são fundamentais para a defesa do organismo e para abastecer a musculatura. No entanto, a importância desses elementos está relacionada com suas funções, e não com sua quantidade já que todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas.
 
Porém, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern, ao contrário dos carboidratos, as proteínas são difíceis de serem digeridas - a quebra começa na boca com a saliva, depois no estômago e intestino, onde ela será absorvida na forma de aminoácidos. No entanto, como mostrou o médico, elas são boas para aumentar a saciedade e diminuir a vontade de comer mais.
 
Fonte: G1, Alimentação saudável e equilibrada deve ter carboidratos e proteínas. Carboidratos são fontes imediatas de energia para o cérebro e sangue. Já as proteínas são essenciais para os músculos e defesa do organismo. Acesso em 27/03/2013.

ESCOLHA AS GORDURAS CORRETAS PARA OBTER SAÚDE.

0 comentários
A gordura dos alimentos confere um poder surpreendente às suas células. A atividade biológica de uma célula – portanto, sua propriedade de promover ou desestimular os processos das doenças – frequentemente sustenta-se em um equilíbrio frágil de ácidos graxos derivados dos alimentos dentro da célula. Isso significa que o tipo de gordura que você come tem consequências enormes para sua saúde geral.
 
Novas pesquisas mostram que a ingestão de qualquer tipo degordura detona fogos bioquímicos de complexidade singular nas células. O resultado pode ser o envio de mensageiros semelhantesa hormônios que estimulam inflamações, respostas imunológicas, coágulos sanguíneos, dor de cabeça, constrição dos vasossanguíneos, dor e crescimento de tumores malignos. Por outro lado,determinadas gorduras incitam as células a produzirem elementos químicos que dissolvem coágulos sanguíneos indesejados, combatem a dor nas articulações e frustram as células cancerosas. Embora a farmacologia da gordura seja um processo muito complexo, envolvendo enzimas, muitas etapas metabólicas e um equilíbrio delicado de gorduras na célula, apresenta possibilidades sensacionais para a detenção do avanço das doenças e sua melhora.
 
Conhecer como a gordura atua sobre determinadas funções celulares críticas depende de duas grandes descobertas recentes. Primeiro veio da descoberta de que inúmeros processos físicos,c omo os coágulos sangüíneos e as inflamações, são amplamentecontrolados por substâncias semelhantes a hormônios,extremamente potentes – prostaglandinas, tromboxanos eleucotrienos – chamadas coletivamente deeicosanóides. Assim, mais significativo até, os pesquisadores descobriram que a matéria-prima desses vigorosos mensageiros eicosanóides é feita da gordura dos alimentos. Em outras palavras, a dieta alimentar serve como matéria-prima dos ácidos graxos para as fábricas de células, que produzem esses importantíssimos eicosanóides. Eles podem ser biologicamente amigáveis ouperigosos. De qualquer forma, a grande mensagem é: você podemanipular os níveis e a atividade biológica dos eicosanóides quecirculam no seu corpo através do tipo de gordura que ingere.
 
VOCÊ É A GORDURA QUE INGERE
Logo depois que você ingere a gordura, ela aparece nasmembranas de suas células, onde seu destino metabólico édeterminado. Embora os ácidos graxos sejam provenientes demuitas variações sutis de arranjos moleculares, duas categoriasprincipais são de grande importância na formação doseicosanóides: os ácidos graxos ômega-3, concentrados na vidamarinha e em algumas plantas da terra, e os ácidos graxos ômega-6, concentrados em óleos vegetais como o óleo de milho, óleo deaçafrão ou girassol, e em alguns animais.
 
Quando consumimos ácidos graxos ômega-6 provenientes de um pedaço de carne ou do óleo de milho, eles ficam propensos a setransformarem em uma substância chamada ácido araquidônico que, por sua vez, libera substâncias altamente inflamatórias oupromove o espessamento do sangue ou a constrição vascular. A gordura proveniente dos frutos do mar é radicalmente diferente e mais benigna. Seus ácidos graxos ômega-3 estão aptos a serem transformados em substâncias que combatem o acúmulo de plaquetas, dilatam os vasos sanguíneos e reduzem inflamações e danos às células.
 
Uma vez que os alimentos são feitos de misturas de ômega-3 e ômega-6, obviamente esses dois ácidos graxos estão continuamente dando instruções contraditórias às células. A predominância de um ou outro – os que promovem a saúde ou os que promovem a doença – depende da proporção entre os dois ácidos graxos em sua alimentação e, assim, em suas células, como afirma William E. M. Lands, Ph.D., um pesquisador prioneiro doóleo de peixe e ex-professor de bioquímica da Universidade de Illinois, em Chicago. Se as suas células estiverem repletas de ácidos graxos ômega-6, a provisão excessiva de prostaglandinas superativas está pronta para atacar furiosamente, gerando doenças. Se você tiver ácidos graxos ômega-3 suficientes, eles podem checar ou refrear o motor araquidônico que está liberando os eicosanóides geradores de doenças.
 
Fonte: Jean Carper. COISAS QUE VOCÊ NUNCA IMAGINOU QUE AGORDURA PUDESSE FAZER POR VOCÊ.

