Google Analytics Alternative

CONSUMO REGULAR DE REFRIGERANTE TORNA O METABOLISMO INEFICIENTE EM UM MÊS.

terça-feira, 31 de julho de 2012 0 comentários
Pesquisa conduzida na Universidade de Bangor, no Reino Unido, revela que beber refrigerantes regularmente muda a forma como os músculos usam o alimento como combustível, fazendo com que eles passem a queimar mais açúcares do que gorduras. Estudo reúne evidências de que as mudanças são duradouras e conduzem, entre outras coisas, ao aumento do ganho de gordura, à inibição do metabolismo e ao aumento da taxa de glicose no sangue.

No estudo, pesquisadores mostraram que as células musculares isoladas são capazes de identificar e responder a dietas com muito açúcar e alterar a forma como "utilizam o combustível". O processo foi observado em bebedores de refrigerantes, que apresentaram resultados semelhantes. A mudança para um metabolismo ineficiente foi observada entre participantes magros do sexo masculino e feminino após apenas quatro semanas ingerindo refrigerantes. Esses fatores mostram que o consumo regular de bebidas açucaradas provoca alterações nos músculos similares às encontradas em pessoas obesas e com diabetes tipo 2.

Consumo regular de bebidas açucaradas provoca alterações nos músculos similares às encontradas em pessoas obesas e com diabetes tipo 2.

"Este estudo demonstra que nossas preocupações em relação ao consumo de refrigerantes eram corretas. O consumo frequente dessas bebidas não só provoca alterações no metabolismo no presente, mas também no futuro. Isso conduz a uma capacidade reduzida de queimar gordura e torna mais difícil para o organismo lidar com o aumento da taxa de glicose no sangue. O que fica claro aqui é que o corpo se ajusta ao consumo regular de refrigerantes e se prepara para uma dieta futura alterando o metabolismo dos músculos via uma alteração na atividade genética - contribuindo para adaptações não saudáveis semelhantes às observadas em pessoas obesas e com diabetes tipo 2", explica o líder da pesquisa Hans-Peter Kubis.

Acesse aqui o Abstract do estudo.

Hábito de beber refrigerante conduz a uma capacidade reduzida de queimar gordura e torna mais difícil para o organismo lidar com o aumento da taxa de glicose no sangue.

Fonte: I Saúde, Consumo regular de refrigerante torna metabolismo ineficiente em um mês. Bebida muda a forma como os alimentos são processados pelos músculos, que passam a queimar mais açúcares do que gorduras. Acesso em 31/07/2012.

BENEFÍCIOS DO VINHO TINTO E DO CHOCOLATE À SAÚDE.

0 comentários
Vinho tinto
O vinho tinto contém polifenóis, entre eles o resveratrol de cascas e das sementes das uvas, estando menos presentes no vinho branco. O resvetratrol possui propriedade antioxidante, fornecendo proteção contra os danos causados por radicais livres, além de proteção contra o câncer. Os polifenóis são extraídos por fermentação, portanto sua concentração é maior em vinho tinto do que em suco de uva. Muitos estudos investigaram os benefícios do vinho tinto sugerindo que uma quantidade moderada de vinho tinto reduz o risco de ataques cardíacos em pessoas na meia-idade de 30% a 50%. Também é sugerido que o vinho pode prevenir ataques cardíacos adicionais, se você já sofreu algum. Outros estudos também indicaram que o vinho tinto pode aumentar o colesterol HDL (o colesterol bom) e evitar que o LDL colesterol.

O vinho tinto pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos e reduzir o dano do vaso sanguíneo causado por depósitos de gordura. De fato, estudos demonstraram que as pessoas da região do Mediterrânea que bebem regularmente o vinho tinto tem menores riscos de doenças cardíacas.

Há benefícios ao sistema cardiovascular de moderados cálices de vinho tinto. A ação antioxidante que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce dos vinhos, sucos e uvas é atribuída principalmente as uvas pretas ou rosadas de sementes e cascas.

Certamente, a razão de não incentivar às bebidas alcóolicas reside no fato que muitos não o fazem com moderação. 

Chocolate amargo
Grama por grama parece que o chocolate, rico em cacau, com um processamento mínimo possui mais capacidade antioxidante do que algumas frutas. Produto elaborado a partir das sementes do fruto do cacau, misturado a ingredientes distintos, entre eles a pasta de cacau, cacau em pó, manteiga de cacau, leite, açúcar e demais ingredientes dependendo do produto, o chocolate torna-se um alimento densamente calórico, rico em carboidratos simples, gorduras saturadas.

O chocolate amargo, mas de 70% cacau, é rico em antioxidantes, entre eles os polifenóis que, devido as suas propriedades, combatem os efeitos dos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer. Um consumo de 20-30 gramas diariamente não será um consumo calórico excessivo.

A base científica para que o consumo de chocolalte e saúde é mais abundante do que a maioria das pessoas imaginam. -Inibe a oxidação da LDL, - Melhora a função endotelial, - Inibe a ativação das plaquetas, - Reduz o LDL,- Aumenta o HDL, - Aumenta a sensibilidade à insulina, - Reduz à inflamação, - Diminui a pressão arterial.

Estes múltiplos benefícios são provavelmente mediante o teor de polifenóis do cacau, mais especificamente o flavanóides (particularmente as epicatequina e catequina) e procianidinas. Polifenóis como a epicatequina, catequina, e procianidinas estão também presentes no chá, frutas e legumes e vinho tinto.

Estes polifenóis são, sem dúvida são benéficos para a saúde cardiovascular. Particularmente, é interessante o efeito do chocolate sobre o LDL e HDL. A nova pesquisa mencionada no início deste artigo tem demonstrado que os polifenóis do cacau aumentam a atividade do receptor de LDL, o que diminui ApoB - a principal proteína em partículas de LDL. Além disso, os polifenóis, aparentemente, ativam os genes que aumentam os níveis de ApoA1, a principal proteína que compõe as partículas de HDL. Isso ajuda a explicar por que o chocolate tem sido mostrado para reduzir LDL e aumentar o HDL.

