Google Analytics Alternative

SAÚDE ÓSSEA.

domingo, 31 de outubro de 2010 0 comentários

 Os ossos necessitam de nutrientes distintos em
quantidades suficientes à sua manutenção ao longo da vida.
Você já parou para pensar se tens incorporado nutrientes adequados aos ossos diariamente?

Não só de cálcio os ossos são formados, como um tecido, os ossos necessitam de nutrientes distintos em quantidades suficientes à sua manutenção ao longo da vida, buscando a preservação da massa óssea por meio de nutrientes adequados e evitando a perda de proteínas da matriz óssea.  A vida D é necessária à absorção de cálcio e fosfato. Já, a exposição a luz solar torna-se suficiente para indivíduos saudáveis transformar a vitamina D em sua forma ativa. O manganês e silício são necessários à síntese de tecido conjuntivo na cartilagem e ossos. O magnésio é de extrema importância aos ossos. A vitamina D, por exemplo, necessita de magnésio para convertê-la em sua forma mais ativa.

Estudos com suplementação de cálcio e vitamina D têm mostrado uma desaceleração da osteoporose, mas não a prevenção.  A prevenção se dá por meio do bom aporte nutricional, desde a infância, e em todas as fases da vida.

Saciedade e fibras.

sábado, 30 de outubro de 2010 0 comentários
Pectina, por exemplo, encontrada na maçã,
é responsável por retardar o esvaziamento gástrico.
Procuro sempre enfatizar a importância das fibras alimentates, nas quantidades corretas, mas será que você consome fibras suficientes?

O volume e a textura das fibras aumentam a saciedade, além de reduzirem a densidade energética da dieta, se você está buscando eliminar alguns quilos, isso é mais do que positivo. Ainda, conforme referências, dietas de baixo valor calórico e hipolípidica, normalmente não saciam, então tenha cautela na hora de escolhar dietas de revista sem muito fundamento, você pode estar perdendo saúde.

O consumo de fibras está muito bem relacionado a proteção contra obesidade, doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.
A fibra também diminui o esvaziamento gástrico, mas pode reduzir absorção de microutrientes (por isso o planejamento do cardápio a fim de não interferir na biodisponnibilidade de nutrientes, como ferro, cálcio... torna-se relevante), levando a baixa de glicose pós-prandial, podendo também influenciar a oxidação e armazenamento de gordura. Grãos integrais, frutos, vegetais são alimentos básicos que você pode incluir no cardápio, ricos em fibras.
- Glicemia pós-prandial é o aumento dos níveis de glicose na corrente sanguínea após uma refeição.
Por Greice Caroline Baggio. 

Exercícios físicos: A saúde física e mental em alta.

sábado, 23 de outubro de 2010 1 comentários

Exercícios contribuem à imunidade,
podem reduzir doenças crônicas
e retardar o processo de envelhecimento.
Que estímulos lhe faltam para começar a cuidar de si, não somente através de mudanças na dieta, como também pelos exercícios físicos?

Que benefícios há  em manter-se em movimento? Além de proprocionar bem-estar, disposição, flexibilidade, controle do peso e emagrecimento, você terá uma melhora na respiração e funcionamento de todos os órgãos, nutrientes mais circulantes pelo organismo, como também uma redução da constipação e melhora na digestão.

Você irá reduzir o percentual de tecido adiposo no corpo, além de fortalecer ossos e músculos, reduzindo o risco de quedas e acidentes que podem levar a fraturas ósseas e nas articulações, como fratura de quadril, além de prevenir a osteoporose. O exercício físico regular reduz níveis de insulina, o controle nos níveis de insulina está relacionado a prevenção de certos tipos de risco de câncer, pode reduzir a pressão arterial e baixar níveis de LDL. Ainda, maior percentual de massa muscular torna mais fácil para o seu organismo para queimar calorias extras.
Mais motivos? Otimize seu tempo.

Whey Protein.

0 comentários
Auxiliando os músculos a sintetizarem outros aminoácidos
necessários à construção muscular.

Whey Protein é a proteína isolada do soro de leite de alta qualidade, um subproduto do queijo, contendo todos os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), estimulando a captação de aminoácidos e deposição de proteína no músculo esquelético (síntese proteíca) após exercícios físicos, mas não é só ao aumento de músculos, pesquisas recentes demonstraram que 25 gramas de whey após o exercício físico de resistência estimulam o rejuvenescimento muscular, mantendo a boa forma e  aumentando a longevidade.

Suas recentes alegações são à prevenção de doenças, como doenças cardíacas e câncer, além disso o Whey Protein contém beta e alfa-globulinas, albumina e imunoglobulinas, o que contribui a melhora do sistema imunológico, ainda auxilia na preservação de massa magra durante o exercício, já que disponibilizada aminoácidos e cisteína. O whey também pode aumentar os níveis de glutationa, potente antioxidante, não ficando restrito somente para o consumo por atletas. Lembre, não só a quantidade, como também a frequência e a procedência são fundamentais quando se fala em suplementos. Os produtos de maior qualidade geralmente são mais caros.
Por Greice Caroline Baggio.   

Grãos integrais e redução de gordura corporal.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010 0 comentários
Grãos integrais são melhores oções do que refinados,
 isso você já sabe,
mas que tal inclui-lo realmente em sua cardápio?
Publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, este estudo mostra uma relação bem conhecida, sobre a ingestão de grãos integrais e redução de gordura corporal, principalmente a abominal ou visceral.

