Google Analytics Alternative

ATRIBUIÇÕES AO CROMO E RESISTÊNCIA À INSULINA.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 2 comentários
A deficiência de cromo parece provocar
quadros de intolerância à glicose,
assim como sua maior disponibilidade
aumenta a sensibilidade
 à insulina e diminui a concentração de
 lipoproteínas de baixa
densidade na circulação,
favorecendo o controle do diabetes tipo 2.


O cromo potencializa a ação da insulina, influenciando no metabolismo de carboidratos, como também proteínas e gorduras, um papel semelhante ao zinco está em regular a expressão genética.

Embora o corpo requer apenas pequenas quantidades desse mineral importante, os indivíduos estão propensos a terem deficiência, pois é encontrado nas partes externas de farelo de grãos, que se perde na moagem e processamento de farinha branca, o principal ingrediente na maioria dos pães refinados e massas alimentícias, consumido em larga escala. Ainda, o cromo que obtemos a partir de alimentos fontes podem ser esgotados no corpo por vários fatores, incluindo uma dieta rica em carboidratos, infecções e estresse físico e emocional.

Dentre as fontes alimentares de cromo destacam-se oleaginosas, aspargo, lêvedo de cerveja, cogumelo, ameixa, cereais integrais, carnes, vísceras, leguminosas e vegetais. A ingestão diária e segura de cromo em adultos está estimada entre 50 e 200µg/dia e, apesar de ser considerado um elemento essencial, não existe uma ingestão dietética recomendada (RDA) específica para o cromo. Contudo, a publicação recente das novas ingestões dietéticas de referência (DRI) trouxe um valor de ingestão adequada (AI) para este mineral de 25 e 35µg/dia para mulheres e homens adultos, respectivamente.

A biodisponibilidade do cromo em geral é baixa, apresentando valores que não ultrapassam 3%, e essa porcentagem de absorção parece ser inversamente proporcional à quantidade de cromo na dieta. Vários fatores interferem na absorção do cromo, dos quais se ressaltam, como inibidores, o fitato e a maior quantidade de minerais como zinco, ferro e vanádio no intestino e, como estimuladores, os aminoácidos, o oxalato, a vitamina C e o amido.

A importância do cromo na sensibilidade à insulina em humanos foi ressaltada a partir de 1977, por meio de observações em pacientes diabéticos submetidos à nutrição parenteral (isenta de cromo) por longo tempo, nos quais se constatava um agravamento do estado metabólico, já o mecanismo de participação do cromo na ação da insulina começou a ser esclarecido em meados dos anos.

O Cr3+ não é a forma mais tóxica encontrada, porém esta forma é tóxica ao organismo quando ingerida em dosagens extremamente elevadas. Contudo, os graves problemas relacionados à intoxicação com cromo se referem ao Cr6+, que, normalmente, é inalado em ambientes industriais.

Estudos realizados com indivíduos não diabéticos não demonstram associação entre a ingestão de cromo e as concentrações de glicose e insulina. Além disso, a maior parte dos estudos com pacientes diabéticos tipo 2 e a suplementação com cromo é inconclusiva em relação à redução da glicemia e insulinemia. A deficiência de cromo parece provocar quadros de intolerância à glicose, assim como sua maior disponibilidade aumenta a sensibilidade à insulina e diminui a concentração de lipoproteínas de baixa densidade na circulação, favorecendo o controle do diabetes tipo 2.

Fonte: GOMES, Mariana Rezende; ROGERO, Marcelo Macedo  and  TIRAPEGUI, Julio. Considerações sobre cromo, insulina e exercício físico. Rev Bras Med Esporte [online]. 2005, vol.11, n.5, pp. 262-266.

O principal papel da insulina é o transporte de glicose é o principal papel da insulina, o a principal função do cromo é aumentar a eficiência da insulina, para regular os níveis de açúcar no sangue. Em um estudo de 180 homens e mulheres com diabetes tipo II, os pesquisadores dividiram os participantes em três grupos, cada um recebendo duas doses diárias de 200 mcg ou 500 mcg de cromo ou placebo. Os pacientes foram autorizados a continuar com sua dieta habitual e medicamentos. Ao final de dois meses, aqueles que tomaram 1.000 mcg de cromo diariamente apresentaram melhora significativa da resposta à insulina, o número se receptores de insulina e os níveis de lípidos no sangue (gorduras e colesterol). Demorou quatro meses para o grupo que tomou 400 mcg de cromo diariamente apresentar melhoras, tanto quanto o grupo de maior dosagem. No entanto, todos os pacientes que tomam o cromo apresentaram melhoria mensurável em seus sintomas relacionados com a diabetes.

Fonte: ANDERSON, Richard A. Chromium in the Prevention and Control of Diabetes. Journal of the American College of Nutrition, 1998.

O cromo é essencial para o metabolismo da glicose e a ação da insulina, mas estudos mostram que 90% dos americanos tem uma deficiência de cromo. O cromo tem demonstrado melhorar significativamente a sensibilidade à insulina, especialmente naqueles que são deficientes neste mineral. Os pacientes diabéticos e pacientes com síndrome metabólica precisaram de 300 mcg de cromo na suplementação.

Fonte: STRAND, Ray D. O que seu médico não sabe sobre medicina nutricional pode estar matando você, 2004.

INFORME-SE. ALTERAÇÕES DENTÁRIAS após cirurgia bariátrica.

0 comentários

EQUILÍBRIO ÀS ARTICULAÇÕES SAUDÁVEIS.

0 comentários

 O corpo necessita formar cartilagens na
mesma velocidade em que elas se decompõe.:
A CARTILAGEM articular reveste as extremidades de nossos ossos, sendo que as ARTICULAÇÕES como as do joelho têm ainda cartilagem adicional.

A CARTILAGEM é composta sobretudo de COLÁGENO, glicoproteínas e glicoteoglicanos, passando por ciclos contínuos de formação e ruptura, assim, para ARTICULAÇÕES saudáveis o corpo necessita formar cartilagens na mesma velocidade em que elas se decompõe. O EQUILÍBRIO é o segredo (STRAND, Ray D., 2004)

O colágeno é a base para a pele, ossos, dentes, vasos sanguíneos, olhos, coração … praticamente todas as partes do nosso corpo, sem vitamina C a produção do colágeno está prejudicada.