Em relação as quantidades consumidas e a prevenção de doenças, pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriram que o consumo de 100 gramas diárias de chocolate escuro ajuda a prevenir infartos.


Por Greice Carline Baggio.

NUTRIÇÃO ADEQUADA AJUDA A PREVENIR PROBLEMAS NA TIREÓIDE.

0 comentários
Há maneiras de prevenir algumas doenças que acometem a tireoide. A ioga, por exemplo, trabalha em benefício do sistema endócrino, do qual a tireoide faz parte.

Outra possibilidade é reforçar a dieta com alimentos necessários ao bom funcionamento da glândula, que requer dosagens equilibradas de um mineral, o iodo, para produzir seus hormônios.
 
"A quantidade ideal de iodo para um adulto saudável é de 150 a 220 microgramas diários, que podem ser extraídos dos alimentos", diz Vânia Assaly, nutróloga especializada em endocrinologia.

Uma alimentação equilibrada precisa conter níveis corretos de vitamina A e do complexo B, nutrientes antioxidantes, como a vitamina C, tocoferóis mistos (vitamina E), minerais (ferro, cobre, selênio, zinco) e oligoelementos (iodo). "A falta ou o excesso deles modifica a síntese dos hormônios da tireoide e interfere na qualidade do tecido", diz Assaly.

Algas marinhas devem ser incluídas no cardápio porque carregam iodo em sua forma original. "O sal também contém iodo em sua forma orgânica, mas, no processo de refino, passa por uma lavagem e vai perdendo algas microscópicas que fixam o iodo natural", diz Assaly. Além de iodo, perdem-se outros minerais, como selênio, cobre e molibdênio, que fazem parte do equilíbrio iônico.

Com iodo, cálcio e selênio, esses alimentos são bons aliados da tireoide: algas (um pires de chá duas vezes por semana); abacate (1/4 da fruta duas vezes por semana); ovos (dois ou três por semana); peixes e frutos do mar (uma cumbuca de caldo de peixe com crustáceos uma vez por semana); nozes (duas porções de 15 g três vezes por semana); castanha-do-pará (uma por dia) e sal (uma colher de chá por dia).

É aconselhável incluir, também, abóbora (uma porção de purê por semana), tomate orgânico (um por dia) e cenoura (meia por dia), porque esses vegetais têm vitamina A e carotenoides.

Vegetais escuros, como escarola, agrião e rúcula ""fontes de vitaminas B, C e betacaroteno, além de cálcio, fósforo e ferro"", devem constar na dieta: bastam dois pratos de sobremesa ao dia.

Já o excesso de vegetais crucíferos (couve, couve-flor, brócolis) deve ser evitado: "Eles contêm substâncias que bloqueiam a produção dos hormônios da tireoide", diz Assaly. "Não se deve consumir mais de oito flores de brócolis por semana."

Fonte: Folha, Alimentação certa ajuda a prevenir doenças na tireoide. Acesso em 31/07/2012.

6 ALIMENTOS PARA VOCÊ INCLUIR COM MAIS FREQUÊNCIA NA ALIMENTAÇÃO.

0 comentários
1. Soja
A soja destaca-se por ser rica em aminoácidos, sendo uma proteína de alta qualidade, porém também alergênica. Além de lipídeos, vitaminas, minerais e fibras. A genisteína é uma das duas mais importantes isoflavonas isoflavonas isoflavonas isoflavonas da soja e a única entre as isoflavonas que possui efeito na inibição do crescimento de células cancerígenas. A soja possui ação antioxidante e atividade anticancerígena, as isoflavonas reduzem a absorção de glicose e os níveis de LDL colesterol, sendo que também auxiliam no alívio dos sintomas da menopausa, pelas substâncias que ajudam a equilibrar a atividade do hormônio estrógeno.

2. Maçã
Possuem polifenóis, poderosos antioxidantes, entre eles a querc a querc a querc a quercitina itina itina itina, com a capacidade de reduzir os radicais livres, moléculas que causam danos às células. É caracterizada por conter pectina pectina pectina pectina, fibra solúvel fibra solúvel fibra solúvel fibra solúvel, presente em especial na casca, que auxiliam no trânsito intestinal e protegem contra o câncer de cólon. Os compostos da maçã inibem a produção de HDAC (histonas deacetilases), enzimas que regulam a expressão de genes, quando a produção de HDAC é diminuída, células pré-cancerígenas são inibidas. O consumo de maçãs também está aliado à redução de outros tipos de câncer entre eles o de mama.
 
3. Vegetais verde-escuros
São ricas em clorofila, além de betacaroteno que são capazes de neutralizar os radicais livres. Ajudam a formar as células brancas e vermelhas do sangue, essenciais durante a gestação para ajudar na produção aumentada de sangue necessária para o feto e a placenta, pela presença do ácido fólico.
Segundo estudo publicado no Journal of Food Science e demais estudos recentes, as hortaliças de folhas verde-escuras, como couve e espinafre, podem beneficiar a atividade visual, evitando doenças oculares relacionadas à idade. Tais alimentos possuem carotenóides, como luteina e zeaxantina, pigmentos que desempenham função importante na visão, são os úncios carotenóides que estão abundates nas estruturas do centro da retina. A luteína e zeaxantina atuam como filtros solares internos, fornecendo proteção a mácula ocular contra rais ultravioletas, atuando ainda como antioxidantes.

4. Peixes
Os peixes ou óleos de peixes, representam a principal fonte de ômega 3 de cadeia longa (EPA e DHA), de importância para quem busca a saúde na prevenção de doenças, como Alzheimer, Parkinson, e reduzem a inflamação, auxiliando na saúde cardiovascular. Retardam o crescimento de células cancerosas, reduzindo os tumores. Diversos estudos mostram o risco de diversos tumores como de mama, próstata, cólon, reduzidos em pessoas que consomem peixe pelo menos duas vezes por semana. As melhores fontes são os pequenos peixes como sardinhas, inclusive as em latas, o atum, as enchovas. O salmão também é uma fonte rica do ômega.

