Google Analytics Alternative

ALIMENTOS QUE DIMINUEM O INCHAÇO.

domingo, 30 de dezembro de 2012 0 comentários
Frango - A proteína do frango gera uma maior sensação de saciedade e, além disso, carnes magras deste tipo ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Esta é uma boa dica para quem quer reduzir o inchaço e os gazes, porque quando estamos famintos geralmente procuramos por carboidratos ou pelos alimentos cheios de açúcar, que contribuem para isso. Como comer: você pode optar por uma salada com peito de frango, alface, pepino, amêndoas, suco de limão, manjericão e azeite.
 
Melão - Algumas pessoas acham que o inchaço é o resultado da retenção de líquidos provenientes de alimentos ricos em água, como o melão. Mas este tipo de alimento na verdade é fantástico para reduzir a constipação porque a água é diurética isso significa que você irá fazer mais xixi. Além disso, o inchaço pode ser resultado de desidratação e a água presente no melão também auxilia neste sentido, reidratando o corpo. Como comer: pique a fruta, adoce com mel e adicione iogurte natural.
 
Smoothie - Quando se está tentando entrar em um vestido, a tendência é querer comer menos. Mas, na verdade, o certo é tentar comer mais. Comer pouco e com frequência auxilia o processo de digestão e, consequentemente, previne o temido inchaço. Adote os smoothies como amigos da dieta. Como beber: pique duas maçãs verdes, junte suco de um limão, um punhado de espinafre, uma cenoura e meio copo de água. Bata tudo no liquidificador e tenha uma bebida saborosa e saudável.
 
Vegetais - Para entrar naquele vestido, é preciso cortar a quantidade de açúcar ingerida no dia a dia. Comer boas quantidades de vegetais frescos é uma boa alternativa neste sentido, uma vez que eles têm baixos níveis de gordura, além de absorverem fungos como as micotoxinas e mandarem elas para fora do corpo. Este tipo de fungo pode causar problemas gastrointestinais, por isso os vegetais são uma ótima forma de combatê-los. Como comer: você pode até comer o seu vegetal preferido frito, desde que substitua o macarrão por quinoa ou arroz integral.
 
Pão de soda - Se você se sente desconfortável ou inchado na maioria das vezes que se alimenta, pode ser um indício de que deve diminuir a quantidade de fermento que vem ingerindo. Uma alternativa é substituir o pão tradicional, que contem muito fermento, pelo pão de soda, que não leva esse ingrediente. Além disso, a fibra existente neste alimento pode aliviar a constipação e remover todos os resíduos que estão contribuindo para o inchaço. Como comer: toste o pão e coma com uma sopa de vegetais.
 
Iogurte - O iogurte é um amigo do vestido por diversas razões. Primeiro porque é rico em água, que ajuda a combater qualquer problema relacionado à retenção de líquido. Comer uma colherada de iogurte coloca as boas bactérias no seu intestino e, por sua vez, isso reduz os gazes existentes no corpo. Oitenta por cento dos gazes que causam inchaço resultam do processo digestivo, sendo assim, qualquer coisa que ajude neste sentido diminuirá o desconforto. Como comer: você pode optar por ele puro, fazer um smoothie ou ainda adicionar nozes e aveia.
 
Ovos - Ovos são uma boa fonte de proteína, o que significa que eles irão garantir a sensação de saciedade por mais tempo. Ele também é uma excelente opção para recuperar as energias por não ter fermento nem açúcar, que são inimigos do inchaço e dificultam a digestão. Como comer: você pode fazer uma omelete com vegetais ou uma salada com ovos cozidos.

Fonte:
Saúde Terra, Veja 8 alimentos que ajudam a digestão e diminuem o inchaço. Acesso em 30/12/2012.

CONSUMO EXAGERADO DE CARNE VERMELHA AUMENTA O RISCO DE CÂNCER NOS RINS.

0 comentários
Adultos de meia idade que comem muita carne vermelha são 19% mais propensos a serem diagnosticados com câncer de rim, do que aqueles que consomem o alimento de forma moderada. De acordo com informações publicadas pela Reuters, maior ingestão de produtos químicos encontrados nas carnes grelhadas ou no churrasco também foi associada a um risco maior de se ter a doença.
 
Estudos anteriores examinando a relação entre carne vermelha e câncer de rim chegaram a conclusões mistas, de acordo com Carrie Daniel, do National Cancer Institute, em Rockville, Maryland, e seus colegas.
 
Para tentar esclarecer essa imagem, eles usaram dados de um estudo feito com cerca de 500 mil adultos nos EUA com 50 anos de idade ou mais, que foram entrevistados sobre seus hábitos alimentares, incluindo o consumo de carne, e depois seguiram por uma média de nove anos para rastrear quaisquer novos diagnósticos de câncer.
Durante esse tempo, cerca de 1.800 deles - menos de meio por cento - foram diagnosticados com câncer de rim.
 
Em média, os homens no estudo comeram de 56 a 85 gramas de carne vermelha por dia, em comparação a de 28 gramas a 56 gramas entre as mulheres. Os participantes com o maior consumo de carne vermelha - 113 gramas - eram 19% mais propensos a serem diagnosticados com câncer de rim do que aqueles que comiam a menor quantidade, menos de 28 gramas por dia.
Isso ocorreu depois da contabilização de outros aspectos da dieta e do estilo de vida que poderiam ter influenciado os riscos de câncer, como a idade, a raça, o consumo de frutas e vegetais, fumar e beber e outras condições médicas, incluindo a pressão arterial alta e o diabetes.
 
Quando os pesquisadores analisaram os tipos mais comuns de câncer de rim, eles descobriram que a associação entre a carne vermelha e o câncer era mais forte entre os chamados cânceres papilares, mas não houve efeito para o carcinoma de células claras do rim.
 
