Google Analytics Alternative

Cerca de 59,5 milhões de brasileiros apresentavam pelo menos uma doença crônica em 2008.

quarta-feira, 31 de março de 2010 0 comentários
Em torno de 59,5 milhões (cerca de 31,3%) de brasileiros apresentavam doenças crônicas em 2008, é o que revelou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hipertensão, seguida de problemas na coluna, além de artrite ou reumatismo, asma ou bronquite, depressão, problemas do coração e diabetes são as doenças que mais informadas pelos brasileiros.
As regiões Sul (35,8%) e Sudeste (34,2%) são as que mais apresentaram indivíduos com pelo menos uma doença crônica. Seguidos das regiões Centro-Oeste (30,8%), Nordeste (26,8%) e Norte (24,6%).
Ainda, conforme a pesquisa cerca de 77,3% da população avaliaram a própria saúde como "boa ou muito boa", sendo que os postos de saúde permanecem sendo como o lugar mais procurado para atendimentos.

Suplementos vitamínicos e minerais engordam?

3 comentários
Uma dúvida muito comum que quero esclarecer. Suplementos vitamínicos e minerais engordam? Enfatizo que não, vitaminas e minerais são micronutrientes essenciais para que reações metabólicas ocorram. Deficiências podem interferir no processo metabólico, inclusive na utilização dos macronutrientes como fonte de energia, entretanto, não contribuem para o fornecimento ou armazenamento de energia no organismo, como ocorre com os macronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídeos.
Deficiências de vitaminas e minerais podem causar inúmeras manifetações clínicas, assim como o excesso expõe a saúde em risco. Antes de introduzir qualquer suplementação que seja em sua rotina, busque orientações de profissionais capacitados.
Por Greice Caroline Baggio.

Afinal, o café faz bem à saúde?

0 comentários
Afinal, o café faz bem à saúde? Produzido a partir de grãos torrados, o café é estimulante por conter quantidades significativas de cafeína. Muitos estudos vêm demonstrando os efeitos positivos do consumo de doses moderadas de café, entre 3 a 4 xícaras diárias. Os compostos antioxidantes presentes no café estão associados a um menor crescimento de células cancerígenas; também interferindo de maneira positiva na absorção de glicose; protegendo contra o desenvolvimento de demência; estando longe de aumentar o risco de doenças cardiovasculares, o que sugere que o café, em doses adequadas faz muito bem à saúde.
Entretanto, embora alguns resultados sobre o consumo do popular cafezinho seja inconclusivo e controverso, vale lembrar que doses exageradas, ainda, acompanhadas de generosas colheradas de açúcar refinado, não são bem-vindas. O café expresso, por exemplo, por não ser coado, quando consumido acima de 5 xícaras diárias está associado há alterações nas frações lipídicas, como aumento de colesterol (devido ao cafestol, presente no café) e triglicerídeos no sangue. Ainda, um consumo moderado de café ao baixo consumo do mineral cálcio está associado a perda urinária de cálcio, o que é um problema para a saúde óssea. Enfatizando que pacientes com problemas gástricos no estômago, arritmias cardíacas e que apresentam alterações do sono, devem ter cautela ao incluir doses de cafezinho na dieta.
Por Greice Caroline Baggio.

E se eu cair em tentação?

sexta-feira, 26 de março de 2010 0 comentários
Não tenho dúvidas que uma das perguntas mais comuns na prática clínica se resume em: E se eu não resistir as tentações à mesa? Tenha certeza que em algum momento, por motivos distintos, a ânsia por devorar algum alimento vai ocorrer, seja no trabalho, em casa, em qualquer horário que seja, principalmente após situações de "estresse", cansaço físico ou mental, por vermos nos alimentos um escape para alívio dos problemas e estarmos sempre em busca por sensações de prazeres momentâneos. Quando estamos nessa situação, a nossa capacidade para selecionar da melhor forma os alimentos é reduzida, acabamos caindo em tentação.
Não se engane, salvo alguns alimentos ricos em substâncias capazes de nos proporcionar este prazer, ricos em antioxidantes, fibras, triptofano, porém não é nada mais do que um prazer momentâneo. Devemos selecionar os alimentos, buscando saúde e vitalidade. Então, que tal pensar em alimentos que irão nutrir o corpo? Tenha sempre em vista alimentos ricos em fibras, o que permite energia gradativa e sensação de saciedade. Frutas, grãos e cereais integrais são boas opções.
Que tal incluir porções adequadas de laticínios desnatados? Eles contribuem com nutrientes importantes e proporcionam saciedade, são alimentos proteícos e ricos em cálcio.
Outra ótima opção é buscar orientações quanto a dieta, para saber as porções adequadas de cada grupo alimentar e alimento, incluindo alimentos de sua preferência, sem culpa.
Lembre-se de ingerir água, em muitos momentos é de água que o organismo está necessitando. A ingestão de quantidades apreciavéis de água hidrata e proporciona saciedade.
Por Greice Caroline Baggio.