5. Linhaça
Nas sementes de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados, ômega 3 e ômega 6, que lhe conferem a propriedade de alimento funcional, pelas suas propriedades antioxidantes e anticancerígenos. Estudos mostram que as sementes mantém os níveis de açúcar no sangue e atuam na redução do LDL colesterol. As sementes de linhaça também são ricas em lignanas. lignanas. lignanas. lignanas. O consumo diário de 30g de sementes de linhaça retarda o crescimento de câncer de próstata em até 40%. A lignana é um fitoestrógeno que atua na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação dos hormônios sobre o crescimento do câncer sobre esse tecido.

6. Gergelim
Rico em ácidos graxos insaturados como ômega3 e ômega 6, além de proteínas, cálcio, fibras, vitaminas do Complexo B como B1, B3, B6, vitamina E e em menores quantidades, minerais como ferro, fósforo, magnésio, manganês, além de ácidos graxos monoinsaturados, como o ômega 9. Com muitos nutrientes, a farinha desengordurada do gergelim têm demonstrado que a ingestão de grãos protege contra o aparecimento do Diabetes Mellitus, melhorando também o controle glicêmico em pacientes diabéticos hipertensos, podendo ser uma alternativa em opção dentro de um plano alimentar no tratamento da doença.

Em cada refeição sugere-se que seja incluído alimentos com propriedades funcionais, em substituição de calorias vazias. Os estudo comprovam que muitas atividades deixam de ser realizadas por falta de energia e disposição, neste caso a nutrição adequada vai lhe proporcionar o combustível necessário e a saúde para viver uma vida plena!

Por Greice Caroline Baggio.

FERRO CONTRA A FADIGA EM MULHERES.

1 comentários
Os suplementos de ferro geralmente são recomendados para tratar a fadiga em mulheres, mas são poucas as comprovações de seus efeitos no organismo.

Agora, um estudo sugere que esses suplementos podem mesmo ajudar algumas usuárias.

Pesquisadores franceses estudaram 198 mulheres saudáveis em fase menstrual, com entre 18 e 53 anos, mas que tinham queixas de fadiga.

Os níveis de ferritina de todas as participantes eram inferiores a 50 microgramas por litro, o mínimo considerado normal (a ferritina é uma proteína que se liga ao ferro). Metade do grupo ingeriu 80 miligramas de ferro diariamente e a outra metade, placebo. Os pesquisadores avaliaram a fadiga com o uso de um questionário validado, no início e no final do estudo.

Após 12 semanas, as voluntárias que ingeriram ferro em cápsulas relataram uma diminuição de, em média, 47% da fadiga em comparação com 28,8% das que tomaram placebo. Os pesquisadores também descobriram que os suplementos de ferro levaram ao aumento da produção de glóbulos vermelhos.

O principal autor do estudo e estudante de doutorado em neurociência da Universidade de Genebra (Suíça), Paul Vaucher, afirmou que as mulheres com fadiga de causa desconhecida devem consultar um médico, uma vez que a deficiência de ferro é apenas uma das causas do problema.

"Apenas exames de sangue podem descobrir se o problema é a falta de ferro", afirmou o pesquisador. O estudo foi publicado na revista científica da Associação Médica Canadense.

Fonte: Saúde ig, Suplementos de ferro combatem a fadiga feminina. Mulheres que ingeriram ferro diariamente reduziram as queixas de fadiga em 47%, mostrou estudo francês. Aceso em 31/07/2012.

24 SUPERFRUTAS PARA VOCÊ CONSUMIR.

segunda-feira, 30 de julho de 2012 0 comentários
Frutas em geral são alimentos saudáveis, mas nem todas merecem o título de "super". De acordo com especialistas em nutrição, algumas frutas são ricas em oxidantes, frutas, vitaminas, minerais e outros nutrientes que podem ajudar você a viver mais, melhorar sua aparência e até mesmo prevenir doenças. Segundo Keri Glassman, fundadora do site Nutricious Life Meal, a única ressalva é que elas devem ser consumidas em sua versão fresca. A recomendação dos especialistas é comer de cinco a nove porções de frutas e legumes por dia. Então, para ajudá-lo a escolher quais superfrutas colocar nesse cardápio, a revista Health enumerou 24 opções. Confira.

1. Açaí
Essa fruta possui níveis de antioxidantes superiores até a de outras superfrutas como amora, morango e mirtilo. No entanto, mesmo no Brasil, não é tão fácil encontrar o açaí fresco. "Nesse caso, recomendo o açaí em pó, que pode ser adicionado a um smoothie", diz Glassman.

2. Maçã
Essa fruta é uma grande fonte de fibras. Além disso, sua casca contém quercetina, um antioxidante com poder anti-histamínico e anti-inflamatório, que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e reações alérgicas. Um estudo da St. George’s Hospital Medical School, em Londres, descobriu que pessoas que comem cinco ou mais maçãs por semana têm função pulmonar melhor do que as demais.

3. Banana
Sempre que faz um lanche já fica com fome 20 minutos depois? Da próxima vez, opte por comer uma banana. Essa fruta é rica em potássio, o que pode diminuir sua pressão arterial, e é uma das melhores fontes de amido resistente, um carboidrato saudável que vai saciá-lo e ajudar a acelerar seu metabolismo.

4. Amora
Essa saborosa fruta está classificada entre as top 10 quando o assunto é a concentração de antioxidantes. A amora é rica especificamente em polifenóis, antioxidantes da mesma família dos encontrados no chá verde, que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose. Ela também é o número um para a fibra: um copo já fornece um terço de sua meta diária de 25 a 35 gramas.

5. Mirtilo
A maior vantagem dessa fruta é seu poder de auxiliar na função cerebral. Vários estudos indicam os níveis elevados de flavonoides no mirtilo como responsável pela melhoria da memória. As pesquisas ainda indicam que seu consumo regular pode ajudar a manter o bom funcionamento do cérebro enquanto envelhecemos. Um estudo descobriu que mulheres com maior ingestão da fruta eram capazes de ter um atraso no envelhecimento cognitivo de até 2,5 anos. O mirtilo ainda é rico em manganês, que desempenha um papel importante no seu metabolismo e pode ajudar a mantê-lo esbelto e energizado.