As pessoas que comeram a carne grelhada mais bem-passada e o churrasco - e que, portanto, tinham a maior exposição a substâncias químicas cancerígenas que saem do processo de cozimento - também tiveram um risco maior de câncer renal em comparação com aquelas que não cozinhavam muita carne desta maneira.
Daniel e seus colegas disseram que mais pesquisas são necessárias para descobrir por que a carne vermelha pode estar ligada a alguns tipos de câncer nos rins e não a outros.
Mas, até o momento, os produtos químicos relacionados ao cozimento da carne "Podem ser reduzidos evitando-se a exposição direta da carne à chama ou à superfície de metal quente, reduzindo-se o tempo de cozimento, e utilizando-se um forno de micro-ondas para cozinhar parcialmente a carne antes de a expor a altas temperaturas", diz Daniel.
 
"Nossas descobertas apoiam as recomendações dietéticas para a prevenção do câncer atualmente colocadas pela Sociedade Americana do Câncer - limite a ingestão de carnes vermelhas e processadas e prepare a carne por métodos de cozimento, assada ou grelhada", conclui.
 
Fonte: I Saúde, Consumo exagerado de carne vermelha aumenta em 19% risco de câncer nos rins. Maior ingestão de produtos químicos encontrados nas carnes grelhadas ou no churrasco também foi associada à doença. Acesso em 30/12/2012.

VEJA AS DICAS PARA TER MAIS LONGEVIDADE.

sábado, 29 de dezembro de 2012 0 comentários
Boas notícias para quem nasceu depois dos anos 2000: vocês provavelmente viverão até os 100 anos, de acordo com um novo estudo dinamarquês. Isto significa cerca de 20 anos a mais do que as demais pessoas. Mas nem tudo está perdido – incorporar bons hábitos à rotina pode ajudar qualquer um a chegar lá e, por isso, o site Health.com organizou uma lista de coisas importantes a serem lembradas. Sorte e genética também exercem um papel importante na questão da longevidade, mas a alimentação, a prática de exercícios e a redução do estresse também têm seu valor neste sentido. Confira as dicas:
 
Tenha um hobby: ter um passatempo reduz o estresse e gera um senso de realização, o que pode garantir até dois anos a mais de vida.
 
Use o fio dental: remover as bactérias nocivas à saúde e que causam inflamações pode cortar o risco de doenças cardíacas. Com isso você ganha, em média, seis anos de vida.
 
Tire férias: boicotar o tempo de prazer que você tem em vida pode aumentar o risco de doenças cardíacas em até oito vezes. Solução: vá em frente e fique longe de tudo!
 
Durma: dormir pouco dificulta a recuperação das células no corpo, por isso, tente cumprir de sete a oito horas de sono por noite. Com isso, você pode ganhar, em média, mais dois anos de vida.
 
Faça sexo: para garantir de três a cinco anos a mais de vida, a dica é aliviar o estresse e liberar hormônios do bem, como a oxitocina, fazendo sexo – o que, além de tudo, manda embora aproximadamente 200 calorias.
 
Perca 2,5 kg em cinco dias: não consegue entrar no tão sonhado vestido? Coma como uma estrela. O plano de cinco dias proposto pela coach Jackie Keller, que auxiliou celebridades como Katherine Heigl e Anna Paquin a perder alguns quilinhos, inclui proteína magra, fruta, derivados do leite, fibras e grãos integrais. Insira estes itens à sua dieta e pratique alguma atividade física.
 
Siga o seguinte plano alimentar de cinco dias:
Café da manhã
½ copo de queijo cottage light
½ bolinho integral com uma colher de chá de manteiga natural de amendoim ou geleia de frutas
1 fatia média de melão
Lanche da manhã
1 ovo cozido
½ copo de uvas
Almoço
Salada Caesar com frango grelhado e 2 colheres de chá de óleo e vinagre
½ maçã
 
Lanche da tarde
um punhado de amêndoas
Jantar
Salmão grelhado
½ copo de arroz integral
1 copo de vegetal cozido (qualquer um)
Lanche da noite
½ copo de iogurte
Combata a flacidez com ioga: um estudo mostra que a ioga aumenta a resistência corporal e pode ajudá-lo a comer menos. Os exercícios também fortalecem braços, pernas e bumbum.
 
Beba chá: o chá Puerh, tradicional na China, afasta resfriados e combate doenças ligadas à baixa imunidade. Prepare-o com água quente, limão e mel.
 
Jogue tetris: pode parecer estranho, mas jogar tetris faz bem à saúde. Cientistas da Rede de Pesquisas da Mente, no México, descobriram que jogar tetris 30 minutos por dia eleva a capacidade cerebral. Baixe o aplicativo no seu celular e comece a empilhar os blocos!
 
Use lencinhos umedecidos: essa é a prova de que é possível lutar contra germes e bactérias que causam a gripe sem cheirar a antisséptico. Alguns lencinhos umedecidos com cheirinho de melão, baunilha e ameixa ajudam a limpar as mãos e previnem doenças.
 
Fonte: Saúde Terra, Longevidade: veja dicas para viver até os 100 anos. Acesso em 29/12/2012.

CORES NA ALIMENTAÇÃO CONTRA O CÂNCER.

0 comentários
Nunca é tarde para incorporar frutas e vegetais à dieta, aconselham os especialistas. Um exemplo: pesquisas recentes sugerem que a ingestão de uma maçã por dia pode realmente manter uma pessoa longe do consultório médico, ajudando a evitar cânceres de garganta, boca, pulmão e possivelmente mama, observa Stacy Kennedy, nutricionista sênior do Instituto do Câncer Dana-Farber, em Boston (EUA). Isso porque as maçãs contêm um nutriente chamado quercetina, que protege o DNA da célula de danos que podem levar ao câncer.
 
