Google Analytics Alternative

Deficiências de ômega 3, consumo de gorduras trans e saturadas em excesso e função cerebral.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011 0 comentários
Prevenir doenças? Manter-se distante de depressão?
Equilibre o consumo de gorduras na dieta.
Gorduras certas, e na medida certa são fundamentais à prevenção de doenças, o desequilíbrio entre ácidos graxos essenciais (essenciais porque são indispensáveis às funções do organismo, não sendo sintetizado, devendo provir da dieta), ômega 3 e ômega, com baixo consumo de ômega 3 e o aumento do consumo de gorduras saturadas e trans está esclarecendo desequilíbrios nas funções cerebrais, desde um simples esquecimento, falhas de memória à depressão e doenças neurodegenerativas.

Publicado na Nature Neuroscience, um estudo mostrou que a redução dos níveis de ômega 3 na dieta tiveram efeitos negativos sobre as funções sinápticas e comportamentos emocionais. Os pesquisadores estudaram ratos alimentados com uma dieta pobre em ácidos graxos ômega 3 e descobriram que a deficiência crônica durante o desenvolvimento intra-uterino, pode mais tarde influenciar a atividade sináptica envolvida no comportamento emocional (como sintomas de ansiedade e depressão) na vida adulta.


Já, pesquisadores da Universidade de Navarra e Las Palmas, após estudar 12.059 voluntários durante 6 anos mostraram uma significativa relação entre gorduras trans e depressão. Embora no início do estudo, nenhum dos voluntários sofriam de depressão, no final do estudo haviam cerca de 657 casos. Qual a relação? De todos esses casos, os participantes com um elevado consumo de gorduras trans apresentaram um aumento de até 48% no risco de depressão quando comparados aos participantes que não consumiram essas gorduras.

No entanto, as gorduras poliinsaturadas, de peixes, óleos vegetais e monoinsaturadas, presentes no azeite estiveram associadas com um risco menor de depressão.

As recomendações para o consumo de gorduras é que não ultrapasse 30% do valor calórico total diário, detalhadamente, o consumo de gordura saturada deve ficar inferior a 7%, a poliinsaturada até 10%, e gordura monoinsaturada, encontrada especialmente no azeite de oliva até 20% e menor do que 1% de gordura trans do valor calórico total.

O azeite de oliva, mostrou-se protetor da função cerebral, é uma excelente e indispensável fonte de gordura, consumido de forma regular pode melhorar o perfil lipídico e inibir a oxidação de LDL. estimula a produção de óxido nítrico, que é um importante agente regulador da pressão arterial, fatores que protegem contra as doenças cardiovasculares.

A dieta de países industrializados tem aumentado de forma quantitativa as calorias ingeridas por meio de gorduras, cerca de 35 a 40%, com altos níveis de ácido linoléico (ômega 6) e baixos de ácido alfa linoléico (ômega 3). Segundo as referências, a quantidade de ômega 6 consumida durante os últimos quarenta anos disparou para 250%, enquanto que de ômega 3 caiu em 40%.
Enquanto recomenda-se a manutenção da proporção 5:1 entre ômega 6 e 3 na dieta, proporção essa que pode influenciar na formação de neurotransmissores e prostaglandinas, fatores vitais para manter a função cerebral em equilíbrio, o consumo atual pode estar em 15 de ômega 6 para 1 de ômega 3. Nos EUA, essa proporção pode chegar até 40 de ômega 6 para 1 de ômega 3.

Gorduras trans e saturadas ainda provocam alterações na composição lipídica, circulação sanguínea e trabalho cardíaco, seja pelo aumento de LDL colesterol e do colesterol total.

Almudena Sánchez-Villegas, Lisa Verberne, Jokin De Irala, Miguel Ruíz-Canela, Estefanía Toledo, Lluis Serra-Majem, Miguel Angel Martínez-González. Dietary Fat Intake and the Risk of Depression: The SUN Project. PLoS ONE, 2011.
Lafourcade, Mathieu et al. Nutritional omega-3 deficiency abolishes endocannabinoid-mediated neuronal functions. Nature Neuroscience, 2011.
Massiera et al. A Western-like fat diet is sufficient to induce a gradual enhancement in fat mass over generations. The Journal of Lipid Research, 2010.

Levemente cozido, para obter as propriedades anticâncer do brócolis.

0 comentários
Se você consumir os brotos pode obter maiores benefícios,
sendo que vai estar duplicando
suas propriedades anticancerígenas.
O brócolis contém uma elevada quantidade de sulforafano, possuindo capacidade antiinflamatória e anticâncer.

O sulforafano estimula as células à produzirem enzimas que formam uma linha de defesa contra tumores, podendo reduzir significativamente o risco de câncer de mama, bexiga, pulmão e próstata, mas isso se você não minimizar ação da enzima mirosinase, que pode ser destruída durante o cozimento. A mirosinase é a enzima que participa na formação de sulforafano.

Você pode então cozinhar/ refogar por no máximo 3 mInutos, a pesquisa foi realizada por pesquisadores da Universidade de Illinois, publicada no Nutrition and Cancer, ainda, se você consumir os brotos pode obter maiores benefícios, sendo que vai estar duplicando suas propriedades anticancerígenas.

O sulforafano também protege contra bactérias patogênicas do trato intestinal, que levam ao desenvolvimento de úlceras e ao câncer.


Jenna Cramera M.; Elizabeth Jeffery H. Sulforaphane Absorption and Excretion Following Ingestion of a Semi-Purified Broccoli Powder Rich in Glucoraphanin and Broccoli Sprouts in Healthy Men. 2011.

Horas de sono, diabetes tipo 2 e obesidade infantil.

domingo, 30 de janeiro de 2011 0 comentários
Além de otimizar a nutrição infantil,
incentive à horas suficientes de sono.
Os casos de obesidade infantil dobraram nos últimos anos. Uma boa noite de sono nos primeiros anos de vida poderia ser crucial na prevenção de uma criança se tornar obesa, dizem os pesquisadores.

Novos estudos demonstram, horas de sono e peso adequado na infância, segundo pesquisadores da Universidade de Chicago, crianças que têm hábitos inadequados de sono estão mais propensas a obesidade e apresentam risco maior de desenvolver diabetes tipo 2, em função de níveis aumentados de insulina, colesterol e proteína C-reativa (marcador de inflamação).

Publicado no Pediatrics, crianças obesas dormem menos horas, do que as crianças com peso normal. A relação entre qualidade do sono e obesidade já está bem estabelecida, ainda, as crianças com peso normal procuram compensar horas perdidas de sono, enquanto as crianças com sobrepeso dificilmente possuem esse hábito. A privação de sono causa desequilíbrios nos hormônios que controlam o apetite. Mais fome, menos saciedade, mais ansiedade e busca por alimentos mais calóricos ao longo do dia.