6. Melão
Considere essa fruta uma arma para manter a pele lisa e jovem por mais tempo. O melão recebe o status de superfruta graças à sua concentração de vitamina A e seus derivados, o que aumenta a reprodução celular, tornando-se um esfoliante natural, de acordo com Glassman.

7. Cereja
Essa fruta deve sua cor vermelha a um antioxidante chamado antocianina, que pode reduzir a inflamação e diminuir os níveis de triglicérides e colesterol. Em um estudo recente, pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que dar cerejas para ratos de laboratório reduziu dois marcadores comuns de inflamação dos vasos sanguíneos em até 50%. Os comedores de cereja também ganharam menos peso e experimentaram grandes quedas nos níveis de colesterol.

8. Frutas cítricas
Do limão à tangerina, todas as frutas cítricas estão repletas de vitaminas C, fibras e pequenas quantidades de outros nutrientes e produtos químicos capazes de combater doenças. Segundo Glassman é justamente a vitamina C que os confere o título de superfrutas, pois ela contorna os efeitos danosos do sol, regula as glândulas de óleo e pode até mesmo evitar manchas da idade.

9. Cranberry
Essa pequena fruta é poderosa, especialmente para as mulheres, já que pode prevenir infecções do trato urinário. Segundo um novo estudo da Universidade de Rutgers, essa fruta pode ajudar até no combate ao câncer de ovário, já que aumenta a eficácia dos medicamentos quimioterápicos usados para tratar a doença e pode retardar o crescimento de algumas células cancerígenas. Outro estudo descobriu que pessoas que bebem um copo de suco de cranberry sem açúcar diariamente aumentam seu colesterol bom em até 10%.

10. Pitaya
Apesar das cores vibrantes, essa fruta possui sabor leve. Há quatro anos, pesquisadores da Universidade Putra, na Malásia, analisaram as sementes da pitaya e verificaram a existência de ácidos graxos essenciais que precisamos e que não são fabricados pelo corpo humano. Cerca de 50% das sementes são constituídas por um ácido oleico, que ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Porém, como ela é fabricada principalmente na Ásia não é uma fruta tão fácil de ser encontrada no Brasil.

11. Uva
Seu status de superfruta é graças a um poderoso antioxidante chamado resveratrol, que garante um coração mais saudável. Segundo pesquisadores, os compostos encontrados nessa fruta ainda podem ajudar a retardar os sintomas do Alzheimer. E não para por aí já que a uva também auxilia no clareamento dos dentes. "O ácido málico dessa fruta diminui manchas e descolorações nos dentes naturalmente", diz Elisa Mello, professora da Universidade de Nova York. Mas atenção: a concentração desse ácido diminui conforme a fruta vai amadurecendo.

12. Toranja
Essa fruta é ótima para seu coração e seu peso. Segundo estudos, consumir uma toranja por dia, especialmente a variedade rubi, pode ajudar a mantê-lo livre de doenças cardíacas graças à diminuição do colesterol. Quanto mais vermelha for a fruta, melhor, pois isso é um indicativo da presença de antioxidantes.

13. Kiwi
Se tem problemas digestivos, o kiwi é a superfruta certa para você. Em um estudo com 41 pessoas que tinham síndrome do intestino irritável, os participantes que consumiram dois kiwis por dia durante seis semanas observaram uma redução dos sintomas em comparação aos demais. Isso acontece por que essa fruta, especialmente sua pele, é rica em fibras e carboidratos complexos.

14. Laranja
Se você comer apenas uma laranja média já garante a ingestão diária recomendada de vitamina C, que mantém o seu sistema imunológico em dia. Essa fruta é também uma grande fonte de fibras, potássio, cálcio, vitaminas B e outros nutrientes.

15. Ameixa
Essa fruta suculenta pode ajudar a manter sua ansiedade sob controle. A ameixa contém um antioxidante chamado ácido clorogênico que, de acordo com pesquisadores franceses, está ligada à diminuição da ansiedade.

16. Romã
O suco desta fruta supera o vinho tinto em níveis de antioxidantes, segundo estudo da Universidade da Califórnia. No entanto, a melhor época para comer romã fresca ou ingerir seu suco é entre setembro e fevereiro.

17. Morango
Essa fruta contém grande concentração de vitamina C. Com apenas um copo de morango é possível alcançar a recomendação de ingestão diária desse nutriente. Ele também é uma excelente fonte de ácido fólico, que pode ajudar a proteger seu coração. E ainda é capaz de branquear os dentes! Esmague um morango até formar uma pasta, em seguida, misture com bicarbonato de sódio. Espalhe o produto em seus dentes e deixe por 5 minutos. Reaplique uma vez por semana.

18. Abacate
Recheado de ácidos graxos, o abacate pode ajudar a reduzir colesterol ruim, enquanto eleva os níveis do bom. As gorduras saudáveis dessa fruta também promovem a absorção de carotenoides, especialmente betacaroteno e licopeno, que são essenciais para a saúde do coração.

19. Tomate
O tomate praticamente encabeça a lista de superfrutas (embora algumas pessoas ainda pensem que é um vegetal). Ele é repleto de um antioxidante chamado licopeno, que é raramente encontrado em outros alimentos, e eles são ricos em vitamina C, potássio, fibras e ainda possui poucas calorias.

20. Papaya
Essa fruta é rica em vitamina C e ajuda a prevenir resfriados. Além disso, o mamão também é uma boa fonte de vitaminas A e E, dois poderosos antioxidantes que podem ajudar a proteger contra doenças cardíacas e câncer de cólon.

21. Framboesa
Essa fruta é uma poderosa fonte de fibras, apenas meio copo dela já possui quatro gramas do nutriente. Essa porção também é capaz de garantir 25% da ingestão diária recomendada de vitamina C e uma dose extra de manganês.

22. Abóbora
Sim, a abóbora é realmente um fruto! Ela é rica em betacaroteno, que combinado com potássio, pode ajudar a prevenir a pressão alta. Se acha que fazer um torta de abóbora é trabalho demais, experimente adicionar suas sementes em saladas, sopas, etc.