“A chave é comê-la crua e com a casca, onde estão concentrados muitos dos nutrientes responsáveis pelo benefício à saúde”, explica Stacy.
As frutas vermelhas, outras queridinhas da dieta saudável, têm um preço um pouco mais salgado, mas podem ser estocado em sacos e congelado para uso durante todo o ano. Elas são ricas em antioxidantes e odestaque vai para o cranberrie: evidências indicam que o ácido benzóico encontrado nesses frutos pode inibir o câncer de pulmão e de cólon, e algumas formas de leucemia.
 
Entre os vegetais coloridos, Stacy sugere porções generosas de beterraba, cenoura e nabo frescos.
 
“Quanto mais brilhante e mais rico o pigmento, maior é o nível de nutrientes que atuam contra o câncer”, diz a nutricionista.
Vegetais folhosos e verde-escuros como couve, brócolis, repolho e couve de Bruxelas também são importantíssimos, ressalta a especialista. Pessoas que comem boas quantidades desses vegetais têm menores taxas de câncer de próstata, pulmão e estômago.
 
“Couve é uma excelente opção, pois é rica é rica em fitonutrientes que estimulam a desintoxicação do fígado e ajudam o corpo a combater o câncer”.
Os alaranjados, como cenoura e abóbora são ricos em nutrientes conhecidos como carotenoides, cujo consumo na dieta vem sendo ligado à prevenção de câncer de cólon, próstata, mama e pulmão, explica Stacy Kennedy.
 
A cor é a chave para encontrar alimentos que combatem o câncer, em qualquer época, acrescenta Stacy.
“Uma dieta baseada em vegetais é a melhor maneira de ajudar a diminuir o risco de câncer de todo o ano”, recomenda a nutricionista.
 
Fonte: Saúde IG, Cores dos vegetais são arma da dieta anticâncer. Pesquisas mostram que adicionar à dieta frutas e verduras de cores fortes e variadas ajuda a proteger o corpo de vários tumores. Acesso em 29/12/2012.

FIBRAS E PROTEÍNAS SÃO ESSENCIAIS À SACIEDADE.

0 comentários
Os alimentos ricos em fibras promovem saciedade por que é preciso mastigá-los por mais tempo, o que resulta em ganho para o cérebro – ele recebe a informação rapidamente, antes que a pessoa exagere durante a refeição.
 
As fibras ainda reduzem a carga glicêmica da refeição, fazendo com que o açúcar (carboidrato) do alimento entre aos poucos na corrente sanguínea. Tal processo também é eficieênte para controlar o desejo por doces.
 
Quantidade de fibras nos alimentos:
1 xícara (chá) de espinafre cozido: 5,3 g de fibras
1 maçã: 4,0 g de fibras
1 pêra: 4,0 g de fibras
2 colheres (sopa) de feijão cozido: 3,8 g de fibras
1 xícara (chá) de couve cozida: 3,5 g de fibras
2 colheres (sopa) de farelo de aveia: 2,6 g de fibras
1 fatia de abacaxi: 2,5 g de fibras
2 colheres (sopa) de grão de bico cozido: 2,5 g de fibras
10 ramos de agrião: 2,0 g de fibras
3 castanhas-do-pará: 2,0 g de fibras
Além dos alimentos ricos em fibras, as proteínas e as gorduras também são aliadas no controle da gula ou compulsão alimentar. Ambas demoram mais tempo para serem digeridas, prolongando a sensação de saciedade após a refeição.
 
É preciso cuidado ao ingerir gorduras para tal fim. Elas precisam ser saudáveis, como as presentes no azeite, linhaça, óleo de coco extravirgem, castanhas e gordura de peixes de água fria e profunda, ricos em ômega-3, a exemplo do salmão, da sardinha e do atum.
 
Já as proteínas, se forem de origem animal (exceto peixe), devem ser magras. A gordura animal é a gordura saturada, prejudicial a saúde. Prefira, sempre, ovos cozidos, mexidos ou omelete, frango sem pele, carnes magras, peito de peru ou as proteínas de origem vegetal, como tofu, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) ou castanhas (do Pará, nozes, amêndoas).
 
Cardápio de um dia para aumentar a saciedade
Quantidades médias para uma mulher que pratica atividade física leve
Café da manhã
½ papaia
2 colheres (sopa) de farelo de aveia
1 iogurte natural
Lanche da manhã
1 pêra
Almoço1 prato de salada crua (alface, agrião, rúcula, tomate, cenoura e pepino) temperada com pouco sal, limão e azeite
1 filé de salmão assado pequeno
2 colheres (sopa) de arroz integral
2 colheres (sopa) de lentilha
1 xícara (chá) de espinafre cozido
1 fatia de abacaxi
Lanche da tarde
1 fatia de pão integral e patê de atum
1 maçã
Jantar
1 prato de salada crua (alface, escarola, tomate, beterraba e palmito) temperada com pouco sal, limão e azeite
1 filé de frango grelhado
2 colheres (sopa) de arroz 7 grãos
1 xícara (chá) de brócolis no vapor
Ceia
3 castanhas-do-pará
A perda de peso será de 2 a 4 kg por mês. Perdas maiores devem ser supervisionadas por um profissional para que não haja deficiência de nutrientes e prejuízos a saúde.

Fonte: Saúde IG, Como incluir alimentos inibidores de apetite na dieta. Fibras e gorduras saudáveis controlam a compulsão por comida e doces. Aprenda a montar o seu cardápio e conheça ainda alimentos que ajudam a desinchar. Acesso em 29/12/2012.

ALIMENTOS PARA COMBATER A DEPRESSÃO.

0 comentários
A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença. Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de "saciedade".
A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. "Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de "matérias primas" (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas)", ressalta Navarro. A seguir, conheça alguns alimentos que melhorar o seu humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma "forcinha" no combate da doença.
 
Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: elas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante. Segundo a nutricionista Abykeyla Tosatti, elas colaboram para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas. Mas também dá para fazer um mix saboroso dessas oleaginosas.
 
Leite e iogurte desnatado: eles são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. "O cálcio ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele participa também das contrações musculares, dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos e regulariza a pressão arterial", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti. É recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia.
 
