Google Analytics Alternative

Respiração, consciência e nutrientes adequados são essenciais para a boa digestão.

domingo, 31 de maio de 2009 0 comentários
  • Busque informações sobre os alimentos e seus nutrientes e para apoveitar melhor a refeição, evitar exageros, comer de maneira tranquila, antes de começar a se alimentar procure:
  • - Agradecer pela refeição.
  • - Respirar profundamente de maneira relaxada. - Observar as quantidades, escolher ou preparar o prato de maneira consciente. - Antes da sobremesa, avalie sua satisfação, procurando deixar para outra oportunidade, que certamente não irá faltar.
  • - Procure não comer por ansiedade, em momentos de estresse ou com pressa.
  • - Procure estar em companhia agradável. Por Greice Caroline Baggio.

Receita Combinações do bem: SALADA.

0 comentários
Atendendo aos pedidos de sugestões de receitas de saladas simples de preparar, com nutrientes importantes.
Alimentos:
3 folhas de alface lisa ou crespa, que contêm fibras. 5 pedaços de tomate seco, contêm licopeno, porém como é conservado em óleo possui gorduras, por isso não exagere na quantidade. 2 colheres de sopa de noves picadas, contêm ômega 3, proteínas. 4 rodelas de pepino, contém fibras, rico em água. 2 ramos de rúcula, possui vitamina C. 1 colher de azeite de oliva extra virgem, contêm vitamina E. 2 fatias finas de ricota, contêm cálcio, proteínas. Acompanhe com uma proteína de origem vegetal, soja em grão ou grão de bico.
  • Foto ilustrativa.
  • Receita elaborada por Greice Caroline Baggio.

Nutrição: muito mais do que contagem de calorias.

0 comentários
O organismo para se manter saudável precisa estar equilibrado, por isso a necessidade de nutrientes específicos. Estudos mostram que o surgimento de doenças está relacionado à exposição a fatores ambientais, genéticos, dietas inadequadas e estilo de vida ociosos, resultantes do estresse oxidativo, a chamada inflamação celular modifica o sistema imunológico, o que leva ao surgimento de várias doenças crônicas, como obesidade, diabetes, osteoporose, artrites, fibromialgia, câncer. Para propor a melhor opção para um paciente, é fundamental conhecê-lo individualmente e aprofundar nosso conhecimento, observando detalhes como o aspecto da pele, dos cabelos, das unhas, dos dentes, sintomas como falta de disposição, fadiga, que indicam excesso ou deficiências de nutrientes.
Não podemos apenas nos restrigir a contagem de calorias, é necessário alimentos antioxidantes e substâncias que fornecem proteção ao organismo. Por Greice Caroline Baggio.

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR: PRIMEIRO PASSO.

0 comentários
A reeducação alimentar interfere na formação de novos hábitos, é necessário iniciar com o esclarecimento de conceitos errôneos, sabe-se que as restrições alimentares podem trazer consequências psicológicas sérias às pessoas. Indivíduos reprimidos que estão sempre de “dieta” comparados com aqueles que não estão, tendem a cometer exageros alimentares mais seguidamente, com isso vem o sentimento de arrependimento e a desculpa para “quebrar” a dieta. Esclarecer o equilíbrio entre as calorias e os nutrientes presentes nos alimentos, para que se possa escolher, o que será melhor, um caqui médio, por exemplo, que possui as mesmas calorias que um bombom pequeno, o que me sacia mais, de que nutrientes estou necessitando no momento, o que trará benefícios à saúde, a curto e longo prazo. Assim, os alimentos são classificados de foma errônea, em ruins porque nos fazem engordar e bons porque possuem menos calorias e não nos fará engordar. Quando comemos algo que nos fará engordar, surge o sentimento de culpa, teremos desculpas para exagerarmos mais e somente recomeçarmos tudo novamente, quem sabe na segunda-feira. Um copo de refrigerante light por exemplo, tem menos calorias do que uma maçã, mas se fosse optar, qual você escolheria?
Por Greice Caroline Baggio.

Diabetes Gestacional.

0 comentários
Iniciar o período gestacional sobrepeso ou
ter um aumento excessivo de peso durante a
 gestação aumenta o risco de complicações
como Diabetes, hipertensão.
Iniciar o período gestacional sobrepeso ou ter um aumento excessivo de peso durante a gestação aumenta o risco de complicações como Diabetes, hipertensão.

A obesidade materna pode desencadear níveis aumentados de glicose que estimulam a produção de insulina pelo feto. A medida que o período gestacional vai avançando, mais insulina será necessária para transportar a mesma quantidade de glicose, o que pode ocasionar intolerância, levando ao desenvolvimento do Diabetes Gestacional, que pode se estender após a gestação, caso os devidos cuidados nutricionais não sejam modificados.
O risco está aumentado em mulheres acima de 25 anos com sobrepeso, com casos de diabetes na família, que tiveram filho com mais de 4kg ou com mal formação congênita e abortos espontâneos.
O bebê necessita de glicose para seu crescimento e metabolismo energético, através da placenta, a glicemia fetal se mantém constante. Porém a glicemia materna tende a se manter mais baixa do que em estado normal, assim o diagnóstico de diabetes em gestantes se dá quando a glicemia em jejum estiver superior a 105 mg/dl.

O cuidado nutricional deve ser cauteloso, com distribuição correta dos macronutrientes, carboidratos, proteínas, lipídeos na dieta, respeitando os horários das refeições e controlando as porções, buscando a prevenção de complicações futuras tanto para mãe como para o feto, É fundamental incluir verduras, legumes que são alimentos ricos em fibras e restringir as quantidades de açúcares simples na dieta.
Por Greice Caroline Baggio.

Relação da Ingestão alimentar sobre a prevalência da limitação funcional em mulheres na meia-idade.

sábado, 30 de maio de 2009 0 comentários

 Mulheres com consumo mais elevado na ingestão de gorduras
saturadas tinham de 50% e 60% mais probabilidade
de serem limitadas com
paradas aquelas no menor consumo.
Medidas do funcionamento físico são consideradas marcadores no processo de envelhecimento.

Este estudo analisou 2160 mulheres, com 42 a 52 anos de idade e as relações entre a ingestão alimentar de mulheres na meia-idade em 1996-1997 e a prevalência de limitações no funcionamento físico 4 anos mais tarde, definida pelo Medical Outcomes Study Short-Form. Associações entre medidas da qualidade da dieta e número de frutas, porções de vegetais e prevalência da limitação física funcional. A prevalência de moderada e limitações de substâncias funcionais foi de 31% e 10%, respectivamente. Mulheres com consumo mais elevado de ingestão de colesterol tinham 40% mais chances de possuirem limitações físicas comparadas aquelas com menor idade. Mulheres com consumo mais elevado na ingestão de gorduras saturadas tinham de 50% e 60% mais probabilidade de serem limitadas comparadas aquelas no menor consumo. Baixa ingestão de frutas, vegetais e fibras foi relacionada à maiores limitações funcionais. Mudanças nas práticas alimentares podem ser importantes para minimizar as limitações físicas.
Fonte: TOMEY, K.M.; SOWERS, M.R., CRANDALL, C. et al. Dietary Intake Related to Prevalent Functional Limitations in Midlife Women. Am J Epidemiol; 167(8): 935- 943, 2008.

Ingestão de carotenóides alimentares está associada com menor prevalência de síndrome metabólica em homens de meia-idade e idosos.

sexta-feira, 29 de maio de 2009 0 comentários

Carotenóides possuem propriedades antioxidantes.
O que a ingesão de carotenóides podem fazer à síndrome metabólica?
 Carotenóides possuem propriedades antioxidantes, sabe-se pouco sobre a relação da ingestão de carotenóides alimentares sobre o risco de síndrome metabólica.

Foi avaliado a ingestão de carotenóide alimentar associada com a síndrome metabólica e fatores de risco de síndrome metabólica, através de estudo populacional, transversal em 374 homens com idade entre 40 e 80 anos. Ingestões de β-caroteno, -caroteno, β-criptoxantina, licopeno, luteína, e zeaxantina foram estimadas.