23. Melancia
Essa fruta é recheada de licopeno. Apenas uma xícara de melancia já tem mais que o dobro em comparação ao tomate fresco. Com apenas 40 calorias por copo, é também uma fonte de vitaminas A e C.

24. Abacaxi
Ele não é apenas uma forma de adicionar doçura às suas refeições, mas também contém bromelina, uma enzima digestiva que ajuda a quebrar a comida para reduzir o inchaço.
 
Fonte: Saúde Terra, Conheça 24 superfrutas que você precisa experimentar. Acesso em 30/07/2012.

A CASTANHA DE COTIA POSSUI COMPOSTOS BIOATIVOS QUE PODEM REDUZIR O RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES.

0 comentários
Um estudo desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (Unesp) identificou, pela primeira vez, as características essenciais da castanha de cotia (Couepia edulis), planta encontrada na região Norte do país, descobrindo a presença de compostos bioativos que a fazem agir como alimento funcional, isto é, que traz benefícios se ingerido, como redução do risco de doenças cardiovasculares, tumores, distúrbios metabólicos, doenças neurodegenerativas e enfermidades inflamatórias.

O estudo apontou a possibilidade de usar essa castanha para fins comestíveis ou como matéria-prima para as indústrias farmacêutica e oleoquímica.

A pesquisa foi realizada pela doutoranda Tainara Costa Singh, do Programa de Engenharia e Ciência de Alimentos da Unesp de São José do Rio Preto, sob a orientação da docente Neuza Jorge. Tainara destaca que há uma grande demanda comercial por óleos vegetais ricos em compostos benéficos para a saúde, em razão do interesse dos consumidores na redução do risco de doenças e na promoção da saúde por meio da melhoria na dieta.

"Esses compostos benéficos incluem tocoferóis, carotenoides, fitosteróis, compostos fenólicos e composição especial em ácidos graxos, como alto conteúdo de ácidos graxos mono e poli-insaturados", complementa.

O trabalho, que foi a dissertação de mestrado de Tainara, consistiu em caracterizar e analisar as propriedades funcionais de óleos extraídos de castanhas e nozes. " Estudamos seis amostras de castanhas de tipos diversos, sendo a cotia a mais diferenciada" .

O trabalho recebeu o segundo lugar na premiação Leopoldo Hartman durante o 23º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, realizado em Campinas, em maio.

Fonte: I Saúde, Castanha típica da região Norte previne riscos de doenças do coração. Composto presente na planta também ajuda a reduzir riscos de tumores, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas. Acesso em 30/07/2012.

NEUROTRANSMISSORES: ESSENCIAIS À MANUTENÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR.

0 comentários
Estas substâncias funcionam como combustível cerebral, nos deixam mais felizes e são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Quando praticamos atividades físicas, aumentamos a liberação de substâncias chamadas neurotransmissores, que desempenham papel importante na manutenção da nossa saúde e bem-estar. Mas o que são os neurotransmissores e quais suas funções em nosso organismo?

Além de ajudar a melhorar nosso humor, os neurotransmissores são fundamentais no funcionamento do cérebro. Eles são substâncias químicas que circulam na região fazendo a comunicação entre os neurônios. Em outras palavras, eles são os "combustíveis" que fazem nossa cabeça funcionar.

São eles que fazem com que sejamos capazes de ler e entender este texto, de adquirir conhecimento , guardar informações e acontecimentos na memória e de nos movimentarmos.

Eles também nos ajudam no processo de controle da dor. Se eles não existissem, qualquer batidinha no pé da mesa seria insuportável. Ou seja, precisamos dos neurotransmissores para tudo, inclusive para ficarmosmais felizes, cheios de energia e de bem com a vida.

Durante a prática da atividade física, aumentamos a liberação de neurotransmissores. Segundo o neurologista Mario Fernando Prieto Peres*, quando nos exercitamos, o cérebro libera as endorfinas e modula os neurotransmissores dopamina, serotonina e noradrenalina, além de outras moléculas.

O médico explica também que nós, humanos, somos geneticamente preparados para gastar energia e exercer atividades físicas. "Quando isso não acontece, a saúde física e a mental são prejudicadas", diz ele.

E é bom não perder tempo, pois com o passar dos anos, a liberação dos neurotransmissores diminui, exigindo uma luta maior para manter o pique e a memória.

A melhor maneira de manter a produção destas poderosas substâncias é cuidar do corpo e da mente, garante o neurologista. Entram nesta lista dormir bem (oito horas de sono reparador), alimentar-se de maneira saudável e equilibrada, não abusar de gorduras, açúcar e sal e evitar ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

Para completar, o médico dá a dica: "Procure manter-se calmo e feliz, evitando o estresse, a ansiedade e a depressão". Se estes inimigos aparecerem, busque ajuda profissional o mais rápido possível. Seguindo estes passos, as chances de manter seu astral e energia lá em cima são cada vez maiores.

*Dr. Mario Fernando Prieto Peres, médico neurologista do Hospital Albert Einstein, pós-doutorado em neurologia na Filadelfia, Estados Unidos, Fellow do American College of Physicians e professor de Neurologia da FMABC.

Fonte: Nestlé, Neurotransmissores: entenda o que são eles! Acesso em 29/07/2012.

ESCAROLA: FONTE DE FIBRAS E MICRONUTRIENTES.

0 comentários
Uma famosa desconhecida: apesar de a escarola ser velha amiga dos brasileiros, muito popular como cobertura de pizza e recheio de esfihas, é grande o números de pessoas que não sabe que a verdura é, na verdade, um tipo de chicória — que, com esse nome, parece não ser tão comum por aqui.

As folhas dos diversos tipos de chicória são utilizadas na culinária desde o tempo do Antigo Egito e na civilização greco-romana, os poderes medicinais da planta já eram valorizados.

Assim, tornou-se ingrediente de diversas formulações farmacológicas: tônicos, bebidas para combater a febre, xaropes vermífugos, purificantes do sangue...

Os índios Cherokees, da América do Norte, empregam a sua raiz para fazer um tônico do sistema nervoso. Algumas tradições atribuem às chicórias o poder de tratar de insuficiência hepática a herpes labial.