Frutas: Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor. "Todas estas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias.
 
Laranja e maçã: elas ganham destaque porque fornecem ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.
 
Banana e abacate: a banana é rica em carboidrato (hidratos de carbono), potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia. "A fruta diminui a ansiedade e ajuda a ter um sono tranquilo", explica Abykeyla. Tão bom quanto, o abacate é outra ótima opção, e antes de dormir. Consuma duas colheres de chá da fruta pura (sem açúcar ou adoçante) todos os dias antes de se deitar.
 
Mel: esse alimento estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para usufruir dos benefícios, duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes.
 
Ovos: "Eles são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor", aponta Abykeyla Tosatti. O recomendado é uma unidade por dia, no máximo. Quem tem colesterol alto deve se preocupar com o consumo em excesso, e evitar, principalmente a versão frita. 
 
Carnes magras e peixes: "O triptofano, presentes nestas fontes de proteína, ajuda no combate da depressão e melhora o humor, pois aumenta a produção de serotonina, que exerce grande influência no estado de humor, pois é capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono", enfatiza a nutricionista Abykeyla Tosatti. Ela recomenda entre uma e duas porções por dia, principalmente de peixes como atum e salmão.
 
Carboidratos complexos: eles ajudam o organismo a absorver triptofano e estimulam a produção do neurotransmissor serotonina, que ajuda a reduzir as sensações de depressão. "Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. Alimentos fontes de carboidratos: pães, cereais integrais (trigo, arroz)", explica a especialista Abykeyla Tosatti. A recomendação é de 6 a 9 porções diárias.
 
Aveia e centeio: os dois são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. "Estes nutrientes possuem grande importância, pois, melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão", diz a nutricionista Abykeyla Tosatti. A recomendação é de, pelo menos, três colheres de sopa cheia por dia.
 
Folhas verdes: estudos mostram que uma alimentação com consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada a menor prevalência de sintomas depressivos. Um dos alimentos ricos em folato são as hortaliças folhosas verde-escuras (espinafre, brócolis, alface). "Algumas pesquisas mostram que indivíduos deprimidos podem apresentar baixos níveis de vitamina B12, levando a diminuição do folato e o desequilíbrio do metabolismo dos neurotransmissores do cérebro associados ao controle do humor", adverte a especialista Abykeyla Tosatti. O recomendado é a ingestão diária de três a cinco porções por dia.
 
Soja: ela é rica em magnésio que é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e desempenha um papel fundamental na energia das células. Sua deficiência pode resultar em falta de energia. "O magnésio ajuda a reduzir a fadiga e aumentar os níveis de energia. Esse mineral combate o estresse porque tem propriedades tranquilizantes naturais, principalmente quando combinadas com cálcio", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti.
 
Fonte: Minha Vida, 12 alimentos para combater a depressão. Ricos em nutrientes, eles garantem bem-estar e ajudam no tratamento da doença. Acesso em 29/12/2012.

REFEIÇÕES EM FAMÍLIA MELHORAM A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 0 comentários
Refeições em família, mesmo que apenas duas vezes por semana, aumentam a ingestão diária de fruta e legumes das crianças, de acordo com pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido.
 
O estudo, publicado no Journal of Epidemiology & Community Health sugere ainda que o consumo dos pais de frutas e legumes e o corte das porções desses alimentos impulsionou o consumo das crianças.
A pesquisa constatou que 63% das crianças não consomem o valor recomendado pela Organização Mundial da Saúde de cinco porções (400 g) desses alimentos por dia.
 
As crianças que sempre comeram refeições em família consumiram 125g a mais de frutas e legumes, em média, do que as crianças que nunca comeram com suas famílias. Mesmo aqueles que relataram comer juntos apenas uma vez ou duas vezes por semana consumiram 95g mais do que aqueles que nunca comeram juntos.
"Mesmo que seja apenas uma refeição em família por semana, quando as crianças comem com os pais ou irmãos mais velhos, elas aprendem sobre a alimentação. Observar a forma como os seus pais ou irmãos comem e os diferentes tipos de comida que eles comem é fundamental na criação de seus hábitos alimentares e preferências", afirma a supervisora do estudo Janet Cade.
 
Nas famílias em que os pais relataram comer frutas e legumes todos os dias, as crianças ingeriam em média uma porção de 80g a mais do que crianças cujos pais nunca ou raramente comiam esses alimentos.
Crianças cujos pais sempre ou às vezes cortam frutas e legumes para elas consumiam, em média, mais frutas e legumes do que os filhos de pais que nunca cortavam seus frutos e legumes.
"Como os hábitos alimentares são estabelecidos na infância, a importância de promover a refeição em família precisa ser mais proeminente em campanhas de saúde pública. Trabalhos futuros poderiam ser destinados a melhorar a ingestão das crianças ou incentivar os pais a cortar frutas e legumes para os filhos", concluem os autores.
Fonte: I Saúde, Duas refeições em família por semana melhoram alimentação das crianças. Pesquisa mostra que crianças que sempre comeram refeições na mesa com a família consumiram 125g a mais de frutas e legumes. Acesso em 20/12/2012.

MODERAÇÃO É A CHAVE PARA APROVEITAR A CEIA DE NATAL.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012 0 comentários
Dezembro é, sem dúvida, o mês do terror para quem está fazendo dieta. Como se bastasse o dia da ceia, parece que passamos todo esse período em clima de festa - e as guloseimas não param de saltar aos nossos olhos, seja no supermercado ou na cesta presenteada pela empresa. É comum passar da conta e só perceber o estrago quando começa janeiro e os pontos na balança não pararam de subir. Pensando nisso, conversamos com especialistas que listaram as ciladas que assombram o cardápio em dezembro e ensinam como consumi-las sem prejudicar o emagrecimento ou a alimentação saudável:
 
Panetone com atenção
Considerado uma das estrelas do Natal, o panetone pode ser encontrado com diversos recheios. Entretanto, para aqueles que pensam que só os trufados ou com chocolate são os vilões da dieta, aqui vai uma má notícia: qualquer panetone é muito calórico, rico em gorduras e açúcar e precisa ser consumido com moderação. De acordo com a nutricionista Izabella Fratezi, consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, em Belo Horizonte, uma fatia de panetone de frutas cristalizadas (80g) tem em média 280 calorias - valor maior que o de uma fatia de pizza de mussarela, por exemplo, que tem 228 calorias. Já o chocotone tem cerca de 330 calorias. "Uma forma de incluí-lo na dieta é substituindo o pão francês no café da manhã, preferindo sempre as versões light, que podem chegar a 210 calorias", diz a especialista.
 