O volune de tecido adiposo visceral foi de aproximadamente 10% menor nos adultos que consuram cerca de três ou mais porções diárias de cereais integrais, mas que limitavam o consumo de cereais refinados a menos de uma porção por dia, uma fatia de pão branco ou meia xícara de arroz branco representa uma porção de cereais refinados.

A gordura visceral está relacionada ao desenvolvimento da síndrome metabólica, um conjunto de fatores de risco, incluindo hipertensão arterial, aumento de LDL e resistência à insulina, o que contribui ao desenvolvimento de  diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Consumir o arroz integral no lugar do branco ou um sanduíche com pão integral, em vez de pão branco, já é um bom começo.
O estudo envolveu cerca de 2.834 adultos com idades entre 32 e 83 anos, comparando a relação entre gordura visceral e gordura subcutânea e a ingestão de grãos integrais e refinados, a redução de gordura visceral foi significativa com mais integrais no cardápio. Integrais? Temos uma variedade grãos. Dê uma olhada nas prateleiras, não será a hora de realizar algumas mudanças?

McKeown, L. M. Troy, P. F. Jacques, U. Hoffmann, C. J. O'Donnell, C. S. Fox. Whole- and refined-grain intakes are differentially associated with abdominal visceral and subcutaneous adiposity in healthy adults: the Framingham Heart Study. American Journal of Clinical Nutrition, 2010.

O leite que você consome.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010 0 comentários
 Qual leite você escolhe na hora da compra?
Que derivados utiliza nas preparações?
Não enfocando a intolerância, alergia ou mesmo os prós e contras ao consumo de leite, o alimento está entre as principais refeições de muitos, seja o leite, queijos, iogurtes... Se você tem o hábito de acrescentar porções modestas de queijo ou mesmo creme de leite em preparações, isso pode estar lhe fornecendo calorias extras, bem como gorduras saturadas e sódio. Basicamente, há três tipos de leite disponíveis no mercado. O leite é fonte de carboidratos e proteínas, mas há quem não dispensa o leite integral que contém mais de 3 gramas de gorduras em 100 gramas, além de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.
Para quem inclui o leite semidesnatado obterá cerca de 0,6 a 3 gramas de gordura, em 100 gramas, já quem consome os desnatados, saiba que o consumo de laticíneos desnatados contribuem ao menor aporte calórico, terá menos 0,5 gramas de gorduras em 100 gramas, proteínas, como caseína e maior teor de cálcio, podendo ser adicionado, assim como no semidesnatado, as vitaminas A e D ao produto. Qual leite você escolhe na hora da compra? É de qualidade? Que derivados você utiliza nas preparações? Comparar um produto e outro na hora da comprar pode ser muito relevante.
Por Greice Caroline Baggio.

B12 e células nervosas.

0 comentários

B12 protege as células nervoas, auxilia na síntese de novas células...
A falta de ácido clorídrico e fator intrínseco são os principais fatores de deficiência de vitamina B12, bem como uma ingestão deficiente a longo prazo como em dietas vegans, já que a vitamina pode ser encontrada e biodisponivel entre os alimentos de origem animal, embora ela seja também sintetizada pela microbiota intestinal.

A anemia perniciosa pode ser um reflexo da falta de B12, caracterizada por globúlos vermelhos imaturos e grandes, causando fraqueza muscular e danos neurológicos.
A B12 protege as células nervosas, os estudos recentes têm demostrado a vitamina desempenhando um papel significativo na proteção do cérebro contra a doença de Alzheimer, bem como na redução do risco de perda de memória. Níveis baixos de B12 são comumente encontrados em idosos. 
As vitaminas do complexo B atuam como coenzimas no metabolismo de macronutrientes, o mais importante ao incluir alimentos no cardápio: a presença ou ausência de um nutriente interfere na absorção, metabolismo e excreção de outro, será à toa você planejar o cardápio?
Por Greice Caroline Baggio.

Planeje, mude, execute.

terça-feira, 19 de outubro de 2010 2 comentários
Comece a fazer pequenas mudanças hoje,
o que pode reproduzir benefícios não somente à você,
como também à sua família.


A população como um todo ganha peso e os casos de diabetes e doenças cardiovasculares aumentam.

Fast food, doces, produtos industrializados, que você pode comer na rua, no caminho do trabalho, no meio da tarde... Em cada cidade os hábitos são distintos, lógicamente, você pode encontrar em certos centros muitas opções de lanches, frituras, que irá até deixá-lo em dúvida. Mas, pense, se o sobrepeso, obesidade, o diabetes aumentam, você acha que os proprietários de restaurantes, ou redes de fast foods mudarão o cardápio ou incluirão ingredientes "mais saudáveis" pensando na sua saúde? Certamente não, afinal é uma fonte de renda.
Entretanto, saiba que é você que precisa fazer escolhas inteligentes, que tal preparar o cardápio em casa? Modificar um antigo hábito? Planeje, mude, execute. Você é responsável por sua própria dieta e estilo de vida. Comece a fazer pequenas mudanças hoje, o que pode reproduzir benefícios não somente à você, como também à sua família.

Ervas, plantas e diabetes.

