Google Analytics Alternative

Dia Nacional do Combate ao Câncer.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009 0 comentários
Hoje, 27 de novembro, é o dia Nacional do Combate ao Câncer, data criada em 1988, com objetivo de ampliar o conhecimento às pessoas, sobre prevenção e tratamento da doença. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) lançou a Estimativa 2010: Incidência de Câncer no Brasil, onde de acordo com os estudos irão ocorrer 489.270 novos casos de câncer em 2010, a maior incidência em homens está entre os cânceres de próstata e pulmão, já entre as mulheres, o de mama e de colo de útero.
A alimentação possui influência significativa seja na propagação ou mesmo prevenção da doença. A nutrição adequada é o passo fundamental na prevenção contra o câncer.
Busque maiores informações no site do Instituto Nacional do Câncer, http://www.inca.gov.br/. Fique sempre atento aos seus hábitos alimentares.

Potássio e risco cardíaco.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009 0 comentários
Tem medido sua pressão arterial? Saiba que o potássio exerce um efeito anti-hipertensivo, fornecendo proteção aos sistema cardíaco, fator importante para pacientes hipertensos com uso de diuréticos, desde de que avaliando outros fatores ou contra-indicações. O potássio auxilia na melhora do fluxo sanguíneo e dilatação dos vasos. Combinando a cautela no consumo de sódio, redução de gorduras saturadas da dieta, quantidades suficientes de potássio podem auxiliar à saúde cardiovascular. Entretanto, pacientes hipertensos com função renal prejudicada, em particular com Diabetes Mellitus, em uso de inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina), devem ter cautela em incluir alimentos ricos em potássio na dieta, em especial, os produtos que substituem em grande parte o sal, o cloreto de sódio, pelo cloreto de potássio, que é o caso do sal light.
Entre os alimentos ricos em potássio estão as leguminosas, banana, batata inglesa, cenoura, beterraba, frutas secas. Consulte o nutricionista antes de realizar qualquer mudança na dieta.
Por Greice Caroline Baggio.

A vez da jabuticaba.

terça-feira, 24 de novembro de 2009 0 comentários
Na polpa da fruta estão fósforo, potássio, ferro, vitamina C e vitaminas do complexo B. Nada de desprezar a casca, que tal incluir a fruta em sucos e sobremesas? É na casca que há nutrientes importantes entre eles as fibras, em particular a pectina, e em maiores quantidades as antocioninas. Substância com potencial propriedade antioxidante, que auxiliam na proteção contra o câncer e sistema cardiovascular, a antocionina está presente nas frutas com a coloração roxa, vermelha, como nas jabuticabas, açai, amora e uva.
Por Greice Caroline Baggio.

Nutrição que vem do açai.

0 comentários
Vários benefícios são atribuídos à fruta típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A fruta é ideal para repor as energias, por fornecer calorias extras, cerca de 248 calorias em 100 gramas, e gorduras importantes ao organismo, entre as as monoinsaturadas (ômega 9) que auxilia na redução do LDL colesterol, e em menor proporção as poliinsaturadas (ômega 6), fibras, que promovem o bom funcionamento intestinal, e fitoesteróis, que protegem o sistema cardiovascular. Ainda minerais como, cálcio, ferro e fósforo. O destaque a fruta é a presença de antocioninas, substância com propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres. Entre as propriedades das antocioninas estão: antiinflamatórias, proteção anticâncer.
Por Greice Caroline Baggio.

O que a abobrinha tem?

segunda-feira, 23 de novembro de 2009 0 comentários
Composta por grande quantidade de água, a abobrinha é um dos alimentos com menor valor calórico, em 100 gramas cerca de 30 calorias, e com nutrientes importantes, entre eles o ácido fólico e magnésio, fonte também de vitamina A, C, além de cálcio, fósforo, potássio, ferro.
Opção para incluir na nutrição infantil, contribuindo para a formação de células, ossos, dentes.
Incluida em receitas, combina com vários alimentos, podendo ser consumida diariamente.
Por Greice Caroline Baggio.