Aporte de ferro no exercício físico.

quarta-feira, 24 de março de 2010 0 comentários
Os músculos necessitam de oxigênio para a produção de energia. A hemoblobina ou glóbulos vermelhos do sangue são necessárias ao transporte de oxigênio no organismo, sendo que contém ferro. Embora casos leves de dificiência possa ser assintomático, níveis baixos de ferro no sangue podem causar fadiga, irritabiliade, cefaléia, tontura, inapetência. Realizar exames de sangue periodicamente é uma medida útil para saber como estão seus estoques de ferro no organismo. A suplementação pode ser indicada se a ingestão for deficiente e se a deficiência for comprovada. Em excesso, o ferro pode acasionar sintomas adversos e interferir na absorção de micronutrientes, entre eles do zinco.
A carne bovina, seguida de aves, peixes, ovos são as principais fontes de ferro heme, de melhor biodisponibilidade, leguminosas e vegetais verdes escuros também são fontes de ferro, não-heme.
Por Greice Caroline Baggio.

Vida!

0 comentários
Certamente as "8 filosofias de vida" extraídas do bizrevolution.com.br nos convida a pensar sobre nossos passos.

Durante o exercício o que é utilizado como fonte de energia?

0 comentários
Atividades e exercícios físicos utilizam uma combinação de carboidratos e gorduras para fornecer energia. O tipo de dieta (como os estoques de reserva e o que foi consumido antes do exercício), desempenho, intensidade e tempo de exercício, identifica que tipo de nutriente será utilizado como fonte de energia. É essencial o aporte adequado de nutrientes para que as proteínas, em particular, do tecido muscular não sejam a escolha como fonte de energia. Atividades de curta duração e de grande intensidade (como exemplo a musculação) irão necessitar de aporte de carboidratos e utilizá-los como principal fonte de energia, já, para as atividades de longa duração e baixa intensidade (como caminhadas), é necessário aporte de carboidratos, sendo que não somente os carboidratos, mas as gorduras também são utilizadas como fonte de energia.
Por Greice Caroline Baggio.

Saturadas! Substitua para reduzir problemas cardiovasculares.

terça-feira, 23 de março de 2010 0 comentários
Como fonte e reserva de energia, as gorduras são fundamentais ao bom funcionamento do organismo, vale salientar que o tipo de gordura consumida traz benefícios ou prejudica a saúde. Os alimentos de origem animal, enfatizando as carnes e os laticínios integrais contribuem de forma generosa ao aporte de gorduras saturadas, que em excesso podem aumentar os níveis de LDL colesterol, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Outras fontes significativas de gorduras saturadas incluem o coco e derivados e o óleo de palma. As gorduras trans presentes em alimentos industrializados também deve ser evitada. Os estudos mostram que a substituição adequada de gorduras saturadas por gorduras insaturadas reduzem em cerca de 19% o risco de doenças cardiovasculares.
Por Greice Caroline Baggio.

Hábitos alimentares e câncer.

segunda-feira, 22 de março de 2010 0 comentários
O câncer é uma doença complexa pelo qual as funções atribuídas às células estão desreguladas, o que permite que elas cresçam e invadam qualquer tecido no organismo, muitas vezes se expandindo de forma lenta e silenciosa. Saponinas, flavonóides, betacarotenos, luteína, licopeno, ácido fólico, ácido ascórbico, vitamina E e demais substâncias presentes em alguns alimentos, desempenham funções essenciais ao organismo na prevenção de diversos tipos de câncer, estanto elas envolvidas na diferenciação celular, bloqueio da formação de nitrosaminas, alterações no metabolismo de hormônios e atividade enzimática.
Os alimentos que você consome diariamente, estão contribuindo para prevenir possíveis complicações futuras? Espero que sua resposta seja positiva. A maior parte dos estudos ligam hábitos alimentares e o câncer. Dietas ricas em proteínas, em especial, proteínas de origem animal, seguidamente são ricas em gorduras saturadas e pobres em fibras. Estudam apontam que este estilo de dieta está relacionado a um maior risco de câncer de próstata, mama e cólon. Sabemos ainda que, a ingestão de bebidas muito quentes estão relacionadas ao aumento no risco de câncer de esôfago.
Por Greice Caroline Baggio.