0 comentários
Apostar apenas em ervas
sem mudanças na dieta pode ser perigoso.
Chás, capsúlas... Muitos diabéticos estão tentando controlar a hiperglicemia somente através de ervas e métodos holísticos, sabemos que a doença é evitável, e embora as ervas produzem efeitos muito positivos na saúde, apostar apenas em ervas sem mudanças na dieta pode ser perigoso, bem como deixar de monitorar os níveis de açúcar no sangue.
Por exemplo, estudos demostram que a canela pode reduzir os níveis de glicose no sangue  de forma significativa. A Stevia é amplamente comercializada como adoçante de mesa, uma alternativa para banir o consumo de açúcar refinado. Já, o Ginseng asiático tem sido utilizado também à redução de açúcar no sangue, agindo também no sistema imunológico, bem como na pressão arterial.
Fibras de cascas de frutas, como a farinha de casca de maracujá que é rica em pectina, têm sido igualmente indicada para diabéticos, pois age promovendo a limpeza do organismo, já que as fibras reduzem a absorção de gorduras e açúcares. Uma dica aos diabéticos: antes de investir seu dinheiro e promover efeitos colaterais ao seu organismo, busque orientações sensatas.

SUA SAÚDE!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010 0 comentários

Sua Saúde, ano 1, nº1, Editora Saúde Alto Astral.

A edição Sua Saúde conta com minha contribuição. Quais são os benefícios das farinhas? E quanto a farinha de maracujá?
E as proteínas? Sucos? Combinações saudáveis para incluir no seu cardápio? O que são probióticos? E mais... não deixe de ler!
O cuidado com a saúde deve ser visto de maneira ampla e global, a nutrição otimizada juntamente a fatores como controle do estresse, qualidade do sono, exercícios físicos evitam o envelhecimento precoce, promovem saúde e bem-estar... e é através do conhecimento que você consegue evoluir e colocar em prática as ações para otimizar sua saúde!

Luteolina, inflamação e déficit de memória relacionados à idade.

0 comentários

Luteolina presente no aipo, pimentão.. para a memória.


Sim, a dieta em equilíbrio tem o potencial para reduzir a inflamação do cérebro associada à idade, o que pode resultar em melhora na saúde cognitiva.

Um estudo publicado no Journal of Nutrition, analisou os efeitos da luteolina na dieta e envelhecimento. A luteolina é encontrada em vegetais, incluindo cenouras, pimentões, salsão, hortelã, alecrim, camomila, aipo. A inflamação no cérebro está envolvida nos problemas de memória que ocorrem com o avançar da idade.

Durante o processo de envelhecimento, as células da microglia começam a produzir níveis excessivos de citocinas inflamatórias. As citocinas induzem ao déficit de memória, a sonolência, perda de apetite e os comportamentos depressivos, o que contribui ao envelhecimento cognitivo, bem como para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Por que enfatizo a importância de alimentos frescos provindos da natureza? Nos vegetais pode-se encontrar diversos compostos bioativos, com propriedades antiinflamatórias; e entre elas a luteolina.
Neste estudo, a luteolina melhorou a saúde cognitiva, atuando diretamente sobre as células da microglia para reduzir a sua produção de citocinas inflamatórias no cérebro, assim como mostra este estudo em modelo de animais, reduzindo ou interferindo nestas células, preservando os neurônios.

Os investigadores analisaram os efeitos da luteolina no cérebro e no comportamento em camundongos de (3 a 6 meses de idade) e idosos (2 anos), que foram alimentados com uma dieta controle ou dieta contendo luteolina por quatro semanas. A dieta contendo luteolina reduziu a inflamação no cérebro, melhorando a memória, o desenvolvimento de tarefas e aprendizagem.

ÓXIDO NITRICO e doenças cardiovasculares.

domingo, 17 de outubro de 2010 0 comentários
Síntese de ÓXIDO NITRICO a partir de L-arginina.

A deficiência de óxido nitrico (NO) seja na produção ou ação está relacionada à doenças cardiovasculares.

O óxido nítrico é uma molécula gasosa sinalizadora produzida principalmente pelas células endoteliais. No final da década de 80 e início de 90, novas pesquisas surgiram desvendando o NO como mensageiro, ou sinalizador inter e intracelular e como toxina, atuando em inúmeros processos patológicos.
A imagem demostra a reação química de formação do NO, em que a L-arginina é transformada em um intermediário, a NG-hidroxi-L-arginina com a presença de nicotinamida-adenina-dinucleotídeo-fostato-hidrogênio (NADPH) e Ca2+ sendo necessário mais NADPH e O2 para a formação de L-citrulina e Óxido Nitrico.

Mas, quais são algumas das atribuições do NO ao organismo? - Relaxamento de vasos sanguíneos, redução de agregação plaquetária, redução da inflamação, função antioxidante, promovendo também a redução do colesterol sanguíneo, mesmo que modestamente,também agindo na memória e apredizado, como neurotrasmissor.
Substâncias como antioxidantes, L-arginina, L-citrulina, vitamina E e C, aumentam a produção do óxido nitrico.
Ainda, se você realizar exercícios físicos regulares também vai estimular às células endoteliais a produzirem o óxido nitrico, bem como se reduzir o consumo de gorduras saturadas, pois elas contribuem ao seu acúmulo nas artérias e prejudicam a produção do NO.

Óxido nitrico e efeitos sobre a suplementação de melancia na pressão arterial.

0 comentários

Embora os estudos mostrem que a maior
 parte de citrulina
se concentre na casca,
quando você consume a melancia,
a citrulina é convertida em arginina.
A arginina síntetiza o óxido nitrico que
relaxa os vasos sanguíneos.
 O óxido nítrico é um importante neurotransmissor com capacidade potencializadora, atuando na memória e no aprendizado, também relaxa e dilata os vasos sanguíneos e manter a pressão arterial dentro de valores normais. 