Zinco para o crescimento e desenvolvimento infantil.

0 comentários
O zinco ativa as papilas gustativas, auxilia na construção de tecidos e sistema imunológico, sendo essencial ao crescimento e desenvolvimento infantil.
Para ser muito bem aproveitado pelo organismo necessita de um pH adequado e equilíbrio da microbiota intestinal.
Excesso de fibras solúveis e insolúveis, ferro, cálcio, diminuem a biodisponibilidade do zinco.
Deficiências de zinco podem causar baixa estatura em crianças, paladar prejudicado, acúmulo excessivo de gases (flatulência).
O zinco também essencial para a reprodução, crescimento de unhas e cabelos.
Entre as principais fontes alimentares estão as ostras, carne bovina, frango, peixes, leite (entretanto, altas quantidades de cálcio dificultam a absorção do zinco), cereais integrais (os fitatos presentes, também reduzem a biodisponibilidade do zinco).
Por Greice Caroline Baggio.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009 0 comentários

Suplementos naturais.

0 comentários
Os suplementos fornecem nutrientes necessários às funções do organismo, seja pela deficiência, complementando a dieta, aporte, na prevenção de doenças, ou mesmo a cura em casos específicos. Temos como exemplo:
Cálcio: necessário a reposição de cálcio nos ossos, pacientes com fragilidade e problemas ósseos.
Gorduras essenciais: fornece ácido graxo essencial, atua na prevenção de doenças cardiovasculares, tais como o ômega 3, óleo de peixe, óleo de linhaça.
Selênio: age como antioxidante.
Vitamina C: atua como antioxidante, combatendo os radicais livres, auxiliando an defesa imunológica.
Vitamina A: com risco de toxicidade a suplementação deve ser cautelosa, a suplementação pode ser feita por meio de carotenóides como, betacaroteno, licopeno, luteína.
A toxicidade da vitamina A incluem unhas quebradiças, queda de cabelo, pele ressecada, naúsea, anorexia, fadiga, irritabilidade, gengivite, deve ser incluida com cautela, em especial, por pacientes com doenças hepáticas.
A ingestão por crianças em doses elevadas pode causar toxicidade aguda, levando a dores de cabeça, vômito, devendo ser evitada também durante a gravidez, o que pode causar problemas no desenvolvimento fetal.
Fibras solúveis e insolúveis: dependem da quantidade de fibras totais da dieta, dão saciedade, auxiliam na remoção de toxinas e no bom funcionamento intestinal.
Complexo B: agem no metabolismo dos macronutrientes, agem na função cerebral, reduzindo os sintomas de ansiedade, depressão, fadiga.
Por Greice Caroline Baggio.

Dos transtornos ao equilíbrio.

0 comentários
Os transtornos ou distúrbios alimentares não fazem parte do estado natural das pessoas, é considerado uma doença, entretanto, há tratamento e cura, exige esforço, tratamento multidisciplinar. Cada profissional possui sua função, com o objetivo de normalizar o comportamento alimentar, corrigindo as disfunções do organismo e alterações psicológicas, carências nutricionais e doenças, quando presentes.
Assim, é fundamental desvendar crenças e mitos alimentares, que não permitem que a vida percorra de maneira natural, desvendando o papel dos nutrientes que são necessários ao decorrer da vida, enfatizando as consequências sérias de uma alimentação errônea, seja a curto ou longo prazo.
Através das consultas nutricinoais personalizadas é possível identificar os erros alimentares e comportamentos que levam a situações inconstantes e prejudiciais à saúde. Desesperos e preocupaçõess excessivas em casos de compulsão alimentar, anorexia nervosa, bulemia são desnecessários. Já que as alterações nas escolhas alimentares são gradativas, dietas não existem, a partir do momento que estamos em equilíbrio, focamos a alimentação para nutrir de forma adequada, pensando sempre em energia, disposição, beleza, harmonia.
Por Greice Caroline Baggio.