Além de otimizar a nutrição infantil, incentive à horas suficientes de sono.

Relevância à sabedoria!

0 comentários
O que se tem feito a fim de potencializar a saúde?
Prevenção de doenças, evitar o envelhecimento precoce, otimizar a nutrição à nível celular são fatores que se encontram em relevância, ficando ultrapassado o pensamento de “regimes”,  “dietas” que evidenciam exclusivamente a perda de peso. O que se tem feito a fim de potencializar a saúde? Analisando os avanços da ciência, você pode obter conclusões de como fazê-lo.

- Estudos têm demonstrado que a redução do seu consumo de calorias pode retardar o envelhecimento, desde que haja o aporte de todos os nutrientes indispensáveis à boa saúde. A restrição calórica diminui a taxa metabólica, o estresse oxidativo, melhora a sensibilidade à insulina, entretanto, não é a mesma coisa que fazer dietas restritivas sem fundamento, mas sim, ALIMENTAR-SE COM SABEDORIA.

- Consumir basicamente alimentos naturais, provindos da natureza, sempre que possível orgânicos, adaptando cada alimento a sua melhor forma de preparo ao consumo.

- Níveis elevados de insulina estão entre as principais causas que contribuem ao envelhecimento precoce, aumento da inflamação, é preciso controlar os níveis de açúcar no sangue, por meio do equilíbrio entre os macronutrientes.

- Incluir antioxidantes no cardápio, à prevenção de doenças, antienvelhecimento e redução da inflamação. Lá estão entre as maçãs, morangos, mirtilos, cerejas, uvas, tomates, brócolis...

- Otimizar probióticos e ômega 3, bem como equilibrar o ômega 6 e ômega3. Probióticos são responsáveis por modular a resposta imune, reduzir a inflamação, evitar reações alérgicas, produzir vitaminas e minerais, bem como eliminar toxinas no organismo.

- Estudos mostram que os exercícios físicos regulares são fundamentais ao controle da pressão arterial, obesidade, doenças cardíacas, osteoporose, bem como está ligado à longevidade.

- Eliminar sentimentos e emoções negativas do cotidiano.

- Evitar fármacos, entre eles os antibióticos, bem como os produtos químicos, como produtos de limpeza comuns, agrotóxicos, pesticidas e inseticidas, embalagens de alimentos e bebidas que contenham Bisfenol A (BPA).

- Incluir água de qualidade, em quantidades suficientes, afim de contribuir à todas as funções do organismo e evitar a desidratação crônica.

Por Greice Caroline Baggio.

Chlorella, efeitos sobre o colesterol e peso corporal.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011 0 comentários
Clorofila, vitaminas, minerais e aminoácidos, 
promovem a capacidade alcalinizante, nutritiva e
desintoxicante, em especial à metais pesados.
Encontrada em águas doces, a Chlorella têm sido estudo devido à suas funções desintoxicantes e nutritivas ao organismo.

Quem vai ao consultório sabe minhas orientações quanto à microalga. Em estudo da Universidade de São Paulo, pacientes que receberam suplementação diária com chlorella durante oito semanas tiveram níveis de LDL reduzidos de 147 mg/dL para em média cerca de 120 mg/dL, bem como redução do peso, cerca de 4 kg e de IMC.

A microalga também está relacionada a redução da pressão arterial. No estudo três grupos de mulheres dislipidêmicas entre as idade de 21 a 45, sendo que um deles recebia apenas placebo e os outros dois recebiam doses de 5 e 10 g de chorella.

Além de clorofila, suas vitaminas, minerais e aminoácidos, promovem a capacidade alcalinizante, nutritiva e desintoxicante, em especial à metais pesados. A procedência deve ser levada em consideração.


Mais um ciclo de dietas restritivas?

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 0 comentários
Deixe alimentos de preferência, 
digamos que os mais calóricos, 
para dias e momentos especiais,
não desconte seus problemas comendo em demasia!
Um fato curioso é que de forma geral, as pessoas sempre iniciam dietas restritivas no início da semana, entretanto, um simples momento em volta da comida é perdido pela gula, aí todo o ciclo de dietas e dietas se repetem. Você já parou para pensar em ter continuidade em escolhas alimentares mais saudáveis?

Perceba que excesso de calorias, aquelas ingeridas somadas no final do dia, gera reserva sob forma de glicogênio e gordura. Frutas, hortaliças, legumes, grãos integrais, alimentos que são ricos em fibras e menos calóricos, foram substituídos por alimentos de origem animal, em especial maior consumo de carne bovina, e alimentos industrializados, que são ricos em carboidratos e gorduras saturadas, além de refrigerantes tradicionais, os ricos em açúcares, alimentos que contribuem para todo o excesso de calorias estocadas no corpo.

Não só os alimentos em si, mas o preparo também é importante. Pacotes e mais pacotes no carinho de supermercado? Deixe alimentos de preferência, digamos que os mais calóricos, para dias e momentos especiais, não desconte seus problemas comendo em demasia!

Ainda, você já parou para pensar como as atividades cotidianas estão sendo facilitadas. Elevadores, escadas rolantes, controles remotos, acesso a serviços pela internet, fatores que contribuem ainda mais para que você gaste bem menos calorias, o que necessita que você consuma menos calorias ainda e não mais, como ocorre. Facilitadores do cotidiano que nos ajudam, mas aonde foram o equilíbrio e o prazer do movimento, do cuidado com o corpo?

Todas as interações entre a alimentação e as células interferem no peso corporal. Os estudos comprovam, quando você alia a dieta com calorias adequadas e realiza alguma atividade física para construção de tecido muscular, torna-se suficiente para manter-se saudável e no peso ideal.
Por Greice Caroline Baggio.

Vitaminas à prevenção de doenças.

0 comentários
Indispensáveis e são largamente estudadas, em especial,
quando são consumidas em forma de suplementos,
 entre elas as vitaminas D e E.
As vitaminas são compostos orgânicos encontrados nos alimentos, suas necessidades diárias são pequenas, assim são chamadas de micronutrientes, porém desempenham funções essenciais e específicas ao organismo. As vitaminas são quem auxiliam que os nutrientes sejam digeridos, absorvidos pelo organismo.


As vitaminas podem nos proteger contra as doenças? Certamente, pois atuam na síntese de novas substâncias, produção de enzimas, algumas possuem ação antioxidante, entretanto cada uma delas desempenham funções especificas no organismo. Ainda muitas descobertas devem ser feitas à respeito das vitaminas, em casos de deficiências, as vitaminas certamente podem curar doenças, como na anemia, por exemplo.