SORVETE PROBIÓTICO TRAZ BENEFÍCIOS À SAÚDE.

0 comentários
Probióticos
Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) criaram um sorvete feito com leite fermentado, apresentando em sua composição a presença de microrganismos probióticos.

Os probióticos são microrganismos vivos, como bactérias ou leveduras, que exercem funções benéficas no organismo de seus hospedeiros quando ingeridos em quantidade adequada.

Alimentos como leite fermentado, iogurte e coalhadas podem ter probióticos entre seus componentes, assim como suplementos comercializados em farmácias, nos quais os microrganismos vêm embalados na forma de sachês, capsulas, pó e tabletes.

A diferença entre as formas alimentícia e farmacêutica dos probióticos está no tempo de vida dos microrganismos presentes.

Os alimentícios possuem tempo de vida curto e devem ser muito bem refrigerados, a fim de manter essa vida o mais longa possível, para que os benefícios do alimento não se percam.
Isso não é problema para o caso de um sorvete, que fica naturalmente congelado.

Priscilla Pereira dos Santos, idealizadora do sorvete probiótico, comprovou que a adição de diferentes estabilizantes não interfere na composição final do produto.

Vantagens dos probióticos
Se armazenado em temperatura adequada, o sorvete pode ser utilizado por um ano, ou seja, possui um prazo de validade de um ano com os microrganismos vivos.
Após 120 dias de armazenamento a -18º C, o produto manteve os níveis de bactérias probióticas vivas acima do exigido pela legislação.
Entre os benefícios trazidos pelos alimentos probióticos estão:
  • equilíbrio microbiano intestinal
  • prevenção de distúrbios típicos como a diarreia
  • estimulação do sistema imunológico
  • ajuda na redução de colesterol e da intolerância à lactose
  • aumento do valor nutritivo e terapêutico dos alimentos
  • maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos
  • aumento na produção e fixação de cálcio e ferro
  • prevenção de cáries e doenças de pele
  • propriedades anti-infectantes
Fonte: Diário da Saúde, Sorvete probiótico é gostoso e traz benefícios à saúde. Acesso em 22/03/2013.

4 ESSENCIAIS NUTRIENTES À SAÚDE DA PELE.

segunda-feira, 25 de março de 2013 0 comentários
Beleza vem de uma pele saudável. Assim como você cuidar do maior órgão do seu corpo? Bem, existem muitas maneiras de melhorar a saúde de sua pele, mas talvez o mais importante se resume à nutrição. Como qualquer outro aspecto de nossa saúde, o que abastecer nossos corpos com tem muito a ver com a forma como os sistemas do nosso corpo executar. A saúde da pele não é exceção.
 
Você não tem que ser um especialista em pele para tomar o controle de sua saúde. Tente incorporar esses quatro essenciais impulsionar nutrientes para as suas refeições e sua recompensa será mais saudável, a pele mais radiante.
belas pele 4 Essentials para melhorar saúde da sua pele, com boa alimentação
1. Vitamina A
A fim de manter a pele saudável, é importante para promover a célula da pele adequada regeneração. Esta é uma das principais funções da vitamina A. Para aqueles que estão curando uma lesão de pele ou tenham notado que a pele está faltando a suavidade uma vez retida, a vitamina A pode ser uma grande ajuda. Ele também foi reconhecida por seu papel na defesa contra sinais prematuros de envelhecimento.
Existem dois tipos principais de vitamina A, os retinóides e carotenóides. O primeiro vem de alimentos derivados de animais e o segundo a partir de alimentos vegetais e legumes. Ambos são importantes e podem ser trabalhados para uma dieta saudável.
O que comer: Cenoura, batata vegetais de folhas verdes, ovos, leite...
 
2. Vitamina E
A vitamina E é mais comumente considerada um nutriente importante para a pele, devido à sua capacidade de ajudar a combater os radicais livres. Basicamente ele funciona como um antioxidante que pode ajudar a reduzir os danos causados ​​pela exposição ao sol e diárias
poluentes. Ela também pode ajudar a combater os sinais de envelhecimento que ocorre prematuramente e, quando aplicados topicamente, tem sido útil para reduzir o aparecimento de estrias e outras manchas na pele.
Também foi sugerido que a vitamina E pode ajudar a proteger o corpo contra o câncer de próstata, bem como a doença de Alzheimer.
O que comer: Sementes de girassol, folhas verdes (acelga, nabo e mostarda), amêndoas, mamão e aspargos.
 
3. A vitamina D
Há muitos benefícios diferentes da
vitamina D no impacto do corpo inteiro, mas para fins de discutir a saúde da pele, o mais impressionante são diminuir o risco de inflamações, infecções bacterianas e melhorar a capacidade do corpo para substituir e regenerar as células da pele. Isto é importante não só para a cicatrização da pele após um ferimento, mas também para ajudar a combater os sinais de envelhecimento.
O que comer: leite de cabra, leite de vaca, cogumelos, ovos, sardinha e salmão.
 