É conhecido de que pacientes com artrite são defeicientes de diversos ANTIOXIDANTES e NUTRIENTES de apoio, como vitamina D, C, E, boro e B3.

Quando o sistema ANTIOXIDANTE se sobrecarrega, o estresse oxidativo das articulações provoca danos à cartilagem e ao revestimento sinovial das articulações, provocando o início de sua deterioração.

Assim, precisamos de ferramentas à fim de atribuir articulações em HARMONIA:
• Ótima ingestão de água, equilíbrio entre macronutrientes e aporte de micronutrientes, exercícios regulares são de excelência à boas articulações,
• Manter-se no peso adequado, isso evita a sobrecarga ao corpo,
• Aporte de fontes de vitamina C e D na dieta, suplementar sempre que necessário, 
• Equilíbrio de micronutrietes, enfatizando o cálcio e selênio,
• Ingestão de peixes, bem como suplementação com óleo de peixe, ômega 3.
. Em relação à suplementação, fique ciente que as dosagens e recomendações são individuais, não é sensato sair tomando tudo que lhe é indicado.


Por Greice Caroline Baggio.

VITAMINAS À EVITAR A QUEDA DE CABELOS.

domingo, 27 de fevereiro de 2011 1 comentários

Nutrientes são indispensáveis ao crescimento e manutenção capilar.
Aposte nas VITAMINAS em doses adequadas!

Nutrientes são indispensáveis ao crescimento e manutenção capilar.

A perda de cabelo pode ser causada por deficiência de vitamina A, ou por outras causas, como o envelhecimento, uso de drogas ou infecções. Adição de vitaminas na dieta ajuda no crescimento do cabelo, melhorando a circulação, reduzindo o stress, e ajustando os hormônios, os quais são conhecidas as causas da perda de cabelo.


Vitamina A
A vitamina A é envolvida no crescimento e manutenção do cabelo, assim como da pele. A vitamina A regula a síntese de ácido retinóico no folículo piloso.

Vitaminas B
vitaminas do complexo B contribuem ao crescimento do cabelo, ajudando o organismo a lidar com o estresse, já que o estresse pode causar a queda. Inositol, uma das vitaminas do complexo B, foi mostrado para acelerar o crescimento do cabelo. B12 é uma vitamina B que previne a perda de cabelo, porque B12 é um componente do próprio cabelo. Muitas pessoas são deficientes nesse nutriente, especialmente os vegetarianos, porque B12 é encontrada principalmente em carnes e ovos.

Vitamina C
A vitamina C também ajuda o organismo absorver o ferro, o que é necessário para crescer o cabelo. O corpo humano não produz vitamina C, portanto, as fontes de alimentos ou suplementos são necessárias, tais como frutas e legumes.

Vitamina D
Tomar vitamina D é essencial à evitar a perda de cabelo. Pesquisa publicada em 2009, relata que a vitamina D tem sido usada para tratar doenças de pele como psoríase há mais de 10 anos. A vitamina D reduz a perda de cabelo, estimulando o folículo piloso e as células que formam o eixo do cabelo. Após a pesquisa que mostra uma epidemia mundial de deficiência de vitamina D, a dose diária recomendada de vitamina D foi alterado de 400 para pelo menos 1000 UI por dia.

Vitamina E
A vitamina E constrói capilares do corpo e melhora do fluxo sanguíneo no couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo, auxiliando no seu crescimento. Adição de 400 IU por dia de vitamina E à dieta estimula os folículos pilosos ao crescimento dos fios.

Muitos alimentos integrais contêm vitaminas biodisponíveis, mas a adição de suplementos à dieta aumenta a alimentação disponível na corrente sanguínea para estimular o crescimento dos cabelos.

Fonte: Este foi parte do texto traduzido em Natural News http://www.naturalnews.com/029018_hair_loss_vitamins.html
 
Acrescentando
 
Dietas restritivas, dietas vegans sem planejamento, estresse, alterações hormonais, desequilíbrio da flora intestinal, metais pesados, podem colocar os fios em risco, equilibrar seus macronutrientes da dieta e incluir todos os micronutrientes, água em quantidades satisfatórias é regra à fios saudáveis. A queda de cabelo aumenta com a idade, mas a nutrição adequada pode ajudar a prevenir a queda de cabelo e calvície.

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO.

sábado, 26 de fevereiro de 2011 0 comentários
 A maneira como percebemos o mundo que nos
rodeia depende de nossa MENTE.
Você, tem usado a meditação
como instrumento ao Equilíbrio?
Os benefícios são AMPLOS com a meditação, reservar um momento de seu dia pode lhe proporcionar maior controle para atingir seus objetivos.

Melhoria da capacidade de concentração, relaxamento, pensamento expansivo e consciências são os benefícios da Meditation Technique IAM. Estes constituem um refinamento geral da mente. Como se usa a mente está completamente refinada a cada indivíduo.

Um pintor pode usar sua mente refinada para abrir o poço de idéias dentro de si e aplicá-las em uma tela. Um CEO pode usá-los para gerir a sua empresa melhor, fazer movimentos de negócios astuto e relaxar mais profundamente nos feriados.
Um soldado pode usar sua mente refinada para manter equilíbrio mental no campo de batalha. Um monge pode usar sua mente refinada para refletir sobre a natureza da sua alma. As possibilidades são infinitas e completamente voltada para o praticante.

Os benefícios físicos da IAM - Integrated Amrita Meditation Technique:

• Maior flexibilidade e amplitude de movimento.
• Lubrificação de articulações
• Tonificação dos músculos
• Aumento de oxigênio no sangue
• Remove as toxinas
• Aumenta sistema imunológico através da produção do anticorpo
• Melhora a taxa metabólica
• Diminui a frequência cardíaca
• Diminui o cortisol e lactato (substâncias químicas associadas ao estresse)
• Normaliza a pressão sanguínea
• Reduz o colesterol
• Melhora o fluxo de ar para os pulmões (resultados em respirar mais fácil)
• Uma maior coerência das ondas cerebrais.

Benefícios mentais de IAM:
• Relaxamento
• Concentração
• Criatividade e expansividade Mental
• Senso de percepção
• Melhora a capacidade de aprendizagem e memória
• Diminuição de tendências neuróticas
• Diminuição da irritabilidade e mau humor
• Aumento da estabilidade emocional
• Vitalidade e rejuvenescimento.