Conforme os estudos, boa parte dos indivíduos são deficientes na produção e /ou ações do óxido nítrico, aumentando o risco de doença cardiovascular. Entretanto, os compostos como a L-arginina, L-citrulina, e os antioxidantes podem aumentar a produção própria do corpo e / ou ações do óxido nítrico.  
A L-citrulina é convertida em L-arginina, precursor para a síntese de óxido nitrico. A suplementação oral com L-arginina reduz a pressão arterial braquial (PB).

Na melancia os nutrientes incluem o licopeno, bem como a L-citrulina, cujo seu benefício está em promover o relaxamento de vasos sanguíneos, aumentado seu fluxo, mantendo a pressão arterial normal. Por falar em melancia, os efeitos da suplementação de melancia durante este estudo reduziu a pressão arterial aórtica, bem como melhorou a função arterial em indivíduos pré-hipertensos. Os indivíduos foram dividos em 2 grupos, placebo e aqueles que receberam durante 6 semanas suplementação de melancia (L-citrulina 2,7g e L-arginina 1,3g ao dia).
Arturo Figueroa, Marcos A. Sanchez-Gonzalez, M. Penelope Perkins Veazie e Bahram H. Arjmandi. Effects of Watermelon Supplementation on Aortic Blood Pressure and Wave Reflection in Individuals With Prehypertension: A Pilot Study. American Journal of Hypertension, jul, 2010.

Ioga pode aliviar a Fibromialgia.

0 comentários

Ioga, yôga, yoga ou yóga.
Tradicional disciplina física e mental originária da Índia.

Estudo realizado nos EUA por pesquisadores de Oregon Health and Science University, em Portland, aponta que a prática de ioga pode ajudar a aliviar os sintomas da fibromialgia.

Na fibromialgia os sintomas predominantes são a dor muscular e a fadiga. A causa é desconhecida, mas pode estar relacionada à genética e estresse e emocional. Embora a ioga tem sido praticada há milênios, só recentemente os pesquisadores começaram a demonstrar seus efeitos em indivíduos com fibromialgia.
Foram divididos em dois grupos 53 mulheres com idade mínima de 21 anos, diagnosticadas com fibromialgia, apresentando sintomas por pelo menos 1 ano. Um grupo participou de um programa de ioga durante 8 semanas e grupo controle recebeu a medicação comum.
No grupo que realizou ioga os benefícios foram significativos, a depressão foi reduzida em média 42%, a fadiga cerca 30%, e as dores cerca de 24%.
Já sabemos de todos os benefícios da prática da ioga, agora este estudo fornece fornece suporte promissor para a ioga, em especial às mulheres com fibromialgia.
James W. Carson, Kimberly M. Carson, Kim D. Jones, Robert M. Bennett, Cheryl L. Wright and Scott D. Mist. A pilot randomized controlled trial of the Yoga of Awareness program in the management of fibromyalgia. Pain, Volume 151, Issue 2, November 2010, Pgs 530-539.

COLÁGENO.

sábado, 16 de outubro de 2010 0 comentários
Os reais efeitos dos suplementos de colágeno
são discutíveis em função de novos produtos
 disponíveis com baixa qualidade.
A procedência é o que conta, cápsulas, balas...
contêm quantidades mínimas,
leia os rótulos e
pesquise detalhadamente os produtos
antes de investir neles.


A partir dos 25 a 30, a produção de colágeno começa a diminuir, No momento em que uma pessoa atinge a idade de 50/60 anos, o que é individual, a produção de colágeno diminuiu mais de 35%. Por que diminui a quantidade de colágeno? Alterações hormonais, drogas, álcool, estresse emocional, alimentos processados, açúcar branco, excess de gorduras saturadas e hidrogenadas na dieta, carências nutricionais, desidratação, exposição excessiva ao raios UV , traumas são fatores relevantes. Defeitos genéticos, doenças como lúpus eritematoso sistêmico ou artrite reumatóide podem destruir as fibras de colágeno saudáveis.

Você já sabe, a pele é o maior órgão do nosso corpo, em função de fatores ambientes e o processo natural do envelhecimento, a produção de colágeno cai, está diminuição está diretamente ligada ao teor de aminoácidos. Aminoácidos específicos na estrutura da pele, como a glicina, prolina e alanina diminuem com a idade e desequilíbrio nutricional. É preciso prestar atenção na pele e entender o que é necessário à boa nutrição e aparência.
As proteínas contidas nos alimentos de origem animal são completas e contêm todos os aminoácidos essenciais, carne bovina, frango, peixes, peru, ovos, leite e derivados. Independente da idade, o EQUILÍBRIO NUTRICIONAL é o ponto chave. Os alimentos ricos em vitamina C e K, por exemplo, auxiliam na produção do colágeno.

Os suplementos de colágeno de boa qualidade são benéficos, contribuem à saúde, mas não fazem seu papel sozinho. Colágenos em forma de pó, líquidos, balas, capsulas eram utilizados somente por atletas ou fisiculturistas, agora está sendo usando para fins cosméticos, rejuvenescimento e antienvelhecimento, o que é valido desde que combinados a outros aspectos, como boa ingestão hídrica, atividade física, nutrição adequada.

Os reais efeitos dos suplementos de colágeno são discutíveis em função de novos produtos disponíveis com baixa qualidade. A procedência é o que conta, cápsulas, balas... contêm quantidades mínimas, leia os rótulos e pesquise detalhadamente os produtos antes de investir neles.  
Por Greice Caroline Baggio.