4. Zinco
Como todos os nutrientes mencionados até agora, os benefícios naturais do zinco atingem mais do que apenas a pele. O benefício principal à pele é ajudando no processo de renovação natural. Tem sido sugerido que o zinco ajuda a recuperação de feridas e mostrou mesmo a diminuir a acne quando aplicada topicamente ou por via oral. Outras condições de pele, que resultam em pele seca pode ver grande melhoria com o zinco.
O que comer : carne, lentilha, leite, nozes e ostras.
 
Fonte: Hivehealthmedia, 4 Essentials for Improving Your Skin’s Health With Proper Nutrition. Acesso em 25/03/2013.

ALIMENTAÇÃO NATURAL.

0 comentários
As frutas e os cereais não eram apenas os alimentos mais úteis aos nossos antepassados, mas também os mais econômicos. Encontravam-se por toda parte, e quando não eram encontrados, cuidava-se, desde cedo, de cultivá-los.

Foi a civilização que veio alterar, e com grave dano para a humanidade, esse hábito milenar e precioso de só comermos alimentos naturais.

Fugimos da alimentação natural e pura para nos entregarmos ao regime industrializado de conseqüências muitas vezes lamentável para nosso organismo. Num clima quente como o nosso, o regime de frutas é uma necessidade. São as frutas que comemos, que depuram o organismo, aliviando o sangue de suas toxinas.

Nas frutas encontramos quase todos os elementos indispensáveis ao nosso completo desenvolvimento.

Os alimentos frescos numa alimentação racional têm curado mais organismos do que muitos outros processos de cura.
Conforme Dr. Paul Carton, as frutas são, para o homem, o alimento de primeira necessidade, termo que se usa para designar certa quantidade de outros produtos, mui freqüentemente malsãos, como a carne, o vinho, o açúcar, etc., e que não poderia aplicar-se, com maior propriedade, senão às frutas...

A mão agarradiça do homem, a forma da sua dentição, a conformação das suas unhas, a estrutura do seu aparelho digestivo como um conjunto, indicam, indiscutivelmente, que o homem era, em tempo primitivo, frutívoro...
 
As frutas têm sido os maravilhosos construtores do organismo humano... e seus alimentos mais úteis; e sem dúvida, a melhor saúde, o maior bem-estar, a mais importante soma de felicidade, só poderão ser alcançados pela humanidade mediante o retorno a uma alimentação mais natural, mais de acordo com a índole dos seus ancestrais, numa palavra, mais amplamente frutívora.
 
Nestes últimos anos, a maioria dos dietistas tem-se manifestado favoravelmente ao uso dos frutos e prestam justiça às suas qualidades organolépticas. Nos últimos cinqüenta anos, depois da vulgarização dos trabalhos de sábios, como Cuvier, Ovon, Dambenteou, chega-se à conclusão de que o homem é frutívoro, não só pela forma e disposição do seu sistema dentário, mas, também, pela constituição dos órgãos digestivos, e muitos afirmaram que é erro considerarmo-nos onívoros.
 
Estudos afirmam que os frutos são alimentos naturais do homem, mineralizantes por excelência, e é nesta fonte pura e não nos cadáveres que nos devemos apoiar para a reparação das nossas forças.
 
Neste alimento perfumado encontramos a vida, a alegria, pois ele é para nós o veículo apropriado, conforme a ordem estabelecida pela Natureza. Quando os frutos são bem digeridos, este modo de alimentação é o mais desintoxicante, atua como uma fonte alcalina, lava os rins e depura o sangue.
Os mestres mais autorizados da clínica e da dietética reconhecem que devido a pobreza de alguns frutos em substâncias albuminóides, esses constituem um meio poderoso de se combater o carnivorismo e o albuminismo de que tanto sofre a humanidade.
 
O sumo dos frutos representa reservas abundantes de hidrocarbonatos e de sais minerais; e os ácidos vegetais (ácidos cítrico, málico e tartárico) sofrem no organismo uma combustão que os transforma em gás carbônico, produzindo-se o carbonato de potássio, cuja importância desde há muito está reconhecida.
 
A celulose, por sua parte, desempenha um papel importante, pois, facilita mecanicamente o percurso nos intestinos, auxilia o peristaltismo, aumenta o volume do bolo fecal e facilita a sua marcha ao longo das vias que ele tem que percorrer.
 
É ainda nos frutos que se encontram as principais vitaminas, elementos imponderáveis, misteriosos, tão necessários à alimentação. Estes fatores acessórios, que se devem empregar na nutrição para reforçar a nossa reação de defesa, fazem classificar o seu sumo como um soro nutritivo, vivo e perfeitamente assimilável. Portanto, os frutos devem fazer parte integrante da nossa alimentação e ser servidos antes de qualquer outro prato, em vez de se ingerirem na sobremesa, quando já satisfeitas as necessidades da alimentação.
 
Sem dúvida, na fruta temos todos os princípios essenciais para atender as nossas necessidades vitais; ela nos dá carboidratos, proteínas, fibras, sais minerais, vitaminas, fermentos, água (como o princípio da vida) e elementos escoriáceos (celulose).
 