Em nossa busca pela felicidade, nós basicamente temos duas opções, modificar o mundo inteiro para que tudo saia exatamente do jeito que queremos ou modificar nossa mente para que sejamos capazes de ser feliz, contente e tranquilo, independentemente do que acontece no mundo externo. O primeiro é obviamente impossível. Nós temos muito pouco controle sobre o nosso mundo externo. A única esperança para a felicidade está em controlar o mundo interior. A meditação é um elemento-chave neste processo.

GORDURAS INSATURADAS E BENEFÍCIOS À SAÚDE - Jornal Nacional - exibido em 2010.

0 comentários

OLEAGINOSAS E ANTIOXIDANTES.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 0 comentários
Após o consumo de nozes, os níveis de gama-tocoferol 
 no organismo haviam dobrado e a oxidação do LDL
reduzido em cerca de 33%.

Oleaginosas são excelentes opções à quem quer incluir boas gorduras ao cardápio, Agora, um novo estudo na Universidade de Loma Linda, mostra que nozes são fontes de antioxidantes importantes à prevenção de doenças e saúde cardíaca.

Nozes contêm diferentes formas da vitamina E ou tocoferóis, que apresentam capacidade antioxidante.

Os resultados desse estudo publicado no Journal of Nutrition mostram que depois de comer nozes, os níveis de gama-tocoferol no organismo haviam dobrado e a oxidação do LDL reduzido em cerca de 33%.

A oxidação de LDL podem contribuir à inflamação das artérias.

Foram avaliados biomarcadores no sangue e urina dos participantes do estudo, 16 homens e mulheres com idades entre 23 e 44 anos. As dietas que continham nozes, os pesquisadores descobriram que as quantidades de vitamina E no organismo haviam dobrado 8 horas após as refeições, e a capacidade de absorção de radicais de oxigênio (ORAC) aumentaram cerca de 12%, 2 horas após as refeições. Além disso, após a refeição com nozes inteiras, o oxidação LDL reduziu em 30% (após 2 horas), 33% (depois de 3 horas), e 26% (após 8 horas).


Fonte: C. Hudthagosol, E. H. Haddad, K. McCarthy, P. Wang, K. Oda, J. Sabate. Pecans Acutely Increase Plasma Postprandial Antioxidant Capacity and Catechins and Decrease LDL Oxidation in Humans. Journal of Nutrition, 2010.

Acrescetando
Nozes e controle do peso. Uma revisão publicada no American Journal of Clinical Nutrition (setembro 2003), sugere que as nozes pecã pode ajudar na perda e manutenção do peso. A revisão citou estudos que indicam que o consumo de nozes pode aumentar a taxa metabólica e a saciedade. Quando usado em conjunto com uma dieta saudável com pouca gordura, as nozes também oferecem maior palatabilidade, sabor e textura que podem levar a uma maior obediência à dieta, de acordo com a revisão. Pecans também são uma boa fonte de ácido oleico, vitamina B1, tiamina, magnésio e proteína.


Saúde Cardíaca. Quase 60% das gorduras são monoinsaturadas e 30% são poliinsaturados, restanto muito pouca gordura saturada nas nozes. A gordura insaturada é ideal para o coração, as orientações dietéticas mantêm que o consumo entre 20 e 35% de calorias sejam provenientes de gorduras, com a maioria das gorduras de fontes saudáveis, como peixes, nozes e óleos vegetais.

Fonte: http://www.ilovepecans.org

BAIXOS NÍVEIS DE VITAMINA D LIGADOS À ALERGIAS EM CRIANÇAS.

0 comentários
A pesquisa mostra apenas uma associação e não prova que
 a deficiência de vitamina D provoca alergias em crianças,
entretanto, o aporte da vitamina deve ser adequado.
Níveis baixos de vitamina D em crianças estão associados à alergias, segundo o estudo com publicação no Journal of Allergy and Clinical Immunology realizado por pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University.

Foram analisadas amostras (2005-2006) de níveis séricos de vitamina D em 3.100 crianças e adolescentes e 3.400 adultos. O estudo combinou entrevistas, exames físicos e exames laboratoriais. Um dos exames de sangue foi avaliada a sensibilidade para 17 diferentes alérgenos medindo os níveis de imunoglobulina E (IgE).

Os resultados mostraram entre crianças e adolescentes a relação entre níveis baixos de vitamina D e sensibilidade para 11 das 17 alérgenos testados, incluindo os alérgenos ambientais e alimentares. Por exemplo, crianças que tinham deficiência de vitamina D, foram 2,4 vezes mais propensos a ter uma alergia a amendoim do que as crianças com níveis suficientes da vitamina.
A pesquisa mostra apenas uma associação e não prova que a deficiência de vitamina D provoca alergias em crianças, entretanto, o aporte da vitamina deve ser adequado, equivalente à 600 UI por dia.

Fonte: Shimi Sharief, Sunit Jariwala, Juhi Kumar, Paul Muntner, Michal L. Melamed. Vitamin D levels and food and environmental allergies in the United States: Results from the National Health and Nutrition Examination Survey 2005-2006. Journal of Allergy and Clinical Immunology, 2011.

IMC NA AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL.

0 comentários
Indivíduos com sobrepeso ou até mesmo eutróficos podem
apresentar risco de alterações metabólicas devido a valores elevados
de circunferência da cintura.
imagem disponivel no artigo, leia na íntegra.

O índice de massa corporal (IMC) e a medida de circunferência da cintura (CC) têm sido amplamente utilizados na avaliação do excesso de peso e da obesidade abdominal; são medidas recomendadas pela World Health Organization e pelo National Heart, Lung, and Blood Institute of the National Institute of Health.

Segundo os pontos de corte recomendados por esses órgãos internacionais, o risco de morbidade em homens adultos eleva-se à medida que o indivíduo migra da categoria de IMC normal (IMC: 18,5 a 24,9kg/m²) para a categoria de sobrepeso (IMC: 25,0 a 29,9kg/m²) ou obesidade (IMC > 30kg/m²), e quando apresentam a medida de circunferência de cintura maior ou igual a 94cm e/ou quando a relação cintura-quadril é maior ou igual a 1,0.

É importante ressaltar que as categorias de IMC de adultos não são diferenciadas segundo o sexo, além de abranger uma ampla faixa etária (20 a 59 anos). Um fator que limita a aplicação do IMC é que ele não é capaz de fornecer informações relacionadas com a composição corporal. Pessoas com elevada quantidade de massa muscular podem apresentar elevado IMC, mesmo que a gordura corporal não seja excessiva.