Combate à fome!

0 comentários

Acesse http://www.1billionhungry.org/faobrasil/

O desperdício, o consumo em demasia de alimentos de origem animal e produtos industrializados, com menor valorização aos de origem vegetal, a maior oferta de um lado; e a fome e a desnutrição de outro.

Embora o sobrepeso e obesidade têm nos preocupado, a fome, a desnutrição e a insegurança alimentar são fatores que devem ser revistos, especial no Dia Mundial da Alimentação, discutido hoje e promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), já que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome em todo o mundo.

A desnutrição e mortalidade infantil é evitável, melhor acesso aos alimentos, otimização nos cuidados com à saúde, inventivo ao aleitamento exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida, mantendo-se até os 2 anos, são intervenções necessárias. Com o que você vêm contribuindo para reduzir a fome no mundo?


Recentes atribuições ao óleo de peixe.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010 0 comentários

ômega 3 provindas de óleos de peixes são antiinflamatórias,
estando elas relacionadas à redução de doenças.

Você precisa de gorduras tipos ômega 3, certo? Ácido graxo essencial que necessita provir da boa nutrição, mas será que você consome o suficiente?

Embora todas as gorduras ômega 3 possuem qualidades antiinflamtórias, participando da função imunológica, gorduras ômega 3 a partir de óleo de peixe EPA e DHA, são biologicamente mais potente que o ômega 3 tipo ALA, encontrados em fontes vegetais, como sementes de linhaça.
Gorduras ômega 3 provindas de óleos de peixes são antiinflamatórias, estando elas relacionadas à redução de doenças, tais como doença coronária, depressão cardíaca, câncer, além de redução do envelhecimento precoce.
Infelizmente, os peixes que proporcionam tantos benefícios podem estar contaminados por metais pesados, como mercúrio. 
Os estudos que analisam os benefícios da suplementação da dieta com óleos mostraram uma diminuição de doenças, incluindo artrite reumatóide, a doença de Crohn, colite ulcerativa, psoríase, esclerose múltipla.    

Algumas pessoas escolhem as sementes de linhaça para a sua fonte de ômega-3, o que não é uma fonte ideal, porque o ALA encontrado em sementes de linhaça precisa ser convertido para a cadeia longa, e essa conversão pode não ser eficiente. 
Ainda, uma recente pesquisa conduzida pela University of Nevada in the journal Nutrition and Cancer fornece dados em que ômega 3 pode ajudar na prevenção do câncer de pulmão. Entretanto, além de consumir gordura ômega 3, você precisa diminuir o consumo de gorduras ômega 6. As boas gorduras são essenciais à saúde ótima!

Caminhar e proteção da função cerebral.

0 comentários

Seja ativo e preserve a massa cinzenta.

Para quem faz exercícios regularmente, esta é uma boa notícia, para quem ainda não começou, é um bom estímulo.     

Caminhar cerca de 6 a 9 quilômetros por semana pode proteger contra o encolhimento do cérebro que ocorre no processo de envelhecimento, reduzindo os problemas relacionados à memória e declínio cognitivo, evitando doenças como o Alzheimer, é o que revela a pesquisa, publicada na revista Neurology.
Foram analisadas a atividade física e padrão da função cognitiva de cerca de 300 adultos em 1989. No início, todos os participantes entre a idade média de 78 anos, estavam em boa saúde cognitiva.

Nove anos depois, através de  ressonância magnética, todos foram considerados cognitivamente normais. Entretanto, quatro anos depois, os testes mostraram que um pouco mais de 1/3 dos participantes tinham desenvolvido comprometimento cognitivo leve e demência.
Ao correlacionar aqueles que caminhavam regularmente, a saúde cognitiva, exames cerebrais, os pesquisadores descobriram que ser mais ativos fisicamente contribui para redução do menor o risco de declínio da função cognitiva.
Quer manter o tecido cerebral e sua memória protegida? Seja ativo, sem exercícios, pode haver uma redução significativa da massa cinzenta.

Nutrição infantil merece cuidado.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010 0 comentários
Busque saber que lanches são oferecidos ao seu filho,
você vêm contribuindo para que ele tenha uma ótima saúde?
A nutrição está aí para otimizar sua qualidade de vida!


Estudos mostram que crianças obesas têm maior probabilidade de se tornarem adultos obesos, ou mesmo de terem complicações psicológicas relacionadas ao peso, além de estarem suscetíveis à doenças crônicas.

A frequência de lanches na infância e adolescência é um agravante, cerca de 27% das calorias diárias entre crianças estão vindo de lanches. Frituras, salgadinhos, balas, chocolates, bebidas adoçadas contribuem ao maior aporte calórico.
Um outro fator preocupante é que bebês também estão experimentado alimentos industrializados desde cedo, principalmente nas classes mais baixas, macarrão instantâneo, suco artificial e outras bebidas ricas em açúcares, salgadinhos, embutidos.

Dados coletados entre 2003 e 2004 e publicados em 2010 pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), envolvendo 8.020 alunos de 43 escolas públicas e privadas da capital do estado, mostraram que em torno de 25% dos adolescentes entre 10 e 15 anos, cerca de 9,89% estavam obesos e 15,67% apresentaram sobrepeso.