Com um regime exclusivamente frutívoro, o homem pode viver em bom estado de saúde, mas é indispensável individualizá-lo devidamente. É uma dieta altamente higiênica. Não obstante, temos de considerar que os nocivos hábitos alimentares adquiridos, a inquietante complexidade da vida atual, a importância desmedida que se concede à comida suculenta, quase impossibilita a prática desta dieta ideal. O aproximar-se, na medida do possível, de uma dieta de fruta, com os conselhos de um bom guia, só podem trazer esplêndidas vantagens.
 
As frutas sumarentas têm um marcado poder desintoxicante e contribuem notavelmente para eliminar as impurezas orgânicas ao exterior. Ajudam, portanto, a manter uma vida sã e ao mesmo tempo em que depuram, aumentam as defesas orgânicas. Corretamente indicadas criam condições excelentes para que atuem de modo mais benéfico vis medicatrix natural, propulsando o organismo para a saúde.
 
Fonte: Valor Nutricional das Frutas - MELO, B. ALMEIDA, M.S.
Vegetarianismo, Alimento natural. Acesso em 25/03/2013.

CAMINHAR: BENEFÍCIOS À SAÚDE.

0 comentários

CONSUMO EXCESSIVO DE SAL E RISCO DE MORTES POR DOENÇAS CARDÍACAS.

sexta-feira, 22 de março de 2013 0 comentários
O consumo excessivo de sal contribuiu para 2,3 milhões de mortes por ataques cardíacos, derrames e outras doenças relacionadas ao coração em todo o mundo em 2010, de acordo com pesquisa apresentada na American Heart Association?s Epidemiology and Prevention/Nutrition, Physical Activity and Metabolism 2013 Scientific Sessions.
 
Pesquisa mostra que 84% dessas mortes devido ao consumo excessivo de sal ocorreram em países de baixa e média renda.
Os pesquisadores analisaram 247 estudos sobre a ingestão de sódio por adultos, separados por idade, sexo, região e país entre 1990 e 2010 como parte do 2010 Global Burden of Diseases Study, pesquisa colaborativa internacional realizada por 488 cientistas de 303 instituições de 50 países ao redor do mundo.
 
Em seguida, eles determinaram como a quantidade de sódio que as pessoas consumiam estava afetando o risco de doença cardiovascular, através da realização de uma análise de 107 estudos aleatórios que mediram como sódio afeta a pressão arterial, e uma análise de como essas diferenças na pressão sanguínea estão relacionadas com o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular, em comparação com o consumo de mais de 1 mil miligramas por dia de sódio, o que os investigadores definiram como uma quantidade ótima de sódio para adultos.
 
A doença cardiovascular inclui todas as doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluindo acidente vascular cerebral.
Os resultados mostraram que quase 1 milhão dessas mortes, 40% do total, eram prematuras, ocorrendo em pessoas de 69 anos de idade e mais jovens. Cerca de 60% das mortes ocorreram em homens e 40% em mulheres.
 
Ataques cardíacos causaram 42% das mortes e acidentes vasculares cerebrais, 41%. O restante resultou de outros tipos de doença cardiovascular.
Segundo os pesquisadores, 84% dessas mortes devido ao consumo excessivo de sal ocorreram em países de baixa e média renda.
 
"Medidas de saúde pública globais e nacionais, tais como programas abrangentes de redução de sódio, poderiam salvar milhões de vidas", afirma o principal autor da pesquisa Dariush Mozaffarian, da Harvard School of Public Health.
 
Entre os 30 maiores países do mundo, aqueles com as maiores taxas de mortalidade (por milhão de adultos), devido ao excesso de sódio consumindo foram: Ucrânia 2.109; Rússia 1.803; e Egito 836.
 
Fonte: I Saúde, Pesquisa liga excesso de sal a 2,3 milhões de mortes por doença cardíaca em 2010. Dados mostram que 84% dessas mortes devido ao consumo excessivo de sal ocorreram em países de baixa e média renda. Acesso em 22/03/2013.

CONSUMO DE MAIS DE 3 PORÇÕES DE ALIMENTOS LÁCTEOS E MENOS RISCO DE ENDOMETRIOSE.

0 comentários
Mulheres que consomem mais de três porções de alimentos lácteos ao dia são 18% menos propensas a serem diagnosticadas com endometriose1, comparadas às que ingerem duas porções.

A etiologia2 da
endometriose1 é pouco compreendida e alguns fatores de risco modificáveis foram identificados. Alimentos lácteos e alguns nutrientes podem modular fatores inflamatórios e imunológicos, que estão alterados em mulheres com endometriose1.
 