Apesar de o IMC não fornecer informações relacionadas com a quantidade e distribuição da gordura corporal, muitos estudos demonstram a sua importância na avaliação do risco de mortalidade. Em adultos, observa-se que valores extremos de IMC aumentam o risco de mortalidade.

Para a circunferência da cintura, os pontos de corte de 94cm e 102cm para o sexo masculino foram determinados com base na correspondência desses valores com o valor de IMC > 25kg/m² e > 30kg/m², respectivamente. Entretanto, estudos têm demonstrado que indivíduos com IMC normal podem apresentar medida de circunferência de cintura elevada.

No que diz respeito ao uso do IMC para avaliar o excesso de gordura corporal, assim como neste estudo, resultados da literatura confirmam a necessidade de utilizar outras medidas antropométricas ou computar a composição corporal juntamente com o IMC na avaliação do estado nutricional.

O aumento de gordura corporal, principalmente na região abdominal, observado com o aumento da idade pode tornar a utilização do IMC cada vez mais limitada na avaliação do estado nutricional, já que indivíduos com sobrepeso ou até mesmo eutróficos podem apresentar risco de alterações metabólicas devido a valores elevados de circunferência da cintura, como encontrado neste estudo.

Os resultados desta pesquisa demonstraram que os indicadores antropométricos foram altamente correlacionados e que o IMC maior ou igual a 25kg/m² apresentou alta sensibilidade, sendo adequado para estudos populacionais com objetivo de identificar obesidade abdominal e elevado percentual de gordura abdominal. No entanto, os valores preditivos são baixos, o que contraindica seu uso de maneira isolada na prática clínica.

Fonte: Fabiane Aparecida Canaan Rezende; Lina Enriqueta Frandsen Paez Lima Rosado; Sylvia do Carmo Castro Franceschinni; Gilberto Paixão Rosado; Rita de Cássia Lanes Ribeiro. Aplicabilidade do índice de massa corporal na avaliação da gordura corporal. Rev Bras Med Esporte vol.16 no.2 Niterói Mar./Apr. 2010.

ANTIOXIDANTES NA PREVENÇÃO DO CÂNCER.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011 0 comentários
Antioxidantes são essenciais para deter
o crescimento tumoral e combater o câncer.
O papel dos antioxidantes na melhoria da saúde tem sido um tema popular de estudo nos últimos anos, porque os investigadores continuam a aprender como a eliminação de radicais livres e a redução do estresse oxidativo causado pelos antioxidantes ajuda a prevenir uma variedade de doenças.

Agora, um novo estudo publicado na revista Cancer Biology & Terapia fornece evidências genéticas reais que os antioxidantes são essenciais para deter o crescimento tumoral e combater o câncer.

Michael P. Lisanti, MD, Ph.D., professor de câncer de biologia do Jefferson Medical College da Thomas Jefferson University, e seus colegas encontraram provas genéticas que um certo tipo de estresse oxidativo que os antioxidantes trabalham para prevenir é responsável por impulsionar o crescimento do tumor. Como resultado, o uso de antioxidantes em tratamentos de câncer, é altamente eficaz, dizem eles.

Lisanti e sua equipe construíram um modelo científico para avaliar como as células reagem sob oxidative stress , e como antioxidantes afetam esse processo. Eles descobriram que o estresse oxidativo e o processo resultante de autofagia, ou a degradação de componentes celulares, alimenta diretamente o crescimento do tumor. Mas antioxidantes impedem este processo oxidativo câncer de alimentação diretamente.

"Os antioxidantes têm sido associados a reduzir os efeitos do câncer - betacaroteno, por exemplo -, mas os mecanismos para isso estão faltando ", explicou Lisanti. "Este estudo fornece a evidência genética necessária que a redução do estresse oxidativo no organismo irá diminuir o crescimento do tumor. "

Em 2008, um estudo publicado na revista Science revelou especificamente como antioxidantes podem interferir na comunicação chamada de cancro invertendo o seu crescimento e disseminação por todo o corpo. Como o novo estudo, que revelou que os antioxidantes como a N-acetil-L-cisteína (NAC) eliminam toxinas, aumentam a imunidade e combater o câncer.

"Agora que temos a prova genética de que o estresse oxidativo e consequente autofagia são importantes para conduzir o crescimento do tumor, devemos reconsiderar o uso de antioxidantes como ...-agentes anti-câncer ", acrescentou Lisanti.   

AOS INTERESSADOS NO ANTIENVELHECIMENTO: PORQUE AS MULHERES VIVEM MAIS TEMPO DO QUE OS HOMENS.

0 comentários

A combinação da SOD com alguns antioxidantes como o
 resveratrol, o ácido lipoico e as vitaminas pode levar
 a vida a limites impensados.
As mulheres têm um segredo em relação à longevidade. Está-lhes nos genes. Na realidade deveria ser ao contrário, pois perdem mais hormônios e mais abruptamente. Mas o “segredo” para obter mais e melhores anos já foi revelado.

Vou explicar como é que ele funciona. Investigadores espanhóis descobriram porque é que as mulheres vivem mais. Eles descobriram que as mulheres “sobre expressam” um gene que desencadeia a produção de uma fantástica “super enzima”, a qual amplia longevidade feminina através da ação sobre cada célula do seu corpo. Esta descoberta foi publicada no jornal da Federação Européia de Sociedades Bioquímicas, mas passou desconhecida da maior parte dos médicos. Os que a conhecem chamam-lhe “Enzima Matusalém” em honra de Matusalém – o personagem mais longevo da Bíblia – e com toda a propriedade. Em alguns pouco divulgados e pequenos estudos sobre anti-envelhecimento descobriu-se que os mamíferos que produzem os níveis mais elevados desta enzima têm a maior taxa de longevidade. E quando alteraram geneticamente moscas da fruta para produzirem o dobro desta enzima, elas passaram a viver o dobro. Parece haver uma associação entre esta enzima e quantos anos vivemos. E isto é verdadeiro quer para as mulheres, quer para os homens.