Outro estudo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Franca, São Paulo, revelou que entre os 6.707 estudantes entre 7 e 10 anos de 18 escolas selecionadas, 1.061 (484 meninas e 577 meninos) tinham sobrepeso, cerca de 15,82%.
Busque saber que lanches são oferecidos ao seu filho, você vêm contribuindo para que ele tenha uma ótima saúde? A nutrição está aí para otimizar sua qualidade de vida!

Combata à Obesidade.

0 comentários

O dia 11 de outubro é o Dia Internacional de Combate à Obesidade,
 convido você à prevenir doenças, cuidar de si e de quem você quer bem! 
Hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e suas complicações, dislipidemia, maior incidência de câncer... são fatores decorrentes do excesso de peso, o que é evitável, hoje, as escolhas alimentares não são feitas pelos mesmos motivos de pouco tempo atrás. Você têm pouco tempo para fazer refeições mais saudáveis? Você come por ansiedade? Na sua opinião comer é o único motivo de prazer e alegria? E quanto aos exercícios físicos, são perca de tempo? Reavalie suas ideias, mude seu padrão de pensamento. Você não precisa ser radical, não precisa mudar do dia para noite. Pequenas substituições/alterações no estilo de vida e hábitos alimentares atuais podem lhe trazer inúmeros benefícios.      
O dia 11 de outubro é o Dia Internacional de Combate à Obesidade, convido você à prevenir doenças, cuidar de si e de quem você quer bem!  
Por Greice Caroline Baggio.             

Saúde no consumo moderado de NOZES.

0 comentários

O idela é incluí-las em susbtituição de
 alimentos ricos em gorduras saturadas.

Incluir pequenas porções de oleaginosas no cardápio, como nozes, castanhas, avêlas, amendoins, pistaches, amêndoas, são boas opções à você.

As nozes são boas fontes proteícas, vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio, esteróis vegetais e gorduras, monoinsaturados e poliinsaturadas. Mas como você já sabe, não dá para comer grandes porções, como são ricas em calorias, o ideal é incluí-las na dieta em susbtituição de alimentos ricos em gorduras saturadas como derivados do leite integrais e carne bovina ou embutidos.
Um novo estudo descobriu que uma dieta rica em nozes pode ajudar a reduzir a pressão arterial, pesquisadores estudaram 22 indivíduos com níveis elevados de LDL, que incluiram nozes e óleo de nozes na dieta. Os resultados mostraram que a pressão arterial diastólica média foi significativamente reduzida com a inclusão de nozes e óleo de noz.

Comportamento alimentar noturno e baixa qualidade do sono.

sábado, 9 de outubro de 2010 0 comentários
Comportamentos alimentares noturnos inadequados (CANI)
são caracterizados por comportamento alimentar desorganizado
 exclusivamente durante o período da noite.
Buscar o que comer durante a madrugada de longe não é nada saudável! Indivíduos que costumam despertar durante a madrugada para comer apresentam sono de pior qualidade, além de um aumento no número de despertares no meio da noite.

Este estudo, realizado na FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), avaliou voluntários portadores de CANI (comportamentos alimentares noturnos inadequados), objetivando a identificação da presença de co-morbidades psiquiátricas, de comportamento alimentar e padrão de sono.

Comportamentos alimentares noturnos inadequados (CANI) são caracterizados por comportamento alimentar desorganizado exclusivamente durante o período da noite. Seus portadores apresentam comportamento alimentar diurno normal sem evidência de sintomas típicos de bulimia nervosa, transtorno da compulsão alimentar periódica ou hiperfagia psicogênica. É possível diferenciar duas síndromes distintas: a síndrome alimentar noturna (SAN) e o distúrbio alimentar relacionado ao sono (DARS).

O que ocorre? Episódios de ingestão alimentar hipercalórica noturna ocorrem após o jantar ou refeição equivalente, antes do iniciado o sono e/ou após o início do sono.

Dos 138 indivíduos entrevistados,  79 (57%) possuíam sintomas sugestivos de comportamento alimentar noturno inadequado e cerca de 71% tiveram ao menos um diagnóstico psiquiátrico. Os transtornos de humor, doenças que determinam sentimentos de tristeza ou de euforia, foram os de maior prevalência, seguidos pelos transtornos ansiosos, cujo sintoma principal é a ansiedade em níveis superiores aos aceitáveis pela medicina.  

A avaliação do sono dos indivíduos revelou o aumento do índice de microdespertadores em quase 82% dos participantes, com redução da eficiência do sono abaixo da faixa considerada normal em 45% deles. Além de baixa qualidade de sono, com aumento dos despertares noturnos e consequente redução da eficiência do sono, aproximadamente 78,8% apresentavam sobrepeso ou obesidade.

TAMANHO DA CINTURA E AUMENTO DE DOENÇAS, INCLUINDO O DIABETES.

0 comentários
A circunferência da cintura está
correlacionada com o tecido adiposo abdominal, entre os órgãos.
O aumento na circunferência da cintura tem sido associado à inflamação, resistência à insulina, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, níveis aumentados de colesterol, já que a circunferência da cintura está correlacionada com o tecido adiposo abdominal, entre os órgãos.

Analisando os estudos sobre a saúde e estilos de vida de indivíduos nos Estados Unidos e Inglaterra, os pesquisadores não encontraram nenhuma associação entre as taxas mais elevadas de diabetes entre americanos com base em fatores de risco convencionais, tais como idade, tabagismo, status socioeconômico ou índice de massa corporal.