Um bem indispensável.

0 comentários
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU e tem como objetivo conscientizar os indivíduos sobre a importância de sua conservação, preservação e proteção, entre outros, já que grande parte da água disponível no planeta está sendo poluída e disperdiçada. Bem natural que deve ser preservado, vejamos algumas de suas contribuições ao organismo:
- Elimina resíduos tóxicos; fundamental para que ocorram as reações químicas no organismo; transporta nutrientes e demais substâncias e está envolvida nos processos de digestão e absorção; promove a regulação da temperatura corporal.
A carência de água pode comprometer gravemente nosso estado de saúde, a água pura é a forma mais saudável de manter o organismo hidratado.
Por Greice Caroline Baggio.

Reeducação Alimentar.

quarta-feira, 17 de março de 2010 0 comentários

Dislipidemia.

0 comentários

Nutrição no idoso.

0 comentários

Hipertensão.

0 comentários

Disposição para a atividade física.

0 comentários
Disposição e energia para treinar ou realizar qualquer tipo de atividade física, é isso que você precisa, certo? Falta de ânimo antes dos exercícios pode ser sinal de que nutrientes estão em falta no organismo. Dietas restritivas podem prejudicar o desempenho físico ou mesmo não contribuir para um bom resultado após horas de exercícios. A ingestão adequada de macronutrientes auxilia na produção energia gradativa, na construção muscular, na redução de tecido adiposo e na reposição de energia após o exercício.
A dieta deve variar conforme as preferências, exigências calóricas e nutricionais conforme peso e altura, idade, tipo de exercício, intensidade e frequência. Homens também apresentam necessidades distintas do que as mulheres.
Antes do treino os carboidratos merecem destaque, sendo a principal fonte de energia ao organismo. Após os exercícios, associar fontes de carboidratos e proteínas permite que os estoques de energia sejam repostos e a construção adequada de tecido muscular. Você tem feito muias horas de exercícios e tem tido pouco resultado? Preste mais atenção ao tipo de alimento consumido e tenha sempre líquidos em vista, para repor a água e eletrólitos perdidos.
Por Greice Caroline Baggio.

Proteção dos alimentos funcionais.

domingo, 14 de março de 2010 0 comentários
Alguns alimentos possuem nutrientes anticancerígenos e o simples ato de incluir na alimentação diária pode trazer muitos benefícios à saude, como reduzir o risco de doenças, entre elas o câncer. A soja, o chá verde, o alho, o brócolis, o tomate são alguns destes alimentos. Frutas, legumes e hortaliças não apresentam apenas um único composto fitoquímico e não fornecem apenas propriedades antioxidantes, vitaminas e minerais, mas sim, uma variedade, hortaliças podem contribuir com cerca de 20.000 compostos que agem a favor da saúde.
Veja abaixo a lista de alimentos e seus principais compostos fitoquímicos:
- Abacate: alfa-caroteno.
- Cravo-da-Índia: eugenol.
- Espinafre: luteína.
- Gengibre: 6-gingerol.
- Alface: zeaxantina.
- Cevada: fitato.
- Pimenta: capsaicina.
- Maçã: quercetina.
Variar o cardápio utilizando alimentos saudáveis é essencial à saúde, em especial quando falamos em prevenção de doenças.
Por Greice Caroline Baggio.

O poder da linhaça.

sexta-feira, 12 de março de 2010 0 comentários
Estudos revelam que a linhaça é um alimento com propriedades importantes à manutenção da saúde. Uma porção ao dia é útil para obter ácidos graxos essenciais, em especial ômega 3 do tipo ALA (ácido alfalinolênico), fibras, micronutrientes (vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, fósforo, vitamina E). Com destaque na linhaça esta edição conta com minha contribuição. Leia mais sobre as propriedades da semente para poder inclui-lá com mais prazer ao cardápio.
Saúde todo dia, ano 3, n° 5, 2010. Editora Alto Astral.