Presença de síndrome metabólica foi determinada usando glicose sérica em jejum, triglicerídeo, e concentrações de HDL-colesterol, circunferência de cintura, e pressão arterial sistólica e diastólica.
Síndrome Metabólica esteve presente em 22% dos homens. Maiores ingestões de carotenóide, β-caroteno, -caroteno, e licopeno foram associadas com menores circunferências de cintura e massa adiposa visceral e subcutânea. Maior ingestão de licopeno foi relacionada às menores concentrações de triglicerídeos. Concluindo-se, maiores ingestões de carotenóides, principalmente β-caroteno e licopeno, foram associadas com uma menor prevalência de síndrome metabólica e com menores medidas de adiposidade e concentrações de triglicerídeos séricos em homens na meia-vida e idosos.
Fonte: SLUIJS, I.; BEULENS, J.W.L.; GROBBEE, D.E. et al. Dietary Carotenoid Intake Is Associated with Lower Prevalence of Metabolic Syndrome in Middle-Aged and Elderly Men. J Nutr; 139(5): 987-92, 2009.

Cuidados nutricionais e características no HIV.

quinta-feira, 28 de maio de 2009 0 comentários

Pacientes hospitalizados merecem cuidados.
As deficiências de micronutrientes estão associadas à progressão
 da doença e aumento da mortalidade.
 A desnutrição em pacientes soro positivos é caracteizada por mais que 10% de perda do peso corporal, enfraquecimento, peda de massa muscular, febre.

Sendo que está associada a fatores como:
- Alterações no metabolismo dos pacientes, através de um hipermetabolismo, aumento do gasto de energia; Ocorrência de inúmeras infecções; Diarréia; Má absorção; Alterações neurológicas que afetam o apetite; Fatores psicológicos como depressão e ansiedade; Interações com medicamentos que influenciam a ingestão, absorção e apetite dos pacientes; Baixa ingestão de calorias e proteínas em função de alterações gastrointestinais como náuseas, vômitos, diarréia, que podem levar à anorexia (perda do apetite) e à perda gradativa de peso.
Ainda, pacientes com infectados pelo HIV apresentam baixos níveis de micronutrientes como vitaminas e minerais no organismo, em especial as vitaminas A, E, C, B12 e minerais como zinco e selênio. As deficiências destes micronutrientes estão associadas à progressão da doença e aumento da mortalidade.
Mudanças devem ser feitas para atingir as necessidades nutricionais dos pacientes, como oferta de alimentos saudáveis, quantidade e temperatura adequadas, tempo entre as refeições.
Em casos de perda de apetite, busque ambientes tranquilos para realizar as refeições, evite ingerir líquidos enquanto se alimenta, mastigue bem os alimentos, procure alimentos mais saudáveis, mas também de sua preferência, busque apoio nutricional, nem sempre pacientes hospitalizados recebem suporte adequado.
A imunodeficiência possui tratamento, sendo que é crescente o número de crianças em potencial risco. A prevenção e o cuidado são os melhores tratamentos.
Por Greice Caroline Baggio.

COMO POSSO AUMENTAR MEU HDL COLESTEROL?

0 comentários
Medidas para melhor saúde devem ser seguidas por todos nós, tenhamos doenças ou não. Manter seu peso dentro de um valor adequado, realizar atividades físicas regularmente, reduzir a taxa de triglicérides e colesterol no sangue se tiverem aumentadas, abandonar o tabagismo, manter um bom estado emocional são bons exemplos para nos dedicarmos a nossa saúde.
Restrição no uso de açúcares na dieta, redução no consumo de frituras e gorduras saturadas, como alimentos de origem animal, consumo adequado de azeite de oliva, oleagenosas nas quantidades adequadas, verduras, legumes, frutas diariamente auxiliam no aumento do colesterol HDL. O HDL, auxilia na remoção de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, com taxas aumentadas de HDL, menor torna-se o risco de doenças cadiovasculares.
Hoje, fala-se em aumento nos níveis ideais ao organismo, manter níveis acima de 50 mg/dl se torna medida essencial. A medida que envelhecemos ocorre queda do HDL sanguineo, sendo o HDL aumentado um fator relevante para prever risco de infartos, derrames.
Existem medicamentos que auxiliam no aumento do HDL, em casos particulares são utilizados, porém lembre-se que seu organismo agradece com um consumo mínimo de medicamentos e substâncias tóxicas.
Por Greice Caroline Baggio.

Alimentação inadequada entre adolescentes grávidas

0 comentários
Muitas adolescentes grávidas se alimentam de forma inadequada. Os produtos mais consumidos por gestantes adolescentes são os refrigerantes, salgadinhos industrializados, bolachas salgadas e recheadas, hambúrguer, macarrão instantâneo, chocolate, batata frita, sucos em pó.
Alimentar mães adultas gestantes e suprir suas carências nutricionais já é um grande desafio, a falta de nutrientes com gorduras insaturadas, vitaminas A, E, Ácido Fólico, minerais como ferro, magnésio, cálcio são alguns exemplos, onde a exclusão na dieta de um ou mais nutrientes são prejudiciais para saúde materna e do bebê. Corre-se o risco de formação fetal prejudicada, desenvolvimento e crescimento comprometidos, além de complicações na fase gestacional como Diabetes Gestacional, Pressão Alta, pré-eclampsia e eclampsia, abortos, parto prematuro.
Há muito resistência para mudanças no comportamento alimentar com desequilíbrio entre os carboidratos, proteínas, lipídeos e ingestão excessiva de alimentos altamente calóricos e com grande teor de sódio, baixo consumo de fibras.
O cuidado com o equilírio e qualidade alimentar com as adolescentes é essencial para prevenção de complicações antes, durante e após o parto.
Por Greice Caroline Baggio.

INCA: 91,8% DOS FUMANTES SE ARREPENDEM DE TER COMEÇADO A FUMAR.

0 comentários
Resultados preliminares de uma pesquisa telefônica realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pelo International Tobacco Control (ITC) mostram que 91,8% dos fumantes, se pudessem voltar atrás, nunca teriam começado a fumar. Além disso, metade deles disseram reparar frequentemente nas advertências contidas nos maços, enquanto 43,8% dos fumantes afirmaram se esforçar para não olhá-las, apontando o Brasil como um dos líderes das políticas antitabagistas, onde o uso de advertências fortes contribui para que os fumantes queiram largar o cigarro. A mesma metodologia está sendo utilizada em outros 19 países. Em comparação com os resultados já apurados, o Brasil é o segundo país com maior número de fumantes (79%) que afirmam a intenção de largar o vício. Desde 5 de maio deste ano, a indústria tabagista está sendo obrigada a estampar novas imagens, mais fortes, com advertências sobre os malefícios do fumo. Nunca é tarde para largar hábitos prejudiciais e fazer escolhas inteligentes.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br - Notícias.

Vegetarianos devem comer peixe para proteção cardiovascular?

0 comentários
O interesse pelos efeitos protetores cardiovasculares dos ácidos graxos ômega-3 continua durante os últimos 35 anos desde a origem da pesquisa que descreve a menor taxa de eventos cardiovasculares. Numerosos experimentos in vitro têm mostrado que os ácidos graxos ômega 3 conferem este benefícios por que são antiinflamatórios, antitrombóticos, e antiarrítmicos. As fontes de ômega 3 que têm recebido mais atenção são aqueles que derivam de fontes de peixe: ácidos graxos de cadeia longa, com suas nomeclaturas ácido eicosapentaenóico (EPA, 20:5 n–3); e ácido docosaexahenóico (DHA, 22:6 n–3). Porém são limitados os dados disponíveis sobre os efeitos cardiovasculares dos ácidos graxos ômega 3 derivados de plantas tais como ácido -linolênico (ALA, 18:3 n–3).
Pesquisas sugerem que dietas ricas em EPA, DHA, ou ALA reduzem o risco de doenças cardiovasculares, incluindo o infarto do miocárdio e morte cardíaca repentina; contudo, dados de testes aleatoriamente controlados ainda não estão totalmente esclarecidos.
Análises recentes sugeriram que a suplementação alimentar com EPA e DHA não fornece proteção cardiovascular, mas a heterogeneidade dos estudos incluídos pode reduzir a validade de suas conclusões. Não existe dado algum sobre o benefício terapêutico da suplementação com EPA, DHA, ou ALA sobre aqueles indivíduos que já consomem uma dieta vegetariana.
Conforme este estudo, não há evidências suficientes da suplementação recomendada de ácidos graxos ômega 3 paras proteção cardiovascular.
MANGAT, I. Do vegetarians have to eat fish for optimal cardiovascular protection? Am J Clin Nutr; 89: 1597S-1601S, 2009.