Efeito de dietas "milagrosas".

quinta-feira, 19 de novembro de 2009 0 comentários
Muitas dietas que prometem perda de peso em poucos dias, encontradas facilmente em revista e sites, podem esconder um perigo a curto e longo prazo, normalmente, apresentam-se com calorias bem abaixo da metabolismo basal, estão em desequilíbrio entre os macronutrientes, carboidratos, proteínas e lipídeos e podem apresentar deficiências graves de micronutrientes como ferro, cálcio, vitaminas A, E.
Aderir a dietas milagrosas podem trazer consequências como desnutrição, perda de massa magra, redução da imunidade, desidratação, redução do metabolismo, contribuindo para o efeito sanfona, anemia, distúrbios hormonais, osteoporose, alterações no colesterol, triglicérides e glicemia sanguínea.
Cada caso deve ser avaliado de forma individualizada, sendo analisado os hábitos alimentares, histórico familiar de doenças, doenças existentes, uso de medicamentos, fatores psicológicos e emocionais, dados antropométricos, biotipo, embasando-se no equilíbrio dos nutrientes, no aporte de substâncias funcionais e protetoras que auxiliam na prevenção, cura e promoção de saúde e bem-estar físico.
Por Greice Caroline Baggio.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009 0 comentários

Atenção a dieta infantil.

terça-feira, 17 de novembro de 2009 0 comentários
Carência de ferro pode indicar anemia ferropriva. As causam mais comuns são: deficiência de ferro na dieta; dificuldades na absorção do ferro; baixas condições de saneamento básico que aumentam a risco de doenças infecciosas e parasitas.
Qualquer sintoma aparente como apatia, fadiga, baixo desempenho escolar, inapetência, infecções frequentes, deve-se ter a atenção redobrada.
A introdução PRECOCE do leite de vaca e introdução TARDIA E DEFICIENTE da alimentação complementar são fatores que possibilitam que a anemia apareça.
Por Greice Caroline Baggio.

Para saber mais: Galactosemia.

0 comentários
Doença genética autossômica recessiva, a galactosemia, implica em ausência da enzima que digere a galactose, açúcar presente no leite, indicado por galactosúria, excreção aumentada de galactose na urina.
Os sintomas irão iniciar na fase neonatal, após a criança ingerir alimentos com lactose, galactose presente. Hepatomegalia, aumento no tamanho do fígado é comum, além de icterícia. Sintomas graves acompanham anorexia, vômitos, distensão abdominal, convulsões, ainda, o acúmulo de galactose no sangue pode levar ao retardo mental.
É preciso modificar a dieta rapidamente para evitar danos hepáticos, neurológicos, oculares, estudos demonstram que metade das crianças apresentam catarata. A dieta nestes casos deve ser isenta de lactose, excluindo leite e derivados. O aleitamento materno também torna-se excluído, exigindo a suplementação de nutrientes como cálcio e vitaminas do complexo B.
A conduta inclui ainda, cuidado e leitura cautelosa dos rótulos de produtos e medicamentos, evitando a lactose.
Por Greice Caroline Baggio.

Alimentos para a saúde da pele.

0 comentários
A cada dia comprova-se que os alimentos fornecem beleza a pele, tudo o que ingerimos se reflete na sua aparência externa, como incluir alimentos ricos em fibras, frutas frescas, vegetais folhosos, água em quantidades suficientes, alimentos ricos em gorduras poliinsaturadas, alimentos que fornecem subtâncias para a renovação de células e formação do colágeno. Frutas cítricas, por exemplo, possuem antioxidantes que combatem os radicais livres, os mesmos que causam envelhecimento precoce, vitaminas A, C e E são exemplos de vitaminas antioxidantes.
Como sabemos, alimentos de cada grupo alimentar devem ser fornecidos ao organismo ao logo do dia em porções ideais.
Restrigir severamente as calorias da dieta, dietas milagrosas, ficar preso apenas ao valor calórico de cada alimento, não trazem firmeza e saúde à pele, menos ainda, alimentos ricos em açúcares, frituras, baixa ingestão hídrica. Que tal incluir alimentos de qualidade na dieta?
Por Greice Caroline Baggio.