Além de funções específicas, cada um delas, recebe nomenclatura distinta, algumas vitaminas são consideradas potentes antioxidantes, como as vitaminas C, E, substância que combatem os radicais livres, os mesmos que causam danos às células do corpo e envelhecimento precoce. Outras são essenciais à formação óssea, outra à coagulação sanguínea, ainda são largamente estudadas, em especial, quando são consumidas em forma de suplementos, entre elas as vitaminas D e E.

Entre os alimentos, uns são mais ricos em vitaminas do que outros, por isso é na variedade dos alimentos que alcançamos quantidades adequadas de todas as vitaminas. Cada grupo alimentar lhe proporciona vitaminas características. Um bom exemplo, é o grupo das Carnes (proteína animal) que fornece vitamina A, e o grupo de sementes e oleaginosas que fornecem abundante vitamina E.

Encontramos boas fontes de vitaminas na maioria dos alimentos como carnes, ovos, frutas, legumes, leguminosas, oleaginosas, cereais integrais. Saiba que a falta de vitaminas no organismo podem ocorrer pela redução ou até mesmo excesso na ingestão, diminuição na absorção, má absorção de gorduras, desequilíbrios da flora intestinal, além de alterações metabólicas.

O organismo seleciona as quantidades e as quais são necessárias no momento da ingestão, para passarem à corrente sanguínea, após vão para o fígado, onde serem aproveitadas, constituindo hormônios, anticorpos, enzimas, auxiliando na quebra de energia.

Certas vitaminas são armazenadas sem limite, porém podem atingir concentrações tóxicas no organismo, outras são armazenadas em pequenas quantidades e o que não é utilizada ao organismo é eliminada, à medida que você compreende os nutrientes que o corpo necessita, pode perceber a importância das vitaminas ao corpo. Assim, como o excesso pode ser prejudicial, a deficiência pode trazer sérios danos à saúde. Conforme as vitaminas foram sendo descobertas, foram abreviadas e nomeadas utilizando letras e nomes não comuns no cotidiano, não se impressione se você ler nomenclaturas estranhas, entre os alimentos temos disponíveis vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis (leia mais em outras postagens).
Por Greice Caroline Baggio.

ÁGUA: de extrema importância.

0 comentários
ÁGUA À SOBREVIVÊNCIA.
Você já parou para pensar sobre a importância da água para o organismo? É extrema, afinal não poríamos sobreviver sem ela. A água é essencial, participa de funções no organismo dentro e fora das células.

A água é responsável por manter o volume sanguíneo, transportar nutrientes e resíduos pelo corpo. Atuando no controle da temperatura corporal, ainda todas as reações químicas que você possa imaginar ocorrem em função da água existente.

Alguns fatores aumentam as necessidades de água:
• Climas quentes e ambientes aquecidos.
• O uso de medicamentos, em especial os diuréticos.
• Casos de queimaduras, perda sanguínea.
• Consumo de cafeína ou álcool.
• Doenças como o Diabetes.
• Exercícios físicos.
• Gestantes e nutrizes.
• Aumento no consumo de fibras, gorduras, açúcares e sal.
• Crianças e idosos.

Poucas pessoas ingerem água em quantidades suficientes diariamente, salvo as que têm consciência plena de sua importância, normalmente a busca pela água ocorre somente quando a sede se manifesta.


A sede leva o indivíduo a procurar por água. Quando o sangue está concentrado em demasia, no caso da desidratação, por exemplo, partículas e moléculas atraem água das glândulas salivares, assim a boca fica seca. O cérebro, particularmente o hipotálamo, controla o estimulo a sede, os rins também controlam a quantidade de água no organismo, quando as necessitadas de água são aumentadas para funções internas no organismo, a eliminação de água, através dos rins é reduzida. A desidratação pode ocorrer facilmente quando o estímulo à sede é ignorado e as conseqüências podem ser sérias se muita água for perdida. Os sintomas da desidratação vão da sede à fraqueza, levando a morte se não corrigida.

O corpo elimina parte do seu líquido através da urina. Quanto mais água ingerirmos, mais urina é formada e assim eliminada. Além da urina, são eliminados líquidos através do suor, respiração e fezes.

As necessidades de água dependem da ingestão alimentar de cada pessoa, nível de atividade física realizada, temperatura corporal e ambiental. Assim, pessoas que vivem em regiões de climas mais quentes, as que praticam mais atividade física, necessitam ingerir mais água. Sabiamente na natureza, grande parte dos alimentos contém água, em especial frutas e hortaliças, entretanto por todas as funções que a água desempenha no organismo, nada substitui a água pura, indispensáveis aos tecidos corporais.

Por que não deixar de ingerir água? Ingerir adequadamente água pode proteger contra problemas renais, entre eles as pedras nos rins, eliminando toxinas do organismo. A água auxilia na manutenção da temperatura corporal, transporta os nutrientes pelo corpo, participa de reações químicas, contribui à digestão dos alimentos.


Você sabia que a desidratação crônica está relacionada ao envelhecimento precoce?
Por Greice Caroline Baggio.

Fundamentos da mastigação.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 0 comentários
O fato de comer rápido e realizar uma mastigação
insuficiente pode trazer consequências n
egativas ao processo digestivo.
Você leva a primeira garfada à boca e começa a mastigar. Pouco tempo depois, o ritmo começa aumentar, sente pouco o sabor do alimento e aos poucos, quando você dá por conta, não sabe o quanto comeu. 

Mas, o que determina para você parar de comer é se está saciado ou não? E será que você sente saciedade, mesmo ingerindo grandes quantidades de alimentos?

Se isso acontece quase que seguidamente, lembre-se da história dos hormônios envolvidos na saciedade e apetite.

Todo o trabalho de digestão inicia pela boca, a mastigação é a primeira etapa e muito importante, a saliva envolve e umedece cada alimento, com água e enzimas digestivas, os carboidratos, por exemplo, iniciam sua digestão na boca, quando envolvido pelo amilase salivar, faça uma pequena experiência, coloque um pequeno pedaço de pão na boca e deixe que permaneça por alguns minutos na boca, você irá começar a sentir um sabor levemente adocicado em suas papilas gustativas, isso significa que o pão iniciou seu processo de digestão.

A mastigação tritura e facilita a separação das partes dos alimentos, para que sejam absorvidos posteriormente. O fato de comer rápido e realizar uma mastigação insuficiente pode trazer consequências negativas ao processo digestivo, exemplos comuns são, flatulência, azia, dor e sensação de queimação.

Se alimentar rápido demais, pode também interferir com o sistema de sinalização, o mesmo que diz ao cérebro quando parar de comer porque o seu estômago está cheio. Se você come rapidamente, você está enchendo o seu estômago antes que essa sinalização aconteça, assim você come mais e mais, caro leitor, 20 minutos, esse é o tempo médio em que leva para que os sinais de saciedade sejam levados ao cérebro.