RAÇÃO HUMANA.

quinta-feira, 11 de março de 2010 0 comentários
Você sabe o que é a ração humana? Uma combinação de farelo de trigo, extrato de soja, linhaça, aveia, gergelim, gérmen de trigo, guaraná, lêvedo de cerveja, cacau e açúcar mascavo, além de quinoa, amaranto, dependendo do fabricante ou mesmo das combinações que você pode preparar em casa. Combinação que auxilia na regulação do trânsito intestinal, claro desde que combinada a outros hábitos como o aporte hídrico adequado, e contribui para a saciedade, já que fornece um ótimo aporte de fibras e micronutrientes como vitaminas do complexo B. Diabéticos, celíacos, devem ter cautela e evitar alguns ingredientes do produto, como o açúcar mascavo, gérmen de trigo, farelo de trigo. Vale lembrar que a granola é uma mistura de ingredientes, semelhantes a ração humana. Apesar dos destaques na mídia enfatizando de que incluir a ração humana fará com que você perca peso, lembre-se nenhum alimento por si só faz com que ocorra a redução de tecido adiposo corporal, apesar de ser rica em fibras, a ração humana contribui com uma considerável densidade energética, por isso, nada de excessos. Por Greice Caroline Baggio.

Mantenha um peso saudável.

0 comentários
Um peso corporal saudável desempenha papel chave na prevenção de doenças crônicas, é correto dizer que o ato de comer oferece mais do que alimento e nutrientes ao organismo, afinal os alimentos fornecem sabores característicos e individuais, comemos os mesmos alimentos por costume ou tradição, comemos quando interagimos com outras pessoas, comemos por preferência, gostamos mais daquele do que de outro alimento...
Entre todas as questões envolvidas a mesa, o ideal é adequar com qualidade nossas preferências e escolhas alimentares com o ambiente e pessoas que nos cercam. Incluir alimentos menos calóricos e que contribuem para a sensação de saciedade, como os alimentos ricos em fibras, por exemplo, é uma estratégia positiva para alcançar um peso saudável.
Como sabemos o IMC (Índice de Massa Corporal) é uma ferramenta útil para avaliarmos o grau de obesidade. Calcula-se o IMC dividindo o peso (kg) pela altura (metros) ao quadrado.
Por Greice Caroline Baggio.

Hipertensão e nutrientes.

0 comentários
Ao aferir a pressão arterial obtemos dois valores distintos. O maior número é referente a pressão chamada sistólica, a pressão sanguínea de vasos quando o coração se contrai para distribuir o sangue ao corpo, o menor número ou pressão diastólica, é referente ao relaxamento do músculo cardíaco.
Embora as causas da hipertensão não estejam plenamente definidas, é uma doença silenciosa que pode ser evitada e deve ser controlada se presente. Alguns fatores podem alterar a pressão arterial como situações de estresse, consumo de bebidas alcoólicas, alimentação excessiva e rica em sódio.
Estudos avaliam que os hábitos alimentares são fatores essenciais ao desenvolvimento, ou não, da hipertensão como o abuso de alimentos industrializados que são ricos no micronutriente mais relevante na elevação da pressão arterial, o sódio. Embora essencial às diversas funções orgânicas, como transmissão de impulsos nervosos, equilíbrio dos fluidos celulares, em excesso o sódio é prejudicial, estando relacionado a hipertensão, problemas renais, cardíacos.
O equilíbrio no consumo de sódio e potássio, a inclusão de vegetais e frutas, ricas em compostos bioativos, potássio e vitamina C, a restrição de bebidas alcoólicas e de alimentos industrializados são medidas úteis na prevenção de hipertensão.
Por Greice Caroline Baggio.

O poder das sementes.

terça-feira, 9 de março de 2010 0 comentários
As sementes estão ganhando destaque na alimentação e têm muito a oferecer à saúde. Além da linhaça, temos as sementes de girassol, abóbora, gergelim... As sementes incrementam o cardápio e contribuem em pequenas porções com nutrientes importantes, fornecem substâncias antioxidantes e muitas são riquíssimas em fibras. Leia minha contribuição à edição deste mês!
Santo Remédio Especial, ano 2, n°2, 2010. Editora Alto Astral.