Funcionais ao organismo.

0 comentários
As bactérias que habitam o intestino em equilíbrio vivem em simbiose, harmonia, hoje temos disponíveis os alimentos funcionais que promovem a saúde física e mental, além de nutrir, podendo auxiliar na defesa do organismo, prevenir doenças, reduzir o processo de envelhecimento das células.
Você já ouvi falar em probióticos, prebióticos, fitoquímicos, fibras, como FOS e inulina?
Pois, todos fornecem substâncias funcionais ao organismo.
Consumir uma variedade de alimentos saudáveis contribui para o aporte adequado de nutrientes funcionais.
Os alimentos prebióticos e probióticos, por exemplo, auxiliam na produção de vitaminas, na biodisponibilidade de minerais, na produção de enzimas digestivas, na estimulação do sistema imunológico, na redução nos níveis de colesterol, na melhora da motilidade intestinal, auxiliando no bom funcionamento do intestino, influenciando na colonização de bactérias que são benéficas ao organismo.
Por Greice Caroline Baggio.

Os 10 passos para uma alimentação infantil saudável.

domingo, 15 de novembro de 2009 0 comentários
A oferta adequada de alimentos, a educação e o acompanhamento nutricional garantem que uma criança se desenvolva de forma plena, de uma olhada nas orientações que o Ministério da Saúde disponibiliza no Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos, os dez passos para uma alimentação infantil saudável.

Grave: desnutrição infantil.

0 comentários
Quando retratamos muito a obesidade infantil, não podemos deixar de enfatizar também a desnutrição. Se por um lado, as crianças estão consumindo alimentos que não fornecem matéria-prima e nutrientes suficientes para o seu pleno crescimento, apenas alimentos concentrando calórias e gorduras em demasia por porção, por outro lado, temos a desnutrição infantil que afeta países em desenvolvimento.
A desnutrição energético-proteíca, a extrema pobreza e a falta de micronutrientes ao organismo como, ferro, zinco, vitaminas, leva ao baixo crescimento e desenvolvimento físico e mental de crianças, em particular de lactentes e crianças em fase pré-escolar.
Além de baixa estatura e peso visíveis, o desempenho escolar da criança fica prejudicado, estanto ela mais vulnerável a doenças graves e infecções como, raquitismo, parasitoses, verminoses, sarampo, doenças respiratórias, anemia, diárreia crônica.
A desnutrição fetal, quando a mãe alimenta-se de forma insuficiente e inadequada, associada ao fumo, drogas e abuso de bebidas alcoólicas, agravam o desenvolvimento adequado do feto e a saúde do récem-nascido.
Por Greice Caroline Baggio.
sábado, 14 de novembro de 2009 0 comentários

Dieta vegetariana: incremente o cardápio.

0 comentários
Conheça mais sobre as dietas vegetarianas:
Vegans: consomem apenas alimentos de origem vegetal, excluindo carne bovina, frango, peixes, ovos, leite e derivados.
Lacto-vegetarianos: consumem leite e derviados em conjunto com alimentos de origem vegetal, excluindo ovos, carne bovina, frango e peixe.
Ovo-lacto-vegetarianos: consumem ovos, leite e derivados associando alimentos de origem vegetal, excluem carne bovina, aves e peixes.
Semivegetarians: optam por alimentos de origem vegetal, entretanto, eventualmente consomem carne bovina, aves, peixes.
Em qualquer situação quando muito bem planejada irá fornecer quantidades adequadas de todos os nutrientes essenciais.
Incrementando a dieta sem o consumo de carne: produtos como tofu, hambúrguer de soja, soja em grão, proteína de soja texteurizada, quinoa, amaranto, oleaginosas, são pções para quem exclui a proteína animal do cardápio.
Por Greice Caroline Baggio.

Cálculos: sintomas.