Pesquisadores do Epidemiology Center, Brigham and Women's Hospital avaliaram se a ingestão de alimentos lácteos, os nutrientes concentrados em alimentos lácteos e os níveis de 25-hidroxi vitamina3 D (25-OH D) no plasma4 estão associados ao diagnóstico5 de casos novos de endometriose1 confirmados por laparoscopia6 entre 70.556 mulheres norte-americanas no Nurses’ Health Study II. A dieta foi avaliada através de questionário de frequência alimentar. A pontuação para a previsão dos níveis de 25-OH D foi calculada para cada participante. Durante acompanhamento por um período de 14 anos (1991-2005), 737.712 pessoas/ano e 1.385 casos incidentes de endometriose1 foram comprovados por laparoscopia6. A ingestão de alimentos lácteos e o baixo teor de gordura7 foram associados a um menor risco desta patologia8. Mulheres que consomem mais de três porções de alimentos lácteos ao dia no total, são 18% menos propensas a serem diagnosticadas com endometriose1, comparadas àquelas que ingerem duas porções ao dia (P = 0,03). Além disso, os níveis de 25-OH D no plasma4 foram inversamente associados à endometriose1. Mulheres no quintil mais alto do previsto para os níveis de vitamina3 D apresentaram um risco 24% menor de endometriose1 do que as mulheres no quintil mais baixo (P = 0,004).

Os resultados sugerem que maiores níveis de 25-OH D no plasma4 e uma maior ingestão de alimentos lácteos estão associados a um risco diminuído de
endometriose1.
 
Fonte: News Med, American Journal of Epidemiology: mulheres que consomem mais de três porções de alimentos lácteos ao dia são 18% menos propensas a serem diagnosticadas com endometriose. Acesso em 22/03/2013.

OS PROBLEMAS DECORRENTES DA FALTA DE ÁGUA DE QUALIDADE.

0 comentários
Garoto indiano bebe água de
uma torneira em uma estrada
em Allahabad, na Índia. A ONU estima
que mais de uma em cada seis pessoas n
o mundo não têm acesso ao mínimo
de 20 a 50 litros de água doce segura
por dia para garantir as suas necessidades
básicas, como beber, cozinhar e limpar.
A cada 15 segundos, uma criança morre de doenças relacionadas à falta de água potável, de saneamento e de condições de higiene no mundo, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). De acodo com a ONU-Água, todos os anos, 3,5 milhões de pessoas morrem no mundo por problemas relacionados ao fornecimento inadequado da água, à falta de saneamento e à ausência de políticas de higiene.
No Relatório sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, os pesquisadores destacam que quase 10% das doenças registradas ao redor do mundo poderiam ser evitadas se os governos investissem mais em acesso à água, medidas de higiene e saneamento básico.
As doenças diarreicas poderiam ser praticamente eliminadas se houvesse esse esforço, principalmente nos países em desenvolvimento, segundo o levantamento. Esse tipo de doença, geralmente relacionada à ingestão de água contaminada, mata 1,5 milhão de pessoas anualmente.

Os órgãos das Nações Unidas apontam que, no mundo, o despejo de 90% das águas residuais em países em desenvolvimento - em banhos, cozinha ou limpeza doméstica - vão para rios, lagos e zonas costeiras e representam ameaça real à saúde e segurança alimentar no mundo.

Cenário Brasil
No Brasil, dados divulgados pelo Ministério das Cidades e pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico, mostram que, até 2010, 81% da população tinham acesso à água tratada e apenas 46% dos brasileiros contavam com coleta de esgotos. Do total de esgoto gerado no país, apenas 38% recebiam tratamento no período.

Há poucos dias, a organização da sociedade civil Trata Brasil divulgou levantamento que confirma a relação entre a falta de saneamento e acesso à agua potável e os problemas de saúde que afetam principalmente as crianças. O Ranking do Saneamento levantou a situação desse serviço nas 100 maiores cidades do país, considerando a parcela da população atendida com água tratada e coleta de esgotos, as perdas de água, investimentos, avanços na cobertura e o que é feito com o esgoto gerado pelos 77 milhões de brasileiros dessas localidades (40% da população brasileira).

O levantamento mostrou que a política em "grande parte das maiores cidades do país avança, mesmo lentamente, nos serviços de saneamento básico, sobretudo no acesso à água potável, à coleta, ao tratamento dos esgotos e à redução das perdas de água" . Os pesquisadores destacaram, porém, que existe um número expressivo de municípios de grande porte que não avançaram nesses investimentos.

De acordo com os pesquisadores, do volume de esgoto gerado nas 100 cidades, somente 36,28% são tratados, ou seja, apenas nas cidades analisadas, quase 8 bilhões de litros de esgoto são lançados todos os dias nas águas sem nenhum tratamento. " Isso equivale a jogar 3.200 piscinas olímpicas de esgoto por dia na natureza" .

Pelo ranking da Trata Brasil, o índice médio em população atendida com coleta de esgoto nas 100 cidades pesquisadas pela organização foi 59,1%. A média do país, registrada em 2010, era 46,2%. A boa notícia é que 34 cidades apresentaram índice de coleta de esgoto superior a 80% da população e apenas cinco municípios (Belo Horizonte, Santos, Jundiaí, Piracicaba e Franca) tinham 100% da coleta de esgoto em funcionamento.

Trinta e dois municípios se encontram na faixa de sem coleta a 40% de coleta e 34 cidades têm entre 41% e 80% da cobertura de coleta de esgoto." Ou seja, na maioria dos municípios analisados ainda está distante a universalização dos serviços de coleta de esgoto" , destaca o estudo.