Efeitos das dietas vegans para a saúde.

quarta-feira, 27 de maio de 2009 0 comentários
Opções e preferências são individuais, dietas vegetarianas estão se tornando cada vez mais populares. Uma dieta vegetariana está associada com muitos benefícios à saúde devido seu alto conteúdo de fibras, ácido fólico, vitaminas C e E, potássio, magnésio, e muitos fitoquímicos e um conteúdo de gordura que é mais insaturada. Comparado com outras dietas vegetarianas, dietas vegans tendem a conter menos gordura saturada e colesterol e mais fibra alimentar. Dietas vegans auxiliam no menor teor de colesterol, e menor pressão arterial, reduzindo o risco de doença cardíaca. Contudo, eliminando todos os produtos de origem animal a partir da dieta aumenta o risco de certas deficiências nutricionais. Micronutrientes de atenção especial para os vegans incluem vitaminas B12 e D, cálcio e ômega-3. Ao menos vegans consomem regularmente alimentos que são fortificados com esses nutrientes, suplementos apropriados devem ser consumidos. Em alguns casos, estado de ferro e zinco de vegans também pode ser de preocupação, devido a biodisponibilidade limitada desses minerais.
CRAIG, W.J. Health effects of vegan diets. Am J Clin Nutr; 89: 1627S-1633S, 2009.

Dieta mediterrânea, cognição e demência.

terça-feira, 26 de maio de 2009 0 comentários
A dieta mediterrânea é vista com bom olhos, exemplo a ser seguida, têm atraído atenção pelo seu potencial para prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. A dieta mediterrânica é constituída por um elevado consumo de peixe, legumes, leguminosas, frutas, cereais e ácidos graxos insaturados, principalmente do azeite de oliva, baixa ingestão de produtos lácteos, carne, gorduras saturadas e ingestão moderada de álcool. Houve interesse em saber se a continuação da dieta mediterrânea pode também prevenir ou minimizar o transtorno cognitivo leve e demência. Levando em consideração uma série de fatores, tais como idade, sexo, etnia, educação, calórias diária, índice de massa corporal foi analisado a taxa de incidência e progressão de transtorno cognitivo leve para demência. Mostrando que quanto mais próximo, a adesão a dieta mediterrânea, menor o risco de desenvolver a doença de Alzheimer. Participantes com maior aderência à dieta tinham 48% menos risco de desenvolver a doença de Alzheimer do que aqueles com menor aderência. Os pesquisadores concluíram que aqueles que aderem intimamente à dieta mediterrânica correm menos risco de desenvolver transtorno cognitivo leve, e que as pessoas com leve trantonro cognitivo correm menos risco de passar a desenvolver a doença de Alzheimer.
Scarmeas N; Yaakov Stern Y; Mayeux R; Manly RJ; Schupf N; Luchsinger JA. Mediterranean Diet and Mild Cognitive Impairment. Dieta mediterrânica e Comprometimento Cognitivo Leve. Arch Neurol. Arch Neurol, 2009.

Papel do zinco na saúde mental materna e infantil.

0 comentários
O objetivo deste estudo foi revisar entre artigos de 1975 a Maio de 2008, dando ênfase à artigos recentes, a relação entre o zinco e desordens da saúde mental, especialmente entre os dois problemas de saúde mental que mais afetam mulheres e crianças: depressão, déficit de atenção (ADHD). e hiperatividade. Relações entre concentrações de zinco e comportamento dos animais; a relação entre deficiência de zinco, depressão, e ADHD em pacientes e amostras da comunidade; e os potenciais mecanismos biológicos para essas relações foram explorados. Existe relação entre baixas concentrações de zinco e problemas de saúde mental, especialmente em populações de risco. Evidências para o uso potencial de zinco no tratamento de problemas de saúde mental vêm principalmente de pacientes e é mais forte quando o zinco é dado em combinação com o tratamento farmacológico. Porém, existem poucas evidências conclusivas para o efeito do zinco isolado ou em amostras da comunidade em geral. Recomendações para pesquisas futuras nesta área são necessárias. Sendo, que os problemas de saúde mental em mulheres, crianças, e adolescentes são problemas de saúde pública pela dificuldade para um tratamento efetivo, a nutrição possui papel fundamental como alternativa para melhor entendimento da saúde mental, buscando possíveis deficiências nutricionais associadas aos comportamentos humanos. RAMIREZ-ZEA, M. Role of zinc in maternal and child mental health. Am J Clin Nutr; 89: 940S-945S, 2009.

Efeitos de dieta e exercício versus acupuntura, dieta e exercício.

0 comentários
O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos da dieta e exercício versus acupuntura, dieta e exercício sobre o peso corporal e dos parâmetros relacionados com mulheres adultas. Vinte e sete mulheres obesas, com uma percentagem de gordura corporal de mais de 30% foram divididas em três grupos. O primeiro grupo experimental tinha dieta e exercício, enquanto que o segundo grupo experimental tinham dieta, exercício e acupuntura. O grupo controle não recebeu qualquer intervenção. O estudo teve duração de oito semanas, sendo que o peso corporal, dobras cutâneas, índice de massa corporal e massa gorda foram medidos antes e após 8 semanas. O índice de massa corporal e a massa gorda diminuíram significativamente em ambos os grupos experimentais quando comparado com o grupo controle. Entretanto, não havia nenhuma diferença significativa entre os dois grupos experimentais e alterações na massa magra do corpo após as oito semanas não eram relevantemente diferentes daquelas do grupo controle. Concluiu-se que a acupuntura combinada com dieta e exercício não traz maiores reduções no peso corporal, massa gorda e índice de massa corporal comparada apenas com dieta e exercício.
NOURSHAHI, M.; AHMADIZAD, S.; H NIKBAKHT, H.; et al. The effects of triple therapy (acupuncture, diet and exercise) on body weight: a randomized, clinical trial. Int J Obesity; 10: 10-16, 2009.

Hepatite A e falta de higiene alimentar.

segunda-feira, 25 de maio de 2009 0 comentários
Infecção aguda, a transmissão da Hepatite A é fecal-oral, ou seja, se dá por meio de ingestão de alimentos ou água contaminados. Sintomas mais comuns são febre, anorexia (falta de apetite), fadiga, diarréia, mal-estar geral. Além de icterícia (amarelamento da pele e dos olhos), urina escura, fezes de cor clara, dor abdominal. Em condições de pobreza a criança está em constante risco e pode ou não apresentar os sintomas, em pessoas idosas a doença pode tomar formas mais graves, senão tratada pode levar a morte. Boas condições higiênico-sanitárias são de extrema importância, tanto em locais públicos, como escolas, creches, a maior prevenção é a lavagem correta das mãos e alimentos, não ingerir água que não seja tratada, bebidas em lugares impróprios feitas com má qualidade da água, além de não consumir frutos do mar crus sem procedência e carnes mal passadas.
Por Greice Caroline Baggio.

Hepatite doença silenciosa. Você tem certeza que não tem?

0 comentários
A Hepatite B considerada uma DST, Doença Sexualmente Transmissível, pode ser transmitida por relação sexual, pela utilização de instrumentos contaminados com sangue, como materiais de manicure, tatuagens, sendo que não é transmitida por água ou alimentos. Muitas vezes não apresenta sintomas especifícos, mas pode provocar cansaço, febre, dores abdominais, mal-estar geral, dores nas articulações. Se não tratada pode levar a cirosse e câncer no fígado. Existe vacina para prevenir a hepatite B.
A Hepatite C é transmitida por utilzação de instrumentos contaminados com sangue, como materiais de manicure, tatuagens, não é trasmitida por contato sexual, nem por água, alimento ou contato casual. Não existe vacina para prevenção, a infecção é mais rara. Muitas vezes não apresenta sintomas claros, a pessoa pode estar se sentindo saudável e estar com o vírus, porém entre os sintomas podem estar mal-estar geral, febre, perda do apetite, senão tratada pode levar a cirrose e câncer de fígado. Existe cura e deve ser tratada.
Através da coleta de sangue você pode detectar se está infectado. A prevenção é importante e necessário para detectar o vírus e evitar danos a saúde.
Por Greice Caroline Baggio.