O que se sabe hoje é que as chicórias têm uma substância com efeito prebiótico, que estimula a produção de bactérias benéficas que vivem no trato intestinal e servem para, entre outras coisas, aumentar as defesas do organismo e melhorar o trabalho do intestino.

Por volta do século 13, tipos de chicória como a escarola começaram a se disseminar pelo continente europeu. No Brasil, há registros de cultivo do vegetal desde a chegada da família real portuguesa ao país, mas foram os imigrantes italianos os principais responsáveis pela sua popularização.

Rica em fibras, a raiz da escarola tem uma substância chamada inulina, de efeito prebiótico, que estimula a produção de bactérias benéficas que vivem no trato intestinal.
É ótima fonte das vitaminas antioxidantes C e E, de vitaminas B e de minerais como o cálcio, o potássio, o fósforo, o ferro. É rica também em carotenóides.

Além de ser rica em fibras em geral, a escarola possuí uma substância prebiotica chamada inulina, que facilita o trânsito intestinal e tem efeito protetor contra o câncer de cólon. Essa substância também promove o desenvolvimento de bactérias benéfica no aparelho digestivo, que ajudam a combater as bactérias nocivas, protegendo contra infecções e facilitando a absorção de alguns minerais.

Os carotenóides da escarola são substâncias com propriedades antioxidantes, que têm a capacidade de proteger as células do corpo contra a ação dos radicais-livres. Por isso, estão associadas à prevenção ou diminuição do risco de certas doenças, especialmente as cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

O beta caroteno tem ação antioxidante e de preservação da saúde dos olhos, além de ajudar o sistema de defesas do organismo, prevenindo infecções.

As vitaminas do complexo B garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso, entre outras funções. A B9, conhecida como folato ou ácido fólico, é essencial para a produção do material genético e previne más-formações fetais. É indicada para todas as mulheres em idade fértil.
A vitamina E é um importante antioxidante, com ação protetora das membranas das células do corpo, especialmente as do sistema imunológico.

A escarola é uma cesta básica de sais minerais. Entre eles, o ferro, importante para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e prevenção de anemia. Embora o ferro encontrado nos vegetais não seja tão bem absorvido pelo corpo quanto o de origem animal, a boa quantidade de vitamina C encontrada na escarola aumenta a sua absorção. A vitamina C possui, ainda, alta capacidade antioxidante e estimula as defesas imunes do organismo.

Também é muito rica em cálcio, fundamental para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea no decorrer da vida. No entanto, assim como acontece com o ferro, nosso corpo absorve mais facilmente o cálcio de fontes alimentares de origem animal.

O potássio atua como regulador da pressão e do pH sanguíneos e auxilia os processos digestivos e as contrações musculares — após atividades físicas muito intensas, a reposição de potássio no organismo ajuda na recuperação dos músculos.

O fósforo, que é o mineral mais abundante no organismo depois do cálcio, tem papel fundamental na saúde de ossos e dentes e auxilia a regeneração de tecidos.
 
Variedades
O tipo de chicória que é conhecida como escarola no Brasil é a LISA. Lembra a alface, mas as folhas são mais duras e de um verde mais escuro.

No Brasil, os principais cultivares de escarola são a LISA IMPERIAL, LISA DA BATÁVIA e BRANCA DE CORAÇÃO CHEIO.

Como Escolher
Os maços devem estar bem formados, sem muitas folhas se soltando.
Descarte os exemplares com folhas murchas ou queimadas, com manchas ou marcas de inseto.
Quando as folhas estão mais claras, o gosto amargo típico da escarola é menor. Porém, as folhas de verde mais escuro costumam ser mais ricas em nutrientes.

Melhor Época do Ano
O pico de safra da escarola é entre julho e setembro, mas também há safra em janeiro. Nesses períodos, encontram-se os melhores exemplares, por menor preço.

Como Conservar
Fora da geladeira, a escarola pode ser guardada em saco plástico aberto ou com a parte de baixo imersa em uma vasilha com água, em local fresco, por um dia.

Na geladeira, deve ficar na parte mais baixa, em saco plástico fechado ou vasilha com tampa. Dura entre três e quatro dias.

O ideal é guardar o maço inteiro e ir retirando as folhas conforme a necessidade. Se for desfolhada, lave bem, enxugue completamente e guarde as folhas separadas em saco plástico.

Para congelar a chicória ela deve ser cozida previamente. Antes de levar ao congelador, aperte bem as folhas para retirar o excesso de umidade.

Dicas de Preparo
As folhas de escarola soltam muita água durante o cozimento. Por isso, não é preciso acrescentar água para cozinhá-las. Depois de cozidas, as folhas devem ser espremidas, para retirar o excesso de líquido.

Ideias para Servir
Provavelmente a receita mais popular de escarola é a pizza coberta com a verdura refogada. No Brasil costuma-se acrescentar pedaços de queijo mussarela.
A escarola picada e refogada também é o recheio preferencial das esfihas de verdura, praticamente tão populares quanto a pizza.

Crua e picada, a escarola é servida em saladas, misturada ou não com outras verduras.
A escarola também pode ser o acompanhamento da refeição, refogada com alho ou cebola. Cubinhos de tomate podem ser acrescentados ao refogado. Se, além do tomate, o aliche entrar na receita, temos a típica escarola à italiana.
A escarola pode substituir o espinafre na maioria das receitas em que este entra como recheio, como tortas ou massas recheadas.

As folhas também são boas para o preparo de sopas.

Fonte: Nestlé, acesso em 30/07/2012.

O CONSUMO DE QUEIJO MODERADAMENTE PODE REDUZIR O RISCO DE DIABETES.

0 comentários
Comer queijo regularmente ajuda a proteger contra o diabetes tipo 2. Estudo sugere que pessoas que ingerem o alimento diariamente apresentam menor risco de desenvolver a doença do que indivíduos que raramente consomem o laticínio.