0 comentários
Pedra na vesícula ou cálculo biliar: pedras de tamanhos variados, formados na vesícula biliar, podem ou não ser acompanhados de sintomas como:
- Dor, cólicas, podem ou não serem acompanhadas de febre ou icterícia, coloração amarelada da pele e olhos, ainda, podem ocorrer em especial após a refeição;
- Náuseas e vômitos;
- Alterações na coloração das fezes.
A vesícula biliar armazena a bile.
Pedras nos rins ou cálculo renal: excessos de substâncias na urina que se cristalizam formando as pedras.
- Dores impertinentes;
- Alterações na coloração da urina, ou mesmo, presença de sangue na urina;
- Febres, calafrios;
- Naúseas e vômitos.

Sinais de carências nutricionais.

0 comentários
Alguns sintomas podem ser sinais de deficiência de nutrientes e/ou desnutrição, em especial, falta de micronutientes, vitaminas e minerais na dieta.
- Tontura, desmaios frequentes, fadiga;
- Pele ressecada, unhas fracas e quebradiças;
- Queda de cabelo;
- Interrupção do ciclo menstrual;
- Atrofia e baixo crescimento e desenvolvimento, em crianças;
- Fraturas, fragilidade óssea, em idosos.
Por Greice Caroline Baggio.

Mitos, dietas e diabetes.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009 0 comentários
Termos como "dieta" normalmente não são bem aceitos, carregados muitas vezes de restrições, proibições, fome, fadiga, o que não é nada verdadeiro. A palavra dieta, significa, a alimentação que realizamos diariamente para nutrir o organismo.
No caso do diabético, muitas dietas são repletas de mitos, e realizadas sem que haja primeiramente o entendimento do por quê, por exemplo:
- Para manter um plano alimentar adequado não posso sair da rotina, somente almoçar em casa, nada de restaurantes;
- Diabéticos não necessitam controlar a gordura dos alimentos ingeridos, pois elas não apresentam efeito sobre a glicemia;
- Só necessito controlar as proteínas do cardápio se eu tiver algum grau de insuficiência renal;
- Ao ler o rótulo o importante é apenas se concentrar nas calorias e açúcares;
- Diabéticos sempre necessitam de restrição severa de sódio;
- Diabéticos não devem fazer lanches entre as refeições, pois elevam a glicemia e causam aumento do peso;
- Só posso consumir alimentos especiais aos diabéticos;
- Nada de incluir receitas favoritas no cardápio.
Seja em qualquer patologia, não somente no diabetes, o primordial é buscar informações verdadeiras, assim você percebe que há muitas opções de alimentos essenciais que devem ser incluídos no cardápio sem que você fique fadigado, sinta fome ou tenha que realizar as refeições sem nenhum convívio social, planejando de forma equilibrada os macronutrientes, como carboidratos, proteínas e lipídeos.
Lembre-se a palavra dieta é só um meio de identificar a refeição diária.
Por Greice Caroline Baggio.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009 0 comentários

Desmame precoce e obesidade infantil.

0 comentários
Muitos autores afirmam que o desmame precoce é um dos fatores decorrentes da obesidade infantil, somado a isso, erros alimentares no primeiro ano de vida, em especial, a oferta excessiva de alimentos industrializados ao bêbe, que deixa de lado o leite materno. Ainda se tem a ideia de que bêbe "gordinho", é bêbe saudável, o que não é correto.
Pesquisas também sugerem que a obesidade materna está relacionada ao aumento de adipocidade em recém-nascidos, o que aumento o risco da criança torna-se um adulto obeso.
Controlar a alimentação oferecida à criança é a primeiro manejo que deve ser repassado à mãe que deixa de amamentar, o cuidado especial é que a criança não sinta-se oprimida a perder peso, e sim, gradativamente incremente novas escolhas ao dia-adia, adequando-se a um peso dentro do ideal gradativamente, visto que nesta fase a perda severa de peso pode comprometer o crescimento e desenvolvimento infantil.
Por Greice Caroline Baggio.