Vitamina B1 ou tiamina: não esqueça dos integrais.

0 comentários
A vitamina do complexo B, tiamina ou B1 desempenha papel essencial no metabolismo corporal, o funcionamento dos nervos e músculos dependem da tiamina presente. É absorvida no intestino delgado, participa dos processos como coenzima no metabolismo de aminoácidos e carboidratos e lipídeos.
Muita gente, torce o arroz quando o assunto é integral, porém as maiores fontes de tiamina incluem carnes e cereais integrais, vitamina que é destruida pela processamento dos alimentos e pelo cozimento. Dietas restritas e com base em alimentos processados, como açúcar, arroz branco, pão branco podem ter deficiência da vitamina.
Os sintomas de deficiência incluem perda de peso, fadiga, anorexia (perda do apetite), fraqueza muscular, além de sintomas cardíacos e neurológicos.
Casos de deficiência em trabalhadores no Nordeste brasileiro com alto número de morte já foram relatados há poucos anos atrás.
Há histórias de Beribéri, doença causada pela falta da vitamina em áreas onde o consumo de arroz polido, branco era base da alimentação.
Alcoólicos podem devenvolver sintomas de deficiência, em especial pela alimentação e absorção inadequada, já que a vitamina também é necessária no metabolismo e desintoxicação do álcool.
Sintomas do Beribéri incluem confusão mental, perda muscular, edema, taquicardia.
Por Greice Caroline Baggio.

Prevenção de doenças e vitamina D.

0 comentários
Incorporada aos lipídeos e absorvida no intestino, sendo uma pequena parte absorvida no fígado, a vitamina fortalece o sistema imunológico e é indispensável para os ossos em todas as fases da vida.
Fontes da vitamina são econtradas em peixes e seus óleos, gema de ovos alimentos fortificados e exposição aos raios ultravioletas da luz solar.
A deficiência pode causar raquitismo em crianças, mineralização prejudicada dos ossos em crescimento, na falta não apenas de vitamina D, mas de cálcio e fósforo. Crianças com problemas crônicos de má absorção de lipídeos e certos tipos de terapia medicamentosa por tempo prolongado também correm o risco de desenvolver raquitismo.
A falta em adultos pode levar a osteomalacia com redução da densidade óssea, além de fraqueza muscula e maior risco de faturas, além de osteoporose na terceira idade.
Ainda, alguns estudos associam baixos níveis da vitamina a dores crônicas.
Como produzir vitamina D por meio da exposiçao ao sol?
De maneira bem simples, por meio do colesterol presente, os raios solares ao penetrarem na pele, transformam este colesterol em um precursor da vitamina D diretamente absorvido pelo sangue, por meio de processos metabólicos o fígado e os rins finalizam a conversão do precursor da vitamina para vitamina D ativa.
Além de exposição ao sol em horários apropriados, em torno de 15 minutos e alimentos fontes da vitamina, o consumo de cálcio e fósforo são essenciais.
Por Greice Caroline Baggio.

Propriedades terapêuticas do gengibre.

domingo, 24 de maio de 2009 0 comentários
Utilizado na culinária acrescentando sabor aos pratos, o gengibre possui sabor picante, sendo rico pelas suas propriedades terapêuticas. Utilizado para problemas digestivos como náuseas e vômitos, têm sido tradicionalmente utilizado entre gestantes especialmente no primeiro trimestre da gestação. Porém, seu uso não é indicado por tempo prolongado e doses excessivas podem ocasionar em gastrite. Contêm substâncias ativas como felandreno, zingibereno e zingerona, utilizado em casos de inflamação, sintomas de gripes, resfriados e alívio da dor. Pesquisas recentes mostram sua eficiência em paciente com câncer em tratamento quimioterápico, reduzindo os sintomas de efeitos colaterais como náuseas e vômitos, de fácil absorção, a administração é necessária em forma de cápsulas do seu pó em casos particulares.
Por Greice Caroline Baggio.

Condimentos e suas propriedades antioxidantes.

sábado, 23 de maio de 2009 0 comentários
O uso de condimentos, especiarias e ervas aromáticas em preparações introduz e realça novos sabores, seguindo culturas, tradições e exige preferências, principalmente combinações entre eles. As especiarias possuem substâncias antioxidantes que trazem proteção ao organismo. O orégano por exemplo é uma erva aromática que além de dar sabor característico às preparações, atua como um antiinflamatório natural, contêm substância biologicamente ativa, a beta-cariofilina, encontrada também no manjericão, alecrim, pimenta preta. Alguns estudos comprovam a capacidade antioxidante e protetora contra danos às células do manjericão. A quercetina, substância antioxidante, encontrada em cebolas mostrou inibir o crescimento de células que causam tumores, em especial reduzir o risco de câncer de cólon. Por Greice Caroline Baggio.

Nutrientes adequados ao cérebro.

sexta-feira, 22 de maio de 2009 0 comentários
Nutrientes vitais ao nosso cérebro estão disponíveis entre os alimentos. Apesar de sua barreira protetora contra substâncias tóxicas, organismo infecciosos, o cérebro está exposto a uma quantidade cada vez mais crescente de toxinas, substâncias químicas, estresse oxidativo, fato que devemos oferecer nutrientes essenciais para seu funcionamento e proteção. A principal fonte de energia do cérebro é a glicose, obtida dos alimentos fontes de carboidratos, sendo necessário não deixar de incluir esse nutriente no café da manhã por exemplo. Os lipídeos essenciais para o funcionamento adequado do corpo como ômega 3 e ômega 6 fornecem proteção ao cérebro, fazendo parte das membranas celulares do sistema nervoso, estando presente nas sementes de linhaça e peixes como sardinha, atum. Além de ômega 6 que participa da liberação de neurotramissores, assim como influenciam a habilidade dos neurônios para utilizar a glicose. Entre os alimentos com substâncias antioxidantes, como os flavonóides e carotenóides, presentes nas frutas, verduras, quanto maior as variedades de cores estiverem em nossa alimentação, melhores serão os benefícios, além de vinho tinto e uvas que contêm polifenóis que apresentam capacidade antiinflamatória.
Óleos vegetais, gérmen de trigo e grãos fornecem proteção aos sistema nervoso, sendo fontes de vitamina E.
A vitamina C encontra-se nos tecidos e fluídos ao redor do cérebro e nervos, fornecendo proteção.
Por Greice Caroline Baggio.

Estresse e ganho de peso.

0 comentários
Quando nosso cérebro está cronicamente estressado, os hormônios começam a entrarem em desequilíbrio. Diante de situações de estresse, o organismo libera cortisol, que é responsável pelas respostas psicológicas do estresse, quando o cortisol é liberado na corrente sanguínea, ficamos sensíveis a leptina, hormônio que leva sinais de saciedade ao cérebro.
Em ocasiões de estresse nossa tendência é comer mais e buscar alimentos mais "prazerosos" ao nosso paladar como os açúcares.
Além da vontade de comer mais, existe ligação direta entre estresse crônico e ganho de peso.
Um estudo revelou que mulheres que sofrem de ansiedade apresentam níveis mais elevados de cortisol, colesterol, maior concentração de gordura abdominal. níveis mais baixos de testosterona e de hormônios da tireóide.
Estado de estresse prolongado pode causar resistência a insulina, ficamos fadigados, porém o sono torna-se agitado.
O sistema imunológico fica debilitado, com aumento da resposta inflamatória, aumentando o processo de oxidação do organismo.
Manter o corpo relaxado, descansado é o primeiro passo para nos alimentarmos bem.
Por Greice Caroine Baggio.