Notícias fantásticas … especialmente porque desde há pouco tempo podemos obter esta maravilhosa molécula. A super enzima chama-se SOD – super oxido dismutase - e é a primeira linha de ataque contra os radicais livres, ou seja, é o nosso antioxidante primário. Esta enzima é tão vital que a sua produção começa no útero. Os antioxidantes secundários como o CoQ10, as vitaminas C e E, etc. são obtidos de fontes exteriores, normalmente através da alimentação. O maior obstáculo à suplementação desta enzima encontrada em grandes quantidades sobretudo no melão, é o facto de ser destruída no estômago. Mas cientistas descobriram uma maneira de ultrapassar isto ligando-a a uma proteína do trigo, nascendo a Glisodina. Este antioxidante é “só” 3500 vezes mais potente do que a vitamina C. Os radicais livres são “moléculas” que atacam todos os tecidos do nosso corpo, oxidando-os. Isto acontece porque respiramos oxigénio e comemos. Mas há outro problema. Estes radicais também são fruto da poluição e da exposição a tóxicos. E ao nível da pele são formados pela simples exposição à radiação solar. Pela primeira vez temos uma maneira efetiva de obter mais SOD. Pena que seja dispendiosa! A combinação da SOD com alguns antioxidantes como o resveratrol, o ácido lipoico e as vitaminas pode levar a vida a limites impensados.


Fonte: Texto de Dr. Luís Romariz. É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.


Acrescentando

Sobre Envelhecimento. Aubrey de Grey, um investigador principal no campo, define o envelhecimento como sendo: "um conjunto de alterações acumulativas da estrutura molecular e celular de um organismo adulto, que resultam em processos metabólicos essenciais, mas que também, uma vez que o progresso avança, cada vez mais vai perturbar o metabolismo, resultando em patologias e consequentemente na morte. "As causas do envelhecimento da população atual em seres humanos são a perda de células (sem substituição), mutações nucleares e epimutações, senescência celular, mutações mitocondriais, agregados lisossomal, agregados extracelulares, troca extracelular aleatória, tudo levando o declínio do sistema imunológico, e as alterações endócrinas.

Os biólogos escolheram a palavra imortal para designar as células que não são limitados pelo limite de Hayflick, onde as células já não se dividem danificando o DNA ou encurtando telómeros. Antes da obra de Leonard Hayflick, havia a crença errônea promovida por Alexis Carrel, de que todas as células somáticas são imortais.


Os telômeros, uma parte no final do DNA, são acusados de serem os culpados pelo envelhecimento celular: cada vez que uma célula divide-se, o telômero fica um pouco mais curto, e quando ele finalmente está desgastado, a célula é incapaz de dividir-se, morrendo. A telomerase é uma enzima que recria os telômeros em células-tronco e em células cancerosas, permitindo-lhes repetir um número infinito de vezes de replicação.


Os cientistas acreditam que o aumento da quantidade ou proporção de uma enzima natural, a telomerase, no corpo poderia impedir que as células morram e assim podem levar ao prolongamento, mais saudável, do tempo de vida.


Em circunstâncias normais, sem a presença de telomerase, uma célula se divide recursivamente, e em algum momento, todas as células descendentes das originais atingem seu limite, o limite de Hayflick. Com a presença de telomerase, cada célula pode substituir o pedaço de DNA perdido durante a divisão, e qualquer célula única pode se dividir sem limites. Embora esta propriedade tem animado muitos pesquisadores, o cuidado é justificado, pelo fato de que exatamente esse mesmo crescimento ilimitado é uma etapa crucial para permitir o crescimento do câncer.


Fonte: WIKIPEDIA. http://pt.wikipedia.org

ALIMENTOS PARA MANTER A PELE RADIOSA.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011 3 comentários
Carregue a sua lista de compras com nutrientes
 que já provaram o seu valor na hidratação,
proteção solar, e até na prevenção das rugas.
Os cremes de beleza “topo de gama” custam em média 300 Euros, e infelizmente nem cumprem metade do que prometem. Quer poupar dinheiro e melhorar a qualidade e aparência da sua pele? Carregue a sua lista de compras com nutrientes que já provaram o seu valor na hidratação, proteção solar, e até na prevenção das rugas. Adopte a seguinte lista de compras:

• Para melhorar a firmeza e definição das sobrancelhas coma mais frutos e vegetais. Saiba que para além de protegerem o seu coração, também previnem o aparecimento de rugas. Prefira batata-doce, tomate e melão. Reabastecem o seu corpo com antioxidantes que combatem os radicais livres, nomeadamente a SOD do melão combate o foto-envelhecimento.

• Invista nos citrinos, pois o seu corpo não consegue armazenar a vitamina C, essencial na luta contra as rugas. Deve ingerir citrinos pelo menos duas vezes ao dia. Laranjas, limões, limas, Kiwi e morangos são boas escolhas. NÂO faça sumo de frutos pois aumenta o índice glicêmico e o teor em frutose, a qual lhe poderá arruinar a silhueta. Alternativamente, poderá fazer um sumo de vegetais verdes ao qual poderá adicionar a polpa e sumo de um fruto. A vitamina C ajuda a manter e a regenerar o colagêno e a elastina da pele. Dado que o colagêno declina a partir dos trintas, ingira mais citrinos.

• Há um potente antioxidante conhecido como EGCG que faz maravilhas pela sua pele. Encontra-o no chá verde (SEM açúcar). Beba vários copos por dia. A EGCG, reduz a inflamação da pele e o seu teor em cafeína melhora a circulação sanguínea na pele.

• Vegetais verde escuros são ricos em vitamina A que tem a capacidade de regenerar a pele, diminuindo o limite de Hayflick. Aposte nos espinafres nos brócolos.

• Peixe de águas frias dá dois benefícios à sua pele: capacidade de combate ao envelhecimento via ômega 3, e as propriedades de restauração da proteína. Escolha salmão selvagem, sardinha, atum... e moluscos marinhos. As gorduras ômega 3 combatem a inflamação celular sendo consideradas uma das terapias cutâneas de topo, protegendo das queimaduras solares, e aumentam a protecção dos filtros solares. A proteína é necessária para reparar as células e fabricar as enzimas e as hormonas que mantêm a pele radiosa.

Acumule estes alimentos na sua lista de supermercado e parecerá mais nova. Coma peixe pelo menos 3 vezes por semana e suplemente a sua alimentação com antioxidantes.