No entanto, os homens americanos que tinham circunferência da cintura em média três centímetros maior do os Ingleses e as cinturas das mulheres americanas que foram cerca de cinco centímetros maior do que as mulheres Inglesas, poderia explicar a proporção de aumento nos índices de diabetes na América para os homens e principalmente entre as mulheres. Tens medido seus níveis de glicemia? E quando a circunferência da cintura?

A felicidade é uma questão de escolha.

1 comentários

As pessoas querem ser felizes, querem saber
o que eles podem fazer para fazer a diferença,
então as escolhas é que importam.
Pesquisadores destacaram o mito de que a felicidade está ligada apenas à genética.

Os resultados de um estudo de 25 anos em 60 mil alemães mostraram que a felicidade a longo prazo é determinada não apenas pelos genes (que contribuem com 50%), como também pelas decisões de estilo de vida, incluindo a escolha do parceiro, a vida profissional e religião. O estudo será publicado no diário oficial dos Estados Unidos da Academia Nacional de Ciências.
O estudo analisou as respostas de indivíduos maiores de 16 anos num período de 1984-2008. Sobre as relações, os resultados revelam que os indivíduos com parceiros neuróticos são significativamente menos felizes do que aqueles com parceiros mais estáveis emocionalmente. 
O estudo também revelou que as pessoas que priorizam sua relação com o parceiro e filhos eram mais felizes do que aqueles interessados em sucesso profissional ou material, assim como aquelas com objetivos altruístas, como ajudar as pessoas ou se envolver em atividades sociais.
Trabalhar menos horas não conduz necessariamente à felicidade, mas trabalhar muito mais ou menos do que queriam deixou as pessoas infelizes. Outras coisas que importam à felicidade são as atividades sociais, como o envolvimento sadio com a sociedade e amigos, bem como a religião, uma crença que lhe dá um senso de significado ou propósito de vida  é importante para a felicidade.
As pessoas querem ser felizes, querem saber o que eles podem fazer para fazer a diferença, então as escolhas é que importam. Permita-se ser feliz!

OBESIDADE E ARTRITE.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010 0 comentários

O percentual de pessoas com artrite foram duas
 vezes mais elevada em obesos do que
entre os que tinham peso normal ou estavam abaixo do peso.

O Center for Disease Control and Prevention divulgou que quase 50 milhões de adultos nos Estados Unidos apresentaram diagnóstico de artrite no período de 2007-2009. O processo natural do envelhecimento e a obesidade contribuem para a artrite, e com base na alta prevalência de obesidade nos EUA, os pesquisadores estimam que os casos de artrite aumentem significativamente nos próximos 20 anos.

O termo artrite significa inflamação nas articulações. Osteoartrite, uma doença degenerativa das articulações, é o tipo mais comum de artrite, associada a uma degradação da cartilagem das articulações que ocorrem principalmente nos quadris, joelhos e coluna, como também pode afetar os dedos de pés, mãos... causando dor e rigidez.

O diagnóstico da osteoartrite do joelho é de 60,5% entre os obesos, o dobro do risco para aqueles com peso normal e de baixo peso. Osteoartrose do joelho, também chamada de artrose, resulta de um processo anormal entre a destruição da cartilagem e a sua reparação, e está  associada com a obesidade, onde muitas vezes a progressão da doença acaba acarretando em necessidade de amputações do joelho.
A prevalência da artrite aumenta significativamente com a idade e outros fatores como sobrepeso e obesidade, falta de atividade física, lesões em articulações, ou modalidades específicas do esporte, como saltos e fatores de estilo de vida como o tabagismo. 

Mantenha um peso adequado, bem como o aporte de nutrientes essenciais às articulações saudáveis. Realize alongamentos e exercícios de aquecimento antes de iniciar qualquer exercício físico.

Stress evitável no trabalho.

0 comentários

Estratégias eficazes para a prevenção e controle de stress existem,
mas não são amplamente utilizadas.
A pressão excessiva no trabalho está custando para a economia da Austrália cerca de 730 milhões dólares por ano devido ao estresse relacionado com a depressão, é o que mostrou a universidade de Melbourne e o relatório de VicHealth. 

Acontece com você? Na tensão do trabalho o empregado está sob alta pressão para executar tarefas, sendo responsável por 17% de depressão em mulheres e 13% nos homens. Esses 730 milhões dólares incluem a perda de tempo produtivo, os custos de substituição do empregado, investimentos pelo governo de serviços de saúde mental e medicamentos para a depressão.
Sem dúvidas, são necessárias o desenvolvimento de estratégias que possam ser aplicadas em todos os locais de trabalho para torná-los mais saudáveis, menos desgastantes e mais produtivos. Ambientes que alimentam à boa saúde e não que causam problemas de saúde, ou seja, medidas preventivas para melhor qualidade como um todo, em todo o ambiente de trabalho.

O relatório conclui:
• Depressão causada por condições de trabalho estressante é comum e pode ser prevenida.
• A maioria dos custos associados com a depressão entre os trabalhadores afeta os empregadores, principalmente devido à perda de produtividade e custos de substituição dos funcionários.
• Os empregadores seriam os principais beneficiários das melhorias nas condições de trabalho, através de redução da rotatividade e aumento da produtividade.
• Há uma necessidade de mais pesquisas para desenvolver métodos de trabalho de promoção da saúde que tratam de ambientes de trabalho estressantes.
• Estratégias eficazes para a prevenção e controle de stress existem, mas não são amplamente utilizadas.

Homens transpiram mais durante o exercício.