Como parte de um estudo sobre o papel da dieta na saúde, pesquisadores britânicos e holandeses analisaram os hábitos alimentares de 16,8 mil adultos saudáveis e 12,4 mil pacientes com diabetes tipo 2 em oito países europeus, incluindo o Reino Unido.

Ao analisar o consumo de laticínios, os cientistas descobriram que o risco de diabetes tipo 2 era 12% mais baixo para aqueles que comiam pelo menos 55 gramas de queijo por dia - cerca de duas fatias. O risco caiu pela mesma quantidade para aqueles que bebiam 55 gramas de iogurte por dia. Nenhum outro produto lácteo demonstrou benefícios semelhantes.

A equipe de pesquisa, que incluiu acadêmicos do Medical Research Council, destaca que se por um lado o queijo é rico em gordura saturada, por outro pode ser rico em tipos específicos de gordura que são benéficas para o corpo.

Eles explicam que as bactérias conhecidas como probióticas encontradas no queijo e no iogurte são capazes de reduzir o colesterol e produzir certas vitaminas que protegem contra diabetes e doenças cardíacas.

No entanto, os pesquisadores observam que apesar de o estudo ter identificado uma ligação entre o consumo de queijo e a redução no risco de diabetes, mais estudos são necessários para obter maior compreensão sobre o papel do queijo sobre as doenças crônicas.

Pesquisa foi publicada no American Journal of Clinical Nutrition.

Fonte: I Saúde, Comer duas fatias de queijo por dia reduz risco de diabetes tipo 2 em 12%. Estudo sugere que ingerir 55 gramas do alimento ou de iogurte diariamente pode auxiliar na prevenção da doença crônica. Acesso em 30/07/2012.

FORTELEÇA SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO COM NUTRIÇÃO ADEQUADA.

0 comentários
Alimentação pode ser um excelente remédio para tornar sistema imunológico mais forte e prevenir vários tipos de doenças.

O sistema imunológico é o mecanismo pelo qual o nosso corpo luta contra invasores externos — vírus, bactérias, protozoários, fungos e até agentes químicos, como venenos — capazes de provocar doenças. Embora ele seja parte natural do organismo, é possível fortalecê-lo e torná-lo mais preparado para combater esses agentes, evitando ou retardando, assim, o surgimento uma série de problemas de saúde. A alimentação é uma das principais aliadas das células de defesa e, na quantidade adequada, certos nutrientes podem, entre outras coisas, aumentar o número dessas células no corpo e estimular a ação delas quando o organismo se depara com um quadro de infecção.

A vitamina C talvez seja o nutriente mais associado a uma boa imunidade — e não é à toa. Acontece que esse ‘exército’ de defesa é formado por células que nascem e morrem a todo o momento, como explica Luiz Vicente Rizzo, médico imunologista e diretor-superintendente do Instituto Israelita de Pesquisa Albert Einstein. “É um processo contínuo de renovação: quando há algum quadro de infecção, o número de células de defesa no organismo aumenta e, quando a resposta inflamatória acaba, as células morrem, pois deixam de ser úteis”, diz o médico. O que a vitamina C faz no corpo é evitar a morte — ou a oxidação — de parte dessas células, já que o nutriente possui propriedades antioxidantes. Portanto, a vitamina faz com que menos linfócitos morram e deixa o nosso corpo mais preparado para quando precisar lutar contra um agente externo.

Estilo de vida — No entanto, consumir apenas alguns alimentos que são benéficos ao sistema imune não é o suficiente para evitar o surgimento de doenças. “Não adianta tomar um litro de suco de laranja todos os dias se todos os seus outros hábitos prejudicam o organismo”, afirma Rizzo. “Como o sistema imune faz parte do organismo, tudo o que é bom para ele, é bom para a imunidade. Ou seja, dormir bem, ser fisicamente ativo, não fumar ou beber em excesso e, claro, ter hábitos alimentares saudáveis contribui para que a resposta do corpo a infecções seja mais poderosa.” Hábitos favoráveis à saúde, segundo Rizzo, quando seguidos a longo prazo, retardam o desgaste natural que ocorre com a saúde de todo o indivíduo ao passo que ele envelhece. “Doenças que surgem com a idade podem demorar mais para aparecer. É claro que o fator genético também interfere, mas dele não é possível fugir.”

Vitamina C
O nutriente tem propriedades oxidantes e evita a morte de parte das células de defesa. Isso faz com que o organismo esteja mais preparado quando entrar em contato com um agente externo. Essa ação da vitamina C pode ajudar no combate e na prevenção de diversas doenças. Um estudo feito em 2012 na Universidade Monash, na Austrália, por exemplo, mostrou que homens que consomem maiores quantidades do nutriente têm menos artrite (inflamação das artérias). No entanto, o excesso do nutriente não aumenta os benefícios e ainda pode provocar reações adversas, como dores de estômago. Outros alimentos como goiaba, melão, mamão e morango também são fontes ricas de vitamina C.

Alimentos ricos em zinco
O nutriente pode ser encontrado em uma variedade muito grande de alimentos, como ostras, carne bovina, amêndoas e nozes. De acordo com o imunologista Luiz Vicente Rizzo, o zinco é fundamental para o funcionamento de diversas enzimas que atuam na resposta imune e aumenta a capacidade de as células de defesa combaterem bactérias. Por isso, como explica o médico, suplementos do mineral têm sido cada vez mais recomendados aos idosos para reduzir quadros de infecções. Um estudo feito no Centro Nacional Italiano de Pesquisas sobre Envelhecimento e publicado no periódico Annals of the New York Academy of Sciences mostrou que pessoas com mais de 65 anos que ingerem 15 miligramas de zinco ao dia apresentam níveis de células do sistema de defesa semelhantes aos encontrados em um jovem.

Alho
A sabedoria popular já aposta há tempos no alho como um poderoso aliado contra gripes, resfriados e outras doenças que atingem o sistema imunológico. Nos últimos anos, a reputação do alimento foi comprovada por alguns estudos científicos. Um dos mais recentes, publicado em dezembro de 2011 no periódico Clinical Nutrition e realizado na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que tomaram suplementos com extrato de alho demonstraram uma melhor função das células de defesa e tiveram gripes e resfriados menos graves do que aquelas que não ingeriram a substância.
 