Maneire nas frutas secas
Sejam desidratadas ou liofilizadas, as frutas secas são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais, funcionando como uma ótima sobremesa ou lanche. "Apesar de serem saudáveis, elas não podem ser consumidas sem moderação, já que têm o açúcar mais concentrado e acabam sendo mais calóricas do que as frutas frescas", diz a nutricionista Thatyana Freitas, da clínica Stesis, em São Paulo. Outro problema das frutas secas é o risco de exagerar, já que elas são pequenas e podem induzir ao consumo excessivo. "O ideal é comer de duas a três unidades por dia, nos lanches ou mesmo como sobremesa."
 
Administre as cestas de natal
Famílias grandes provavelmente já passaram pelo dilema de receber duas ou mais cestas de Natal e não saber o que fazer com tanta comida. As carnes não cabem no freezer, os enlatados não encontram espaço na prateleira. "Evite comer tudo de vez e considere dispensar alguns alimentos", afirma a nutricionista Thatyana. oar uma das cestas ou mesmo parte delas, ficando apenas com o que será usado na própria ceia de Natal, vale como dica solidária. "Quando há muitos alimentos calóricos disponíveis e em grande quantidade, ocorre o consumo excessivo e desregrado, atraindo os quilos extras", afirma a nutricionista Izabella. Uma alternativa é guardar os alimentos não perecíveis e ir consumindo nos meses seguintes, sempre sem exageros.
 
Dê adeus ao torrone
Esse doce é preparado com avelãs, amendoins e um creme feito de açúcar, mel e gelatina. Os torrones possuem um alto valor calórico - cada 50g contêm 250 calorias. "Não tem como comer torrones sem sair da dieta", diz a nutricionista Izabella. "O ideal é evitar exageros, se lembrando de todas as outras guloseimas que você irá comer nas festas, ou então trocá-lo por uma fruta."
 
Não esqueça as calorias das oleaginosas
Apesar de serem ricas em gorduras saudáveis, as oleaginosas são muito calóricas. "A boa notícia é que, assim como as frutas secas, elas podem ser consumidas todos os dias, desde que seja com moderação", conta a nutricionista Izabella. Comer entre uma e três castanhas ou amêndoas por dia é suficiente.
 
Fruta cristalizada é uma bomba
"Devido ao processo de fabricação e a técnicas usadas para conservá-las, as frutas cristalizadas contêm muito açúcar, sendo portanto mais calóricas do que as frutas naturais", diz a nutricionista Thatyana. Por isso, prefira as frutas para o lanche e deixe as cristalizadas para consumir com o panetone.
 
Patê industrializado tem sódio
Os patês que costumam vir em cestas de natal contém muito sódio, conservantes e flavorizantes, além de alta quantidade de gorduras. "Toda essa combinação é ótima para intoxicar o corpo e elevar o risco de doenças cardiovasculares", diz Thatyana Freitas. O melhor é preparar um patê em casa, consumindo no lanche com palitos de cenoura e pepino, ou então com mini-torradas integrais. Segue uma receita de patê sugerida pela especialista:
Ingredientes:
1 caixinha de creme de leite de soja
200g de peito de peru
Salsa picada
Modo de preparo:

Bata no liquidificador o creme de leite com o peito de peru. Tempere com ervas a gosto e um fio de azeite. Enfeite com a salsa e sirva gelado.


Frutas em calda com moderação
Com o cozimento da fruta, grande parte das vitaminas hidrossolúveis (como a vitamina C) se perde. "Além disso, a calda é muito rica em açúcar e extremamente calórica", explica Izabella Fratezi. A fruta em calda possui quase o dobro de calorias da fruta fresca e, por isso, deve ser consumida com moderação. "Mesmo se retirarmos a calda, parte dela já está retida dentro da fruta, por isso o melhor é optar pela versão in natura", diz a nutricionista Thatyana.

Fonte: Minha Vida, Sete ciladas de Natal que colocam sua dieta em risco. Panetone e frutas cristalizadas devem ser consumidos com atenção. Acesso em 17/12/2012.

PESQUISA MOSTRA QUE MULHERES TÊM ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL DO QUE HOMENS, MAS LONGE DO IDEAL.

0 comentários
Mulheres têm alimentação mais saudável do que homens, mas ainda aquém do que seria ideal. A conclusão é da nutricionista e pesquisadora Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Raquel da Silva Assunção.
 
Segundo ela, a pesquisa é um passo importante para se pensar políticas públicas voltadas para a alimentação saudável. O avanço das chamadas doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e diabetes, aliada à transição nutricional e ao crescimento da obesidade na população, aumenta o valor da alimentação adequada. " Compreender essas diferenças é fundamental para definir maneiras diferentes de lidar com cada um dos gêneros" , afirma a autora.
 
O estudo baseou-se em dados do Vigitel, pesquisa anual por telefone coordenada pelo Ministério da Saúde. Foram analisados dados de 47.557 pessoas referentes ao consumo frequente de frutas e hortaliças, carnes gordurosas e adição de sal à refeição pronta. Na comparação, 28,6% das mulheres disseram consumir frutas e hortaliças cinco ou mais vezes por semana, contra apenas 16,9% dos homens.
O índice de consumo de carnes gordurosas ainda é superior ao recomendado em ambos os sexos. Novamente as mulheres se saíram melhor que os homens, reportando consumo frequente em 30,6% dos casos, contra 52,7% deles. Para Raquel Assunção, isso é evidência da necessidade de uma reeducação alimentar. "É preciso um trabalho maior para inverter essa tendência" , analisa.
 