Hoje está comprovado que, quem mastiga bem os alimentos, controla melhor as porções ingeridas e possui um peso dentro do ideal.

Comparar a velocidade na hora de comer, a sensação de estar satisfeito e estar acima do peso, foi o estudo realizado há um tempo mas que merece destaque, publicado no British Medical Journal, Cientistas da Universidade de Osaka analisaram os hábitos alimentares de cerca de 3 mil pessoas. Destas, quase metade dos voluntários tinham a tendência de comer rapidamente. Comparados com quem não comia rapidamente, o que espera? Homens e mulheres mais propensos a estarem acima do peso. Portanto, mastiga, fará bem à você.
Por Greice Caroline Baggio.

Lembre das bebidas.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011 0 comentários
As bebidas alcoólicas, em especial o vinho tinto,
embora rico em antioxidantes,
como os flavonóides, devem ser cuidadosamente
prescritas e/ou incluídas no cardápio.
Vamos imaginar que você se alimente de forma correta, respeite os horários, as porções, entretanto, não consegue alcançar o peso adequado, você já parou para pensar nos líquidos que você está ingerindo?

Refrigerantes, sucos artificiais adoçados com açúcar refinado, leite integral, bebidas alcoólicas como cerveja e vinho. Se somar todas as calorias das bebidas e digamos que não sejam poucas, elas certamente farão grande diferença na hora de medir a circunferência da cintura ou avaliar o peso corporal.

'Saudáveis ou não', as bebidas são componentes importantes da dieta, possuem energia e podem resultar em calorias extras no final das contas.

Para começar, se for para matar a sua sede prefira água pura. (Leia os benefícios da água em outras postagens). Nos refrigerantes tradicionais, por exemplo, há açúcar, nutriente em excesso, o que fornece 4 calorias por grama e energia de rápida absorção.

Embora as situações são relativas, indivíduos com sobrepeso, obesidade ou que controlam o colesterol sanguíneo devem preferir o leite semi desnatado ou desnatado, a gordura do leite integral, fornece seus nutrientes, todavia contribui com cerca de 9 calorias por grama.

Os sucos industrializados tradicionais são constituídos basicamente de açúcares e corantes, seu consumo também deve ser moderado, pois não fornecem nutrientes importantes. As bebidas energéticas devem ser evitadas quando em versões tradicionais com açúcares. O suco natural é considerado parte da refeição, pela quantidade de frutose, por isso modere o consumo e de preferência não acrescente açúcar.

Os carboidratos na forma líquida são absorvidos de forma mais rápida. Prefira o consumo de frutas in natura. O tradicional suco de laranja deve ser substituído pela fruta e eventualmente pode ser consumido fazendo parte de um plano alimentar equilibrado.

As bebidas alcoólicas, em especial o vinho tinto, embora seja rico em antioxidantes, como os flavonóides, devem ser cuidadosamente prescritos e incluídos no cardápio, o álcool, também fornece energia ao organismo, 7 calorias por grama, por isso também modere o consumo.
Por Greice Caroline Baggio.


Ficar preso à contagem de calorias?

0 comentários
A nutrição atual nos revela em não apenas
em controlar severamente as quantidades calóricas ingeridas.
Ao entender que restringir ou controlar severamente as calorias ou ingerir calorias em excesso, não surte efeitos positivos, você pode analisar porque já tentou inúmeras dietas, porém nenhuma lhe trouxe saúde, bem-estar corporal e equilíbrio.

As necessidades calóricas diárias dependem da idade, altura e sexo de cada indivíduo. Consumir mais de 4000 calorias diárias, se a necessidade energética for de 2000 calorias, por exemplo, trará um aporte extra em energia. Consumo extra que será armazenado como estoques para utilizar esta energia posteriormente, caso não houver nenhuma demanda, tudo será armazenado no tecido adiposo sob forma de gordura, certo?

Então, calcular calorias é importante? Sim, embora, estudos mostrem que não podemos confiar cegamente em tabelas de valor calórico, mas ao afirmar que ficar preso a contagem e redução de calorias não levará você a um caminho seguro, você começa a pensar em mais qualidade em sua alimentação, a nutrição atual nos revela em não apenas em controlar severamente as quantidades calóricas ingeridas.

Contar as calorias de tudo o que se come a cada refeição, pode torná-lo refém, a comida poderá comandar seus hábitos alimentares, bem como complicar sua vida. Ainda, quando você passa a consumir alimentos adequados e de maior qualidade nutricional, e busca esclarecimento, irá se preocupar menos com calorias, por que irá se sentir mais saciado, mais disposto. Nem todas as calorias são iguais, como nem todos os carboidratos são iguais, nem todas as proteínas são iguais, e finalmente nem todas as gorduras são iguais.
Por Greice Caroline Baggio.

Por que talvez você não consiga manter o corpo saudável?

0 comentários
O corpo manda sinais para que você possa parar
e prestar mais atenção quando algo está ocorrendo de errado.
Se você possui o interesse em manter o corpo saudável, livre de doenças, lembre que "saúde não é necessariamente a ausência de doenças", tem muito a ganhar aprendendo sobre os alimentos que o nutrem.

Você já parou para pensar na importância do alimento para a saúde do organismo como um todo? A medida que seu corpo está em movimento ou necessita fazer qualquer atividade, ele necessita de energia. Energia que vem dos alimentos. Além de energia, o corpo necessita de nutrientes para construir novas células e manter órgãos e sistemas em funcionamento. Nutrientes que vem dos alimentos.

A digestão é um processo que inicia na boca, pelo qual o alimento é decomposto em unidades menores para posteriormente ser absorvido. O trato digestório é um longo tubo que se estende da boca, esôfago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus, sua função é digerir os alimentos e absorver os nutrientes que o organismo necessita, eliminando o que não é necessário, à manutenção de todas as funções que ocorrem.O quanto um alimento irá transmitir saúde ao corpo irá depender das calorias e nutrientes que nele contém.

O processo metabólico dos nutrientes, ou seja, todas estas etapas que percorrem um alimento, e especialmente, o papel que ele desempenha nas células, ainda permanece em constantes estudos, sendo pouco a pouco esclarecidos. Hoje, sabemos a importância de manter o funcionamento adequado do intestino e quais os alimentos contribuem para isso. Entretanto, o organismo está constantemente exposto às substâncias químicas e metais pesados. A opção pelo álcool, tabagismo e outras drogas,  crescem largamente, a baixa qualidade do sono, sedentarismo, os exageros alimentares e as carências de nutrientes essenciais fazem com que o organismo se torne mais vulnerável às doenças.