Cogumelos
Em 1960, um pesquisador da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que um componente do shiitake chamado letinan possui propriedades antivirais que estimulam a ação dos linfócitos no organismo e, portanto, fortalecem o sistema de defesa. Um estudo feito na Universidade de Smeelweis, em Budapeste, na Hungria, e publicada no periódico Cancer Immunology, Immunotherapy, concluiu que a substância presente nos cogumelos altera as células do sistema imune e pode evitar a metástase de células cancerígenas do pulmão.

Iogurte
Há algum tempo a ação do iogurte no organismo vem sendo estudada. As bactérias presentes no iogurte, como os lactobacilos, garantem o equilíbrio que deve haver no organismo entre todas as células bacterianas que habitam o corpo de um ser humano. Além disso, estudos têm revelado o quanto essa ação ajuda o sistema imunológico. Uma pesquisa recentemente publicada no periódico Cell Host & Microbe, por exemplo, concluiu que as bactérias presentes no iogurte agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo e, assim, podem ajudar a combater doenças inflamatórias do intestino.

Fonte: Veja, Saiba como a alimentação pode fortalecer o seu sistema imunológico. Aliados a um estilo de vida saudável, hábitos alimentares corretos podem melhorar a ação do organismo contra vírus, bactérias e outros agentes causadores de doenças. Acesso em 30/07/2012.

SUBSTITUA A CARNE VERMELHA DE FORMA ADEQUADA E GANHE SAÚDE.

domingo, 29 de julho de 2012 0 comentários
A carne vermelha, em especial a consumida como gordura, é vilã da saúde, já ressaltaram muitos estudos. Mas, quando consumida com moderação e sem a camada gordurosa, não precisa ser temida e pode até fazer bem.

Um novo estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard oferece o segredo para aproveitar só o melhor deste alimento: substituição em vez de eliminação. Nos almoços e jantares sem carne (ou com menos carne), os especialistas autores da pesquisa apontam quais são as opções de proteína saudáveis.

O estudo
Foram acompanhadas, por duas décadas, 125 mil pessoas. Deste total, 24 mil morreram em decorrência de problemas cardíacos ou câncer. Na análise, as pessoas que comeram mais carne vermelha morreram mais cedo. Elas também tendiam a pesar mais, fazer menos exercícios e fumar, o que demonstra que os hábitos não saudáveis costumam aparecer sob a forma de “combo”.

Segundo o estudo, para cada porção extra de carne processada consumida – a porção equivale a um bife do tamanho e da espessura de um baralho de cartas – o aumento da mortalidade foi de 20%.

"Este estudo fornece evidências claras de que o consumo regular de carne vermelha, carne processada especialmente, contribui substancialmente para a morte prematura", disse Frank Hu, um dos cientista envolvidos no estudo e professor de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, em declaração dada no material de divulgação da universidade.

Na mesma análise, ficou evidenciado que trocar a carne vermelha por fontes de proteína mais saudáveis pode prolongar a vida. Se, em vez de três pedaços de hambúrguer, um deles for substiuído por uma opção de proteína considereda saudável, por exemplo, a redução da mortalidade foi entre 7% e 19%.

Carnes de que devem ser evitadas:
HAMBÚRGUER: rica em gorduras, esta escolha pede cautela no consumo.
CARNE DE PORCO: outra proteína animal que pede moderação no consumo.
CORDEIRO: esta tampouco deve ser regra na alimentação.
EMBUTIDOS: alerta máximo para eles, pois são ricos em gorduras e sal.
BACON: ele é cheio de gordura. Evite o consumo frequente.
PRESUNTO: cuidado com ele. A dica é comer com moderação.
Opções saudáveis de substitução:
FEIJÃO: é um substituto saudável da carne vermelha.
CARNE DE PERU: também é uma proteína saudável. Só cuide com o sal. Alguns preparos exageram nele.
FRANGO: troque a carne vermelha pela carne branca, como a do frango.
PEIXE: também é uma boa escolha de proteína saudável.
 
Fonte: Saúde ig, Substitua a carne vermelha de forma saudável e ganhe mais anos de vida. Novo estudo de Harvard mostra que a troca do bife, ao menos uma vez por semana, protege a saúde. Veja na galeria de fotos as opções de substituição. Acesso em 29/07/2012.

ANTIOXIDANTES!

0 comentários
 Por Greice C. Baggio.

GINKO BILOBA AJUDA NA REDUÇÃO DA PERDA ÓSSEA NOS PORTADORES DE OSTEOPOROSE.

0 comentários
O Extrato de Ginkgo biloba tem se apresentado como uma substância eficaz na diminuição da perda óssea nos portadores de osteoporose. É o que apontam os resultados de uma pesquisa conduzida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para o estudo, foram utilizadas ratas Wistar, portadoras de osteoporose induzida por glicocorticóides fármacos utilizados como imunossupressores e anti-inflamatórios. Os animais foram divididos em seis grupos: controle, controle positivo, osteoporose e outros três grupos que receberam, durante vinte dias, diferentes doses do extrato.

A pesquisa está em fase pré-clínica. " Na próxima etapa iremos isolar os componentes ativos do EGb (Extrato de Ginkgo Biloba) e avaliá-los separadamente ou associados, na osteoporose secundária, ao uso de glicocorticóides" , completa pesquisadora Leda Marília Lucinda, responsável pelo estudo.

Famosa por suas qualidades, a ginkgo é usada para combater diversos problemas. O extrato das folhas reduz tonturas, refresca a memória e alivia as dores nas pernas e nos braços. A venda de medicamentos à base de Egb é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas, segundo Leda, ainda não está liberado o uso em humanos para fins de tratamento da osteoporose. Apesar de ser um fitoterápico, o Extrato de Gingko Biloba não deve ser usado sem acompanhamento médico adequado.

Fonte: I Saúde, Ginkgo biloba ajuda a combater perda óssea em portadores de osteoporose. Substância se mostrou eficaz na diminuição da perda óssea durante pesquisa feita em ratos com a doença. Acesso em 29/07/2012.