A análise da organização não governamental destacou que vários fatores influenciam na ocorrência das diarreias, como a disponibilidade de água potável, intoxicação alimentar, higiene inadequada e limpeza de caixas d'água. O estudo mostrou a relação direta entre a abrangência do serviço de esgotamento sanitário e o número de internações por diarreia. De acordo com o levantamento, em 2010, em 60 das 100 cidades pesquisadas os baixos índices de atendimento resultaram em altas taxas de internação por diarreias.

Nas 20 melhores cidades em taxa de internação (média de 17,9 casos por 100 mil habitantes), a média da população atendida por coleta de esgotos era 78%, enquanto nas dez piores cidades em internações por diarreia (média de 516 casos por 100 mil habitantes), a média da população atendida por coleta de esgotos era somente 29%.

Com informações do IDEC.

Fonte: I Saúde, Falta de água de qualidade mata uma criança a cada 15 segundos, revela Unicef. Segundo relatório da ONU, 10% das doenças registradas em todo mundo poderiam ser evitadas se governos investissem no acesso à água. Acesso em 22/03/2013.

ALIMENTOS PARA O BOM HUMOR.

0 comentários
Veja quais são os alimentos que podem ajudar a melhorar o bom humor, estresse e situações do dia a dia:
Sente-se fraco e sem energia
Um pote de açaí fornece vigor ao corpo com rapidez porque tem alto teor de gorduras insaturadas, além de carboidratos e açucar. A banana também é ótima por vários motivos. Primeiro contém três açucares naturais-glicose,frutose e amido, todos fornecedores de energia. A fruta com a cara do Brasil melhora ainda o estado de ânimo, a fruta tem grande quantidade de ferro, que estimula a produção de hemoglobina, auxiliando nos casos de anemia. Coma uma pela manhã e outra à tarde.

Tem uma prova importante
A ingestão de carboidratos abre caminho para a entrada de maior quantidade de tripofano no cérebro. Lá, essa substância é transformada em serotonina, neurotransmissor com substâncias químicas calmantes. Então coma um bom prato de macarrão antes, ou, se for pela manhã, um pãozinho com manteiga tem o mesmo efeito. Se a prova for longa, leve uvas-passas para garantir energia durante sua execução. A fruta seca é mais fácil de consumir e fornece mais energia extra. Duas colheres de (sopa) são suficientes.
 
Vai fazer uma apresentação em público
Em primeiro lugar é preciso combater a timidez. O açucar simples, a sacarose leva a liberação de endorfinas no organismo. A substância aumenta a sensação de bem-estar e de segurança, por isso preferimos doces nos períodos de estresse.
Então, antes de qualquer apresentação, coma um docinho: um quindim, um brigadeiro. Mas não exagere para não ter uma dor de barriga. Tratada a timidez, é hora de melhorar a voz."Para isso tome uma xícara de chá de casca de maçã com canela, que garante cordas vocais mais lubrificadas e melhor dicção", diz a nutricionista Vanderli Marchiori, da Associação Paulista de Nutrição (Apan).
 
É preciso tomar uma decisão
Neste caso, é melhor ficar alerta. O melhor é optar por alimentos que estimulem a função cerebral. A castanha-do-brasil, rica em selênio e zinco, cumprem essa função. Assim como 30 gramas de semente de girassol ou gergelim acrescentadas na salada. Se optar pela carne, um bife de 100g é suficiente ou vai recarregar seu sistema digestório. Em casos que estamos pressionados a tomar uma decisão, é comum que a digestão dos alimentos fique comprometida. Alimentos ricos em gordura devem ser evitados, dando o lugar aos de fácil digestão, como sopas e vegetais.
 
Tem uma reunião importante à tarde
Tudo o que você não quer é correr o risco de cair no sono,certo? Então, opte por alimentos ricos em proteínas de fácil digestão como duas colheres (sopa) de queijo cotagge, um pote de iogurte ou 100 gramas de soja um pouquinho antes. Bebidas que dão energia também podem ajudar. Coloque no copo ou na xícara uma dose de café, guaraná ou chá verde. Os dois primeiros contém cafeína, que ajuda a manter o sistema nervoso alerta. O chá-verde acelera o metabolismo e o extrato da folha contém antioxidantes como as catequinas e os plifenóis, que potencializam o efeito da cafeína. Uma dose de um deles já promove o efeito desejado.
 
Está absolutamente estressado e precisa relaxar
Comece por pães, frutas e vegetais com amido, como batata e milho. Esses alimentos aumentam a produção de serotonina, que ajuda a acalmar. Sabe aquele chocolatinho escondido no fundo da dispensa para momentos especias? Ele vai te ajudar a relaxar. O chocolate, principalmente o amargo, ajuda a reduzir a produção de hormônios do estresse. Comer 40g de chocolate tem o poder de reduzir o cortisol e as catecolaminas no organismo-substâncias que inundam o corpo em situações de estresse. Coma os tais 40g ou uma barra pequena para sentir seus efeitos.
 
Fonte: Viva Saúde, Dieta do Bom Humor. Acesso em 22/03/2013.