O fracasso da maioria das dietas.

quinta-feira, 21 de maio de 2009 0 comentários
Dietas constantes sempre fracassam por serem muito restritivas, energia abaixo do necesssário para manutenção básica que nosso corpo necessita para manter as funções ao longo do dia.
Nosso organismo estará sempre em perigo se comermos menos, o metabolismo com o tempo fica prejudicado e ao pararmos de fazer "dieta" voltamos a ganhar os famosos quilos novamente.
Temos a consciência e sensatez que não podemos e não devemos exagerar e sempre juramos nunca mais repetir quando comemos demais, porém dia após dia sempre voltamos a repetir os mesmos erros.
Lembre-se que o que é realmente necessário ao organismo não estão resumidos em calorias e não apenas nas quantidades, mas na qualidade e alimentos consumidos, tipos de carboidratos, tipos de proteínas, tipos de gorduras e suas combinações entre as refeições.
Quando fazemos dietas milagrosas perdemos grande parte de nossa massa muscular e quando recuperamos o peso, voltamos a recuperar grande parte na forma de tecido adiposo.
Nossas células musculares queimam 70 vezes mais calorias do que as células de gordura, além de toda necessidade de mantermos massa magra em maiores proporções corporais, este fato já é de grande importância antes de começarmos "regimes alimentares" de qualquer jeito.
Por Greice Caroline Baggio.

Nossos adoçantes! Artificiais ou naturais!

quarta-feira, 20 de maio de 2009 0 comentários
O consumo de alimentos diet e light cresceu nos últimos anos, segundo pesquisa divulgada pela associação brasileira das indústrias de alimentos dietéticos, para fins especiais e suplementos alimentares (ABIADASA) esses produtos são consumidos por mais de 35% dos lares brasileiros, porém há grande desconhecimento sobre os produtos. O sabor doce é um desejo do ser humano e sua preferência é conhecida desde o ano 1000 a.C.
Os edulcorantes podem ser naturais ou artificiais são substâncias utilizadas em substituição à sacarose, que compartilham a propriedade de interagir com receptores gustativos e produzir a sensação doce. Os adoçantes podem ser classificados em naturais, encontrados e extraídos naturalmente dos alimentos, onde inclui-se a sacarose; frutose; lactose; glicose; esteviosídeo; polióis; mel e os adoçantes artificiais, obtidos por reações químicas, como a sacarina; ciclamato; aspartame; acesulfame k; sucralose. Podendo ser classificados quanto ao seu teor calórico, entre eles estão, os adoçantes calóricos, como polióis; aspartame e os não-calóricos, a sacarina; ciclamato; acesulame-k; sucralose; esteviosídeo.
Temos uma variedade de produtos que contêm adoçantes nas prateleiras de mercados, sendo que os adoçantes artificiais apresentam um limite de tolerância para consumo, normalmente utilizados por diabéticos e pessoas que buscam redução calórica, vários estudos demostram o risco potencial para desenvolvimento de câncer com uso polongado e exagerado de tais substâncias.
Leia cuidadosamento os rótulos e esclareça suas dúvidas quanto a inocuidade do produto.
Por Greice Caroline Baggio.

O que é cetoacidose diabética?

terça-feira, 19 de maio de 2009 0 comentários
Em pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2, a hiperglicemia pode levar à cetoacidose diabética. Mas, o que é cetoacidose diabética?
Em situações em que os níveis de glicose estão elevados, por ingestão excessiva de carboidratos por exemplo, ocorrer que não haja insulina em quantidades suficientes para metabolizar essa glicose. Distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras fazem com que as gorduras armazenadas sejam utilizadas como fontes de energia, produzindo substâncias ácidas conhecidas como corpos cetônicos ou cetonas. As cetonas ficam circulantes no organismo e estão presentes na urina, o que causa confusão mental, fadiga, hálito e odor característico na urina, poliúria ou aumento de volume, quantidade de urina, hiperventilação ou respiração ofegante. Níveis elevados de glicose sanguínea, presença de cetonas na urina, se não forem monitorados e tratados podem levar ao coma e óbito. Acompanhe sempre seus niveis de glicose sanguínea e fique atento a qualquer sintoma. Por Greice Caroline Baggio.

Equilíbrio no organismo e alimentos ácidos e alcalinos.

0 comentários
O equilíbrio entre ácido e base ou alcalinos no nosso consumo alimentar é de extrema importância. Altas concentrações de ácidos no organismo contribuem para o surgimento de doenças. Pouco se esclarece sobre alimentos que formam ácidos e bases no organismo, onde alimento alcalino é aquele que cria uma condição alcalina no corpo, contendo alta concentração de sódio, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Alimentos ácidos normalmente concentram enxofre, fósforo, cloro e iodo. Porém, saiba que todos os alimentos naturais contêm minerais alcalinos e ácidos, se tiverem minerais ácidos em maior quantidade, então o alimento é ácido e vice-versa. A maior parte das carnes é ácida, como também a maior parte dos grãos, queijos, feijão, açúcares simples, gorduras. Os óleos são quase neutros. Os alimentos alcalinos são as frutas e vegetais, com exceção de aspargos, couve-de-bruxelas e ameixas que são ligeiramente ácidas. Os iogurtes são ligeiramente alcalinos, porém o leite quando pasteurizado torna-se ácido. A soja e o tofu são alimentos alcalinos, assim como o feijão azuki, amêndoa, castanha-do-pará, milho verde. A manteiga é ácida. As proteínas são ácidas, pelas altas quantidades de enxofre e fósforo, seu processo de metabolismo produz ácido úrico, que acidifica o sistema e uréia. O excesso de proteínas aumenta a acidez no organismo. As gorduras são ácidas, pois após seu metabolismo produzem ácido acético. Os carboidratos simples e açúcares são ácidos porque são rapidamente metabolizados. Em desequilíbrio produzem ácido lático, butírico e acético. Os carboidratos complexos são metabolizados mais lentamente, assim não formam ácidos orgânicos. Alimentos ricos em vitamina C ajudam a compensar a acidez causada por carboidratos simples, açúcares.
Assim, nosso consumo deve ser preferencialmente de alimentos alcalinos, reduzindo o consumo de carnes por exemplo, para manter uma proporção adequada de no mínimo mais de 50% alimentos alcalinos.
Dúvidas, consulte seu Nutricionista! Por Greice Caroline Baggio.

A IMPORTÂNCIA DO SÓDIO, CLORO E POTÁSSIO.

segunda-feira, 18 de maio de 2009 0 comentários
Os minerais sódio, potássio e cloro são eletrólitos que participam das funções corporais. Potássio é o principal mineral intracelular, já o sódio e cloro são os principais minerais do meio extracelular, do plasma sanguíneo. Permitem a troca constante e regulada de nutrientes, equilíbrio entre o interior e o exterior das células o que torna possível a transmissão de impulsos nervosos, ação muscular e funcionamento de glândulas e preservam as quantidades de ácidos e bases dentro dos vasos sanguíneos. Ingestões baixas e moderadas de sódio fazem com que o hormônio aldosterona atue sobre os rins para conservar o sódio necessários para as funções do corpo. Com ingestão excessiva de sódio na alimentação, a liberação de aldosterona é reduzida, podendo haver um desequilíbrio na excreção de sódio através da urina. O acúmulo anormal de sódio, pode aumentar o volume de líquidos corporais, o que chamamos de edema ou retenção de líquidos e elevar a pressão arterial. Entre os alimentos ricos em sódio estão o sal adicional aos alimentos, os alimentos processados, alimentos com glutamato monossódico, molhos prontos, alimentos enlatados, fermentos, bicarbonato de sódio. Além das restrições dietéticas na redução do sal, a primeira opção, muitas vezes errônea, sempre é a medicamentosa por meio de diuréticos, que induzem a perda de líquidos, com isso ocorrem perdas de outros minerais, principalmente o potássio, sendo necessário a intervenção de alimentos fontes de potássio para o uso de diuréticos.
Por Greice Caroline Baggio.

NUTRIENTES DO GERGELIM.