Nutrientes da soja.

domingo, 8 de novembro de 2009 0 comentários
Vários alimentos de origem vegetal contêm fitoestrógenos, porém a soja, como também a linhaça são grandes fontes. Na soja, sabemos que as isoflavonas merecem destaque na proteção ao sistema cardiovascular. As isoflavonas apresentam propriedades antioxidantes, possibilitando a oxidação do colesterol LDL, entretanto saiba que outros nutrientes a soja possui:

- Maior concentração de arginina, facilitando a produção de glucagon, o que diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos;

- Fibras, polissacarídeos que auxiliam na redução do colesterol;

- Saponinas que auxiliam na eliminação de sais biliares.

Por Greice Caroline Baggio.

COENZIMA Q10

sábado, 7 de novembro de 2009 0 comentários
Vários estudos mostram a Coenzima Q10 como prevenção de doenças cardíacas, com melhora da função cardíaca em casos de hipertensão arterial, insuficiência cardíaca congestiva, isquemia do miocárdio. A coenzima Q10 ou ubiquinona, como também é chamada, é suplementada em outras doenças como diabetes, câncer, utilizada como suplemento na prevenção de rugas. Com função antioxidante, a coenzima é sintetizada no organismo, presente nas células que participam da produção de energia, sendo uma benzoquinoma solúvel em lipídeo, embora a maior parte dos estudos conduzidos foram realizados com a suplementação, alguns alimentos também fornecem tal substância como: sardinha, carne bovina, farelo de cereais.
Por Greice Caroline Baggio.

Dietas especial.

0 comentários
Como sabemos, há inúmeros fatores que interferem no emagrecimento. Nesta edição você confere alguns deles, ainda, o trio fantástico: Linhaça, Quinoa e Amaranto, alimentos parceiros da boa forma. Leia minha contribuição à edição.
Saúde Alto Astral (Só Dietas Especial, ano 4, n°13, 2009)
Greice Caroline Baggio.

SAÚDE PLENA?

sexta-feira, 6 de novembro de 2009 0 comentários

Homocisteína e doenças cardíacas.

0 comentários
A homocisteína por descrita pela primeira vez em 1932, por processos metabólicos a homocisteína é um aminoácido que se converte em outro no organismo, entretanto para que isso ocorra são necessários cofatores, entre eles vitaminas do complexo B. Deficiências destas vitaminas no organismo podem resultar em acúmulo de homocisteína no sangue. Ao se acumular no sangue, a homocisteína facilita o acúmulo do colesterol LDL, igualmente prejudicial quanto ao colesterol aumentado, seus níveis aumentados de homocisteína aumentam o risco de doenças cardíacas e aterosclerose.
Para que ela se converta em outro aminoácido e não se acumule no plasma sanguíneo são necessárias: vitamina B6, ácido fólico e vitamina B12. Fornecer fontes destes micronutrientes na dieta contribui para a redução dos níveis de homocisteína no sangue.
Fontes de vitamina B6 incluem: cereais integrais, gema de ovo; fontes de ácido fólico incluem: leguminosas, vegetais verdes escuros; fontes alimentares de B12 incluem: peixe, ovos, carne bovina.
Altos níveis de homocisteína no plasma podem ser causados por defeitos genéticos de enzimas envolvidas no seu metabolismo, ou pelas deficiências nutricionais das vitaminas descritas acima.
Por Greice Caroline Baggio.

Óleos vegetais: CIS E TRANS.

0 comentários
Ácidos graxos polinsaturados são vitais ao organismo, desempenham papel no sistema imunológico, no metabolismo e transporte de gorduras e na integridade das membranas das células, sendo que podem ser encontrados sob a forma CIS e TRANS. O consumo de gorduras do tipo TRANS são associadas ao aumento do risco de doenças cardiovasculares e suas complicações, alterando o perfil das lipoproteínas, ou seja, aumentando o LDL e reduzindo o HDL, já a ingestão de gorduras do tipo CIS revela um melhor controle do colesterol sanguíneo.
Nesta hora entram os óleos vegetais que são aquecidos e utilizados seguidas vezes para a cocção. Aquecimento que provoca a modificação da gordura do tipo CIS, quando os óleos estão em sua forma natural, para a forma TRANS, quando são submetidos ao aquecimento, podendo se hidrolizar formando ácidos graxos livres, se oxidar formando peróxidos e outras susbtâncias ou se decompor em menores fragmentos.
Alterações físicas também ocorrem nos óleos quando submetidos ao aquecimento que incluem: escurecimento e aumento da viscosidade do óleo, formação de espuma.
Prefira óleos por extração à frio, evitando utilizá-los aquecidos ou em frituras nas preparações culinárias, atenção também aos produtos que está consumindo, verificando a presença de gordura TRANS.
Por Greice Caroline Baggio.