ALIMENTOS QUE ATUAM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER.

0 comentários
Para muitas pessoas, ter ou não um câncer é uma questão de destino. Será? Um estudo publicado na edição de dezembro de 2011 do British Journal of Cancer apontou que 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos casos de câncer em mulheres poderiam ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Dentre esses hábitos, um que se destaca é a alimentação. De acordo com a nutricionista Priscila Cheung, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), uma dieta equilibrada previne não só o desenvolvimento de um câncer, mas de outras inúmeras enfermidades. "Alguns alimentos, entretanto, apresentam destaque quando o assunto é combater a multiplicação de células doentes", afirma. Confira quais são eles:
 
Brócolis
Um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research já comprovou a atuação dos brócolis na prevenção do câncer. "Graças a diversos compostos, como o fitoquímico sulforafano, eles têm a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas", explica a nutróloga Tarama Mazaracki, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Na pesquisa, homens com câncer de próstata que consumiram o vegetal apresentaram inibição de determinada enzima que também é alvo de medicamentos para tratamento da doença. Resultados similares também puderam ser vistos em mulheres com câncer de mama, em estudo divulgado na reunião anual da American Association for Cancer Research.
Chá verde - Foto Getty Images
 
Chá verde
Queridinho de quem está de dieta, o chá verde não ganha destaque somente por acelerar o metabolismo e evitar a formação de coágulos nas artérias. "A bebida também é rica em antioxidantes, que atuam na prevenção do câncer", explica o nutrólogo Roberto Navarro, da ABRAN. Isso é o que mostra um estudo divulgado pela Cancer Prevention Research que acompanhou a progressão do câncer de próstata em homens que passaram a tomar cápsulas de uma substância encontrada no chá. Outra pesquisa, da Chun Shan Medical University, em Taiwan, ainda destacou importante atuação do chá verde contra o câncer de pulmão. Segundo ela, uma única xícara por dia reduz em 13 vezes o risco de fumantes desenvolverem a doença.
Alho e cebola - Foto Getty Images
 
Alho e cebola
"Alho e cebola pertencem a um mesmo gênero de alimentos que são fonte de determinado fitoquímico envolvido na capacidade de excreção de compostos carcinogênicos", aponta a nutricionista Priscila. Em outras palavras, esses alimentos auxiliam na eliminação de toxinas que favorecem o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer. Um estudo publicado no International Journal of Cancer aponta para redução do risco de câncer de intestino, enquanto que uma pesquisa divulgada pelo Epidemiology Biomarkers & Prevention relacionou o consumo dos alimentos a menor probabilidade de câncer de pâncreas.
Tomate - Foto Getty Images
 
Tomate
Muitas pessoas associam o tomate à prevenção do câncer de próstata. Não é à toa: o alimento é fonte de licopeno, carotenoide que confere alto grau de proteção contra a oxidação celular, explica a nutricionista Priscila. Segundo ela, é preferível comer o tomate após o aquecimento e acompanhado de uma gordura, como o azeite, para facilitar a absorção da substância pelo organismo. Molho de tomate, portanto, é a melhor escolha para obter o nutriente. Tais benefícios foram comprovados por inúmeros estudos. Entre eles, um publicado no British Journal of Nutrition e conduzido por especialistas da University of Portsmouth, no Reino Unido.
Cenoura - Foto Getty Images
 
Cenoura
"A cenoura contém uma substância chamada carotenoide, atuante no combate a radicais livres que, quando em excesso, levam a mutações celulares capazes de originar um câncer", explica o nutrólogo Roberto. Tal ação se mostra eficaz principalmente na prevenção do câncer de mama, como mostra um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute que acompanhou mais de 6 mil mulheres. Acerola, abóbora e manga são outras boas fontes desse nutriente.
Uva - Foto Getty Images
 
Uva
Fonte de polifenois, a casca e a semente da uva são outros bons aliados no combate aos efeitos dos radicais livres, aponta a nutróloga Tamara. Para prevenção do câncer, entretanto, não é recomendado obter o nutriente bebendo vinho, pois o álcool pode anular os efeitos anticancerígenos do alimento. Um estudo publicado no Cancer Prevention Research descobriu que o resveratrol aumenta a produção de uma enzima que destrói compostos orgânicos de estrogênio perigosos. Como esse tipo de câncer é hormono-dependente, o controle dos níveis de estrogênio é fundamental para impedir sua evolução.
Frutas vermelhas - Foto Getty Images
 
Frutas vermelhas
Frutas vermelhas, como a framboesa e a amora, são ricas em antocianinas, fitonutrientes que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam estimular o crescimento de um tumor. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o consumo desses alimentos reduzir o risco de desenvolver câncer de boca, câncer de mama, câncer de cólon e câncer de próstata.
 
Fonte: Minha Vida, Sete alimentos que atuam na prevenção do câncer. Veja quais nutrientes combatem células doentes e aumentam a imunidade. Acesso em 22/03/2013.