0 comentários
Alimento que fornece nutrientes importantes, o gergelim (Sesamun indicum L) é uma grão de baixo custo, de fácil preparo, rico em ácidos graxos insaturados e proteínas, cálcio, além de fibras, vitaminas do Complexo B como B1, B3, B6, vitamina E e minerais como ferro, fósforo, magnésio, manganês. Em 100 gramas de gergelim temos 584 de kcal, com 21,6 gramas de carboidratos, 21,2 gramas de proteínas, 50,4 gramas de gorduras totais e 11,9 gramas de fibras. Apresenta qualidade favorável em proteínas, com boa biodisponibilidade ao organismo, embora possua baixo teor de lisina e ser rico em aminoácidos sulfurados.
Contém ácidos graxos monoinsaturados, ômega 9 e ácidos graxos poliinsaturados como ômega 3 e ômega 6.
Pode ser acresentado a saladas, pães integrais, biscoitos integrais, estudos de intervenção dietética com a farinha desengordurada do gergelim têm demonstrado que a ingestão de grãos protege contra o aparecimento do Diabetes Mellitus, melhorando também o controle glicêmico em pacientes diabéticos hipertensos, podendo ser uma alternativa em opção dentro de um plano alimentar no tratamento da doença.
Por Greice Caroline Baggio.

VITAMINA C E RESFRIADOS.

0 comentários
Vitamina hidrossolúvel solúvel em água, o ácido ascórbico é absorvido no intestino delgado, sendo o excesso eliminado pela urina. Principal para a síntese de colágeno, facilita a disponibilidade e absorção do ferro, participa da formação dos ossos, dentes e sangue. Fornece resistência às infecções através da atividade imunológica, participa do metabolismo da glicose e aminoácidos, sendo o melhor antioxidante dentro do plasma sanguíneo. A recomendação de vitamina C diária é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres, sabe-se que em grandes quantidades podem causar cálculos renais. Encontramos em uma variedade de vegetais folhosos, frutas e legumes. Quantidades em alguns alimentos em 100g: Acerola 941,4 mg Brócolis cozido 42 mg Carambola 60,9 Kiwi 70,8 mg Laranja 53,7 mg Limão 38,2 mg Mamão formosa 78,5 mg Maracujá 19,8 mg Morango 63,6 mg Pitanga 24,9 mg Tomate 21,2 mg (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos).
Muitos fatores influenciam nas quantidades de vitamina C nos alimentos, entre eles a época da colheita, armazenamento, conservação, sendo sensível tanto ao frio quanto ao calor, o armazenando inadequado a destrói. Por fortalecer o sistema imunológico, diversos estudos foram feitos associando a vitamina C e resfriados comuns, sendo que os benefícios da suplementação são em reduzir os sintomas ao invés de prevenir os resfriados.
Para seus benefícios como potente antioxidante, alguns estudos mostram que nesses casos há necessidade de suplementação. Por Greice Caroline Baggio.

Fenilcetonúria entre as doenças diagnosticadas no teste do pézinho.

domingo, 17 de maio de 2009 0 comentários
Diagnosticada através do teste do pézinho, a Fenilcetonúria é a deficiência de enzima hepática necessária à conversão de tirosina a fenilalanina, ocorrendo acúmulo de fenilalanina e outros metabólicos nos tecidos corporais.
A fenilalanina é um aminoácido encontrado em proteínas, sendo fundamental para o funcionamento organismo, porém pode ser tóxica para quem sofre de Fenilcetonúria.
Ao nascer, crianças com Fenilcetonúria apresentam sintomas como irritabilidade, hiperatividade, retardo no crescimento, convulsões, eczemas ou irritação na pele, odor característico na urina. Se não tratada a criança pode permancer com retardo mental. Após a introdução do leite, que contém fenilalanina, podemos perceber os sintomas e elevações no sangue do aminoácido. A alimentação em pacientes com Fenilcetonúria deve ser individualizada, buscando manter níveis sanguíneos baixos com a retirada de alimentos que contêm fenilalanina. É necessário seguir uma dieta especial, os alimentos de origem animal, leguminosas como feijão lentilha, leite, ovos devem ser restritos, como também alimentos que contêm aspartame, entre eles estão os adoçantes artificiais. Nos rótulos encontramos a descrição sobre conter ou não fenilalanina.
Por Greice Caroline Baggio.

Aprendendo mais sobre as vitaminas.

0 comentários
Vitaminas são compostos orgânicos vitais à vida e indispensáveis para todas as funções orgânicas do organismo. Vitaminas lipossolúveis são transportadas com lipídeos na dieta, encontram-se nas gorduras e nos óleos dos alimentos. São armazenadas no fígado e tecido adiposo até serem requeridas pelo organismo. Necessitam da bile para sua absorção e geralmente são excretadas através da fezes. Entre elas estão as vitaminas A, D, E e K, sendo que em excesso podem ser tóxicas ao organismo. As vitaminas hidrossolúveis são geralmente absorvidas diretamente pela corrente sanguínea, onde é transportada livremente. Não são armazenadas nos tecidos em grandes quantidades, por isso seu consumo deve ser diário, sendo o excesso eliminado através da urina. Apresenta menor risco de toxicidade quando consumida em grandes quantidades. São facilmente destruídas pelo armazenamento inadequado e cocção, assim necessitam de maiores cuidados na preservação de cada vitamina. Entre elas estão as vitaminas do Complexo B e a vitamina C.
Encontramos boas fontes de vitaminas na maioria dos alimentos como carnes, ovos, frutas, legumes, leguminosas, oleagenosas, cereais integrais. Falta de vitaminas no organismo pode ocorrer pela redução ou até mesmo excesso na ingestão, diminuição na absorção, má absorção de gorduras, desequilíbrios da flora intestinal, alterações metabólicas.
Por Greice Caroline Baggio.

A compulsão por exercícios físicos.

sábado, 16 de maio de 2009 0 comentários
Mais de 50% de mulheres com distúrbios alimentares se exercitam compulsivamente, rotina de exercícios excessivos podem desencadear no decorrer do tempo ansiedade, privação social, agitação, oscilações de humor o que só desaparece quando a pessoa está se exercitando. A falta do exercício na rotina acarreta frustações, podendo ocorrer também privação de alimentos.
As características psícológicas podem ser parecidas com transtornos alimentares como a anorexia ou bulemia.
O comportamento compulsivo por exercícios em não atletas associado a imagem corporal de conseguir o peso ou corpo ideal deve servir como alerta para possíveis consequências graves.
Em alguns casos, a dedicação ao esporte ou exercício quando intensa induz o surgimento de distúrios alimentares. O atleta ou indivíduo com compulsão por exercícios está em constante erros alimentares, privação de alimentos, uso de suplementos, exercícios excessivos, o que pode afetar as reversas de energia, a função fisiológica do organismo, consequentemente a saúde, além de risco aumentado à lesões musculares e nas articulações.
É necessário fornecer informações ao indivíduo sobre os distúrbios alimentares e suas consequências, ajudando-o a corrigir deficiências alimentares e estabelecer um padrão saudável de alimentação e exercícios físicos.
Por Greice Caroline Baggio.

Carboidratos ou proteínas para atletas?

0 comentários
Atletas sem acompanhamento nutricional se acostumaram a consumir antes de competições ou treinos dietas mais ricas em proteínas do que carboidratos. Porém, carboidratos são essencias e preenchem a depleção de glicogênio hepático e muscular principalmente após o jejum noturno, sendo fundamental um desjejum equilibrado em todos os macronutrientes, carboidratos, lipídeos e proteínas.
Os carboidratos fornecem energia com mais rapidez porque são digeridos e absorvidos mais rapidamente do que proteínas ou lipídeos. Além disso, diminuem a sensação de plenitude gástrica, ou popularmente "peso no estômago" após as refeições.
Em dias quentes, uma refeição rica em proteínas eleva mais a taxa metabólica, do que refeições ricas em carboidratos, pela exigência de maior quantidade de energia para digestão, absorção e assimilação dos nutrientes, sobrecarregando o organismo.
Os carboidratos fornecem maior e mais disponivel energia e são os principais nutrientes para exercícios de endurance, longa duração e de alta intensidade, como também exercícios anaeróbicos de curta duração.
O significado, eficiência e benefício real da nutrição adequada no esporte e atividades físicas só é percebida quando de fato se segue um plano alimentar adequado.
O atleta e praticantes de atividades fisicas devem estar atentos aos sinais do corpo e buscar ajustes para melhor performace e desempenho físico.
Assim, a refeição anterior a exercícios, jogos ou competições serve para maximizar o armazenamento muscular e hepático do glicogênio, reserva de glicose, obtida especialmente de carboidratos, e proporcionar absorção intestinal durante o exercício, sendo fonte de energia para o indivíduo.
Por Greice Caroline Baggio.