A correria diária faz com que poucos estejam preocupados com o que estão colocando no prato e levando para dentro do corpo, geralmente os nutrientes menos favoráveis ao organismo são os escolhidos. Se seu corpo falasse certamente escolheria nutrientes adequados. Entretanto, o corpo manda sinais para que você possa parar e prestar mais atenção quando algo está ocorrendo de errado. Sabe aquele cansaço constante, falta de disposição, aumento do peso, pressão arterial elevada, taquicardia, sede excessiva, queda de cabelos e muitos outros sintomas, que muitas vezes são ignorados? É o seu organismo em ação.
Por Greice Caroline Baggio.

Ioga à qualidade de vida.

0 comentários
Equilíbrio, força e bem-estar.
Equilíbrio, força e bem-estar é o que pode lhe proporcionar a pratica regular do Ioga, ainda equilíbrio espiritual que produz efeitos comprovados à saúde.

Investigações recentes sugerem que o ioga pode contribuir a melhora em casos de dores nas costas, dores de cabeça crônicas, insônia, obesidade, ansiedade, depressão e pressão alta.

Meditação, relaxamento e respiração profunda permitem a concentração na espiritualidade, promovendo o bem-estar, sendo um bom aliado para lidar com a ansiedade, deixando distante a depressão, melhorando a gestão do stress tanto psicologicamente quanto fisiologicamente, ainda reforçando o sistema imune.

Benefícios em relação ao peso corporal? Pesquisadores do Cancer Research Center mostraram que as pessoas que praticam ioga são mais propensas a controlar seu peso e possuem menor índice de massa corporal.

Equilíbrio é a palavra que exprime o estado de seu modo de ser. O seu ser é reajustado conforme suas ideias e qualidade de seus pensamentos. Busque o seu melhor.

Exercícios, mitocôndrIas e rejuvenescimento.

0 comentários

Os nossos corpos têm notáveis capacidades de
auto-regeneração, mas para tal, precisam de mitocondrias saudáveis.
Através dos exercícios aumentamos o percentual de massa magra, massa muscular corporal e a quantidade de oxigênio no organismo. (Leia outras postagens que mostram os benefícios dos exercícios físicos).

Além do mais, é gasto muitas calorias ao fazer algum tipo de exercício, porém não é só isso, melhoramos o funcionamento do organismo, ativamos o metabolismo e aumentamos o número de mitocôndrias. Isso faz que mesmo em repouso, ou quando você está menos ativo, a queima de calorias também se torne mais eficiente, como ao realizar qualquer atividade cotidiana como dormir ou ler.
Mas, o que são mitocôndrias?
Mitocôndrias são partes integrantes das células que promovem sua respiração, elas transformam o oxigênio e glicose, e os convertem sob a forma de ATP em energia ao organismo.

Segundo Dr. Luís Romariz, a criação de novas mitocôndrias é essencial ao nosso rejuvenescimento. Assim, a disfunção mitocondrial tem um papel importante em quase todas as doenças, nomeadamente nas doenças degenerativas, sendo vital que se criem novas e maiores mitocondrias de forma a impedir o declínio relacionado com o envelhecimento, e isto pode ser feito através de intenso exercício aeróbico, restrição calórica e certos medicamentos.


Cerca de 95% da energia celular é produzida pelas mitocôndriass, as quais têm a capacidade de se dividir dentro das células saudaveis e hipertrofiar (aumentar de tamanho). Conforme ele, nutrientes como a carnitina e Q10 têm a capacidade de proteger as mitocôndrias dos radicais livres protegendo assim as células cardíacas e os neurônios que ao contrário do que se pensa requerem enormes quantidades de energia. É importante otimizar a função mitocondrial para prevenir doença cardiovascular, Alzheimer, diabetes tipo II... Os nossos corpos têm notáveis capacidades de auto-regeneração, mas para tal, precisam de mitocondrias saudáveis.

Mais saúde às artérias?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 0 comentários
 Há suficiente gordura insaturada em sua dieta?

Mais saúde ao corpo e às artérias? O que você precisa fazer é escolher as quantidades adequadas e os tipos certos de gorduras para incluir em sua dieta, alguns alimentos fornecem mais gorduras saturadas ou oferecem insaturadas, as gorduras devem atingir no máximo 30% na ingestão calórica total.

As gorduras podem estar nas sobremesas, nos molhos para salada, biscoitos, pães e todos os alimentos fritos. Carnes, ovos e leite, quando integral, oferecem mais gorduras saturadas ao organismo. Óleos vegetais, quando não aquecidos, fornecem mais gorduras insaturadas do tipo monoinsatradas e poliinsaturas.
Grãos in natura oferecem pouca ou nenhuma quantidade de gorduras, somente as preparações como pão, biscoitos, massas que levam algumas gordura como ingrediente. Leites e derivados quando desnatados não fornecem quantidades significativas de gorduras. Sementes e oleaginosas, como nozes, avelãs, linhaça, fornecem mais gorduras do tipo mono e polinsaturadas. Os peixes fornecem mais quantidades de gorduras poliinsaturadas. Os vegetais e as frutas não possuem gorduras, com exceção das azeitonas e abacates, que são ricos em gorduras monoinsaturadas.
Mas, porque sempre que pensamos em reduzir o peso ou manter um peso saudável temos a convicção de que devemos deixar de lado as gorduras alimentares?
Parte das gorduras são prejudiciais à saúde, porém outras são essenciais ao organismo. Há dois ácidos graxos que são essenciais ao organismo, o corpo não consegue fabricar, assim devem ser fornecidos dos alimentos que você consome. Ácidos graxos que chamamos de poliinsatrados, ácido linolenico e ácido linoleico.
Ácidos graxos essenciais que são encontradas em óleos vegetais e peixes de água fria, entre eles o ácidos linoléico ou ômega 6 e o ácido linolênico ou ômega 3, assim são denominados por causa de sua estrutura química.
As gorduras monoinsaturadas também são necessárias ao organismo provindas além do azeite de oliva, de oleagenosas, como variedades de castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, abacates.
Óleos vegetais como o de girassol, milho, gergelim, canola, soja, linho, além de amêndoas, castanhas, nozes, avelãs. fornecem gorduras do tipo ômega 6, já o ômega 3 encontramos em peixes de água fria, incluindo atum, sardinha, truta, salmão, além de sementes e óleo de linhaça, ovos enriquecidos com o ômega, nozes, soja.
Muitas dietas com quantidades insuficientes de gorduras excluem oleaginosas e óleos vegetais ricos em propriedades funcionais, fitoquímicos, vitaminas, minerais, além de gorduras saudáveis que protegem o corpo contra problemas cardiovasculares. Há suficiente gordura insaturada em sua dieta?
Por Greice Caroline Baggio.

A importância dos integrais e do Índice glicêmico dos alimentos.