Influência da escolaridade
A pesquisadora procurou outros fatores que poderiam influenciar os hábitos de alimentação da população. Um deles é a escolaridade das pessoas consultadas. Segundo Raquel Assunção, a diferença de hábitos alimentares entre os gêneros foi menor no grupo com nove ou mais anos de estudo quando comparada àquele com menos instrução.
" Com mais informações os homens passam a ter uma preocupação maior, reduzindo essa diferença" , expõe.
 
Sal
Outro dado também analisado foi o uso do sal à mesa. A pesquisa mostrou que 8,3% da população adiciona o condimento à refeição pronta. Como o sal usado na preparação dos alimentos dos brasileiros já é em quantidade elevada (mais que o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde), o problema vira uma bola de neve. "É importante termos consciência dos problemas causados pelo excesso de sal, como a hipertensão, e trabalhar para reduzir esse consumo" , alerta Raquel.
 
Fonte:  I Saúde, Mulheres têm alimentação mais saudável do que homens, mas longe do ideal. Em pesquisa, 28,6% delas disseram consumir frutas e hortaliças cinco ou mais vezes por semana, contra 16,9% dos homens. Acesso em 17/12/2012.

ALTERAÇÕES NAS BACTÉRIAS INTESTINAIS PROTEGEM CONTRA O DERRAME.

domingo, 16 de dezembro de 2012 0 comentários
Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriram que a alteração da microbiota intestinal em humanos está associada com maior risco de aterosclerose sintomática e derrame. 
 
O corpo humano contém dez vezes mais células bacterianas do que células humanas, a maioria das quais são encontradas no intestino. Essas bactérias contêm um grande número de genes, além do genoma, e são conhecidos coletivamente como o metagenoma intestinal.
 
A equipe de pesquisa agora mostrou que mudanças no metagenoma intestinal podem estar ligadas à aterosclerose e infarto.
Os pesquisadores compararam um grupo de pacientes com AVC com um grupo de indivíduos saudáveis e encontraram grandes diferenças na sua microbiota intestinal. Em particular, eles mostraram que os genes necessários para a produção de carotenoides foram mais frequentemente encontrados na flora intestinal de indivíduos saudáveis. Os indivíduos saudáveis também tinham níveis significativamente mais altos de um carotenoide determinado no sangue do que os sobreviventes de derrame.
 
Os carotenoides são um tipo de antioxidante que tem sido ligado, durante muitos anos, à proteção contra angina e infarto. Assim, o aumento da incidência de bactérias produtoras de carotenoides no intestino de indivíduos saudáveis pode oferecer pistas para explicar como o metagenoma afeta o risco de doenças.
 
"Nossos resultados indicam que a exposição a longo prazo aos carotenoides, por meio da produção de bactérias no sistema digestivo, tem importantes benefícios à saúde. Estes resultados devem tornar possível o desenvolvimento de novos probióticos. Pensamos que as espécies bacterianas de probióticos se estabeleceriam como uma cultura permanente no intestino e teriam um efeito a longo prazo", afirma o pesquisador Jens Nielsen.
A equipe acredita que ao examinar a microbiota bacteriana do paciente, eles podem ser capazes de desenvolver prognósticos de risco para doença cardiovascular.
 
Fonte: I Saúde, Alterações nas bactérias intestinais protegem contra o derrame. Exame da microbiota bacteriana do paciente pode permitir desenvolver prognósticos de risco para doença cardiovascular. Acesso em 16/12/2012.

CELULAR DETECTA RISCO DE ALERGIA EM ALIMENTOS.

sábado, 15 de dezembro de 2012 0 comentários
Detector de alergia
Você gostaria de comprar um biscoito ou torta, mas tem receio de que a guloseima contenha algo a que você tem alergia? A solução está chegando.
Brevemente você poderá testar o alimento para verificar se ele contém algo que lhe dá alergia. E usando pouco mais do que o seu telefone celular.
O aparelho acaba de ser apresentado por cientistas da Universidade da Califórnia de Los Angeles (EUA).

iTube
Os pesquisadores desenvolveram um pequeno aparelho, que eles batizaram - sem muita criatividade - de iTube, que pode ser conectado a um telefone celular comum para detectar alérgenos nos alimentos.
O acessório iTube usa a câmera do celular, juntamente com um aplicativo que faz um exame que oferece o mesmo nível de precisão que hoje só é alcançado em laboratórios.
 
Celular detecta risco de alergia em alimentos
Esquerda: A plataforma iTube, que utiliza um teste colorimétrico feito a partir de imagens captadas pela câmera do celular. Direita: A tela do aplicativo iTube. [Imagem: UCLA]

Já existem vários produtos para detectar alérgenos na comida, mas são complexos e grandes, adequados para laboratórios.
Os pesquisadores esperam que, aproveitando o celular como sensor e como computador, o aparelho possa evitar muitos mais casos de intoxicação alimentar.

Alérgenos
O kit converte as imagens obtidas com a câmera do celular em medições de concentração das substâncias detectadas no alimento.
E, em vez de um simples "sim" ou "não", o aplicativo quantifica a proporção dos alérgenos na unidade ppm - partes por milhão.
Segundo Aydogan Ozcan, um dos criadores do aparelho, a plataforma baseada no celular já foi testada com sucesso para detectar a presença de amendoins, amêndoas, ovos, glúten e avelãs, alimentos com grande probabilidade de causar alergias.
O inconveniente é que, neste protótipo, ainda é necessário triturar o alimento para que ele seja analisado, inviabilizando seu uso fora de casa.
As reações alérgicas a alimentos podem ser sérias e até mesmo apresentarem risco de vida. Calcula-se que 8% das crianças e 2% dos adultos tenham algum tipo de alergia alimentar.
 