Esclarecimentos sobre suplementos.

1 comentários
Complexo de vitaminas e minerais, suplementos para o ganho de massa muscular, para o emagrecimento, as opções são muitas, entretanto antes do consumo de qualquer suplemento é preciso ter consciência que a ingestão de alimentos deve ser a base, devendo fornecer todos os nutrientes nas quantidades suficientes ao organismo. Antes de consumir é necessário buscar orientações de como agem no organismo, suas contra-indicações, dosagens, quando consumir, entre outros fatores de importância.
Você já ouviu falar em whey protein? Proteína do soro do leite, útil para otimizar o ganho de massa muscular. indicada para depois dos exercícios físicos em treinos de força. Muitos utilizam o produto sem a devida ingestão de carboidratos nas quantidades suficientes, o que não torna a utilização do whey protein efetiva, como sabemos os carboidratos são indispensáveis.
E quanto ao CLA? Ácido Linoleíco Conjugado encontrado principalmente em carnes e laticínios, indicado para redução de gordura corporal e peso, agindo sobre o metabolismo e lipogênese. Em doses elevadas o suplemento pode causar efeitos adversos.
Lembre-se: o excesso de proteínas pode causar danos renais.
Por Greice Caroline Baggio.
segunda-feira, 8 de março de 2010 0 comentários
A edição deste mês conta com minha contribuição, não deixe de ler!
Dieta Fácil, ano 3, n°5, Edtora Alto Astral.

Substituindo gorduras da dieta.

quinta-feira, 4 de março de 2010 0 comentários
A substituição de gorduras trans e saturadas por gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas é uma conduta importante para prevenção de obesidade, já que as gorduras contribuem para mais do que o dobro de calorias por grama, e de doenças cardiovasculares, já que o tipo de gordura consumida influencia a composição dos lipídeos plasmáticos. Além disso, há uma relação entre o tipo de gorduras na dieta e o desenvolvimento do câncer. O consumo de alimentos fontes de ômega 3, por exemplo, auxilia na prevenção de coágulos sanguíneos. Ler a rotulagem dos alimentos é uma medida útil para ter cautela no consumo de gorduras em cada refeição. Os rótulos identificam o índice de gorduras totais, saturadas, insaturadas e colesterol, além de calorias por porção, sendo que atualmente os rótulos também fornecem a informação quanto a presença ou não de gorduras trans no produto. Realizar escolhas mais adequadas ao consumo de gorduras na dieta é uma estratégia que fornece benefícios ao peso e distribuição de gordura corporal e favorece ao envelhecimento saudável, livre de doenças. Pense antes de consumir.
Por Greice Caroline Baggio.

Crus ou cozidos? O que influencia na energia vital.

quarta-feira, 3 de março de 2010 1 comentários
Todos os processos do organismo dependem de enzimas. Enzimas auxiliam na digestão dos alimentos. Cozinhar ou não os alimentos que ingerimos hoje é assunto controverso. Durante o cozimento, as enzimas que digerem parcialmente os alimentos são destruídas, aumentando consideravelmente o número de glóbulos brancos a partir do momento que ingerimos alimentos cozidos, sem contar na destruição de boa parte dos micronutrientes, em especial as vitaminas do complexo B (tiamina, biotina, ácido fólico) e vitamina C. Já, alimentos crus são repletos de enzimas necessárias à digestão, conforme as referências, ingerindo mais de 50% de alimentos crus há uma melhora significativa na energia e vitalidade física.
Paul Kouchakoff, em 1930, descobriu que ao consumir alimentos cozidos e processados o sangue responde imediatamente causando um aumento no número de glóbulos brancos, fenômeno que foi chamado de leucocitose digestiva.
Hoje temos disponíveis nas prateleiras farinha e arroz refinados, alimentos em conserva e altamente processados, o que não é uma boa opção ao processo digestivo. Crus ou cozidos, qual você escolhe, e afinal, como anda sua saúde?
Por Greice Caroline Baggio.

Magnésio; envolvido em diversos processos enzimáticos e no funcionamento do coração e sistema nervoso.