0 comentários
As fibras presente nos alimentos tornam mais lento
o ritmo de absorção do açúcar no sangue,
além disso, dão maior saciedade e auxiliam no controle
e na perda do peso.
Alimentos em sua forma integral carregam todas as propriedades nutricionais do grão, são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais e todos os benefícios na prevenção de distúrbios intestinais, controle do diabetes e do peso. Já que o grão refinado, perde seus nutrientes, pois passa por processos industriais de refinamento.

Carboidratos complexos ou integrais são metabolizados mais lentamente, assim transformam-se em energia de forma gradual e fornecem energia saudável às células. Assim, desde a década de 80, pesquisas mostram que o que torna um carboidrato ruim e o que o torna saudável ao organismo é a velocidade em que eles são metabolizados ou digeridos, o que chamamos de carga glicêmica (CG) ou índice glicêmico (IG).

O índice glicêmico é o potencial que um determinado alimento tem de aumentar a glicose sanguínea ou carga de açúcar no sangue. O consumo de alimentos ricos em carboidratos que são digeridos rapidamente fazem com que o açúcar ou glicose no sangue, se eleve mais rapidamente, assim são alimentos de alto índice glicêmico, aumentando também a quantidade de insulina necessária na corrente sanguínea, o que pode com o tempo sobrecarregar o pâncreas, causando uma hiperglicemia, podendo levar a Diabetes Mellitus tipo 2.

O maior problema é que o consumo de carboidratos simples, processados os que fornecem energia rápida estão aumentando, mais do que isso, o consumo está em altíssimas quantidades, como você pode ver seja por açúcar refinado, farinha branca, o consumo irregular e em demasia deste tipo de carboidrato, sobrecarregam o organismo e causam uma espécie de montanha-russa nos níveis de insulina.


Analisar o índice glicêmico das refeições que você está consumindo é uma boa maneira de modificar o consumo de alimentos. Já, os alimentos que contêm carboidratos de digestão lenta e, portanto, liberam glicose gradualmente na corrente sanguínea são os alimentos de baixo índice glicêmico. Tais alimentos contêm maior quantidade de fibras. As fibras que tornam mais lento o ritmo de absorção do açúcar no sangue, além disso, dão maior saciedade e auxiliam no controle e na perda do peso.
Por Greice Caroline Baggio.

SACAROSE.

0 comentários
Sacarose, um carboidratos simples,
que quando consumido é rapidamente absorvido pelo organismo.
Sabe aquele açúcar que você coloca no cafezinho, no preparo de doces e bolos? Nada mais é do a sacarose, um carboidratos simples, que quando consumido é rapidamente absorvido pelo organismo.

O açúcar refinado é obtido por processo que extrai da cana ou beterraba, a sacarose, assim com a adição de aditivos químicos, retirando sais minerais, vitaminas, fibras, impurezas, transforma-se em um produto concentrado em sacarose, sem nutrientes, altamente calórico, que agrada muitos paladares, entretanto o consumo sem controle está sendo responsável pelo aumento da obesidade e de um maior consumo calórico no mundo.

Mas, o que há de errado em consumir o açúcar refinado? Embora, a vitalidade nos pede para abolir o açúcar da dieta, o consumo quando exagerado que apenas confere sabor doce aos alimentos, aumenta a inflamação no organismo, estando relacionado ao envelhecimento precoce e risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer.


Grande parte das calorias consumidas hoje, provêm dos açúcares, seja nas sobremesas, balas, doces, biscoitos, produtos de padaria ou mesmo para adoçar os cafezinhos durante o dia.

E para onde vão todas essas calorias que são consumidas? O excesso de calorias, neste caso, dos açúcares refinados que são consumidos, transformam-se em depósito de gordura corporal, principalmente entre órgãos e vísceras, elevam a glicose sanguínea, sobrecarregam as células do pâncreas, levam ao estresse metabólico, à problemas no sistema digestivo, como constipação e flatulência.

Além disso, o organismo torna-se dependente do açúcar, portanto quanto mais intoxicado, mais ele deseja o açúcar. Qualquer indivíduo que o consuma em excesso pode apresentar sintomas como fadiga crônica e está em maior risco de desenvolver o Diabetes Mellitus. O que torna ainda mais preocupante é que existem quantidades de açúcares em alimentos industralizados como molhos, ketchup, pães, refrigerantes tradicionais, doces, achocolatados, sobremesas, iogurtes, biscoitos industrializados.
O organismo necessita de glicose e não de açúcar refinado. A glicose é o principal combustível do ser humano e deve ser obtida através dos carboidratos, mas de carboidratos que chamamos de complexo, a partir de uma alimentação equilibrada, que inclui frutas, legumes, grãos e cereais integrais.

As crianças também são as prejudicadas com esse excesso, consomem mais açúcares em gramas por peso corporal do que o necessário, onde a subnutrição é comum, o que significa subnutrição? Em muitas delas, faltam ao organismo nutrientes essenciais para o crescimento, desenvolvimento corporal e intelectual, mesmo assim estão sujeitas ao sobrepeso, obesidade e ao desenvolvimento do Diabetes Mellitus e ainda, a uma maior prevalência de cárie dental, ou seja, estão acima do peso, mas com graves deficiências nutricionais.
Por Greice Caroline Baggio.

Emagrecimento. Consumir muito menos calorias do que o organismo necessita?

0 comentários
A restrição severa de calorias causa o efeito contrário,
dificilmente o manterá em forma ou com plena vitalidade.
Muitos já tentaram fazer dieta e fracassaram. Se for o seu caso, em vez de desistir, para e pense sobre suas atitudes e escolhas alimentares que o levou até aqui e procure entender um pouco sobre o metabolismo.

De forma simplista, o metabolismo pode ser explicado como um total de reações químicas, envolvendo todos os processos de ingestão, absorção, assimilação e excreção dos nutrientes. Por meio de todo este processo, hormônios, neurotransmissores e moléculas controlam o processo digestivo e a velocidade em que os nutrientes são distribuídos, assimilados e eliminados.


A qualidade e quantidade dos alimentos, as situações de estresse, as condições fisiológicas, os níveis hormonais e a prática de atividade física, determinam a queima de calorias e a utilização e biodisponibilidade desta energia às células do corpo. Energia que proporciona que o organismo se mantenha vivo e que possa realizar suas funções de forma eficiente.
Muito bem, se muitos fatores estão envolvidos, você já pode imaginar que consumir muito menos calorias do que o organismo necessita para manter-se vivo, como realizar os processos de respiração, digestão, não é uma maneira saudável de manter a saúde e um peso adequado.