MODERAÇÃO!

sexta-feira, 15 de maio de 2009 0 comentários
Ingestão adequada de proteínas e carboidratos ajudam a prevenir durante a gravidez, baixo peso do recém-nascido, baixa resistência à doenças, algumas formas de defeitos congênitos, como retardamento mental e físico. Na fase de lactação e infância, déficits de crescimento, baixa resistência à doenças e entre adultos e idosos, menor resistência a doenças infecciosas e prevenção de alguns tipos de câncer. A moderação nas quantidades de carboidratos simples como açúcares ajuda a prevenir problemas dentários como cáries, sistema imunológico prejudicado. A moderação na ingestão de calorias ajuda a prevenir a obesidade, Diabetes Mellitus, Hipertensão. Já a moderação na ingestão de gorduras ajuda a prevenir a obesidade, aterosclerose, complicações em órgãos específicos, como fígado e alguns tipos de câncer. A ingestão adequada de fibras ajuda a prevenir, problemas intestinais, como constipação, diarréia, divertículos, alguns tipos de câncer. Ingestão adequada de nutrientes essenciais, minerais e vitaminas ajudam a prevenir doenças como anemias, defeitos congênitos, câncer, doenças cardíacas, Hipertensão, doenças renais, osteoporose, estados de intoxicação.
Por Greice Caroline Baggio.

IMPASSE ENTRE MARGARINAS E MANTEIGAS.

0 comentários

A margarina e a manteiga diferem pela
composição de ácidos graxos, gorduras.
 Um dos assuntos mais discutidos na nutrição atual é o impasse entre que opção é mais saudável ou menos prejudicial consumir, margarina ou manteiga? Já, que a preferência pelo sabor, é uma questão pessoal.

A margarina e a manteiga diferem pela composição de ácidos graxos, gorduras. A manteiga de origem animal que é produzida através do gordura do leite, contém cerca de 62% de gorduras saturadas, que predispõe à elevação do colesterol sanguíneo, quando consumida em demasia, enquanto a margarina contém cerca de 20%, sendo a manteiga rica em vitamina A.

A margarina é um produto com 'fama' de ser mais cremosa, em seu processo de fabricação, o óleo insaturado da soja, milho ou girassol, transforma-se em gordura saturada com consistência sólida, reorganizando sua estrutura química líquida original poliinsaturada por processos químicos. Feita principalmente à base de gordura vegetal, com baixo teor de gordura animal, até 3%. Entretanto, é um dos produtos que mais recebem aditivos químicos, entre eles emulsificantes, estabilizantes, corantes, acidulantes...

Pouco tempo atrás, a margarina vegetal era produzida por hidrogenação, um processo químico que provocava a formação de gorduras trans, que ainda encontramos em alimentos biscoitos recheados industrializados. Para reduzir as gorduras trans, a hidrogenação foi substituída pelo processo de esterificação. No rótulo, é frequente estar descrito sem gorduras trans ou sem gorduras hidrogenadas. A adaptação da indústria para evitar as gorduras trans são constantes, estudos mostram que, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares, a gordura trans faz com que o organismo fique mais vulnerável a condições inflamatórias. Por ser de origem vegetal a margarina não contém colesterol, enquanto a manteiga possui 200 mg em 100g.

E o creme vegetal? Elaborado apenas com gorduras vegetais, possui menor teor de lipídios em comparação às margarinas.

Se for de sua preferência utilizar como mistura ao pão, biscoitos... o consumo de margarinas (gorduras quimicamente processadas), ou manteiga (rica em gorduras saturadas), utilize-as com moderação, dentro de um plano calórico e com quantidades de lipídeos conforme sua necessidade vital. Se for ao cozimento dos alimentos, prefira óleos in natura, como também incluir o azeite de oliva em suas preparações. Ainda, esteja ciente que o risco de doenças crôncias e processos inflamatórios que causam danos ao organismo, é uma somatória entre estilo de vida, hábitos alimentares, falta ou excesso de nutrientes, fumo, álcool, sedentarismo...

Por Greice Caroline Baggio.

Saiba mais sobre a digestão que ocorre no estômago.

0 comentários
No estômago ocorre o armazenamento e mistura dos alimentos, transformando-os em partículas menores para o processo de digestão. Sua principal função é digerir as proteínas da dieta. Quando estamos pensando no alimento ou sentimos o cheiro agradável dele começa a secreção de suco gástrico para iniciar os processos da digestão A superfície do estômago é coberta por células que secretam muco, enzimas, ácido clorídrico, fator intrínseco. O fator intrínseco é necessário para absorção no intestino da vitamina B12. Entre as enzimas para digestão de proteínas temos a pepsina, em menores quantidades a lípase gástrica para digestão de gorduras, além de renina, para digestão da caseína, proteína do leite. A gastrina é um hormônio para produção de ácido clorídrico, necessário para reduzir o pH do estômago, para que as enzimas desempenhem suas funções e serve como barreira para bactérias patogênicas, que causam doenças. Na secreção diminuída de muco podem ocorrer úlceras gástricas. As mais comuns entre as doenças do estômago estão as úlceras, gastrites, tumores. A gastrite e úlcera pode ser causada pelo Helicobacter pylori bactéria patogênica que resiste ao ácido clorídrico.
Por Greice Caroline Baggio.

Gorduras insaturadas componentes da boa nutrição.

0 comentários
Ácidos graxos, lipídeos ou gorduras são essenciais a boa nutrição humana, contribuem como reversa de energia, componentes das membranas celulares, proteção de órgãos vitais, meio de transporte de vitaminas, isolamento térmico, produção de hormônios.
Uma redução significativa na ingestão de lipídeos deprime o composição corporal de vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, o que pode acarretar deficiências. Além disso, a ingestão de lipídeos facilita absorção de precursores da vitamina A, como betacarotenos.
Os lipídeos permanecem no estômago em torno de 3 horas e meia para que sejam digeridos, por isso dão maior saciedade quando consumimos alimentos fontes de gorduras e cerca de 80% dos lipídeos devem ser fornecidos por gorduras insaturadas. Risco de obesidade, dislipidemais, cardiopatias, depósito de gordura no fígado, resistência a insulina por excesso de peso corporal são complicações comuns em casos de excesso de lipídeo corporal. De forma simples, as dislipidemias são alterações dos lipídios no sangue, na forma de colesterol ou triglicérides, por exemplo, que pode levar ao acúmulo de gordura e risco aumentado de aterosclerose. Percentuais de 30% ou pouco menos devem fazer parte da dieta. Como você pode perceber dietas isentas de gorduras não são bem-sucedidas.
Por Greice Caroline Baggio.

Açúcar refinado e sua verdadeira necessidade.

quinta-feira, 14 de maio de 2009 0 comentários
O açúcar refinado é o resultado de processo que extrai da cana ou beterraba, a sacarose purificada e anidra, com a adição de aditivos químicos como clarificantes, antiumectantes, retiradando sais minerais, vitaminas, fibras, proteínas, impurezas, tornando-se em um produto concentrado em sacarose, sem nutrientes, altamente calórico.
O excesso de calorias, açúcares consumido transforma-se em depósito de gordura corporal, principalmente entre órgãos e vísceras, elevação da glicose sanguínea, sobrecarregando células do pâncreas, estresse metabólico, problemas no sistema digestivo, como constipação e flatulência, células do sistema imunológico debilitadas, além de desmineralização orgânica, envelhecimento precoce e risco aumentado para desenvolvimento de tumores.
O organismo torna-se dependente de açúcar, portanto quanto mais intoxicado, mais deseja açúcar. A pessoa pode apresentar sintomas como fadiga e risco do desenvolvimento de Diabetes Mellitus e suas complicações. O que torna mais preocupante é que existem quantidades de açúcares em alimentos de baixo teor alcoólico como molhos, ketchup, além de pães, refrigerantes tradicionais, doces, achocolatados, sobremesas “prontas”, iogurtes, biscoitos industrializados. Nosso organismo necessita de glicose, não de açúcar refinado. Glicose é o principal combustível do ser humano e pode ser obtida a partir de uma alimentação equilibrada, com frutas, legumes, cereais integrais, que são carboidratos transformados em glicose.
As crianças são as mais prejudicadas, consomem mais doces, onde a subnutrição é comum, faltando nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolimento corporal e intelectual.
Consumimos muito mais energia do que necessitamos atualmente.
Por Greice Caroline Baggio.