Fonte: Texto de Dr. Luís Romariz. É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Acrescentando
O limite de Hayflick foi descoberto por Leonard Hayflick em 1965. Hayflick observou que as células cultivadas se dividiram aproximadamente cinquenta vezes antes de morrer. A medidas que as células se aproximavam deste limite, apresentavam mais sinais de velhice.

Este limite varia de acordo com o tipo de célula e mais significativamente de acordo com o tipo de organismo. O limite está relacionado ao tamanho dos telômeros, que são fileiras de DNA não-codificante presente nas extremidade dos cromossomos e que são encurtadas a cada divisão celular.

Acredita-se que quanto mais próximas as nossas células estiverem do limite de Hayflick mais envelhecidos estaremos, portanto se pudermos retardar o encurtamento dos telômeros nos afastando deste limite a expectativa de vida pode ser prolongada. Devido a estas possibilidades, muita pesquisa está acontecendo nesta área.

ASMA: EXERCÍCIOS FÍSICOS DIMINUEM CRISES E AUMENTAM AUTOESTIMA.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 1 comentários
Com a asma controlada e a capacidade
 de realização das atividades
diárias, os cientistas observaram que a
prática de exercícios
reduziu significativamente o
quadro de depressão e
ansiedade nos pacientes.


Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) revelou benefícios surpreendentes das atividades físicas para os pacientes que sofrem de asma.

"Os resultados do estudo mostram que os pacientes que realizaram atividade física tiveram uma redução de 66% nos sintomas de asma quando o exercício foi praticado de forma moderada e isso mostra que o exercício físico pode ser um aliado no controle da doença", revela o pesquisador Felipe Augusto Rodrigues Mendes.

"Somos o oitavo país com o maior número de ocorrências de asma no mundo. As causas dessa inflamação nos pulmões estão associadas a fatores genéticos e ambientais," conta Mendes.

Sintomas da asma

O trabalho de Mendes analisou 101 pessoas com idade média de 35 anos. "Setenta por cento eram mulheres, mas isso é uma característica da doença. Quando o indivíduo é jovem, a asma é predominante em meninos, em adultos ocorre o inverso", explicou Carvalho.

Mendes e seus colegas dividiram os participantes em dois grupos: um que não fazia exercício físico e outro que praticava exercícios aeróbicos duas vezes por semana, como a caminhada.

Após três meses de treinamento físico de intensidade moderada a intensa e medicação controlada, o grupo observou uma melhora significativa não só nos sintomas da asma, como na qualidade de vida pacientes.

De acordo com Carvalho, os pacientes que apresentavam sintomas a cada dois dias, totalizando 15 dias com sintomas por mês, passaram a ter entre um e dois dias de sintomas da doença por semana, somando seis no mês.

Melhor qualidade de vida

Outra boa notícia foi a melhora no convívio social. Com a asma controlada e a capacidade de realização das atividades diárias, os cientistas observaram que a prática de exercícios reduziu significativamente o quadro de depressão e ansiedade nos pacientes.

"Devido ao fato de os pacientes não saberem quando ocorrerá a próxima crise, os pacientes asmáticos são mais ansiosos e depressivos do que a população sem asma", afirmou Mendes.

Segundo ele, o próximo passo é tentar descobrir o mecanismo de ação da atividade aeróbica na redução da inflamação pulmonar.

De acordo com o professor Celso Fernandes de Carvalho, coautor do trabalho, o paciente asmático é mais ansioso e deprimido, abandonando o uso da medicação prescrita pelo médico mais facilmente. "Ele é o que mais custa para o Sistema Único de Saúde", disse.

Um artigo científico descrevendo o trabalho foi publicado na revista Chest

ÓLEO DE GÉRMEN DE TRIGO.

domingo, 20 de fevereiro de 2011 0 comentários
Uma dose diária de óleo de gérmen de trigo é a maneira
perfeita para enriquecer a sua dieta e nutrir seu corpo com
uma elevada concentração de nutrientes poderosos.


A investigação demonstrou que a obtenção de nutrientes através de uma dieta saudável é naturalmente muito mais eficaz do que tentar alcançar a saúde através de nutrientes sintéticos encontrados em pílulas e suplementos. Uma dose diária de óleo de gérmen de trigo é a maneira perfeita para enriquecer a sua dieta e nutrir seu corpo com uma elevada concentração de nutrientes poderosos.

Óleo de gérmen de trigo é elogiada como uma das mais ricas fontes naturais de vitamina E. Esta vitamina protege o organismo contra os radicais livres e é uma arma importante na luta contra o envelhecimento precoce, câncer e doenças cardíacas.

A vitamina A em óleo de gérmen de trigo trabalha com os minerais selênio e zinco para proteção antioxidante poderoso, sendo eficaz como um agente tópico também. O alto teor de antioxidantes pode facilitar a regeneração e cicatrização da pele, protegendo contra danos futuros. Muitas pessoas têm percebido melhoria notável pela aplicação de óleo de gérmen de trigo para tratar a pele seca, manchas de sol, rugas, cicatrizes, estrias, psoríase e eczema.
Embora o seu teor de vitamina E pode ser seu benefício mais notável, o óleo de gérmen de trigo também contém outros nutrientes importantes:

Ácidos Graxos Essenciais. O ácido alfa linolênico ácidos graxos essenciais na inflamação do óleo de gérmen de trigo lutas, protegendo os sistemas cardiovascular e imunológico. Óleo de gérmen de trigo contém também outros altamente benéficos ácidos gordos essenciais, tais como o ácido esteárico, que tem sido mostrado para produzir efeitos positivos no perfil lipídico, e ácido oléico, que protege o coração.

Lecitina. Este fosfolipídio é vital para a saúde do coração, a função do cérebro e à saúde do fígado.

Octacosanol. Este álcool de cadeia longa, tem sido demonstrado em alguns estudos preliminares para aumentar a resistência, desempenho e tempo de reação durante a atividade física.

Lembre-se de óleo de gérmen de trigo, não pretende substituir outras gorduras saudáveis em sua dieta. Em vez disso, o óleo de gérmen de trigo deve ser pensado como um suplemento benéfico. Uma dose diária de 1-3 colheres de chá é geralmente suficiente. Pode ser tomado puro ou misturado com iogurte, suco ou mingau de aveia, podendo ser encontrado em cápsulas.

Óleo de gérmen de trigo deve ser prensado a frio e refinado para assegurar seu conteúdo nutricional. É suscetível ao ranço, mas se mantido sob refrigeração, longe da luz, em recipiente hermético, pode durar vários meses. Não é recomendado o uso para o cozimento.