Você já ouviu falar que para perder peso é necessário apenas comer muito menos e realizar muito mais exercícios? Comer menos e se exercitar mais não é uma maneira eficiente para permanecer dentro do peso ideal. Por quê? A restrição severa de calorias causa o efeito contrário, dificilmente o manterá em forma ou com plena vitalidade, reduzindo massa muscular, ainda, se você se exercitar muito mais, poderá sentir muito mais fome e certamente, não permanecerá por muito tempo com a restrição de alimentos e rotina de exercícios. Caso esteja fazendo restrição severa de calorias poderá estar lhe faltadando nutrientes importantes.
Um estudo recente publicado no Nutrition Journal, revela que perder peso de maneira drástica pode ser prejudicial à saúde. Segundo o estudo, estar ligeiramente acima do peso, mas ingerindo uma dieta balanceada, é mais saudável ao organismo do que viver em constantes regimes restritivos. Respeite os sinais de fome e saciedade, busque orientações quanto à sua dieta, ela deve lhe proporcionar vida.
Por Greice Caroline Baggio.

A alimentação adequada pode transformar sua vida.

0 comentários
A alimentação adequada pode transformar sua vida,
sendo capaz de prevenir doenças.
Sabemos que o Equilíbrio Nutricional é a chave para manter a saúde, porém a exposição do organismo à agressores, somado a escolhas alimentares inadequadas, vêm manifestando um organismo menos resistente às doenças, com o sistema imunológico prejudicado, suscetível à alterações metabólicas e orgânicas.

Ainda, estudos mostram a relação entre o consumo de altas concentrações de agrotóxicos e o desenvolvimento de doenças como o câncer, alterações no sistema de defesa imunológico, manifestações alérgicas e graves deficiências vitamínicas.

Alimentos quando consumidos isoladamente não podem garantir uma boa saúde, mas podem melhorar a saúde quando fazem parte de uma dieta contendo uma variedade de alimentos. "A alimentação adequada pode transformar sua vida, e certamente, ela é capaz de prevenir doenças”.

Inclua AÇAI em seus lanches:
Os antioxidantes do açaí são significativamente maiores do que o chá verde, chocolate e 10 vezes maior do que uvas vermelhas, de 10 a 30 vezes mais antocianina (flavonóides que os radicais livres ligam) de vinho tinto. Além de conter cálcio, ferro, fósforo, ômega 6 e 9, fibras, aminoácidos e vitaminas A e C. Os principais antioxidantes, antocianinas, flavonóides e vitamina C, possuem elevada biodisponibilidade, o que pode contribuir à prevenção de patologias, incluindo doenças cardiovasculares e câncer.
Outro alimento com a mesma coloração como as amoras são ricas em antioxidantes, como o ácido elágico e as vitaminas C e E, que podem reduzir risco de câncer e combater a doenças crônicas.

Inclua CASTANHA DO PARÁ em seus lanches:
Castanhas são ricas em selênio, sendo que uma castanha por dia fornece a quantidade recomendada, está envolvido no processo metabólico dos lipídeos, atuando também como potente antioxidante, protegendo o organismo contra os radicais livres. Estudos mostram os benefícios no consumo de castanhas em doenças como Alzheimer, redução no risco de câncer de próstata e na prevenção de outros tipos de câncer.
Por Greice Caroline Baggio.

O tamanho das porções.

domingo, 23 de janeiro de 2011 0 comentários
Alguma dúvida porque o tamanho das porções pode ser prejudicial?
Após uma refeição farta não há mais espaço para a sobremesa? Muitos fatores interferem nas quantidades de alimentos que serão consumidos, como sabor, cheiro, preferência, momento e ambiente em que você está. Como você sabe, quando se está distraído, a tendência e comer mais.

A variedade dos alimentos é essencial à nutrição adequada, entretanto ter diante dos olhos mais variedades  grandes porções pode ser uma armadilha à cintura, bem como à saúde. O tamanho das porções á não são mais as mesmas, em qualquer lugar que você vá para realizar suas refeições, já pensou em tudo o que lhe é oferecido?

O pão de lanches rápidos, a porção de ovos é dupla, a pizza está aumentando, as porções de batata frita e da pipoca já são bem maiores, os refrigerantes estão disponíveis em litros. Enquanto o tamanho das porções aumentam, as necessidades e gasto energético, memo em repouso, não aumentaram. Com as facilidades da rotina, calorias são facilmente acumuladas. Alguma dúvida porque o tamanho das porções pode ser prejudicial?
Por Greice Caroline Baggio.

A forma mais simples para alcançar uma boa saúde e longevidade é o foco sobre a nutrição diária.

0 comentários
A forma mais simples para alcançar
uma boa saúde e longevidade é o foco sobre
a nutrição diária.
Hoje estão disponíveis suplementos e alimentos fortificados, entretanto a nutrição suficiente e em equilíbrio é a que fornece uma proteção diversificada. Entre os alimentos, principalmente os vegetais (frutos, legumes, hortaliças, oleaginosas...) possuem uma combinação adequada e única de nutrientes.

Mas, e quanto as cores dos alimentos? A maior parte das substâncias podem ser identificadas pela cor. Alimentos vermelhos contêm carotenóides como o licopeno, antioxidante, que age na proteção contra tumores e favorece à circulação sanguínea. As principais fontes destes alimentos são o tomate, goiaba, melancia, caqui.

Alimentos verdes são ricos em antioxidantes e desintoxicam o organismo. Contêm clorofila, ácido fólico, ferro, cálcio, betacaroteno, isocionatos. Principais fontes alimentares são o espinafre, couve de bruxelas, repolho, brócolis.

Alimentos alaranjados ou amarelos são ricos em betacaroteno e carotenóides, antioxidante que age no sistema imune, proteção cardíaca, anticancerígeno, encontrados em alimentos como mamão, manga, abóbora. Já, alimentos de coloração arroxeados como as uvas, ameixas, amoras são ricos em antocioninas, flavonóides, importante ao antienvelhecimento, antioxidantes, ação anticancerígena, inibe a formação de coágulos e agem como antiinflamatórios.
Por Greice Caroline Baggio.

Otimize sua dieta e inclua os fatores essenciais à saúde plena.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 0 comentários
Satisfaça suas necessidades individuais
e inclua os fatores essenciais à saúde plena.
• Substitua sempre as frituras por preparações grelhados, assadas ou cozidas;
• Tenha sempre a mão temperos e condimentos para temperar os alimentos e preparações;
• Retire a pele e gordura visível de carnes;
• Aumente as fontes de ômega 3 na dieta: peixes, linhaça.

Será que você tem seguido alguma dessas orientações?

Alguns alimentos possuem pouco ou nenhum nutriente, que não são essenciais ao organismo, e em excesso são prejudiciais podendo levar ao desequilíbrio fisiológico, entre eles estão o excesso de alimentos e produtos de origem animal, como carne bovina e embutidos, os alimentos processados e industrializados, o açúcar e farinha refinados, os adoçantes artificiais.