Para saber mais: Insuficiência renal e sal.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009 0 comentários
Os minerais que mais necessitam de cuidado e atenção na insuficiência renal são: sódio, potássio, cálcio, fósforo e ferro. Mesmo em casos de hipertensão não é adequado recomendar uma ingestão muito baixa de sódio, sem que antes alguns fatores sejam analisados, entre eles: a terapia medicamentosa do paciente é efetiva? Ele está utilizando adequadamente a medicação prescrita?
O uso do sal é uma das principais medidas avaliadas na insuficiência renal, em especial quando associada a hipertensão. Na hora de colocar sal nas refeições, um procedimento menos trabalhoso é não adicionar sal às preparações de consistência líquida, como sopas, molhos e adicionar posteriormente, a porção adequada ao prato, já em preparações de consistência sólida, tal como bifes, podem ser cozidos com uma quantidade de sal reduzida, assim evita-se excessos de sal à mesa.
A educação nutricional é essencial em qualquer caso, mas lembre-se cada caso é único, o uso ou restrição de sal ou sódio deve ser feita com cautela.
Por Greice Caroline Baggio.

Maçã ao cardápio.

0 comentários
As pectinas, gomas e mucilagens são fibras solúveis, rica em pectina a maçã auxilia na redução do colesterol sanguíneo, pois retarda sua absorção no trato digestivo.
Rica em quercetina, a fruta ainda evita a formação de coágulos sanguíneos.
Saúde Alto Astral.
Greice Caroline Baggio.

O Poder dos Sucos.

0 comentários
A Edição O Poder dos Sucos está completa, uma variedade de frutas e muitas receitas práticas de sucos funcionais. A grande vantagem do suco é unir os nutrientes em uma dose só.
Você sabe as propriedades do gengibre? Quando misturado a melancia, melhora a circulação sanguínea, auxiliando na prevenção de problemas cardíacos.
Lá você encontra minha contribuição a Edição, leia, afinal, os sucos dão energia, repõe nutrientes, refrescam e dão mais sabor ao dia-a-dia.
Saúde Alto Astral.
Greice Caroline Baggio.

Pressão Alta.

0 comentários
Na edição Saúde Todo Dia Extra, você vai poder saber o que é hipertensão, quais são suas causas e consequências, ainda, uma matéria especial sobre os alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial, é lá que você encontra minha contribuição à Edição. NÃO DEIXE DE LER!
Saúde Alto Astral.
Greice Caroline Baggio.

Aterosclerose e arteriosclerose.

0 comentários
Encontram-se na composição do sangue, em sua parte sólida, glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, e em sua parte líquida, o plasma, circulando pelo corpo por uma rede de veias, artérias e capilares. As principais funções do sangue são:
Transportar gás carbônico e oxigênio entre os órgãos e tecidos; Transportar água e nutrientes; Transportar produtos orgânicos que serão eliminados; Defesa do organismo, contribui à manutenção da temperatura corporal.
A aterosclerose manisfesta-se quando ocorrem depósitos de gordura ou outras substância na parede de artérias, reduzindo seu calibre e dificultando a passagem de sangue e o suprimento adequado aos tecidos do corpo, podendo chegar a obstrução total.
Já, a arteriosclerose resulta no endurecimento e espessamento das artérias, por processo degenerativo, seja pelo avanço da idade, aumento do colesterol sanguíneo, intoxicações graves.
Por Greice Caroline Baggio.