0 comentários
Mais de metade do magnésio presente no corpo estão nos ossos, o restante está nos músculos e tecidos moles. Assim como o cálcio, o mangésio está envolvido na coagulação do sangue e contração dos músculos. O mangnésio é essencial à utilização de glicose, à síntese de proteínas. Essencial ao funcionamento do coração, sua interação com o cálcio auxilia no controle da pressão arterial. A deficiência de magnésio prejudica a atividade do sistema nervoso central. Entre as pesquisas oberva-se um consumo muito baixo deste mineral que pode ser encontrado em alimentos como cereais integrais, leguminosas, oleaginosas como nozes, vegetais verdes escuros.
Conforme estudos a ingestão adequada de mangnésio melhorou o funcionamento cognitivo e aumentou o número de sinapses no cérebro.
Por Greice Caroline Baggio.

Hortaliças verdes escuras protegem a visão.

0 comentários
Segundo estudo publicado no Journal of Food Science e demais estudos recentes, as hortaliças de folhas verdes escuras, como couve e espinafre, podem beneficiar a atividade visual, evitando doenças oculares relacionadas à idade. Tais alimentos possuem carotenóides, como luteina e zeaxantina, pigmentos que desempenham função importante na visão, são os úncios carotenóides que estão abundates nas estruturas do centro da retina.
A luteína e zeaxantina atuam como filtros solares internos, fornecendo proteção a mácula ocular contra rais ultravioletas, atuando ainda como antioxidantes.
Por Greice Caroline Baggio.

Fatores de risco para doenças cardiovasculares.

0 comentários
Doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo, representando um crescente número de internações e gastos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os estudos atuais revelam uma ligação entre estilo de vida e doenças do coração. A nutrição adequada está intimamente relacionada a prevenção de mortes prematuras, oferecendo uma proposta de reeducação alimentar e mudanças gradativas no estilo de vida, minimizando e prevenindo os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças.
O aumento nos níveis séricos de lipoproteínas (quilomícrons, LDL, VLDL, HDL), fibrinogênio (proteína plasmática que se converte em fibrina, onde níveis altos de fibrinogênio estão relacionados a trombose), e proteína C-reativa (importante marcador inflamatório) estão relacionados a incidência de doenças cardiovasculares.
O avançar da idade, o excesso de peso, incluindo hábitos alimentares inadequados, o fumo, hipertensão, o sedentarismo são fatores de risco para que os níveis destes marcadores se elevem. Manejos na dieta são de extrema importância na prevenção. Além dos níveis de colesterol é necessário verificar os níveis de outros marcadores importantes nos exames de rotina, como da proteína C-reativa.
Por Greice Caroline Baggio.

Antioxidantes, cardioprotetores no cardápio.

segunda-feira, 1 de março de 2010 0 comentários
Os nutrientes são necessários ao crescimento, desenvolvimento e funcionamento pleno do organismo, mas não é a toa que as recomendações nutricionais sejam para o consumo adequado e mais abundante de alimentos vindos da natureza, como frutas e hortaliças frescas. Com o objetivo de prevenir doenças, proporcionar benefícios estéticos e trazer disposição e energia constante ao corpo, muitos compostos encontrados nos alimentos o caracterizam como "alimentos funcionais", tais alimentos podem trazer benefícios fisiológicos adicionais quando incorporados na dieta adequada como proteção contra doenças como hipertensão, diabete, câncer, osteoporose... Os flavonóides, por exemplo, compõe uma variedade de pigmentos naturais, como as antocioninas, antoxantinas, catequinas. Cardioprotetoras, tais substâncias podem ser encontradas em alimentos como: uva, amora, cebola, alho, vinho tinto, chá verde, possuem ainda potencial capacidade antioxidante, atuando como anticancerígeno ou antimutagênico, ao qual podemos destacar que são causados por radicais livres.
Já os carotenóides, estão presentes em alimentos com pigmentação laranja, amarela, vermelha, como é o caso de alimentos como: abóbora, cenoura, espinafre, mamão, pimentão, tomate. Podemos destacar o caroteno, precursor da vitamina A e o licopeno como os principais carotenóides, que agem na proteção contra o câncer e doenças cardiovasculares. A oxidação do LDL, por exemplo, é um fator desencadeante da aterosclerose, o betacaroteno, atua inibindo esse porcesso de oxidação.
Por Greice Caroline Baggio.