Fonte: Este foi parte do texto traduzido em Natural News. http://www.naturalnews.com/026959_wheat_germ_oil.html

ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU.

0 comentários
o óleo de fígado de bacalhau tem sido utilizada como
 uma medida de saúde alternativa para melhorar a saúde geral,
enquanto prevenção e tratamento de inúmeras doenças.
Superfoods. Alguns como o óleo de fígado de bacalhau são tão poderosas que eles foram reconhecidos por suas incríveis habilidades de cura em muitas sociedades tradicionais em todo o mundo. Essa sabedoria antiga foi transmitida para preservar a saúde e a longevidade de cada nova geração. No entanto, nas últimas décadas, conseguimos desperdiçar esta sabedoria, substituindo alimentos saudáveis tradicionais, como óleo de fígado de bacalhau com suplementos sintéticos que não pode chegar perto de fornecer o poder de cura de um superalimento de verdade.

Óleo de fígado de bacalhau é um pacote único de nutrientes importantes que trabalham em conjunto para prevenir e até curar inúmeras doenças e condições:

A vitamina D
É difícil ignorar a evidência impressionante que a vitamina D é indispensável para uma boa saúde. Óleo de fígado de bacalhau é a mais rica fonte natural de vitamina D - uma única colher de chá de óleo de alta vitamina contém cerca de 2.000 UI.

Vitamina A
O óleo de fígado de bacalhau é a fonte mais rica fonte natural de vitamina A biodisponível, com cerca de 10.000 UI por colher de chá de vitamina de fígado de bacalhau. Este nutriente é fundamental para um sistema imunológico saudável e à visão saudável, e é especialmente importante para o bom desenvolvimento das crianças. Ela também ajuda na utilização da proteína, a produção de testosterona e saúde da próstata.

EPA e DHA
Óleo de fígado de bacalhau importantes fornece fontes de omega 3, os ácidos gordos EPA, que é anti-inflamatório e necessário para a produção de prostaglandina, e DHA, um nutriente absolutamente vital para uma saudável do cérebro e sistema nervoso. Óleo de fígado de bacalhau é a melhor fonte desses nutrientes importantes do que óleo de peixe regularmente.

Especificamente, o óleo de fígado de bacalhau tem sido utilizada como uma medida de saúde alternativa para melhorar a saúde geral, enquanto prevenção e tratamento de inúmeras doenças:
Doença cardíaca. É possível combater a inflamação associada à doença de coração, curar o revestimento das artérias, reduzir o tamanho dos ateromas entupir as artérias e melhorar a função dos vasos sanguíneos. Óleo de fígado de bacalhau pode reduzir a pressão arterial associada com altos níveis de estresse. Isso faz com que o óleo de fígado de bacalhau uma obrigação tanto para prevenir doenças cardíacas e para cura de dano que já feito.

Diabetes e resistência à insulina. O alto teor de vitamina D em óleo de fígado de bacalhau melhora a função da insulina, enquanto os baixos níveis desta vitamina está associada com altos níveis de insulina. Como a abundância de recursos naturais de vitamina D é importante para o equilíbrio de açúcar no sangue. Além disso, a vitamina A no óleo de fígado de bacalhau ajudas a saúde da visão e recuperação de lesões, que são frequentemente enfraquecidos por diabetes.

Câncer e outras doenças. Estudos têm demonstrado o óleo de fígado de bacalhau pode proteger contra doenças como câncer e leucemia. É um componente poderoso de alternativas de tratamento para muitas doenças crónicas e degenerativas.

Saúde infantil. Desde a concepção até a adolescência, o óleo de fígado de bacalhau pode proporcionar às crianças desenvolvimento com o que eles precisam para prosperar. As mães que tomam óleo de fígado de bacalhau durante a gravidez e amamentam podem proteger seus filhos da doença, proporcionando-lhes importantes nutrientes e ácidos graxos. Para as crianças, o óleo de fígado de bacalhau é importante para ossos e dentes saudáveis, bem como a prevenção de problemas comuns, como o TDAH.

Pele e cabelos saudáveis. As vitaminas e ácidos graxos essenciais no óleo de fígado de bacalhau pode melhorar significativamente a saúde da pele e do cabelo. Óleo de fígado de bacalhau pode até mesmo ser aplicadas topicamente para acelerar a cicatrização de feridas.

Mas não é óleo de peixe contém metais pesados?
Os metais pesados e outros contaminantes são uma preocupação comum quando se trata de peixes no oceano, mas de fígado de bacalhau vendido nos Estados Unidos é testado para estes tipos de substâncias. Um óleo de fígado de bacalhau de alta qualidade de um fabricante respeitável não deve causar nenhuma preocupação. 

Fonte: Este foi parte do texto traduzido em Natural News. http://www.naturalnews.com/027433_cod_liver_oil_health_vitamin_A.html 

ÓLEO DE PRÍMULA.

sábado, 19 de fevereiro de 2011 0 comentários
O óleo de prímula contém ácido gama-linolênico (GLA),
 um ácido graxo essencial.
Oenothera biennis é uma planta nativa da América do Norte, mas cresce na Europa e partes do hemisfério sul também. Tem flores amarelas que florescem à noite. O óleo de prímula contém ácido gama-linolênico (GLA), um ácido graxo essencial. Ácidos graxos essenciais são exigidos pelo corpo para o crescimento e desenvolvimento, e devem ser obtidos na dieta.

O óleo de prímula vem sendo utilizado desde a década de 1930 para o eczema. Mais recentemente, tem sido usado para outras condições que envolvem inflamação, tais como a artrite reumatóide.

Apesar de alguns ensaios clínicos mostrarem benefícios do óleo de prímula em condições que afetam a saúde da mulher, tais como dor no peito associada ao ciclo menstrual, os sintomas da menopausa e síndrome pré-menstrual (TPM), mais estudos são necessários.

Os resultados de estudos com a prímula são mistos, necessitando mais estudos. Mas é uma excelente e indicada fonte de GLA. 

Fonte: National Center for Complementary and Alternative Medicine. http://nccam.nih.gov/health/eveningprimrose/

Evening primrose oil. Natural Medicines Comprehensive Database Web site. Accessed at www.naturaldatabase.com on June 11, 2009.