RECEITAS DE SMOOTHIES.

quarta-feira, 20 de março de 2013 0 comentários
Para quem não sabe, smoothies são deliciosas misturas de sucos de frutas, verduras, iogurtes, sorvetes e muitos outros ingredientes, dependendo do gosto e da criatividade de cada um. O ideal é que todos os ingredientes sejam utilizados geladinhos ou até mesmo congelados, já que a delícia deve ter uma consistência mais cremosa, como a de um milkshake.
Aproveitando o clima quente de verão, os smoothies são uma ótima pedida e aqui você confere três deliciosas receitinhas de smoothie vindas diretamente do
Goop, site curado pela atriz Gwyneth Paltrow. Confira!

Smoothie de Chocolate
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de proteína em pó não lácteos feito com ervilhas ou cânhamo
- 100 ml de água
- 100 ml de baunilha ou leite de amêndoa sem açúcar
- Meia banana congelada cortada em pedaços
- Um pequeno pedaço de abacate - cerca de 1/5 de um grande abacate
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de mel ou de estévia para provar
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 2 a 4 cubos de gelo
Modo de Preparo
Adicione todos os ingredientes para liquidificador e misture até ficar homogêneo e cremoso. Depois é só despejar em um copo e desfrutar.
 

Smoothie de Menta
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de proteína em pó não lácteos feito com ervilhas ou cânhamo
- 1 colher de sopa de uma mistura de pó feito com frutas e vegetais orgânicos e sucos de grama alcalinizantes
- 100 ml de água
- 100 ml de baunilha ou leite de amêndoa sem açúcar
- pequeno pedaço de abacate - cerca de 1/5 de um grande abacate
- 1/4 xícara de folhas frescas de hortelã ou 1/8 colher de chá de extrato de hortelã orgânica
- adoçar a gosto com um mel puro ou estévia
- 1 colher de sopa de cacau
- 2 a 4 cubos de gelo

Modo de Preparo
Adicione todos os ingredientes - exceto o cacau - em um liquidificador. Misture até ficar homogêneo e cremoso. Em seguida, adicione o cacau e bata por mais 10 segundos para acabar com as pontas em pedacinhos. Despeje em um copo e aproveite.
 

Smoothie de Piña Colada
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de proteína em pó não lácteos feito com ervilhas ou cânhamo
- 100ml de água
- 100 ml de baunilha ou leite de amêndoa sem açúcar
- 1 xícara de pedaços de abacaxi congelados
- Um pequeno pedaço de abacate
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de coco ralado sem açúcar
- 2 a 4 cubos de gelo
Modo de Preparo
Adicione todos os ingredientes em um liquidificador, misture até ficar homogêneo e cremoso, despeje em um copo e delicie-se!
 
Fonte: Vilamulher, Gwyneth Paltrow indica receitinhas de Smoothies. Acesso em 20/03/2013.

BEBIDAS AÇÚCARADAS COLOCAM A SAÚDE DE QUEM CONSOME EM RISCO.

0 comentários
Bebidas açucaradas como refrigerantes e isotônicos podem estar causando cerca de 180 mil mortes por ano no mundo, de acordo com estudo de pesquisadores da Harvard School of Public Health, nos EUA.
 
A grande maioria, 78% das mortes, ocorreu em países de baixa e média renda.
A equipe usou dados coletados como parte do 2010 Global Burden Disease Study para calcular o número de mortes associadas ao consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas.
 
Os resultados sugerem que esse tipo de bebida pode ser responsável por 133 mil mortes por diabetes, 44 mil mortes por doenças cardíacas e 6 mil mortes por câncer.
Embora uma relação causal não possa ser provada, bebidas adoçadas com açúcar são conhecidas por contribuir para o excesso de peso, o que aumenta o risco de diabetes, doenças cardíacas e alguns cânceres.
 
Os resultados foram apresentados na reunião da American Heart Association's Epidemiology and Prevention/Nutrition, Physical Activity and Metabolism, em Nova Orleans.
 
De nove regiões do mundo, a América Latina e o Caribe tiveram o maior número de óbitos por diabetes ligados ao consumo de refrigerantes. As regiões leste e central da Rússia tiveram o maior número de mortes por doença cardíaca.
O México, que tem um dos mais altos níveis de consumo de bebida açucarada do mundo, teve a maior taxa de mortalidade total. No país, 318 mortes por milhão de adultos a cada ano foram associadas com o consumo de bebidas açucaradas.
 
Japão, cuja população está entre aquelas que consomem o mínimo de bebidas açucaradas, teve a menor taxa de morte, apenas 10 mortes por um milhão de adultos.
"Como nós estávamos focados em mortes devido à doença crônica, o nosso estudo se concentrou em adultos. Pesquisas futuras devem avaliar a quantidade de consumo de bebida açucarada em crianças em todo o mundo e como isso afeta a sua saúde atual e futura", afirma o pesquisador Gitanjali Singh.
 
 
Fonte: I Saúde, Bebidas açucaradas podem estar ligadas a 180 mil mortes por ano em todo o mundo. Pesquisa baseada no 2010 Global Burden Disease Study revela que 78% dos óbitos ocorreram em países de baixa e média renda. Acesso em 20/03/2013.