0 comentários
A transpiração é importante,
pois ajuda o corpo a executar o exercício por mais tempo.
Os resultados de pesquisadores japoneses confirmam o que já sabiamos, embora o treinamento e esforço físico aumente em homens mulheres, o grau de sudorese é maior em homens.

O estudo foi realizado por cientistas japoneses da Osaka International University e da Universidade de Kope, as descobertas podem esclarecer como homens e mulheres lidam de forma distinta com extremos de temperatura, como em temperaturas elevadas.
As mulheres podem apresentam menor quantidade de fluidos no corpo, e para suar precisam malhar muito mais. Homens também possuem maior produção de suor em função dos hormônios testosterona que melhoram a resposta à transpiração.
A menor perda de suor entre as mulheres pode ser uma estratégia da adaptação a ambientes muito quentes, já  a maior produção de suor entre homens pode aumentar  a eficiência durante o exercício.

Um outro detalhe importante: ainda, muitos dos indivíduos não realizam o mínimo de tempo necessário de exercícios aeróbicos, como caminhar cerca de 30 minutos, ao menos 5 dias da semana. Uma pena! Você já parou para pensar o que são 30 minutos? Quase nada comparados ao tempo, muitas vezes, desprendido em frente à televisão. Reserve esse tempo à você. Se a dificuldade é fazer pequenas pausas durante o almoço, planeje uma atividade de preferência logo no início da manhã ou no final do dia. Exercícios implantados ao longo do dia significam: você no trabalho muito mais motivado e menos estressado. Indivíduos ativos possuem menos risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer.

ACREDITE!

sábado, 2 de outubro de 2010 1 comentários

14ª edição da Semana de Integração do Idoso e 10ª Ação Maturidade Ativa.

0 comentários

14ª edição da Semana de Integração do Idoso
e a 10ª Ação Maturidade Ativa.

Hoje,  participei da 14ª edição da Semana de Integração do Idoso e a 10ª Ação Maturidade Ativa, de Bento Gonçalves, repassando aos participantes informações sobre peso ideal, orientações básicas sobre alimentação e pirâmide alimentar. Também foram oferecidos serviços gratuitos como orientações do câncer da mama, ginecológico, pulmão e próstata; teste de glicose; verificação de pressão arterial; orientações com fisioterapeuta: dores na coluna, artrose e artrite; massoterapia; teste de acuidade visual; limpeza de pele; orientações com médicos dermatologista e clínico geral/geriatra; exame de mama por médica mastologista e ginástica.


Sempre é valioso buscar uma boa saúde, por meio da dieta, qualidade do sono,  controle do estress, exercícios físicos... cuide-se!



Condições à gestação e diabetes gestacional.

0 comentários
Gestantes estão em risco de desenvolver o Diabetes tipo 2,
mesmo se não tinham a patologia antes de engravidar. 
Gestantes estão em risco de desenvolver o Diabetes tipo 2, mesmo se não tinham a patologia antes de engravidar, sendo que também após desenvolvida, o diabetes pode permanecer após o parto. 

Diabetes gestacional, pode colocar em risco à saúde materna e do feto se não tiver controle para condições comuns ao diabetes tipo 2, como retinopatia e nefropatia, além de pré-eclâmpsia (pressão arterial elevada) e risco de parto prematuro.
O diagnóstico de tolerência a glicose pode ser feito através do teste de glicemia em jejum. Uma rotina de exames lhe garante prevenir complicações.

É primordial à gestante, controlar seus níveis de açúcar no sangue. Dieta planejada e exercícios físicos regulares são ferramentas para o controle da glicemia, bem como a manutenção e ganho de peso adequado ao longo da gestação. As porções de alimentos que devem ser consumidas variam de indivíduo para indivíduo. Alimentos de baixo índice glicêmico (IG) devem ser priorizados no cardápio da gestante, ciente de que são vários, os fatores influência na resposta glicêmica de um alimento.

A pré-eclâmpsia é uma condição que pode aparecer durante a gravidez, níveis aumentados de pressão arterial podem afetar órgãos como rins, fígado, cérebro... prejuducando o desenvolvimento fetal e saúde materna. Os primeiros sinais de hipertensão podem surgir na 20ª semana de gestação e permanecer até o parto. Sintomas como cefaléia, visão turva, edemas estão entre os sintomas.

Avalie seu peso. Sobrepeso e obesidade estão relacionados à complicações durante a gestação.
Por Greice Caroline Baggio.

Composição da microbiota intestinal é um dos fatores que determinam o seu estado de saúde.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010 0 comentários
Cerca de 80% do seu sistema imune
está localizado no sistema digestivo.
Se cerca de 80% do seu sistema imune está localizado no sistema digestivo, certamente você terá que dar maior atenção à esse órgão.

O sistema digestivo pode estar repleto de bactérias patogênicas. Falta de fibras, solúveis e insolúveis no cardápio, grande consumo de carboidratos simples e gorduras saturadas podem estar deixando você pouco saudável.

A relação entre a bactérias "boas" e bactérias "patogênicas" na composição da microbiota intestinal é um dos fatores que determinam o seu estado de saúde. Bactérias  boas/ probióticas são essenciais para otimizar sua saúde e mantê-lo distante de doenças, pois contribuem ao sistema imunológico, protegem contra excesso de crescimento de microrganismos patogênicos, que causam doenças, auxiliam na digestão dos alimentos, digerindo e absorvendo carboidratos, na absorção de vitaminas e minerais, eliminação de toxinas e prevenção de alergias.   
Por Greice Caroline Baggio.