Mal de Parkinson e antioxidantes.

quarta-feira, 13 de maio de 2009 0 comentários

Os pensamentos e emoções, a capacidade de raciocinar
e nos comunicar estão muitas vezes em perigo,
em especial com o avançar da idade.
 Os pensamentos e emoções, a capacidade de raciocinar e nos comunicar estão muitas vezes em perigo, em especial com o avançar da idade.

Movimentos voluntários lentos, postura curvada, rigidez e tremores são algumas manifestações da doença de Parkinson que é causada pela morte progressiva de células, dos neurônios, reduzindo a produção de dopadamina, neurotransmissor que permite que mensagens sejam enviadas ao cérebro, funcionando normalmente, controlando os movimentos. Estudos mostram que a vitamina A auxilia para retardar o avanço da doença, além de ômega 3 que protege nosso cérebro.
A vitamina E é um antioxidante solúvel em gordura, importante para proteção de células do cérebro e dos nervos periféricos.
Por Greice Caroline Baggio.

NUTRIENTES NA PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE.

0 comentários
A osteoporose, além da questão hormonal, é uma deficiência nutricional, os ossos não são apenas formados de cálcio, são tecidos vivos envolvidos em reações químicas que dependem de processos enzimáticos e micronutrientes. Dietas ricas em carboidratos simples como pão branco, farinha branca, além de açúcar refinado e gorduras saturadas são deficientes em nutrientes principais ao osso. O cálcio não é o único nutriente essencial aos ossos. O magnésio é importante para diversas reações químicas, ele ativa enzimas necessárias ao processo de formação óssea, como a fosfatase alcalina, e a vitamina D necessita de magnésio para converter-se em vitamina D ativa. A vitamina D é necessária para absorção do cálcio, ela é produzida na pela com a exposição ao sol, porém com o avançar da idade, além de menor exposição ao sol, a deficiência de vitamina D torna-se mais comum. A vitamina K é necessária para sintetizar uma proteína presente nos ossos, a osteocalcina, necessária para absorção e retenção do cálcio. Manganês é necessário para síntese de tecido ósseo, o silício é importante para fortalecer o tecido conjuntivo, fortalecendo os ossos. O zinco mineral essencial para o funcionamento normal da vitamina D. Sabe-se que o cálcio é essencial para os ossos, evitando a osteoporose, porém não podemos pensar somente em cálcio quando se trata de estrutura óssea saudável.
Por Greice Caroline Baggio.

Fibrose Cística e o essencial cuidado nutricional.

0 comentários
A Fibrose Cistica (FC) ou mucoviscidose é uma doença hereditária caracterizada pela má absorção de nutrientes e por infecções pulmonares crônicas. A má absorção de alimentos e nutrientes ocorre pela deficiência de enzimas pancreáticas, além de células epiteliais das vias respiratórias estarem prejudicadas, o que causa maior acúmulo de muco e infecções bacterianas. Estudos mostram que pacientes apresentam maiores deficiências em vitaminas A e E, selênio, betacaroteno que são importantes antioxidantes.
Alimentação hipercalórica, uso de suplementos nutricionais específicos e enzimas pancreáticas trazem melhoras na qualidade de vida dos pacientes, que em média possuem baixa expectativa de vida. A absorção de vitaminas lipossolúveis são mais prejudicadas do que as hidrossolúveis. Observa-se também diminuição nos níveis de vitamina D, estando associado a diminuição da massa óssea em pacientes. Em função do suor excessivo, uma das principais manifestações da FC, as quantidades de sódio devem ser aumentadas. Crianças devem ser orientadas e cuidadas individualmente, uma vez que estão em alto risco de desnutrição, além de crescimento e desenvolvimento prejudicado.
Por Greice Caroline Baggio.

MAÇÃS E POLIFENÓIS.

terça-feira, 12 de maio de 2009 0 comentários
As maçãs contêm mais de 300 compostos que ocorrem naturalmente na fruta, entre elas os polifenóis, encontrados na polpa e na casca, sendo que o consumo de uma maçã por dia faz a diferença. Estudos mostram que o consumo de maçãs reduz o risco de câncer de mama, também encontramos a quercetina associada à redução de câncer de próstata. Alguns estudos indicam que deveríamos consumir cerca de um grama de polifenóis por dia, a maçã contribui em cerca de 100 e 300 miligramas, dependendo do tipo. Os flavonóides presentes na fruta também são capazes de diminuir o risco de doenças coronarianas, além de taninos substâncias adstringentes e antiinflamatórias. A pectina fibra solúvel, presente na casca, não absorvida pelo intestino que retém água e diversas substâncias residuais, proporciona a eliminação de toxinas juntamente com as fezes. Por Greice Caroline Baggio.

Frituras! Motivos para ficar longe delas.

0 comentários
A fritura é uma preparação rápida e confere aos alimentos fritos textura, sabor e aroma característicos, porém alteram as propriedades nutricionais do alimento in natura. Além das calorias presentes nos alimentos, ao fritar, o valor calórico aumenta consideravelmente, o óleo utilizado ao ser aquecido torna-se saturado. O aumento no consumo de gorduras saturadas leva a aterosclerose, aumento de deposição de gorduras nas artérias, aumentando o risco de complicações cardiovasculares, de derrames, infartos, acúmulo de gordura corporal.
Pode haver formação de compostos como a acrilamida, quando alimentos que contêm carboidratos como batatas e aipins são fritos ou cozidos em altas temperaturas, superiores a 100°C.
A acrilamida torna-se um risco potencial de ser carcinogênica, batatas fritas, biscoitos salgados industrializados são alguns exemplos de alimentos que devemos evitar. É comum a reutilização de gorduras e óleos para o preparo, o que torna a fritura mais prejudicial, a cada reaquecimento substâncias são formadas, o aquecimento prolongado a altas temperaturas provoca alterações na estrutura química dos óleos, resultando em formação de peróxidos e outros compostos prejudiciais. O alimento que é frito torna-se de baixa qualidade, sendo que vida de prateleira destes alimentos é menor, além do excesso de óleo absorvido, o centro do alimento, muitas vezes, não está totalmente cozido.
Por Greice Caroline Baggio.

Nutrientes da castanha-do-Pará.

segunda-feira, 11 de maio de 2009 0 comentários
As castanhas-do-Pará, conhecidas também como castanhas do Brasil, são boas fontes de proteínas, possuem gorduras saturadas em menor proporção e insaturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas em maior proporção. As gorduras insaturadas auxiliam na redução do colesterol LDL e aumento do HDL. Os tipos de gorduras consumidas são componentes fundamentais para nossa dieta.
Castanhas são ricas em selênio, sendo que uma castanha por dia fornece a quantidade recomendada, é um mineral antioxidante, protegendo o organismo contra os radicais livres. Estudos mostram os benefícios no consumo de castanhas em doenças como Alzheimer, redução no risco de câncer de próstata e na prevenção de outros tipos de câncer.
Contêm ainda, carboidratos, fibras, ferro, zinco, magnésio, potássio, ácido fólico, vitamina, como você pode ver é rica em nutrientes, ótima opção para os lanches entre as refeições.
Devem ser consumidas sem exageros, substitua alimentos menos nutritivos de sua dieta e acrescente diariamente castanhas no cardápio.
Conserve-as em local seco e evite as industrializadas.
Por Greice Caroline Baggio.