O que fazer? Fazer o uso do equilíbrio e bom senso. Seu corpo necessita de quantidades suficientes de macro e micronutrientes, além de susbtâncias antioxidantes. Nas verduras e legumes estão nutrientes funcionais que auxiliam na limpeza do organismo, além de reduzirem o risco de desenvolvimento de diversos tipos de cânceres e de doenças cardiovasculares. Nas frutas encontramos substâncias antioxidantes, como os flavonóides que possuem propriedades antiinflamatórias e também agem na proteção contra o câncer.

Incluir estes cada grupo alimentar diariamente, prepará-los e consumi-los de forma correta trará inúmeros benefícios ao seu organismo:

• Temperos e condimentos: sálvia, salsa, manjerona, manjericão, orégano, alho, cebola.
• Grãos, cereais e leguminosas: feijão e seus tipos, lentilha, produtos fermentados de soja, grão-de-bico, aveia, gérmen de trigo, amaranto, quinoa.
• Óleos vegetais: azeite de oliva.
• Hortaliças e legumes: tomate, pimentão, cenoura, berinjela, abóbora, couve-flor, repolho, brócolis, vagem, rúcula.
• Frutas: maçã, mirtilo, uva, melão, goiaba, acerola, mamão, manga, caju, amora, cereja, limão, damasco.
• Oleaginosas e sementes: linhaça, castanhas, nozes, amêndoas, sementes de girassol.
• Peixes: sardinha, atum, anchova, truta, salmão.

• Bebidas: água, chás diversos e chá verde, vinto tinto, com moderação e suco de uva orgânico.

Reduzir/ eliminar substâncias com propriedades inflamatórias, incluir todos nutrientes em quantidades adequadas, satisfatória ingestão de água pura, equilíbrio emocional e controle do stress, inclusão de atividade física, horas suficientes e de boa qualidade de sono, satisfazendo as necessidades individuais de cada organismo, são fatores essenciais à saúde plena.
Por Greice Caroline Baggio.

Além do Equilíbrio Nutricional, saúde e vitalidade estão relacionadas à inclusão de alimentos funcionais.

0 comentários

Antioxidantes estão nos alimentos e
podem prevenir doenças crônicas e
 contribuir à uma vida mais longa!
Além do Equilíbrio Nutricional, saúde e vitalidade estão relacionadas à inclusão de alimentos funcionais, que além de nutrir podem trazer benefícios adicionais à saúde e estão associados à redução ao risco de doenças.

Maçã - Azeite de oliva - Cebola - Alcachofra - Abacate - Ameixa - Amora - Mirtilo - Brócolis - Couve de Bruxelas - Cenoura - Chocolate mais 70% cacau - Linhaça - Manga - Nozes - Castanhas - Mamão - Batata doce - Cereja - Tomate - Chá verde - Morango - Espinafre - Vinho tinto - Framboesa - Gérmen de trigo - Açai - Orégano - Aveia - Uva - Gengibre - Cúrcuma ...
A lista é grande de alimentos com potencial antioxidante.

Uma dieta rica em antioxidantes é vital para à saúde, especialmente em indivíduos com patologias ou excesso de peso. Os polifenóis do azeite de oliva estão entre os mais potentes antioxidantes, o chá verde (catequinas), alho (alicina), aveia (betaglucanas), cebola (quercetina), brócolis (isotiocionatos), cenoura (betacarotenos), semente de linhaça (ômega 3), soja (isoflavonas), tomate (licopenos), uva e suco de uva (resveratrol), castanhas (selênio) são exemplos de alimentos com substâncias bioativas que tem ação antioxidante e agem na modulação do processo inflamatório.

Aposte no ALHO para o preparo das refeições:
O alho disponibiliza compostos sulfúreos capazes de reduzir os efeitos de nitrosaminas e compostos N-nitrosos, altamente cancerígenos, que se formam na preparação de carnes cozidas em altas temperaturas. Induzem a apoptose, oferecendo proteção contra tumores de mama, cólon, ovário, próstata e esôfago, sendo que auxiliam no controle das taxas de açúcar no sangue e impede a oxidação do colesterol. Alho também age contra infecções, devido à suas propriedades antibacteriana, antiviral e antifúngica.

Estudos epidemiológicos mostram redução de câncer de próstata em pessoas que o consomem, prevenção de trombose e diminuição da pressão arterial sanguínea, pois melhora o fluxo sanguíneo. As moléculas ativas do alho são liberadas apenas com o esmagamento dos dentes do alho. O alho em pó ou desidratado não oferece os mesmos benefícios do que ele fresco, após picado e esmagado. O componente de alho, a alicina, proporciona seu cheiro e sabor característico, é um potente antioxidante. Como digere alicina em seu corpo produz ácidos sulfênicos, um composto que reage mais rapidamente com perigosos radicais livres do que qualquer outro composto conhecido.

Aposte no CHÁ VERDE como bebida preferida, depois da água: 
Camellia sinesis está entre os vários estudos demonstrando seus benefícios e propriedades nutricionais anticâncer no consumo de seu chá. Bebida rica em polifenóis como as catequinas, especialmente a epigalocatequina-3-galato (EGCG).

O chá verde é antioxidante e possui capacidade de desintoxicar o organismo pois ativa enzimas do fígado que eliminam as toxinas presentes. O consumo de seis xícaras ao dia está associado a prevenção de alguns tipos de câncer, melhora do sistema imunológico, aumentando os níveis de células de defesa, reduz os riscos de doenças cardiovasculares, com a redução do LDL colesterol e de triglicerídeos e aumento dos níveis de HDL colesterol. O aminoácido não essencial teanina, presente no chá verde pode melhorar a regeneração mental após a atividade física. A teanina reduz o estresse mental, pois proporciona efeitos relaxantes, aumentando os níveis de neurotransmissores, serotonina e dopanina. O procedimento realizado para a obtenção do chá preto destrói boa parte de compostos polifenóis. Obtemos benefícios no consumo de folhas secas em infusão, chá de saquinho e suplementos naturais em cápsulas. Para liberação das catequinas é necessário a infusão por pelo menos dez minutos.

Incremente sua salada com o BRÓCOLIS:
O brócolis é rico em antioxidantes da família crucíferos que agem na prevenção de doenças, contém uma elevada quantidade de isotiocionatos, que estimula as células à produzirem enzimas que formam uma linha de defesa contra tumores, podendo reduzir significativamente o risco de câncer de mama, bexiga, pulmão e próstata. Outros alimentos contendo isotiocianato incluem a couve de bruxelas, couve flor e repolho.
Antioxidantes e propriedades funcionais estão entre os alimentos e podem prevenir doenças, além de contribuir à saúde plena.
Por Greice Caroline Baggio.