Fonte: Diário da Saúde, Celular detecta risco de alergia em alimentos. Acesso em 15/12/2012.

O EXCESSO PREJUDICIAL.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 0 comentários
Desigualdade
O maior estudo já feito sobre o "peso" global das doenças revelou algo absolutamente inusitado.
Pela primeira vez, o número de anos de vida saudável perdidos porque as pessoas comem demais superou o número de anos perdidos pelas pessoas que comem de menos.
A conclusão é do Global Burden of Disease Report, Relatório sobre o Fardo Global das Doenças, em tradução livre.
O relatório, elaborado por mais de 500 cientistas em 50 países, revela em números claros que o mundo não tem carência de comida, apenas má distribuição.
 
Vida doente
O relatório tem outras duas conclusões, uma positiva e outra negativa.
A primeira é que o mundo está finalmente começando a lidar bem com algumas doenças infecciosas, ajudando a salvar a vida de milhões de crianças.
A segunda é que estamos vivendo mais tempo - mais tempo doentes. Isso confirma pesquisas estudos que mostraram que as pessoas estão vivendo mais, mas passam mais anos doentes.
"O Global Burden of Disease Report é a mais completa avaliação da saúde humana na história da medicina," disse Richard Horton, editor da revista médica The Lancet, onde o relatório será publicado.
O levantamento está sendo comparado, em importância, ao sequenciamento do genoma humano.
 
Obesidade mata mais que fome
Os pesquisadores usaram dados sobre a prevalência de doenças e causas de morte em 2010 e compararam-nos com os dados de 1990 para identificar tendências.
Pela primeira vez em uma escala global, o excesso de peso tornou-se um problema de saúde mais grave do que a desnutrição.
Em 1990, a subnutrição teve o maior peso na "fardo" representado pelas doenças, medido pelo número de anos de vida saudável que uma pessoa média poderia esperar perder como resultado de doença ou morte precoce.
Naquela época, um elevado índice de massa corporal, ou IMC, característica da obesidade, ficou em décimo.
Agora, a desnutrição caiu para o oitavo lugar, enquanto que o IMC elevado se tornou a sexta maior causa de incidência de doenças.
Ficar acima do peso pode elevar a pressão sanguínea e causar acidente vascular cerebral e doenças cardíacas - em conjunto, estas duas condições são responsáveis por um quarto de todas as mortes no mundo.
 
Fonte: Diário da Saúde, Comer demais já mata mais do que fome no mundo. Acesso em 14/12/2012.

EFEITOS EPIGENÉTICOS DA DIETA AJUDAM NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012 0 comentários
Idade e alimentação
Mudanças moleculares em nossos genes, conhecidas como marcas epigenéticas, são motivadas principalmente pelo envelhecimento, mas também são afetadas por aquilo que comemos.
Embora a idade tenha os maiores efeitos sobre estas mudanças moleculares, o selênio e a vitamina D reduzem o acúmulo das alterações epigenéticas.
Já elevados índices de folato no sangue - ligados à vitamina B - aumentam as mudanças epigenéticas.
Estes resultados dão suporte a ideia de que o envelhecimento saudável é afetado por aquilo que comemos.
A conclusão é de pesquisadores liderados pelo Dr. Nigel Belshaw (Instituto de Pesquisas Alimentares) pelo Dr. John Mathers (Universidade de Newcastle), no Reino Unido.

Metilação do DNA
Os cientistas examinaram as células que revestem a parede do intestino de voluntários que faziam exames de colonoscopia.
Eles buscavam modificações epigenéticas específicas dos genes que têm sido associados com os primeiros sinais do aparecimento de câncer de intestino, uma doença relacionada à idade.
Estas marcas epigenéticas, conhecidas como metilação do DNA, não alteram o código genético, mas afetam se os genes são ligados ou desligados. Estas marcas de metilação são transmitidas quando as células se dividem, e algumas têm sido associadas com o desenvolvimento do câncer.
Além das marcas epigenéticas, a equipe analisou fatores como idade, sexo, tamanho do corpo e níveis de alguns nutrientes no sangue.

Vitamina D e selênio
A maior influência sobre a metilação genética foi a idade, o que se encaixa com o fato de que o maior fator de risco para o câncer de intestino seja a idade, com o risco aumentando exponencialmente a partir dos 50 anos de idade.
Os homens tendem a ter estas alterações epigenéticas com frequência maior do que as mulheres, o que é consistente com o fato de que os homens têm um risco maior de câncer de intestino.
Mas as boas notícias vieram dos efeitos da alimentação.
Voluntários com níveis mais elevados de vitamina D e de selênio apresentaram níveis mais baixos de metilação, algo que pode ser controlado por uma dieta balanceada.
Em resumo, os resultados apoiam a hipótese de que o envelhecimento afeta o status epigenético de alguns genes, mas que esses efeitos podem ser modulados por meio da dieta e do controle da gordura corporal.

Vitamina B e obesidade
Por outro lado, níveis elevados de vitamina B, ou folato, foram associados com maiores níveis das mudanças epigenéticas relacionadas com o câncer de intestino.
Como esses nutrientes são essenciais para a saúde, os cientistas pretendem agora estudar melhor essa interação.
A obesidade também é um fator de risco para o câncer de intestino. O estudo encontrou relação entre o tamanho do corpo (altura, peso e circunferência da cintura) e as alterações epigenéticas estudadas.
 
Fonte: Diário da Saúde, Efeitos epigenéticos da dieta ajudam no envelhecimento saudável. Acesso em 13/12/2012.

PERA, RICA EM FIBRAS E POTÁSSIO.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012 0 comentários
Segundo a medicina oriental, a pera faz milagres no organismo. Para a mulher, ela ameniza transtornos como o inchaço no período pré-menstrual, porque é rica em potássio, que ajuda a eliminar o excesso de líquido no corpo. Esse nutriente também previne cãibras, fazendo da fruta uma forte aliada dos esportistas.