Evening primrose oil (Oenothera biennis L.). Natural Standard Web site. Accessed at www.naturalstandard.com on June 11, 2009.

Shahidi F, Miraliakbari H. Evening primrose (Oenothera biennis). In: Coates P, Blackman M, Cragg G, et al., eds. Encyclopedia of Dietary Supplements. New York, NY: Marcel Dekker; 2005:197–210.

COMBINAR GRUPOS ALIMENTARES.

0 comentários
Analisar conceitos de digestão é um passo
 importante à evitar problemas digestivos.
Os problemas digestivos, incluindo distensão abdominal, refluxo, azia, intestino irritável, diarréia, constipação, representam queixas comuns entre os pacientes.

Evitar grandes volumes de alimentos, comer devagar, mastigar, combinar... Você mantém se preocupado em combinar os alimentos, afim de, evitar problemas digestivos? Têm analisado sua dieta e evitando alimentos que “não caem bem”? Pois bem, combinar parece ser crucial ao bem-estar e energia, no passo em que a sonolência e indisposição após as refeições pode ser comum.

Grande parte da energia é requerida no processo digestivo, de modo que, uma porção extra de alimento pode representar horas a mais à sua digestão. A energia é um dos pontos chaves para manter/recuperar a saúde, uma vez que o processo de digestão pode sobrecarregá-lo.

Evitar líquidos junto às refeições, consumir adequadamente líquidos e sólidos, fazer uma combinaçao sensata entre os diferentes grupos alimentares, limitar o uso de medicamentos, consumir probióticos são passos importantes à saúde digestiva.

GLUTATIONA PEROXIDASE E DESEQUILÍBRIO DE RADICAIS LIVRES.

0 comentários
Glutationa e açáo de enzimas peroxidase, oxidase e redutase.
Imagem do artigo descrito, leia na íntegra.
Glutationa, um tripeptídeo (g-L-glutamil-L-cisteinil-glicina), existe no organismo em suas formas reduzida (GSH) e oxidada (GSSG), atuando direta ou indiretamente em muitos processos biológicos importantes, incluindo a síntese de proteínas, metabolismo e proteção celular.


Glutationa peroxidase possui uma característica importante, apresentando um resíduo de cisteína contendo selênio covalentemente ligado ao restante da enzima. O selênio foi caracterizado como um componente essencial da enzima em 1973 e a forma do selênio na enzima, presente em fígado de rato, foi identificada em 1978 como uma selenocisteína. A deficiência de selênio no organismo, um nutriente essencial, apresenta uma diminuição na atividade desta enzima em sua forma reduzida, e tem sido associada com alterações no metabolismo celular.

Glutationa e as enzimas que fazem parte do ciclo catalítico deste peptídeo, apresentam associações com alterações dos estados antioxidantes e com o aumento do estresse oxidativo. Estas alterações implicam em lesões de DNA gerando processos pré-mutagênicos e podendo levar, em alguns casos, ao câncer. Desta forma, a quantificação de glutationa pode indicar uma possível correlação entre a diminuição das atividades de enzimas antioxidantes, como a glutationa peroxidase, e o aumento nos níveis de bases de DNA lesadas devido ao dano oxidativo, comprovando a hipótese de que reações que levam à formação de radicais livres podem aumentar a quantidade de células malignas.

O desequilíbrio entre a formação e a remoção dos radicais livres no organismo, decorrente da diminuição dos antioxidantes endógenos ou do aumento da geração de espécies oxidantes, gera um estado pró-oxidante que favorece a ocorrência de lesões oxidativas em macromoléculas e estruturas celulares, inclusive podendo resultar na morte celular. Este tipo de lesão oxidativa é definida como estresse oxidativo que designa uma condição na qual ocorre um desequilíbrio entre as concentrações de espécies pró e antioxidantes

Fonte: Laércio Rover Júnior, Nelci Fenalti Höehr* e Adriana Paula Vellasco. Sistema antioxidante envolvendo o ciclo metabólico da glutationa associado a métodos eletroanalíticos na avaliação do estresse oxidativo. Quím. Nova vol.24 no.1 São Paulo Jan./Feb. 2001.

Sendo a glutationa uma das defesas endógenas antioxidantes mais importantes no organismo, neutralizando radicais livres, ainda ela pode maximizar atividades de antioxidantes exógenos, como o ácido ascórbico. O desequilíbrio entre a produção e neutralização de radicais está ligada à doenças como o câncer, os dois principais meios de defesa antioxidantes no organismo podem ser divididos em enzimáticos e não enzimáticos.

Os enzimáticos envolvem a glutationa e demais enzimas, os não enzimáticos, incluem tocoferóis, ácido ascórbico, betacaroteno, selênio, zinco, Q10... alimentos e suplementação, quando necessário tornando-se de fundamental importância à defesa antioxidante. Há duvidas quanto a importância dos alimentos que você consome?


IMPACTO DA MUDANÇA DE PESO SOBRE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES A LONGO PRAZO.

0 comentários
No estudo a perda de peso necessário para a melhoria
significativa dos fatores de risco variou de 10-44   Kg.
Muitos estudos de curto prazo indicam que a perda de peso de 5% nos obesos é suficiente para induzir melhorias significativas de fatores de risco cardiovascular. No entanto, não se sabe qual o grau de perda de peso é necessária para melhorar os fatores de risco durante um período mais prolongado de tempo ou como o envelhecimento e a tendência secular, por si só estão influenciando os fatores de risco durante a longo prazo de seguimento.

Estudo publicado no International Journal of Obesity, pacientes obesos foram examinados após 10 anos, os tratados cirurgicamente (n = 959) e tratados convencionalmente (n = 842) foram agrupados para obter um grupo de estudo com uma grande variedade de alterações de peso. Os pacientes foram divididos em 11 grupos com base no valor da variação de peso. Análise de covariância foi usada para determinar a mudança de peso necessárias mais de 10 anos para uma alteração significativa de um fator de risco.

A perda de peso necessário para manter um efeito favorável sobre fatores de risco em uma população de obesos é maior do que o anteriormente indicado por estudos de curto prazo, no estudo a perda de peso necessário para a melhoria significativa dos fatores de risco variou de 10 à 44 Kg.

Fonte: C D Sjöström, T Lystig and A K Lindroos. Impact of weight change, secular trends and ageing on cardiovascular risk factors: 10-year experiences from the SOS study. International Journal of Obesity, jan, 2011.