Frutas, verduras e legumes, você consome?

quarta-feira, 4 de novembro de 2009 0 comentários
O baixo consumo de frutas, legumes e verduras está associado ao aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis. São alimentos fontes de fibras, micronutrientes e substâncias funcionais, além disso, são menos calóricos e auxiliam na busca e manutenção de um peso saudável entretando, apesar de toda a variedade disponível no comércio de alimentos, pouco está sendo consumido.
O abacaxi, por exemplo, é rico em fibras, que facilitam o trânsito intestinal, contém ainda bromelina, enzima que facilita o processo digestivo e vitamina C.
Já a couve, contém ácido fólico, ferro e cálcio, além de betacaroteno.
Quantas porções você consome de frutas? E de verduras e legumes?

Um prato cheio para a azia.

0 comentários
Fique mais atento ao que você está consumindo para evitar a indigestão. A azia ou pirose, sensação de queimação após as refeições, ocorre quando o conteúdo estomacal, ácido cloridrico e pepsina, voltam a parte inferior do esôfago, o que chamamos de refluxo gastroesofágico, o que causa mal-estar, dor, queimação. A alimentação adequada é a melhor medida para evitar a azia, evitando alimentos ricos em gorduras, como fritura, queijo mais rico em gordura, chocolate, hambúrguer. A gordura quando consumida, estimula a liberação de hormônios como a colecistoquinina, que retarda o esvaziamento gástrico, assim, ácidos e alimentos ficam por mais tempo no estômago, podendo ocorrer o refluxo com mais facilidade, causando a azia. Sabemos que consumir leite para aliviar a sensação de dor acaba agravando o problema.
Procure o profissional capacitado que lhe orientará melhor sobre sua dieta alimentar.
Por Greice Caroline Baggio.

Cálcio para o desenvolvimento infantil.

0 comentários
O cálcio é essencial à mineralização dos ossos e dentes, atua na transmissão nervosa, contração muscular, liberação de hormônios, como também na coagulação do sangue, sendo o esqueleto o principal reservatório de cálcio no organismo.
Quando a ingestão de cálcio é insuficiente ocorre a desmineralização óssea, pois os níveis cálcio sérico e nos ossos devem ser mantidos sempre em quantidades ideais.
Maior atenção deve ser dada na adolescência, além do crescimento ósseo, é o período em que há um aumento de depósito de cálcio até o pico de massa óssea que ocorre na fase adulta, como também na infância, garantindo o crescimento e desenvovimento ósseo adequado.
As necessidades diárias de cálcio variam conforme a idade, absorção e estado fisiológico, sendo nestas fases, infância e adolescência, as necessidades de cálcio são maiores.
Incluir alimentos ricos em cálcio é uma medida de prevenção de osteoporose, fraturas, ou seja, de um envelhecimento saudável, além de crescimento e desenvolvimento adequados na infância e adolescência.
Por Greice Caroline Baggio.

Todas as vitaminas e minerais...

terça-feira, 3 de novembro de 2009 0 comentários
Todas as vitaminas e minerais são fundamentais às funções do organismo, fornecem reparação das células, proteção contra as doenças. Seguir uma dieta equilibrada é o passo para alcançar as recomendações diárias, entretanto, em certos casos a suplementação contribui ao aporte de nutrientes adequados ao corpo, e é fundamental a inclusão de suplementos específicos, como é o caso de idosos, que apresentam menor capacidade de absorção de vitaminas e minerais, gestantes, que necessitam de quantidade aumentadas destes micronutrientes, veganos, que excluem nutrientes importantes da dieta, quando optam por não consumir alimentos de origem animal e necessitam de combinação adequada entre os alimentos, além de suplementação. A deficiência de vitaminas e minerais podem provocar doenças, como anemia, osteoporose, raquitismo, além de crescimento prejudicado em crianças, problemas visuais e de pele, fadiga, alterações na capacidade cognitiva.
Deixe de pensar apenas no consumo calórico diário e tenha em mente de que necessitamos de nutrientes diariamente que devem ser supridos em cada refeição.
Por Greice Caroline Baggio.