Embora o potássio seja facilmente perdido por meio da transpiração e da atividade física, ele é necessário para manter os batimentos cardíacos, a contração muscular, a transmissão nervosa e o metabolismo de carboidratos e proteínas.
— Para quem faz atividade física, a pera americana promove a rápida renovação de energia, especialmente após exercícios intensos. A perda de potássio pela desidratação ou sudorese durante as atividades físicas deve ser reposta pelo consumo de frutas, verduras e legumes frescos que contenham um alto teor de potássio — recomenda a nutricionista e culinarista Cinthya Maggi.
De acordo com a especialista, a pera também é rica em fibras, auxiliares na prevenção de doenças como a constipação intestinal e o câncer de intestino. É ainda fonte de pectina, fibra solúvel que ajuda na redução do colesterol total, e vitamina C, importante antioxidante que impede os danos causados pelos radicais livres, estimula a cicatrização de cortes e feridas e auxilia no combate a uma série de doenças infecciosas, além de ser de baixa caloria.

Fonte: Zero Hora, Rica em fibras e potássio, pera é aliada de quem pratica esportes. Fruta previne cãibras e ajuda a manter os batimentos cardíacos e a contração muscular. Acesso em 11/12/2012.

CONSUMO DE TOMATES PODE TER EFEITO BENÉFICO NA PREVENÇÃO DE SINTOMAS DEPRESSIVOS.

domingo, 9 de dezembro de 2012 0 comentários
Comer tomates apenas algumas vezes por semana pode reduzir pela metade as chances de sofrer depressão. É o que revela estudo realizado por pesquisadores da China e do Japão.
 
A pesquisa revela que pessoas que ingeriram tomates de 2 a 6 vezes por semana forma 46% menos propensas a sintomas depressivos em comparação com pessoas que comiam a fruta menos de uma vez por semana.
Segundo os pesquisadores, comer outros alimentos saudáveis, como couve, cenouras, cebolas e abóboras tem pouco ou nenhum efeito sobre o bem-estar psicológico.
Os tomates são ricos em substâncias químicas antioxidantes que são classificadas como capazes de proteger contra algumas doenças.
Eles são uma fonte particularmente boa de licopeno, antioxidante que lhes confere a cor vermelho escuro e têm sido associados com redução do risco de câncer de próstata e ataques cardíacos.
 
A equipe, liderada por Kaijun Niu e seus colegas da Tianjin Medical University analisaram os registros de saúde mental e hábitos de dieta de cerca de 1 mil homens e mulheres com 70 anos ou mais.
Eles investigaram relatórios preliminares que mostraram que o licopeno também pode promover o bem-estar psicológico e a saúde física, reduzindo o estresse oxidativo, ou dano às células cerebrais saudáveis.
Os resultados mostraram que pessoas que comem tomates entre 2 e 6 vezes por semana são 46% menos prováveis de sofrer de depressão.
A pesquisa sugere ainda que comer tomate todo dia reduz o risco de sintomas depressivos em 52%.

Os pesquisadores disseram que ainda não podem afirmam se o licopeno dos tomates afeta diretamente a mente, ou se simplesmente protege contra a depressão causada quando as pessoas desenvolvem doenças potencialmente fatais como o câncer.
"Estes resultados sugerem que uma dieta rica em tomate pode ter um efeito benéfico na prevenção de sintomas depressivos. Por outro lado, não foi observada relação com o consumo de outros tipos de vegetais", concluem os autores.
 
Fonte: I Saúde, Consumo diário de tomates reduz risco de depressão pela metade. Pesquisa sugere que dieta rica em tomate pode ter um efeito benéfico na prevenção de sintomas depressivos. Acesso em 09/12/2012.

VEJA AS SUGESTÕES DE VINHO PARA SUAS FESTAS DE FIM DE ANO.

0 comentários
Para comemorar sua ceia de Natal e Ano Novo em grande estilo, contamos com a ajuda do sommelier da Malbec do Brasil, César Berardi, e separamos as melhores opções de vinho para acompanhar cada prato. Confira!

- Prato 1: Tender assado com chutney de melancia e maracujá
Acompanhamento: Farofa temperada com frutas secas e castanhas
O tender é aromático e tem um leve toque defumado. Já o chutney é de frutas, ricos em sabor com tendência aos sabores doces. “O vinho mais adequado para essa receita deve ser frutado, e ter acidez presente, mas sem ser excessivamente seco”, afirma Berardi. Vinhos brancos são indicados, principalmente os aromáticos. Os vinhos de uvas Torrontés devem ser considerados para harmonizar com esse prato.
 
- Prato 2: Lombo ao molho de abacaxi com alho negro
Acompanhamento: Arroz integral com nozes, castanha de caju e maça verde
Nessa receita o molho de abacaxi se torna o elemento principal para a harmonização, o vinho para acompanhar esse prato deve ser frutado e leve, com acidez justa e taninos suaves. “Uma boa indicação são os de uva Pinot Noir. Se bem escolhido o vinho a irá melhora a degustação da carne”, comenta Berardi.
 
- Prato 3: Peru recheado com farofa de damasco e nozes
Acompanhamento: Purê de lentilhas com especiarias
O peru é uma carne branca leve e suculenta, a farofa é crocante e tem o damasco como elemento doce, o purê de lentilhas com especiarias é denso e tem muito sabor. Para essa receita o ideal é um vinho tinto de corpo médio e leve em taninos. “Quem for selecionar o vinho deve dar atenção aos rótulos de textura delicada, que podem acompanhar bem a carne leve do peru. A recomendação são vinhos compostos por blend de Cabernet, Mouvedre e Tempranillo”, garante o sommelier.
 
Fonte: DietaJá, Aprenda qual é o vinho ideal para suas festas de fim de ano. Acesso em 09/12/2012.